PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Seminário sobre resíduos sólidos destaca conduta adotada pelo governo municipal 

Atletas da I Copa de Futebol Feminino foram homenageadas pelo prefeito Newton Lima

Ilhéus intensifica campanha de coleta de embalagens de leite longa vida

Controladoria promove treinamento sobre Sistema Siga para técnicos da Prefeitura

Saúde realiza mutirão de serviços no Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II

Seminário sobre resíduos sólidos destaca conduta adotada pelo governo municipal 

Estudantes, lideranças comunitárias, professores, representantes de ONGs, de empresas coletoras e de reciclagem de lixo e órgãos ligados ao meio ambiente participaram nesta sexta-feira (9) do 1º Seminário Municipal Participativo “O lixo nosso cada dia” realizado no auditório da Câmara de Vereadores. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e Reciclagem Ação Lixo, o evento teve como foco o debate sobre os novos modelos de destinação sustentável dos resíduos sólidos.

O evento foi aberto com a exibição do filme “Ilha das Flores”, e em seguida o auditor do Tribunal de Contas da União e mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente, Marcelo de Miranda Quintiere, deu início à programação de atividades com a palestra “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, oportunidade em que chamou a atenção do público sobre os modelos atuais de gestão do lixo. “Atualmente, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia e mais de 50% dos municípios utilizam “lixões” para a disposição desses resíduos”, informou.

Ainda de acordo com o palestrante, os lixões não são considerados espaços adequados para dispor o lixo, já que são ambientes propícios à produção de chorume e de gás metano, gerando uma série de doenças à população. “Mesmo sendo utilizado por somente 28% dos municípios, o aterro Sanitário é uma alternativa que vem se destacando pelas ações sustentáveis que acompanham a sua atuação”. Um dos livros de autoria de Marcelo Quintiere – Passivos Ambientais – também foi tema de palestra.

Na opinião do titular da pasta de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, o seminário evidencia uma mudança de visão do governo municipal a respeito do lixo. “o lixo não deve ser tratado como um problema e sim como uma oportunidade de melhorar a condição de vida da população. É uma realidade que precisa ser tratada com responsabilidade, sobretudo, com o meio ambiente. Desta forma, cada um de nós, produtores de lixo, deve conhecer seu papel e promover ações que resultem na destinação sustentável desse material”, afirmou.

Gerson Marques destacou, ainda, que essa conduta adotada pela atual administração vem sendo norteada pela nova lei nacional de resíduos sólidos. “Isso vem se traduzindo em diversas iniciativas, a exemplo do recondicionamento do Aterro Sanitário de Itariri, na criação do Núcleo de Educação Ambiental e reciclagem e no novo sistema de coleta de lixo, que deverá ser implantado dentro dos próximos dias”, explicou.

O evento também contou com a participação das representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Marlene Borges e Ana Cristina da Purificação, que participaram de mesa redonda e apresentaram estudos do lixo ilheense realizado pelo órgão em 2010. O evento contou ainda com a palestra do representante da Itatiaia Engenharia, Eduardo Del’Rey, que falou sobre a atual situação e perspectivas tecnológicas para o futuro.

Participaram ainda do seminário o secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado; o secretário de Governo, Ednei Mendonça, o presidente da Universidade do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio; os vereadores Paulo Carqueija e Professora Carmelita, e a representante do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Andrea Pitanguy.

 

Atletas da I Copa de Futebol Feminino foram homenageadas pelo prefeito Newton Lima

As atletas que participaram da I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus foram homenageadas na tarde da última quinta-feira (8) pelo prefeito Newton Lima, no Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito destacou a bravura e o talento das atletas de futebol ilheense, que venceram o preconceito e realizaram um campeonato de alto nível. Newton Lima disse ainda que tem acompanhado os treinos das jogadoras e tem a certeza de que desse grupo serão revelados grandes talentos do futebol feminino que podem ser destaques no cenário nacional e internacional.

A I Copa Gabriela de Futebol Feminino foi iniciada no dia 11 de dezembro do ano passado, contando com a participação de 10 equipes da cidade, da sede e dos distritos, com partidas aos sábados e domingos, no estádio Mário Pessoa. No total, foram disputadas 29 partidas, com 201 gols. A final da competição foi realizada no último sábado (3), quando o time do Atlântico se segrou campeão. Na segunda colocação ficou a equipe do Real Madri, com o Ilhéus II em terceiro e o São José ficou em quarto lugar.

Durante a solenidade no Palácio Paranaguá o prefeito Newton Lima e a primeira-dama da cidade, Inês Tavares, foram homenageados recebendo uma medalha simbólica de apoio ao futebol feminino. As atletas dos times do Atlântico e Real Madri também receberam medalhas de participação na competição. Newton Lima garantiu que a Prefeitura de Ilhéus continuará sendo parceira do futebol feminino e vai apoiar a II Copa Gabriela, que terá início já no mês de maio desse ano.

Participaram, ainda, da solenidade de homenagem às atletas do futebol feminino de Ilhéus os secretários municipais de Govern, Ednei Mendonça, da Educação, Lidiney Campos, os vereadores Paulo Carqueija e Professora Carmelita, e o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky. Da Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desporto participaram o presidente Carlos Augusto, o presidente de honra e presidente do PMN, Carlos Massarolo, a diretora social e presidente da CDL, Nadja Argolo, a diretora de comunicação Adana Matos, o presidente do conselho deliberativo, Almerindo Martins, e vários outros integrantes e colaboradores da Liga.

Ainda durante a solenidade a secretária da Educação, Lidiney Campos, falou sobre a conquista do espaço da mulher no cenário esportivo e destacou o espírito de luta das atletas ilheenses. Falou também da importância da família como base da educação e do incentivo ao esporte, apoio esse que ela diz ter sentido entre as jogadoras que participaram da competição. Já a vereadora Professora Carmelita disse que não teria melhor homenagem no Dia Internacional da Mulher do que essa de destacar o talento das jogadoras de futebol ilheense. Carmelita Oliveira disse não ter dúvidas do potencial de cada uma das jogadoras que participaram da competição e acredita que desse grupo de atletas surgirão grandes nomes que poderão em muito breve estar vestindo a camisa da Seleção Brasileira para representar o país em competições internacionais.

 

Ilhéus intensifica campanha de coleta de embalagens de leite longa vida

A Prefeitura de Ilhéus iniciou nesta sexta-feira (9), a coleta de embalagens de leite longa vida em pontos previamente cadastrados, com o reforço de caminhão-caçamba. A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, ao participar do grupo de trabalho que discute a requalificação do Aterro Sanitário de Itariri, situado na rodovia Ilhéus-Uruçuca. Posteriormente, o material será reciclado e transformado em telhas para a cobertura de galpões da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa).

Durante o encontro, a professora Maria Luiza Heine, da Faculdade de Ilhéus, discutiu a parceria a ser firmada com a instituição, que dará suporte aos catadores de resíduos sólidos, por meio de estudantes dos cursos de nutrição, enfermagem, direito, dentre outros. Na oportunidade, foi feita a apresentação do plano de intervenção física e definição de estratégias para a transferência dos catadores da frente de trabalho, plano de coleta seletiva de grandes geradores, definição de ações e prioridades, além da realização de seminário para discutir resíduos sólidos.

As obras de requalificação, que incluem a recuperação física e ambiental envolvem recursos da ordem de R$ 2,5 milhões. A ação é resultado de parceria entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação, falou sobre as etapas de implantação do aterro sanitário. O projeto terá pátio de compostagem (controle que decompõe material orgânico), resíduos hospitalares e sólidos e a lagoa que irá tratar o chorume, que é o líquido causado por processo físico, químico e biológico ao apodrecer resíduos orgânicos.

A expectativa é que a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis funcione neste semestre. O grupo de trabalho contou com a presença das assistentes sociais da prefeitura, Maria Marta de Lucas e Emanuela Spínola, do promotor de justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo e de representantes da Conder, Coolimpa e da associação de moradores do bairro Hernani Sá.

 

Controladoria promove treinamento sobre Sistema Siga para técnicos da Prefeitura

Técnicos de diversas secretarias municipais participaram nesta quinta-feira (8) no auditório da Fundação Cultural de treinamento sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga), utilizado pelas prefeituras, Câmaras de Vereadores e demais órgãos e entidades da administração municipal, para remeter informações da gestão pública municipal ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A capacitação foi ministrada pelo diretor da empresa especializada em Siga, a Consiga Assessoria e Consultoria Ltda., Ivan Carlos Nunes de Santana.

O evento foi organizado pela Controladoria Geral do Município visando aprimorar os conhecimentos dos funcionários que trabalham diretamente com o Siga. Atualmente cerca de 40 técnicos da Prefeitura de Ilhéus operam diariamente com o sistema, que de acordo com o controlador geral do município, Pedro Sanches, sofre constantes alterações, por meio de resoluções do TCM. “Isso exige que a todos os operadores do Siga estejam sempre com as informações atualizadas a respeito do programa”, ressaltou.

Entre as principais mudanças que trata a resolução do TCM de nº 1307/2011, que altera dispositivos das resoluções TCM nºs 1060/05, 1061/05, 1062/05 e 1282/09, explicou o auditor de Controle Interno da Prefeitura de Ilhéus, Roberval Alves Santos, estão informações a respeito dos movimentos diários, que devem ser encerrados no mesmo dia e o encerramento de cada mês, que de acordo à nova resolução, deve ser feito até o dia 10 do mês subsequente. Dados referentes à forma de registro, acompanhamento das licitações, contratos, entre outras modalidades, também foram repassadas pelo palestrante durante o curso, que teve carga horária de 8 horas.

 

Saúde realiza mutirão de serviços no Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II

A população da zona sul da cidade, especialmente dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II, receberam durante todo o dia desta sexta-feira (9) o mutirão da saúde. Diversos serviços foram oferecidos a população como aferição de pressão, teste e avaliação de diabetes, avaliação nutricional, vacinação e para mulheres o exame preventivo e exame clínico de mama. Serviço odontológico gratuito também foi oferecido através do Odontomóvel.

Na oportunidade, os profissionais também realizaram diversas sessões de palestras sobre HIV e DST (Doenças sexualmente transmissíveis), prevenção de câncer de colo de útero e de mama, alimentação e nutrição, e saúde bucal (como prevenir doenças e realizar uma correta escovação dos dentes). A Feira de Saúde do Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II faz parte do calendário unificado de datas comemorativas da Atenção Básica do Município.

Em 2012, o departamento da Atenção Básica decidiu seguir um único calendário de atividades comemorativas, que serão concentradas em um dia de ações através de feiras de saúde nos principais bairros da cidade. Em março serão comemorados o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Nutrição e Dia de Prevenção da Tuberculose e da Hanseníase. Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Mychella Góis, diversas coordenações estão envolvidas neste projeto, que é realizado com planejamento e parceria das unidades de saúde.

Serão realizadas, ainda, no mês de março, as feiras de saúde no bairro Alto do Coqueiro, no dia 12; na Barra, dia 14; no bairro Teotônio Vilela, no dia 16; no Nelson Costa dia 22; e no Iguape, dia 29 de março. Segundo a diretora da Atenção Básica, Gisele Rocha, o departamento realizou, previamente, visitas às unidades para conhecimento da demanda e necessidade das feiras em cada bairro, para posteriormente elaborar o calendário municipal. Ela salienta, ainda, que esse calendário está de acordo com a tabela de datas do Ministério da Saúde.

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

  1. A secretária de Saúde, o secretário ou até mesmo o Prefeito Newton Lima, deve estar atento nas atividades realizadas pelo orgão SAMU,na qual chamam ocorrência que fica mais de meia hora com a ambulancia estacionada na porta da residência sem pisca alerta dando sinal de prestação de cuidados, ocorrendo dos vidros da ambulancia encontrarem suspensos e se ninguem dentro. Deveriam estar fazendo uma visita domiciliar á parentes como tem ocorrido,pois não é a primeira vez, já ocorreram várias vezes, no bairro do Ilhéus II. Hoje mesmo por volta das 15:15hs da tarde, a ambulãncia encontrava-se nesse mesmo lugar. Enquanto pessoas aguardavam por algumas assistencias as quais o posto nao tinha como prestar por falta de material e o que indignou foi ter ligado para 192 e comunicarem que todas as ambulancias estavam em atendimento enquanto essa se encontrava parada, foi feito outra ligaçao e feito á reclamação pra Dr.Roberto e o mesmo disse que iria notificar a denúncia. O povo está brincando de dar socorro……Nao quer trabalhar, entrega o cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *