PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Carnaval de Ilhéus será aberto oficialmente neste sábado

Prefeitura e associação realizarão o Carnaval do bairro Hernani Sá

Escolas do campo realizam Jornada Pedagógica nesta 4ª

Governos municipal e estadual discutem PDDU e ações integradas para Porto Sul

Carnaval de Ilhéus será aberto oficialmente neste sábado

Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, Tonho Matéria e grandes nomes da música regional serão as atrações do Carnaval de Ilhéus, que será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18) na avenida Soares Lopes. Além disso, a maior festa popular de Ilhéus contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios e com a participação de mais de 80 blocos independentes, os chamados blocos de sujos, blocos afros e a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela. Também serão montada praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a tradicional praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as musicas que marcaram os grandes carnavais.
A segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou confirmado que a festa vai contar com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito da festa serão fechadas com a revistas dos foliões e monitoramento.
Esse ano o Carnaval de Ilhéus vai homenagear Jorge Amado, o mais importante escritor baiano, que estaria completando 100 anos, caso estivesse vivo. O tema da festa será “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Toda a avenida Soares Lopes será decorada com peças contando a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário Paulo Moreira alerta, ainda, que o clima de segurança estará inserido em toda a festa, até mesmo a decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida destacando a frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
De acordo com a programação, a festa começará ao meio dia e se estende até a meia noite, como forma de garantir muito mais segurança para os foliões. “A idéia é de fazer uma festa da família, de resgate cultural e de paz, onde todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou Paulo Moreira. E ainda para garantir a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia e a Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa. Já a Secretaria de Saúde vai colocar um posto médico para o atendimento, que será montado da praça Castro Alves, e ainda ambulâncias do Samu para o atendimento de emergência. Também serão distribuídos preservativos para os foliões.
Ainda na parte de infraestrutura e organização, já está sendo feito o cadastramento dos ambulantes que atuarão no circuito da folia. Esse cadastramento está sendo realizado pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus, contando com o apoio da Secretaria de Turismo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza durante todos os dias da folia. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Municipal para auxiliar na segurança, também colocará agentes de trânsito durante todo o carnaval, que farão o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. A idéia, segundo Paulo Moreira, é fazer uma festa mais animada, organizada e em total clima de paz.

Prefeitura e associação realizarão o Carnaval do bairro Hernani Sá

A Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, estará realizando no período de 18 a 21 de fevereiro o evento Hernani Sá Folia, que também vai homenagear o escritor Jorge Amado. O Carnaval da Urbis, como é conhecida a festa, acontecerá sempre das 16 às 23 horas, no eixo principal do bairro, e contará com vários blocos, mini trios e grandes nomes da musica regional, como Nego, Benner Show, Amanda Andrade, Moreno no Caprixo, Fusca Maluco e várias outras atrações.
De acordo com a programação, no sábado (18), às 16 horas, a festa será aberta com o desfile do bloco “Ai se eu ti pego”, que traz à frente Moreno no Caprixo, banda Fusca Maluco e DJ. Moraes. Em seguida, passam pelo circuito da folia o “Bloco da Família”, puxado pela cantora Amanda Andrade e o “Arrastão da Zona Sul” animado pelo grupo de percussão e sopro.
A Feijoada Folia abre o segundo dia do Carnaval, a partir do meio dia do domingo (19). Às 16 horas, o bloco infantil Pirulito abre o segundo dia de desfile dos blocos. Logo após desfilam os bloco As Piriguetes e As Patricinhas. Na segunda-feira (20) os desfiles começam a partir das 18 horas, com o bloco Boka Louka, que traz como atração Benner Show. Ás 21 horas o bloco dos Comerciários da Zona Sul entra no circuito animado por Nego e banda.
O último dia de folia no circuito do Carnaval do bairro Hernani Sá começa com o desfile do bloco Dinossauros em Folia, puxado por Benner Show, que faz alegria dos foliões a partir das 16 horas. Em seguida, Ki Bloco é Esse entra no circuito. Ainda na terça-feira (21) à noite se apresenta no Hernani Sá Folia uma atração surpresa, que pretende ser a união de todos os foliões que participaram da festa de carnaval da Urbis. A coordenação do evento informa que também está previsto para os quatro dias de carnaval do Hernani Sá o funcionamento do camarote popular na sede da associação de moradores.

 

Escolas do campo realizam Jornada Pedagógica nesta 4ª

Professores, equipe técnico-pedagógica e funcionários que atuam nas unidades escolares da zona rural de Ilhéus participam nesta quarta-feira (15), a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria da Fazenda, da Jornada Pedagógica para as escolas nucleadas do campo. Promovido pela Secretaria de Educação, o evento está focado no tema “Do dever de ensinar ao direito de aprender” e contempla cerca de 100 profissionais da rede municipal de ensino.
Assim como as escolas localizadas na sede, as escolas do campo, segundo explicou a titular da pasta, Lidiney Campos, “possuem demanda e um cronograma de atividades próprios, necessitando de uma jornada pedagógica que aborde essa de maneira mais específica”. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 13 unidades nucleadas espalhadas pelos distritos, povoados e demais localidades da zona rural.
A programação da Jornada Pedagógica do Campo será aberta às 9 horas pela secretária Lidiney Campos, após credenciamento, e em seguida será realizada a apresentação das unidades escolares presentes. Em ritmo de Carnaval, está prevista a realização de baile  entre os participantes, que logo após conferem a palestra “Compromisso profissional”, a ser proferida pela professora e integrante da equipe técnica-pedagógica da Secretaria da Educação, Maria Angélica Silva.
Ainda pela manhã, a técnica do Setor Pessoal da Prefeitura de Ilhéus, Ana Paula Castro, prefere palestra sobre “Informes Legais”. Pela tarde, a programação da Jornada Pedagógica terá nova palestra, dessa vez com a técnica pedagógica da Seduc, Edla Soares dos Santos, tendo como tema “Qualidade na Educação”. A previsão é que o evento seja encerrado às 16 horas. No próximo dia 27, a rede municipal de ensino dá início ao ano letivo 2012.  

 

Governos municipal e estadual discutem PDDU e ações integradas para Porto Sul

Com o intuito de dar início à aplicação do projeto de atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Ilhéus, representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Relações Institucionais e da Casa Civil estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira (13) com o prefeito Newton Lima e secretários municipais no Palácio Paranaguá. As tratativas para a revisão do plano foram iniciadas no fim do ano passado e têm como foco as demandas que envolvem o Complexo Intermodal Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
O diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Institucional da Gestão Urbana da Sedur, Edmundo Pereira Filho, explicou que o plano de trabalho definido para coordenar a construção das propostas para o PDDU servirá como um sistema de informações que norteará diversos setores da gestão pública municipal. Além de Ilhéus, essa base de dados será integrada às informações das cidades de Itabuna e Uruçuca, que na visão do representante do governo baiano, absorverão de maneira mais direta os impactos gerados pela implantação do intermodal.  
Uma das ações do projeto de revisão do PDDU prevê a atualização dos limites municipais e já vem sendo realizada no território litoral sul. Iniciada há 15 dias, a fase de campo foi encerrada nesta terça-feira (14), e de acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Soub, membro da comissão responsável pela revisão dos limites, os trabalhos seguem para a etapa de compilação dos dados, que deve durar cerca de 30 dias. Ainda de acordo com José Nazal, o município terá uma pequena diminuição no seu território, atendendo a lei estadual 12.057/11, sem grandes prejuízos, “já que não mudaremos nossos índices em que se baseiam a distribuição dos recursos estaduais e federais”.
Região Metropolitana – Edmundo Filho falou ainda sobre as perspectivas do ganho sistêmico do plano, sobretudo, visando fortalecer o debate em torno da criação da região metropolitana, tendo Ilhéus e Itabuna como cidades polo. O prefeito Newton Lima, que também defende a ideia, salientou que as ações do Plano de Trabalho serão de extrema importância para compreender o atual panorama da dinâmica de desenvolvimento regional e traçar novas estratégias que garantam o acesso pleno da população a serviços que estejam a altura da demanda.
Após a criação, o plano de trabalho segue para a aprovação do Conselho Municipal da Cidade, que ficará responsável em avaliar o resultado das ações já realizadas previstas no PDDU e as possíveis diferenças do contexto em que o plano diretor foi criado para o atual. Segundo explicou Edmundo Filho, com a aprovação, a comissão que coordenará o plano de trabalho levantará propostas a serem levadas à apreciação em, no mínimo, três audiências municipais. “Como se tratam de propostas que também terão ações conjuntas, Ilhéus, assim como Itabuna e Uruçuca, realizarão, ainda, audiências regionais”. Esse processo também será composto por capacitações e novas reuniões, que a princípio serão realizadas em Ilhéus, com o apoio dos técnicos do Escritório de Projetos, grupo formado por representantes das secretarias de Infraestrutura e Planejamento de Ilhéus.
Participaram, ainda, da reunião, o coordenador de Apoio aos Municípios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Albérico Correia Silva; os técnicos da Secretaria de Relações Institucionais, Meire Cláudia; da Casa Civil, Sérgio Silva; o deputado federal Josias Gomes; os secretários municipais Alisson Mendonça (Governo e Ações Estratégicas); Gerson Marques (Desenvolvimento Urbano); Paulo Goulart (Infraestrutura); Fernando Hughes (Administração); e Harildon Ferreira (Meio Ambiente). Também estavam presentes as técnicas da Secretaria municipal de Planejamento, Ariadne Lemos, Elza Carvalho e Marilene Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *