PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Newton Lima prestigia colação  de grau de pedagogia da Uniube

Cai o número de casos de dengue em Ilhéus nos primeiros meses de 2012

II Festival de Cinema Baiano será em Ilhéus de 02 a 07 de abril

Cadastramento do Minha Casa, Minha  Vida prosegue até dia 9 de março

Newton Lima prestigia colação  de grau de pedagogia da Uniube

“A graduação em pedagogia permite não só o correto crescimento do profissional em educação, permitindo-lhe o pleno conhecimento, como também proporciona nas salas de aula a aplicação de um ensino diferenciado e de qualidade aos nossos estudantes”. A declaração foi feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante a colação de grau da turma 2011.2 de Pedagogia da Sociedade Educacional Uberabense (Uniube), na qual ele participou como patrono. A solenidade foi realizada na noite da última quinta-feira (1º), no auditório principal do Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.
Dos 101 novos pedagogos, 15 são professores do quadro efetivo da Secretaria de Educação de Ilhéus e foram contemplados com uma parceria, junto à Uniube, que garantiu parte do custeio do valor total das mensalidades. A parceria foi firmada em 2008, atendendo a lei de nº 9394/96, que recomenda aos municípios que todos os professores do quadro efetivo sejam graduados em pedagogia ou licenciados. Graças a parceria, o município garantiu o pagamento de 36,80% do valor total pago pelos alunos durante todo o curso.
A solenidade contou com a presença do diretor do Polo Itabuna da Uniube, Nerope Martinelli; a coordenadora pedagógica regional da Uniube, Jamile da Silva Bonfim; e do representante do Departamento de Serviço ao Aluno (DAS), André Seabra; e foi acompanhada por centenas de familiares e amigos dos formandos. Os vereadores Paulo Carqueija e Carmelita Ângela também estavam presentes à solenidade e foram agraciados com o título de “Amigos da Turma”, assim como a coordenadora pedagógica do município, Celeney Tavares que recebeu homenagem como preceptora da turma. A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, e o secretário de Governo, Ednei Mendonça, participaram do evento.
Ainda em seu discurso, como patrono, Newton Lima parabenizou os novos pedagogos e reafirmou o compromisso do governo municipal em incentivar os professores, assim como demais profissionais do quadro efetivo, a buscar a formação em nível superior. “Além da parceria com a Uniube, muitos professores do município participam de outras iniciativas de inclusão ao ensino superior, a exemplo da Plataforma Paulo Freire, numa parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz”, ressaltou.
Fazem parte do quadro de professores efetivos do município os pedagogos: Bárbara Maria Miguel dos Anjos, Cláudia Soares Barbosa Souza, Helena Maria Morais Borges, Iara Braz da Silva, Jeânia Maria Azevedo Leal, José Castro Xavier, Jodelson Nascimento de Souza, Maria de Fátima Abreu Silva, Maria de Lourdes Guerra Félix, Maria Isabel C. Menezes Nascimento, Neire Menezes da Costa, Rita de Cássia da Silva, Sandra Márcia Pessoa Costa, Vivaci Ferreira Santos e Ineide Souza de Carvalho.

Cai o número de casos de dengue em Ilhéus nos primeiros meses de 2012

O número de casos de dengue apresentou uma significativa queda em Ilhéus nos primeiros meses de 2012. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade registrou no período de 1º de janeiro a 23 de fevereiro apenas 90 casos suspeitos de dengue. No ano passado foram 133 notificações nesse mesmo período. Isso quer dizer que houve uma queda no registro de casos da doença de 32%. Mesmo assim o secretário municipal de Saúde, Alexandre Simões, garante que não há motivos para comemorar e o trabalho de combate à doença deve continuar.
Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde e da Coordenação de Endemias, vem realizando um planejamento estratégico para o combate à dengue em Ilhéus. Entre as ações articuladas, está a programação de faxinaços nos bairros que possuem maior índice de infestação. No início do mês de fevereiro, por exemplo, foi realizado um mutirão de limpeza no Iguape, na zona norte da cidade, em apoio à ação da Associação de Pequenos e Microempresários do Bairro do Iguape.
Na oportunidade, foram entregues sacos de lixo, realizada capinagem em alguns locais, além do trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. A ação teve o apoio e participação da população do bairro. Em 2012 já foram realizados faxinaços no Alto do Carvalho e Novo Vilela. A coordenação da dengue no município está elaborando um cronograma para a realização dos próximos mutirões. Outra ação realizada equipe de endemias é o uso da máquina costal (fumacê) para o bloqueio ao vetor da doença.
Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas, trabalho que vem sendo acompanhado semanalmente pela Vigilância Epidemiológica. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão visitação das casas, palestras em escolas, reuniões com a comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, além de instituições religiosas dos bairros.
A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere”, afirmou Orlando Mendes, chefe da coordenação de endemias. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

 

II Festival de Cinema Baiano será em Ilhéus de 02 a 07 de abril

Ilhéus vai sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema Baiano, no período de 2 a 7 de abril, no Teatro Municipal e na Fundação Cultural. O evento vem com uma versão ainda mais interessante e com uma programação mais diversificada. Realizado em de Ilhéus no ano passado, o Festival de Cinema Baiano tornou-se uma vitrine das produções do estado da Bahia, promovendo ações de formação de público, mão de obra, difusão e incentivo ao audiovisual por meio de oficinas, mostra competitiva de curtas-metragens, mostras de longas-metragens e bate-papo com os realizadores.
Uma das novidades da edição desse ano, segundo adiantou o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, será a participação da neta do escritor Jorge Amado, Cecília Amado, que vai ministrar palestra direcionada ao aprimoramento da técnica e da estética do audiovisual. Também será exibido o filme Capitães de Areia, dirigido por Cecília Amado. Outra novidade será a realização de três oficinas voltadas para o aperfeiçoamento e aprendizagem de técnicas para a produção cinematográfica.
Diversos longas-metragens participarão do II Festival de Cinema Baiano, desde produções mais recentes e que se destacaram no cenário áudio-visual, que fazem parte do espaço denominado de Mostra Atualidades, como também filmes que fazem parte da história da produção cinematográfica baiana, que serão vistos na Mostra Retrospectiva. Após as exibições, haverá bate-papo com diretores, produtores e realizadores buscando uma maior aproximação entre o autor e seu público, sendo também um espaço de debate sobre as possibilidades e rumos de um cinema baiano.
Selecionado pelo projeto Demanda Espontânea da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia no ano de 2011 e realizado pelo Núcleo de Produções Artísticas (Nuproart) e Panorâmica Produções, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, o II Festival de Cinema Baiano busca promover o cinema da Bahia na terra de Jorge Amado, incentivando a consolidação de uma cinematografia já centenária e que precisa estar preparada para um futuro onde o audiovisual será ainda mais constante. Maiores informações sobre o festival podem ser obtidas no site do evento, através do endereço eletrônico www.feciba.com.br.

 

Cadastramento do Minha Casa, Minha  Vida prosegue até dia 9 de março

Os beneficiários que foram contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida tem até o dia 9 de março para realizar o cadastramento no projeto. A terceira lista do projeto foi divida em duas partes para facilitar o cadastramento da população. O público deve ir à sede da secretaria de Assistência Social e Trabalho e Ilhéus, localizada na avenida Soares Lopes, 1724, de segunda-feira a sexta-feira, das 13 às 17 horas. As listas com os nomes dos beneficiados podem ser encontradas na sede da secretaria e nas sedes dos Cras nos bairros de Olivença, Barra, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Nossa Senhora da Vitória.
Segundo informação do secretário Ari Silva Santos, os beneficiários solteiros deverão comparecer com original e cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, NIS (cartão bolsa), PIS (carteira trabalho), NIT (idoso/deficiente INSS), comprovante de residência ou contrato de aluguel e declaração de renda. Os beneficiários que vivem maritalmente devem levar também os documentos dos companheiros e os que são casados no civil, deverão acrescentar a esses documentos a certidão de casamento. Além disso, todos beneficiários devem levar a documentação geral de todas as pessoas que moram na casa.
As famílias selecionadas irão residir em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488; e o Moradas do Porto, com 292 unidades. Nos meses de abril e maio, as unidades de Águas I e Brisas também serão entregues aos contemplados pelo programa. A construção contará com espaço para serem construídas uma creche, um Posto de Saúde da Família (PSF), um módulo policial, parque, duas quadras poliesportivas e quiosques e 24 imóveis destinados e totalmente adaptados para portadores de necessidades especiais.
O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *