Ilhéus pretende integrar o Projeto Cidade das Bicicletas

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, protocolou junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) solicitação para a inclusão de Ilhéus no “Projeto Cidade das Bicicletas”, que deverá ser desenvolvido em várias cidades baianas. O projeto tem origem na França e conta, inclusive, com o apoio técnico da Embaixada da França no Brasil, através da Ubifrance Brasil – Missão Econômica de São Paulo.

O Projeto Cidade das Bicicletas prevê a utilização de um sistema de bicicletas públicas, através de uma rede de estações automáticas espalhadas pelas ruas da cidade. Os serviços de bicicleta comunitária são fornecidos com um valor de aluguel destinado a manter os custos envolvidos. De acordo com o projeto, o sistema é de fácil operação e o usuário pode escolher um plano diário ou semanal (curto prazo), mensal ou anual (longo prazo).

Segundo o prefeito Newton Lima, o projeto é bastante atraente, principalmente numa cidade turística como Ilhéus, em que os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos com um equipamento que não polui e ainda por cima proporciona ganhos consideráveis à saúde. Outra vantagem apontada pelo prefeito é que a bicicleta é um meio de transporte contribui para evitar os engarrafamentos, além de ter um custo operacional baixo.

De forma geral, esses projetos são desenvolvidos na base de uma parceria público-privada. A prefeitura fica encarregada da implantação e da manutenção da infraestrutura adequada às bicicletas, como as ciclovias, ciclo-faixas, campanhas para incentivar o uso do sistema, dentre outras. Já a empresa privada terá a obrigação de disponibilizar o sistema de comercialização eletrônica do serviço de locação dos equipamentos, incluindo a instalação de estações e de bicicletas para o aluguel, tudo administrado por uma estrutura informatizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *