PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Carnaval de Ilhéus 2012 também contará com a participação de grandes atrações regionais

Condema concede novas licenças  e discute limites territoriais

Profissionais de saúde são capacitados para enfretamento da dengue

Projeto Família Acolhedora é concretizado em Ilhéus

I Consorcial elege delegados e define propostas prioritárias

Carnaval de Ilhéus 2012 também contará com a participação de grandes atrações regionais

Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto são algumas das atrações regionais que estarão participando do Carnaval de Ilhéus 2012. O evento, que também contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria, além de outras 20 bandas locais, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), na avenida Soares Lopes, circuito da folia ilheense, prosseguindo até a próxima terça-feira (21).
A maior festa popular de Ilhéus também contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios, a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela, e cerca de 80 blocos independentes, distribuídos em blocos afro, de sujo e de arrasto. A infraestrutura terá praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as músicas que marcaram os grandes carnavais.
De acordo com informações do secretário de Turismo, Paulo Moreira, a segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada no início desta semana, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou decidido que a festa contará com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito do carnaval serão fechadas com monitoramente e a revista dos foliões.
Jorge Amado – Este ano, o Carnaval de Ilhéus vai homenagear o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, que, através de sua obra, divulgou a cidade no Brasil e em várias partes do mundo. O tema da festa, cuja infraestrutura já começou a ser montada, será “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós”. Segundo Paulo Moreira, a avenida Soares Lopes será decorada com peças que contarão a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário municipal de Turismo chama atenção, ainda, para o clima de segurança que estará inserido em toda a festa, até mesmo através da decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida, destacando uma frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
De acordo com a programação, a festa começará por volta do meio-dia e se estenderá até a meia-noite, como forma de garantir mais segurança para os foliões. “A idéia é de fazer uma festa da família, de paz e de resgate cultural, onde todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou Paulo Moreira. Para garantir ainda mais a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa. Já a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um posto médico para o atendimento, que será montado da praça Castro Alves, e ambulâncias do Samu para as emergências.
Especial – Ainda na parte de infraestrutura e organização, já está sendo feito o cadastramento dos ambulantes que atuarão no circuito da folia. Esse cadastramento está sendo realizado pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus, contando com o apoio da Secretaria de Turismo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza durante todos os dias da folia. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Municipal para auxiliar na segurança, também colocará agentes de trânsito durante todo o carnaval, que farão o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. A idéia, segundo Paulo Moreira, é fazer uma festa mais animada, organizada e em total clima de paz.

Condema concede novas licenças  e discute limites territoriais

O Conselho Municipal do Meio Ambiente realizou sua 93ª reunião no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus. Na pauta, a análise do processo de licenciamento de um empreendimento empresarial da construtora Cicon, a ser construído no bairro Cidade Nova, cuja licença ambiental foi concedida durante plenária. Outro projeto discutido entre os conselheiros foi o referente à fábrica da Cargil, localizada no Polo Industrial, no bairro Iguape.
O secretário municipal de Meio Ambiente e vice-presidente do conselho, Harildon Machado, explicou que a Cargill possuía licenciamento ambiental expedido pelo Governo do Estadual. Porém, ficou a cargo do Conselho Municipal deliberar a cerca de novo licenciamento, já que o Estado concedeu a Ilhéus o nível máximo para deliberar o licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte e/ou de grande impacto, conhecido como nível 3. Após um dos integrantes do conselho pedir vistas ao processo, a decisão foi transferida para a próxima reunião, prevista para o dia 12 de março.
Ainda durante a reunião, o conselheiro José Nazal Soub apresentou os últimos avanços dos estudos realizados junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI) nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, visando definir novos limites territoriais. Nazal acredita que haverá mudanças nos limites das cidades em questão. “Os representantes de cada município estão participando ativamente do processo de redefinição e todos estão empenhados a chegar num consenso justo”. Após a fase de campo, a análise segue para a etapa de compilação dos dados.

Profissionais de saúde são capacitados para enfretamento da dengue

Profissionais da rede da saúde do município participam de um curso de capacitação promovido pela Secretaria da Saúde de Ilhéus sobre o diagnóstico e manejo clínico da dengue. Foram realizados um total de quatro capacitações nos dias 26 de janeiro e 1º, 2 e 9 de fevereiro, nos auditórios da Secretaria da Saúde e no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (CTA) no antigo Sesp. A capacitação foi ministrada pelos médicos Júlio Diaz e Edmundo Patury.
Participaram do evento cerca de 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, entre outros. O objetivo da capacitação, que ocorreu através da aplicação de oficinas, foi alertar e sensibilizar os profissionais da saúde sobre a doença, além de formar multiplicadores que disseminem o conhecimento no ambiente de trabalho, proporcionando um diagnóstico mais seguro e um cuidado específico aos pacientes.
Também foram convidados a participar da capacitação os profissionais da rede hospitalar pública e privada de Ilhéus, a fim de ampliar a rede de parceiros e divulgar para um maior número de profissionais importantes informações sobre a dengue. Entre os temas abordados estavam o protocolo para atendimento da doença, a linha guia de combate a dengue, a parte prática para diagnóstico com a prova do laço e o procedimento correto de preenchimento das notificações.
Para o secretário da Saúde, Alexandre Simões, é de extrema importância que os profissionais do município estejam preparados para lidar com os casos de dengue, com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade à população. O monitoramento dos casos tem sido realizado diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Até o dia 10 de fevereiro foram notificados 93 casos suspeitos de dengue, e duas notificações de dengue hemorrágica. Os bairros com maiores números de casos foram o Malhado, com 20 casos, Teotônio Vilela, com 13 casos, Nossa Senhora da Vitória, com 12 casos, e o Nelson Costa e Conquista com seis casos cada.
Alexandre Simões destaca, ainda, a importância da mobilização social em torno do tema: “A grande maioria dos focos de mosquito está em imóveis residenciais e por isso é preciso que a população fique atenta às formas de prevenção para não permitir a proliferação da doença”. Manter os quintais limpos, evitando locais com água parada é uma forma eficaz de prevenir. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Projeto Família Acolhedora é concretizado em Ilhéus

Ilhéus já conta com o projeto Família Acolhedora, serviço oferecido pela Secretaria da Assistência Social e Trabalho, que visa organizar o acolhimento de crianças e adolescentes que mediante medida de proteção foram afastados de suas famílias de origem. O objetivo da Família Acolhedora é permanecer por tempo determinado com essas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco pessoal, para que as mesmas possam ter uma convivência familiar comunitária.
O projeto é de acolhimento e faz parte do Serviço de Alta Complexidade da Proteção Especial da Assistência Social. Em Ilhéus o serviço já conta com a Casa Lar e o Abrigo Renascer. Inicialmente, o projeto prevê atender a crianças de zero a seis anos, até que esteja totalmente implantado. As famílias que têm interesse em participar podem se cadastrar na Secretaria da Assistência Social e, após o cadastramento, farão uma entrevista com psicólogo e assistente social da instituição. Todo o processo também é analisado e acompanhado pela Vara da Infância e da Juventude.
As famílias participantes do programa recebem uma bolsa auxilio para ajudar no custeio desses jovens. De acordo com o regulamento do programa, as crianças podem passar no máximo dois anos com essas famílias acolhedoras até que a situação com as famílias de origem se regularize. Explica a psicóloga do projeto, Mirna Almeida, que com o encerramento do prazo do acolhimento a criança não precisa se desligar completamente desta família, podendo ainda manter contato.
Para ser uma família acolhedora é necessário preencher requisitos como residir em Ilhéus; ter idade entre 25 e 55 anos; estar em boas condições de saúde física e mental; não possuir antecedentes criminais; possuir situação financeira estável; possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes; disponibilização afetiva; aceitação de todo o grupo familiar em relação à proposta de acolhimento e; por fim, não ter interesse em adoção.
De acordo com a assistente social responsável pelo projeto, Fátima Inez, a família acolhedora não deve ter interesse em adoção, pois as crianças assistidas têm a possibilidade de voltar para a sua família de origem, já que será realizado um trabalho em rede, para que os laços familiares sejam refeitos e elas possam se relacionar normalmente. Ela ainda salienta que o trabalho em rede, unindo Saúde, Educação, Assistência Social, Ministério Público, bem como todos os órgãos responsáveis, é de grande valia na realização desse trabalho.

I Consorcial elege delegados e define propostas prioritárias

Além de eleger delegados e suplentes para a etapa estadual, programada para acontecer nos dias 29 e 30 de março, em Salvador, a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social definiu um conjunto de propostas prioritárias, baseadas em quatro eixos temáticos. Presidido pelo secretário municipal de Governo, Alisson Mendonça, o evento foi realizado no último dia 8 de fevereiro, no Hotel Barravento, com a presença de autoridades, técnicos e representantes do movimento social. O principal objetivo da conferência, que conta com a participação de membros do governo, da sociedade civil e dos conselhos municipais, é estimular uma atuação mais efetiva da comunidade nas atividades de gestão, controle e planejamento das políticas públicas.
Com base no tema “promoção da transparência e acesso à informação e a dados públicos”, o 1º eixo definiu a seguinte proposta prioritária: promover ajustes no Portal da Transparência do Município, possibilitando, com isso, a disponibilização dos balances mensais, a emissão de relatórios consolidados, as sanções para o gestor que não mantiver o portal no ar, as informações de todos os conselhos existentes no município e seus respectivos membros, a divulgação da declaração de bens do início e do final do mandato do prefeito, vice-prefeito, secretários, presidentes de autarquias e vereadores no portal da transparência e a divulgação, através de todos os meios disponíveis, da existência do Portal da Transparência do Município e dos seus principais objetivos.
Por sua vez, levando em consideração os “mecanismos de controle social, o engajamento e a capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, o 2º eixo apresentou como diretriz a “educação: ampliação de competência e acesso/construção de conhecimento da sociedade e qualificação necessária pra realizar acompanhamento das receitas/despesas da administração pública”. Já o 3º eixo, que trabalhou sobre o tema “a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”, definiu que todos os conselhos de políticas públicas passem a ser deliberativos. Por fim, o 4º eixo temático, baseado em “Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”, decidiu incluir na grade escolar do município noções de cidadania e controle social.
Debates – O resultado do encontro de Ilhéus vai compor o Caderno de Propostas Estadual que subsidiará o debate na Etapa da Bahia. Por sua vez, esse conjunto de proposições integrará a etapa nacional, que acontecerá de 18 a 20 de maio, em Brasília. São participantes da Conferência, nos termos de seu regimento interno, as seguintes categorias: sociedade civil, com direito a voz e voto; administração municipal, com direito a voz e voto; conselhos de políticas públicas municipais, com direito a voz e voto; Comissão Organizadora Municipal, com direito a voz e voto; e convidados e observadores credenciados, somente com direito a voz, nos grupos de trabalho. “A consorcial é um espaço público de debates e um mecanismo de democracia participativa, onde cada segmento, cada conselho, cada membro da sociedade tem a oportunidade de propor, discutir, avaliar e conhecer mais sobre as ações, os investimentos e as intervenções do município no controle social”, diz Alisson Mendonça
Na visão do secretário de Governo e presidente da consorcial, a sociedade só construirá uma democracia verdadeira se, antes, consolidar mecanismos efetivos de controle social. “Por todos os ângulos, a democracia representativa precisa se modernizar para oferecer as respostas que a sociedade requer”, afirmou. A declaração de Alisson foi dada durante a abertura do evento, que também contou, entre outros, com a presença de autoridades e lideranças do movimento social, como a vereadora Carmelita Ângela, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus, Marcos Lessa, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Gilvânia Nascimento.

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

  1. Gente só em ilhéus que carnaval encerra meia-noite nunca vi isso..Dizem eles que é por motivos de segurança mas na minha opnião acho que não, a prefeitura quer mesmo economizar por não terem dinheiro pra pagar mais banda,aliás dinheiro pro carnaval tem, mais so que prefeito e secretários querem mesmo é encher o bolso com a verba da festa encerrando o carnaval meia-noite e as atrações nem se fala em nada a não ser TATAU e TONHO MATÉRIA quem dizer TONHO todo ano vem a ilhéus acho que é o unico que cobra mais barato a prefeitura..Gente nem Belmonte cidade pequena tem mais atraçoes e melhores que ilheus. Uma cidade turistica com esse carnavalzinho??..È senhor JABES RIBEIRO carnaval em sua epóca que era bom..De VALDERICO REIS até hoje, esse que se encontra em poder de prefeito nunca valeu nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *