PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Participação popular foi um dos destaques do Carnaval de Ilhéus 2012

Prefeito e deputados elogiam participação popular no Carnaval

Alegria e tranquilidade foram a  marca do Carnaval de Ilhéus

 Infraestrutura atendeu às necessidades dos foliões

Carnaval para todas as idades!

Participação popular foi um dos destaques do Carnaval de Ilhéus 2012

A participação popular foi mais uma vez um dos principais destaques do Carnaval de Ilhéus, que este ano homenageou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. De sábado (18) até a última terça-feira (21), milhares de pessoas compareceram à avenida Soares Lopes para curtirem e brincarem ao som de grandes atrações regionais. Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Petrobras e Governo do Estado, o evento também foi marcado pela apresentação da escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do Teotônio Vilela, pela realização de bailes da saudade e pela participação de blocos afro, de sujo e de arrasto.
Todos os dias, desde as primeiras horas da tarde, a criatividade popular foi um espetáculo à parte, com crianças, adolescentes, adultos e idosos, levando para a avenida Soares Lopes toda a alegria da festa de momo. Fantasias como pierrôs, piratas, carrascos, colombinas e nêgas-malucas deram um colorido todo especial ao circuito. “Tivemos, mais uma vez, um típico ‘carnaval praia e folia’, onde ilheenses e visitantes tiveram a oportunidade de curtir o litoral de Ilhéus pela manhã e uma bela festa nos demais períodos do dia”, disse o secretário de Turismo, Paulo Moreira.
Outro destaque do Carnaval deste ano foi a homenagem feita a Jorge Amado, que, através de sua obra, divulgou o município de Ilhéus em várias partes do mundo. Com decoração assinada pelo artista plástico Renart, o “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós” se juntou a outras homenagens ao escritor mais popular do país. A obra amadiana também foi reverenciada, entre outros, no desfile das escolas de          samba do Rio e São Paulo, no Carnaval de Salvador e no Carnaval de Nice, na França.
Infraestrutura – Além da decoração, a infraestrutura do “Carnaval na Terra de Jorge Amado Por Nós” também incluiu a montagem de praças de alimentação, camarotes para a imprensa e espaços alternativos para a realização dos famosos bailes da saudade. Na área da saúde, os foliões contaram com um posto médico, uma unidade do Samu e farta distribuição de preservativos. Já no setor de segurança, o evento contou com a participação de efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Ainda na seara da infraestrutura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza para todos os dias da folia. Por sua vez, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Civil Municipal para auxiliar a segurança, também utilizou agentes de trânsito,                que realizaram o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas.
Atrações musicais – Além de mini trios e trios elétricos de grande porte, o Carnaval de Ilhéus 2012 contou ainda com a participação de várias atrações locais e regionais. Entre elas, Estância, Vip, Tribaleiro, Circuito Fechado, Sambágua, Top Gan, Cia do Gueto, Pickup de Luxo, Capricho, S4&Cia, Circuito do Vim Te Comer e S4 & Cia. E mais: Viviane Trípodi, Ciclone Musical, Di Bali, Pagojan, Um Love a Mais,                    Langery de Patricinha, Cia. Do Povo, Nego e Banda, Badaladus e Rhabana Smith.
Além do “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós”, ocorrido na avenida Soares Lopes, o município de Ilhéus também contou com festas realizadas no Hernani Sá (Urbis), no Pontal, na Barra de Itaípe, em Barra Mares e na Ponta da Tulha. Com apoio da Prefeitura e organizado pela Associação de Moradores, o Carnaval do Hernani Sá    foi um dos mais animados deste ano, atraindo centenas de foliões todas as noites.
Já no centro da cidade, no Beco das Marchinhas (bar e restaurante Barrakitica), o Clube RM realizou a oitava edição do tradicional Carnaval dos Carnavais. Durante toda a tarde de sábado (18), os participantes e convidados do RM cantaram e dançaram     ao som das marchinhas, marca registrada dos antigos e memoráveis carnavais.

Prefeito e deputados elogiam participação popular no Carnaval

A alegria e a participação popular foram alguns dos destaques do Carnaval de Ilhéus. Na avaliação do prefeito Newton Lima, a animação demonstrada pelos foliões na avenida Soares Lopes e nos carnavais do bairro Hernani Sá e da Barra de Itaípe, confirmaram que essa é sem dívidas a maior festa popular da cidade. “Durante todos os dias a alegria tomou conta das ruas de Ilhéus. Apesar de todas as dificuldades financeiras e dos imprevistos com a greve da Polícia Militar às vésperas do Carnaval, conseguimos fazer um grande festa, com atrações regionais, com a magia e a criatividades dos blocos afros e de arrastos e com a beleza da Escola Imperadores do Samba”, disse o prefeito.
O deputado federal Josias Gomes (PT), que participou do Carnaval de Ilhéus, também elogiou a alegria dos foliões. “O povo de Ilhéus veio às ruas para fazer um carnaval com muita animação e isso foi comprovado em cada bloco que passava e em cada trio que arrastava multidões. Foi, sem dúvidas, uma grande festa”, avaliou. O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) também veio para o Carnaval de Ilhéus e destacou a alegria da festa. “Ilhéus mostrou mais uma vez sua tradição de realizar grandes carnavais e a organização e a participação popular foram fundamentais para que essa festa fosse um grande sucesso”, avaliou.
O secretário do Turismo da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Moreira, assegurou que o Carnaval atingiu o seu principal objetivo que era de levar a alegria, a paz e muita animação. “Apesar das dificuldades, Ilhéus realizou o Carnaval da família, onde as pessoas puderam brincar com tranquilidade, onde as crianças participaram com suas fantasias, os jovens levaram a alegria e o baile da saudade deu um toque especial. Montamos uma estrutura especial para receber bem os foliões e o resultado foi essa grande festa em homenagem ao escritor Jorge Amado”, complementou Paulo Moreira.
O secretário de Governo e Ações Estratégicas, Alisson Mendonça, acrescentou que além da avenida Soares Lopes, onde foi realizada uma grande festa, a alegria tomou conta dos bairros, como o Pontal, com os tradicionais blocos Zé Pereira, Seca Copos e Muringuetes, o bairro Hernani Sá, que fez uma das mais bonitas e organizadas festas carnavalescas da cidade, além da Barra de Itaípe, da Conquista, Princesa Isabel e vários outras festas. “O governo municipal está de parabéns por organizar, em pouco tempo, um grande Carnaval, mas o destaque também vai para o povo de Ilhéus, que com sua capacidade de organização e alegria fez uma das mais bonitas e animadas festas da cidade”, assegurou Alisson Mendonça.

 

Alegria e tranquilidade foram a  marca do Carnaval de Ilhéus

Mais uma vez, a alegria e a tranquilidade deram o tom do Carnaval de Ilhéus, realizado entre os dias 18 e 21 últimos. Milhares de pessoas compareceram à avenida Soares Lopes, circuito principal da festa, para acompanhar shows das bandas regionais e os desfiles dos blocos de arrasto, de sujo, da escola Imperadores do Samba e as apresentações do palco do Baile da Saudade. A folia também se espalhou pelos bairros e localidades da zona rural de Ilhéus, onde a festa só foi encerrada nas primeiras horas da quarta-feira de cinzas (22). Promovida pela Prefeitura, a festa momesca contou com o apoio do Governo do Estado, Petrobrás e Nova Schin.
Nas noites de Carnaval a animação ficou por conta das bandas Estância, Vip, Tribaleiro, Circuito Fechado, Sambágua e Top Gan. Já no domingo a bandas Cia do Gueto, Pickp de Luxo, Capricho, Circuito do Vim Te Comer e S4&Cia, a cantora soteropolitana Viviane Trípode empolgou o público cantando grandes sucessos da música baiana. Também se apresentaram as bandas Ciclone Musical, Di Bali, Pagojan e Um Love a Mais.
O destaque da última noite terça-feira (21) foi a banda Som do Povo, que animou os mais de 1.200 integrantes do bloco Cia. da Folia. O grupo, de Salvador, agitou os foliões com músicas que misturaram axé, pagode e arrocha. Também passaram pela terça-feira de carnaval as bandas Vip, Ciclone, Langerry de Patricinha, Nego e Banda, Rhabana Smith e Badaladus, além de Ratinho Menezes e a Banda Caprixo. Já no palco do Baile da Saudade a animação ficou por conta de Itassucy e banda e cantores como Lito Vieira, Tito Moreno, Keketa, Bebeto, entre outros convidados.
Um dos momentos mais aguardados do Carnaval foi o desfile do Grêmio Recreativo Escola Imperadores do Samba, na terceira noite de festa momesca. A escola, do bairro Teotônio Vilela, também aproveitou para homenagear o escritor grapiúna e trouxe à Soares Lopes o tema “Ilhéus, terra de São Jorge”, num desfile empolgante, marcado pelas cores verde e rosa, as cores da agremiação. O ritmo contagiante da bateria agitou o público e os mais de 800 integrantes da agremiação, que estiveram divididos nas alas de maculelê, capoeira, colheita, comissão de frente, afro, ala das crianças, a tradicional ala das baianas e três carros alegóricos.
A irreverência dos blocos de sujo e de mascarados e a beleza e o brilho dos blocos de afro também tiveram espaço garantido na folia em Ilhéus. Cerca de 10 entidades, entre elas Mini Kongo, Zambi Axé, Rastafari, Dilazenze, Levada Gomgombira e Guerreiros de Zulu se revezaram entre os três últimos dias da festa (domingo, segunda-feira e terça-feira).

 

Infraestrutura atendeu às necessidades dos foliões

O “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós” fez a alegria dos foliões que estiveram em Ilhéus nesses dias de festa, na avenida Soares Lopes. A folia teve início no sábado (18) e seguiu até a terça-feira (21), com a temática que homenageou o escritor baiano Jorge Amado que este ano completaria 100 anos. A festa reuniu milhares de pessoas, entre ilheenses e turistas de diversos locais. O Carnaval realizado pela Prefeitura de Ilhéus, contou com uma forte infraestrutura para proporcionar aos participantes da festa carnavalesca maior segurança e conforto para cair na folia.
Para a segurança, o Carnaval contou com a atuação em todo o circuito da folia e adjacências de um efetivo de 30 Policiais Civis, 150 Policiais Militares, 30 homens do Corpo de Bombeiros e 80 Guardas Civis Municipais, que garantiram a segurança de quem foi até a avenida. Para reforçar ainda mais a segurança, entradas do circuito da festa foram fechadas para revista dos foliões e monitoramento, e um esquema de iluminação da área externa da folia também foi montado para dar maior segurança aos transeuntes.
A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito disponibilizou durante os dias de festa um efetivo de agentes de trânsito, que realizaram o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. O sistema de transporte coletivo também ofereceu aos participantes horários diferenciados para a circulação de ônibus no período da festa. Para garantir uma maior organização da folia, todos os dias pela manhã uma equipe de limpeza realizava a varrição e o recolhimento do lixo em todo o circuito.
Outro serviço essencial para as comemorações do Carnaval é a estrutura organizada pelo setor de saúde. Para este Carnaval a Secretária da Saúde do Município instalou um ponto de apoio em frente ao prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Público. No local foram realizados os atendimentos básicos mais comuns neste tipo de festividade, como pequenas suturas e serviços como aplicação de soro e glicose. Estiveram à disposição em cada noite de folia um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um auxiliar de serviços gerais, além de uma ambulâncias sociais e o serviço do Samu (Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência). A distribuição gratuita de preservativos e de panfletos educativos foi realizada em todos os dias de festa por uma equipe volante da Secretaria de Saúde, que circulou pela multidão.
Com uma decoração temática especial a avenida Soares Lopes recebeu toda uma infra-estrutura, para se tornar uma grande arena e proporcionar o conforto e serviços necessários a ilheenses e turistas presentes na festividade. O comerciante ilheense Renato Dias, disse que aprovou a estrutura e organização do evento e que fez questão de ir curtir a folia com toda a família. Já a moradora da cidade vizinha de Camacã, Janice Barbosa, afirmou que veio passar os dias de Carnaval em Ilhéus por conta da praia, mas acabou curtindo e aprovando a folia na Avenida Soares Lopes.
Completando a estrutura, foram montados os camarotes oficiais, sistema de sonorização, espaços alternativos para blocos e bailes infantis, e a tradicional praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde diversão ficou por conta das musicas que marcaram os grandes carnavais, tornando-se um espaço aconchegante e familiar em meio à folia.
A estrutura do evento contou ainda com as praças de alimentação e a presença de vendedores ambulantes para a comercialização de diversos produtos como alimentos rápidos, passando por bebidas alcoólicas, cigarros, doces, guloseimas e brinquedos infantis, oferecidos nas mais variadas maneiras. Segundos os comerciantes locais, o saldo de vendas no circuito nos dias de folia foi bastante positivo.

 

Carnaval para todas as idades!

O Carnaval de Ilhéus foi realizado para todas as idades. Famílias puderam se divertir a valer numa festa que uniu crianças, adolescentes, adultos e idosos na folia. Uma estrutura foi especialmente montada para garantir a diversão de todos os participantes. Ao som de marchinhas e músicas consagradas, a população aproveitou para relembrar os antigos carnavais.
Os idosos que estiveram presentes puderam voltar no tempo no Baile da Saudade. Com a apresentação de cantores regionais como Itassucy, a animação do público ficou completa. As crianças também tiveram seu momento de diversão. Muitas delas fantasiadas de fadas, bailarinas, baianas, piratas, princesas e super-heróis aproveitaram o carnaval com todo gás. Durante o carnaval, um show do infantil “Galinha Pintadinha” também proporcionou às crianças diversão garantida.
O Baile da Saudade – a princípio se destinava a para pessoas da terceira idade – contagiou a todos que estavam ou passavam pelo local.  Para o folião João Francisco Santos, estivador aposentado, morador do bairro do Pontal, que há muitos anos participa da festa, a sensação é de estar participando dos “bailes de antigamente, quando eu ainda era criança e jogava confetes e serpentina nos salões”, lembrou.
O clima de alegria foi uma das opções que fizeram muitas pessoas escolherem permanecer no espaço montado para o Baile da Saudade. Cercado de boa comida e música de boa qualidade, o palco atraiu espectadores todo o tempo que puderam curtir o Carnaval à moda antiga.

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

  1. JÁ PASSEI MUITOS CARNAVAIS AQUI EM ILHEUS ,MAS ESTE ME DESCULPEM,FOI UMA MERDA,
    NUNCA VÍ TANTO DESÂNIMO ,TANTA DESORGANIZAÇÃO,ATRAÇÕES QUE NÃO APARECERAM,
    A IMPRESSÃO QUE SE TEM É QUE A CIDADE NÃO TEM PREFEITO,ESTÁ ENTREGUE AO LÉO DA SORTE,MUITO LIXO E PORCARIA,FUI EMBORA NO DOMINGO,E PELO QUE SOUBE,NOS DIAS SEGUINTES FORAM PIORES AINDA,COMO SE FOSSE POSSÍVEL ………DAREI UM TEMPO DE ILHÉUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *