PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Projeto de iluminação da orla de Ilhéus segue em ritmo acelerado

Reforma na Secretaria da Assistência Social e Trabalho tem novo prazo para entrega

Bairro Nossa Senhora da Vitória vai ganhar Praça de Esportes e Cultura

Policlínica Halil Medauar realiza pequena cirurgias

Projeto Família Acolhedora é concretizado em Ilhéus

Projeto de iluminação da orla de Ilhéus segue em ritmo acelerado

As obras de implantação do moderno sistema de iluminação da orla de Ilhéus, dentro do projeto denominado de “banho de luz”, seguem em ritmo acelerado e o primeiro trecho a ser beneficiado, que compreende desde o Porto do Malhado até o antigo Porto do Rio Cachoeira, passando por toda a avenida Soares Lopes, Praia do Cristo e avenida Dois de Julho, será concluído até o final do mês de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Newton Lima após visita às obras, na tarde da última segunda-feira (12), acompanhado por técnicos da empresa que está executando os serviços e secretários municipais.

Somente nesse primeiro trecho do projeto banho de Luz estão sendo implantados 252 postos novos, com braços de luz e luminárias modernas, com lâmpadas brancas que vão iluminar toda a orla, inclusive a área de praia. Mas além do serviço de iluminação, a Prefeitura de Ilhéus vai realizar todo o serviço de limpeza e recuperação da orla, com a melhoria da pista de cooper, recuperação da ciclovia, além da capinagem e roçagem de toda a avenida.

De acordo com o prefeito Newton Lima, com a realização dessas obras a avenida Soares Lopes voltará a ser o mais bonito cartão postal da cidade, além de garantir a humanização do espaço, já que vai estar totalmente iluminada e muito mais segura. Logo após a conclusão desse primeiro trecho, as obras seguem para a avenida Litorânea Norte, que também receberá um moderno sistema de iluminação. Os novos postes já estão sendo implantados e a previsão é que esses serviços sejam também concluídos nos próximos 40 dias.

O projeto de iluminação pública da orla ilheense que está sendo executado envolve recursos da ordem de R$ 903 mil, oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informou que além da colocação dos novos postes e luminárias, serão substituídos também cerca de 60% dos postes antigos, assim como os demais equipamentos, garantindo segurança e comodidade aos moradores e da população que utiliza a orla para a prática de atividades esportivas.

O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos. O diretor regional da Coelba, Carlos Morais, explicou que está sendo feita a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados.

Mas o projeto de iluminação as orla de Ilhéus não para por aí. Ainda para o primeiro semestre deste ano, o prefeito Newton Lima assegurou que serão investidos recursos para a execução de mais um importante projeto, que é a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse projeto de iluminação cênica é arrojado e que irá realçar, sobretudo, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima. Para isso, continua mantendo gestões junto à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para a liberação de novos recursos.

 

Reforma na Secretaria da Assistência Social e Trabalho tem novo prazo para entrega

O prefeito Newton Lima, acompanhado de secretários e assessores municipais, visitou o a sede da Secretaria da Assistência Social e Trabalho que passa por serviços de reforma e ampliação. A obra licitada recentemente tem prazo previsto para concluir em 90 dias, mas o prefeito solicitou celeridade à empresa Oceânica de Serviços e Obras, para que os trabalhos terminem em pelo menos 60 dias. A vistoria aconteceu na tarde desta segunda-feira (12).

Localizado na rua vereador Mário Alfredo, em confluência com a avenida Itabuna, o prédio da secretaria teve problemas de manutenção na sua estrutura física, o que resultou na mudança de endereço para facilitar o atendimento das pessoas que utilizam os programas sociais do município. Após a visita, o secretário Ari Silva Santos disse que assim que os serviços forem concluídos, a população irá acompanhar os programas desenvolvidos em Ilhéus, no âmbito de assistência social e trabalho, da mesma maneira que vem acontecendo em sua sede provisória.

Os serviços – Os serviços abrangem a parte física que será ampliada com duas salas. No projeto de reforma constam de melhoria na cobertura metálica, substituição de esquadrias, revisão nas redes elétrica e hidráulica, reboco e pintura nas paredes e portas. Explica o secretário da Infraestrutura, Paulo Goulart, que toda a obra está sendo acompanhada pela equipe de sua secretaria, no sentido de garantir qualidade e rapidez na prestação dos serviços.

Enquanto o prédio passa por obras, a Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Seast) está funcionando na avenida Soares Lopes, 1724, centro.

 

Bairro Nossa Senhora da Vitória vai ganhar Praça de Esportes e Cultura

A Prefeitura de Ilhéus enviou Termo de Compromisso à Caixa Econômica Federal e aguarda para os próximos dias o chamamento da instituição para a assinatura do contrato referente ao projeto Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), que integra o eixo “comunidade cidadã” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), desenvolvido pelo Governo Federal e que vai beneficiar a comunidade do bairro Nossa Senhora da Vitória e entorno.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acredita que em breve a população da zona sul da cidade contará com um importante equipamento de lazer, cultura e entretenimento, cujo modelo é referência e vem sendo desenvolvido em diversas cidades do Brasil. “Todos os prazos foram cumpridos rigorosamente, no sentido de assegurar este importante equipamento para a cidade, principalmente para a população mais carente”. Projetado para áreas com dimensões mínimas de três mil metros quadrados, o equipamento será construído na rua “A”, no Loteamento Praia Dourada, no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade.

Inicialmente chamado de “Praças do PAC”, o projeto vai integrar, no mesmo espaço físico, ações ligadas às áreas de cultura, esportes, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, inclusão digital e políticas de prevenção à violência. As praças contarão com uma ampla estrutura, que incluirão unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), salas multiuso para cursos e palestras, biblioteca com acervo digital, telecentro, auditório/cineteatro com capacidade para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, bicicletário e pista de caminhada podotátil (voltado para deficientes visuais), entre outros.

A gestão do espaço, segundo informou um dos técnicos da Prefeitura que vem acompanhando o andamento do projeto, Robson Magalhães, será dividida entre o governo municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade local, que poderá participar, inclusive, opinando a respeito das atividades que poderão ser desenvolvidas naquele espaço. Em todo o país, a previsão é de que, numa primeira etapa do projeto, sejam construídas 401 praças. Com um investimento total de R$ 1,6 bilhão, o Governo Federal pretende entregar 800 equipamentos até 2014.

 

Policlínica Halil Medauar realiza pequena cirurgias

A Policlínica Halil Medauar no bairro da Conquista já está realizando a partir deste mês pequenas cirurgias em ambulatório, como retiradas de tumores para biópsia, cistos, entre outras pequenas cirurgias que podem ser realizadas com anestesia local. Anteriormente, para a realização desse tipo de cirurgia, era necessário realizar a internação hospitalar deste paciente pelo SUS, o que acarretaria em mais desgaste físico e emocional para o paciente.

Com a realização deste procedimento em clínica, o paciente realiza a cirurgia rapidamente, além de ser um processo mais econômico do que a internação. Segundo o Secretário Alexandre Simões as pequenas cirurgias não eram realizadas em clínica há dois anos. “Agora, estamos reorganizando a saúde para oferecer um serviço cada vez melhor para a população”.

A sala para realização das pequenas cirurgias já está totalmente equipada com macas, bisturis, mesa cirúrgica, esterilizador, foco de luz e anestesias, pronta para uso. A solicitação para a realização destes procedimentos já está disponível no sistema do município e o pedido e a marcação são realizados através dos postos e unidades de saúde.

 

Projeto Família Acolhedora é concretizado em Ilhéus

Ilhéus já conta com o projeto Família Acolhedora, um serviço oferecido pela Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Sast) de Ilhéus, que tem a finalidade de organizar o acolhimento de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem devido a alguma medida de proteção. O objetivo da Família Acolhedora é permanecer por tempo determinado com essas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal, para que as mesmas possam ter uma convivência familiar comunitária.

O projeto de acolhimento faz parte do Serviço de Alta Complexidade da Proteção Especial da Assistência Social. Em Ilhéus, o serviço de acolhimento conta com a Casa Lar e o Abrigo Renascer. A princípio, o projeto prevê o atendimento de crianças de zero a seis anos, até que esteja implantado em sua totalidade. As famílias que tenham interesse podem se cadastrar na Secretaria de Assistência Social e, após o cadastramento, passam por uma entrevista com psicólogo e assistente social da instituição. Todo o processo também é analisado pela Vara da Infância e da Juventude.

As famílias participantes do programa recebem uma bolsa auxilio para ajudar no custeio com desses jovens e as crianças podem passar no máximo dois anos com essas famílias acolhedoras até que a situação com as famílias de origem se regularize. Explica a psicóloga do projeto, Mirna Almeida, que com o encerramento do prazo do acolhimento a criança não precisa se desligar completamente desta família, podendo ainda manter contato.

Para ser uma família acolhedora é necessário preencher requisitos como residir em Ilhéus; ter idade entre 25 e 55 anos; estar em boas condições de saúde física e mental; não possuir antecedentes criminais; possuir situação financeira estável; possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes; disponibilização afetiva; aceitação de todo o grupo familiar em relação à proposta de acolhimento, e por fim não ter interesse em adoção.

De acordo com a assistente social responsável pelo projeto, Fátima Inez, a família acolhedora não deve ter interesse em adoção, pois essas crianças têm a possibilidade de voltar para a sua família de origem. Para que isso aconteça, é realizado um trabalho em rede, no sentido de que os laços familiares sejam refeitos e essa família possa se relacionar normalmente. Ela salienta, ainda, que o trabalho em rede, unindo Saúde, Educação, Assistência Social, Ministério Público e todos os órgãos responsáveis é de grande valia na realização deste trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *