PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus vai propor parcerias durante vista do Embaixador da Venezuela

Comissão discute preparativos do ITU Panamerican Cup 2012

Moradoras da rua do Mosquito são homenageadas pela Prefeitura

Saúde realiza nova capacitação sobre dengue para profissionais do município

Ilhéus vai propor parcerias durante vista do Embaixador da Venezuela

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela aprovou, na manhã desta quinta-feira (15), a proposta de agenda elaborada para a visita do Embaixador Maximilien Arvelaiz, a Ilhéus e outros municípios da região cacaueira do Sul da Bahia. De acordo com o protocolo, o desembarque das autoridades está previsto para às 13h40min, no aeroporto Jorge Amado.
Em seguida, às 15 horas, a comitiva do Embaixador venezuelano é recepcionado pelo prefeito Newton Lima no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, sede da Administração Municipal. Participam dessa solenidade secretários municipais, convidados, representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao comércio, indústria, agropecuária, além de sociais.
No sábado (17), o Embaixador da Venezuela cumpre agenda a partir das 9 horas com uma visita à Superintendência Regional da Ceplac para a Bahia (Sueba), onde será recebido pelo superintendente do órgão Juvenal Maynart. Lá, conhecerá a estrutura da Ceplac – Centro de Pesquisas do Cacau e Centro de Extensão – e troca informações com os técnicos.
Ainda no sábado, às 14h30min, o embaixador Maximilien Arvelaiz será recebido na Biofábrica de Cacau, localizada no distrito de Banco do Pedro. Em seguida, visita o projeto agropecuário de produção e industrialização de pupunha que é desenvolvido pela empresa Inaceres, no município de Uruçuca. No domingo (18) – último dia da estada do embaixador – ele visita o assentamento rural Terra à Vista, no município de Arataca.
A visita do representante da República venezuelana à região faz da parte da proposta do prefeito Newton Lima de promover meios para estimular e fortalecer a produção rural por meio de ações pautadas pelo desenvolvimento sustentável, através da criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

 

Comissão discute preparativos do ITU Panamerican Cup 2012

Será realizada nesta sexta-feira (16), a partir da 14 horas, no Palácio Paranaguá, sede do governo municipal de Ilhéus, uma reunião técnica com representantes da Confederação Brasileira de Triathlon, Federação Baiana, da Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretários municipais e imprensa. O objetivo do encontro é discutir os detalhes operacionais do ITU Panamerican Cup 2012, marcado para o dia 7 de abril próximo, na praia do Cristo, em Ilhéus.
O evento vai reunir cerca de 400 triatletas do Brasil e do mundo e integrará outros dois importantes eventos no mesmo dia: Copa Norte/ Nordeste e 2ª etapa do Campeonato Baiano de Triathlon. De acordo com o secretário municipal do Turismo e um dos organizadores da competição, Paulo Moreira, ao realizar um evento desse porte, o governo municipal desenvolve ações com o objetivo de resgatar esta modalidade esportiva no município que já foi sede de evento similar.
O percurso do ITU Panamerican Cup 2012 será constituído por 1.500 metros de natação (três voltas na baía do Pontal), 40 km de ciclismo (duas voltas pelo Quarteirão Jorge Amado e avenida Soares Lopes) e 10 km de corrida (duas voltas pelo Quarteirão Jorge Amado e avenida Soares Lopes). “As demais provas deverão ser realizadas o longo do dia e terão percursos semelhantes, acredita Paulo Moreira”.
A entrega dos kits está prevista para o dia 6 de abril, no período das 15 às 17 horas, no Opaba Praia Hotel. No mesmo local, das 18 às 19 horas, os triatletas participam de congresso técnico, ministrado por representantes da Confederação brasileira e Federação Baiana de Triathlon. Às 20 horas, a programação que antecede a Copa Intercontinental será encerrada com jantar de massas para os participantes. No dia 7, dia das provas, está prevista das 6h45min às 7h30min a realização do check-in para os participantes e às 8 horas, a largada, da Praia do Cristo. A premiação contará com troféus, medalhas e premiação em dinheiro.

Moradoras da rua do Mosquito são homenageadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Ilhéus já reiniciou os trabalhos de acompanhamento e assistência às famílias que vivem nas áreas de riscos da cidade, em especial nas ruas do Mosquito e Banbuzal, às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, próximas à estação rodoviária. E uma das atividades sociais realizadas esta semana foi a comemoração do Dia da Mulher, destacando o papel das mulheres trabalhadoras da comunidade que são exemplo de cidadania.
Como parte das atividades, a Prefeitura de Ilhéus e a GPO promoveram uma palestra sobre Saúde da Mulher, realizada por equipes do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa). Além de esclarecer as dúvidas da comunidade, foram distribuídos preservativos e panfletos explicativos. Um dos pontos altos do evento foi a homenagem às mulheres da comunidade, que receberam brindes e contaram um pouco de suas histórias de vida. Na comunidade da rua do Mosquito vivem mulheres como a dona de casa Maria José Silva dos Santos, a faxineira Cosmira Vila Nova dos Santos, a aposentada Josefa Maria dos Santos e várias outras mulheres que sonham como moradias mais dignas e que em muito breve terão esse desejo realizado.
A assistente social Fernanda Gonçalves de Aguiar explica que essas atividades com a comunidade da Rua do Mosquito fazem parte do programa de acompanhamento social às famílias que serão transferidas, provavelmente até o mês de setembro desse ano, para o Condomínio Bosque Verde, que está sendo construído no bairro Teotônio Vilela, na zona Oeste da cidade. Além de promover a integração entre a comunidade, esses encontros têm como objetivo garantir a cidadania, fazendo com que essas famílias sintam-se cada vez mais como parte integrante da sociedade. A equipe também acompanha a vida dos moradores e evita que novas invasões aconteçam nessas áreas, consideradas de preservação permanente.
No total, 272 famílias das ruas do Mosquito e Banbuzal serão beneficiadas com as novas residências que estão sendo construídas no Condomínio Bosque Verde. A obra utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e faz parte do Programa de Prioridade de Investimento, através da intervenção em favelas. Na semana passada um grupo de moradores foi ao local visitar as obras e ficou encantado com as novas casas. As residências do Condomínio Fechado Bosque Verde vão garantir mais dignidade e uma melhor qualidade de vida para os moradores que antes viviam em barracos improvisados com restos de madeira e papelão, construídos nos mangues das ruas do Mosquito e Floresta Bambuzal.
O condomínio conta com infraestrutura completa, incluindo de saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e até uma ciclovia. Cada casa mede 32 metros quadrados e possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e cerca de mais 100 metros quadrados de área na frente e fundos. As novas residências vão mudar a vida dos moradores que há muitos anos aguardam a concretização do sonho de ter uma casa própria.

Saúde realiza nova capacitação sobre dengue para profissionais do município

A Secretaria da Saúde de Ilhéus, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, promoveu nas últimas quarta e quinta-feiras (14 e 15), mais uma edição do curso de capacitação com o tema ‘’O manejo clínico da dengue’’, realizado no auditório da Secretaria da Saúde. O público-alvo da capacitação foram todos os profissionais da rede assistencial de saúde no município, compreendendo a rede pública e privada.
Segundo diretora da Vigilância a Saúde, Cássia Virgínia, o curso voltou a ser realizado em virtude de ampliar o nível de conhecimento do pessoal envolvido com o atendimento às pessoas com suspeita de acometimento da doença. “Em virtude disso, estendemos o convite a todos os profissionais de saúde do município para que um maior número deles tenha conhecimento de como realizar o procedimento correto em casos de dengue, uma doença que pode atingir a todos sem distinção de classe social ou idade”, ressalta.
Na avaliação de Cássia Virginia, com essas ações, a capacitação, que ocorre através da aplicação de oficinas, a finalidade é alertar e sensibilizar os profissionais da saúde sobre a doença. Assim, eles se tornarão multiplicadores que disseminam o conhecimento no ambiente de trabalho, proporcionando um diagnóstico mais seguro e um cuidado específico aos pacientes.
A capacitação foi ministrada na quarta-feira (14) pelo médio Julio Diaz, e a da quinta-feira (15) pelo médico Edmundo Patury. Entre os temas abordados o protocolo para atendimento da dengue, a linha guia de combate à dengue, a parte prática para diagnóstico com a prova do laço e o preenchimento das notificações que são enviadas para a Vigilância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *