Conferência debateu mecanismos de transparência e controle social em Ilhéus
Saúde realiza planejamento estratégico para reajuste financeiro
Bairro de São Sebastião festeja Nossa Senhora de Lourdes
Secretaria de Educação adia Jornada Pedagógica
“Imperadores do Samba” finaliza preparativos para desfilar no carnaval
Conferência debateu mecanismos de transparência e controle social em Ilhéus
“Só construiremos uma democracia verdadeira se, antes, conseguirmos consolidar mecanismos efetivos de controle social. Por todos os ângulos, a democracia representativa precisa se modernizar para oferecer as respostas que a sociedade requer”. A declaração foi dada na manhã desta última quarta-feira (8) pelo secretário municipal de Governo, Alisson Mendonça, durante a abertura da I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, que aconteceu no auditório do Hotel Barravento. O evento, que contou com a presença de autoridades, técnicos e representantes do movimento social, teve a proposta central de estimular a participação da sociedade em geral nas atividades de planejamento, gestão e controle das políticas públicas.
Além do secretário Alisson Mendonça, que representou o prefeito Newton Lima e coordenou as atividades desenvolvidas, a abertura da conferência também contou com a presença, dentre outros, da vereadora Carmelita Ângela, do presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Marcos Lessa, e da presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Gilvânia Nascimento. Logo após a execução do Hino Nacional e das saudações iniciais, o palestrante Jorge Donizete Sanchez falou sobre “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, tema central da I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social.
Durante o evento, que constitui uma etapa preparatória para a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, foram eleitos os delegados que participarão da etapa regional, respeitando-se os critérios de proporcionalidade entre sociedade civil, poder público e conselhos de políticas públicas. Outra responsabilidade da conferência é encaminhar as propostas oriundas dos debates, nos termos do Regimento Interno da etapa estadual e conforme orientações emanadas pela coordenação executiva estadual. “A consorcial é um espaço público de debates e um mecanismo institucional de democracia participativa, onde cada segmento, cada conselho, cada membro da sociedade tem a oportunidade de propor, discutir, avaliar e conhecer mais sobre as ações, os investimentos e as intervenções do município no controle social”, diz Alisson.
Plenárias – Durante a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, além de eixos temáticos, foram promovidas quatro plenárias: “promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, com Ronaldo Cosme dos Santos Júnior; “mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, com Morgana Martins Krieger; “a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”, com Jorge Luiz dos Santos; e “diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”, com Israel Nunes.
Além de eleger seus delegados, a I Conferência Municipal de Ilhéus vai encaminhar até 20 propostas para a Conferência Estadual, que acontecerá em março deste ano em Salvador. O resultado do encontro de Ilhéus irá compor o Caderno de Propostas Estadual que subsidiará o debate na Etapa da Bahia. Por sua vez, esse conjunto de proposições integrará a etapa nacional, que acontecerá de 18 a 20 de maio, em Brasília. São participantes da Conferência, nos termos de seu regimento interno, as seguintes categorias: sociedade civil, com direito a voz e voto; administração pública municipal, com direito a voz e voto; conselhos de políticas públicas municipais, com direito a voz e voto; Comissão Organizadora Municipal (Comu), com direito a voz e voto; e convidados e observadores credenciados, somente com direito a voz, nos grupos de trabalho.
Saúde realiza planejamento estratégico para reajuste financeiro
A Secretaria da Saúde de Ilhéus tem envidado esforços nos últimos meses para a realização do seu reajuste financeiro. Para isto, vem sendo realizado reuniões de planejamento administrativo, com uma renovação nos quadros da pasta, além do controle rigoroso de gastos, com objetivo de sanar dívidas pendentes e manter os pagamentos dos servidores em dia.
Segundo o secretário da Saúde, Alexandre Simões, esse esforço para reorganização financeira já possui reflexos, convertidos em melhorias para a área de saúde. Dentro da programação do pagamento de dívidas, já foram sanados os débitos referentes a material de limpeza, fornecimento de água e de alimentação para os funcionários do pronto atendimento 24 horas do Teotônio Vilela.
Além disso, foi regularizado o abastecimento de materiais odontológicos e insumos para postos de saúde, e já está sendo trabalhada a normalização dos pagamentos de medicamentos. O departamento administrativo informa, ainda, que cinco carros, entre eles uma ambulância social, já foram enviados para manutenção. Em breve eles serão disponibilizados para uso, sendo que a ambulância já estará à disposição da população no período de Carnaval.
A programação para pagamentos de salários também já está sendo realizada. A previsão do departamento financeiro é quitar, ainda nesta quinta-feira (9), 80% da folha de pagamento, o equivalente a 1.450 funcionários. De acordo com as informações, a quitação total do pagamento seja efetuada ainda na sexta-feira (10), o que equivale a mais 166 funcionários. Alexandre Simões salientou que o planejamento estratégico deverá continuar durante todo ano, até que se restabeleça o equilíbrio total da pasta de saúde.
Bairro de São Sebastião festeja Nossa Senhora de Lourdes
Com o tema “Por uma Igreja em estado permanente de missão”, a comunidade do bairro de São Sebastião iniciou na última quinta-feira (2) as homenagens à sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes. Além de novena, que segue até o dia 11, sempre às 19 horas, na igreja que leva o nome da santa, a festividade conta com noite de ofertas de alimentos não perecíveis que serão doados às entidades assistenciais, participação de corais e grupos religiosos de outras comunidades de Ilhéus e barracas para a venda de guloseimas.
Nesta quarta-feira (8) a novena apresentou o tema “Uma igreja missionária vai ao encontro dos afastados, anuncia a justiça e favorece a vida” e prestou homenagem aos grupos da “melhor idade”. O Coral Dom Eduardo foi o convidado da noite, em que o açúcar foi o alimento. Já na quinta-feira (9) o tema a ser debatido entre a comunidade é “O mundo tem sede e fome da Palavra de Deus e precisa escutar a voz de Cristo entre outras vozes”. A oitava noite de louvor terá ministros e ministérios como homenageados e a Legião de Maria como convidada. A oferta do dia é carne seca.
“Maria, Mãe e Serva, modelo dos discípulos missionários” é o tema da novena na sexta-feira (10), noite em que todos os devotos e amigos de Nossa Senhora de Lourdes serão homenageados. A última noite antes do ponto alto das homenagens à santa terá como convidado o grupo Mãe Rainha e o leite em pó como alimento a ser doado. No sábado (11), data dedicada à santa, a programação será iniciada à meia-noite com alvorada de fogos. Á tarde, a partir das 17 horas, a caminhada de fé, que percorrerá as principais ruas do bairro, será encerrada com missa solene na igreja N. S. de Lourdes, às 19 horas, presidida pelo bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli.
Secretaria de Educação adia Jornada Pedagógica
A Secretaria de Educação de Ilhéus informa que, devido a ocorrência da greve da Polícia Militar, a Jornada Pedagógica que estaria agendada para ser realizada entre os dias 7 e 10 deste mês foi cancelada. O evento, que marca a preparação dos professores e funcionários da rede municipal de ensino para o início do ano letivo, foi adiado, e de acordo com a titular da pasta, Lidiney Campos, será realizado em nova data a ser amplamente divulgada.
O adiamento da Jornada Pedagógica também incide no início do ano letivo da rede municipal de ensino, que estava previsto para iniciar na próxima segunda-feira (13), mas que foi remarcado para o dia 27 de fevereiro próximo. “Estamos aguardando o fim da paralisação da PM, pois esperamos que esta situação possa ser resolvida o mais breve possível, para que os alunos possam iniciar suas atividades escolares com toda tranquilidade e segurança”, frisou.
Com o tema “Do dever de ensinar ao direito de aprender”, a Jornada Pedagógica será dividida em duas etapas: No primeiro dia o evento será aberto a partir das 8 horas e é voltado para os professores; na parte da tarde, a partir das 14 horas, será destinado aos funcionários das escolas. Assim como na última edição, após o primeiro dia de atividades, a Jornada Pedagógica será descentralizada e será realizada nas escolas, que receberão o acompanhamento do corpo técnico da coordenação pedagógica da secretaria.
A atividade norteia as atividades pedagógicas do ano letivo na rede municipal e visa promover reflexões acerca da garantia do direito de crianças, jovens e adultos ao acesso e permanência na escola com aprendizagem.
“Imperadores do Samba” finaliza preparativos para desfilar no carnaval
Os preparativos para o desfile do Grêmio Recreativo Escola Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela, seguem em ritmo acelerado. A agremiação se apresenta na segunda-feira (20) de Carnaval na avenida Soares Lopes e mais uma vez deve ser um dos grandes destaques da folia, que em Ilhéus, será realizada entre os dias 18 e 21 deste mês. Cerca de 20 pessoas, entre costureiras e bordadeiras se revezam para garantir que todos os adereços estejam prontos para o desfile.
Este ano, a “Imperadores do Samba” traz o tema “Ilhéus, terra de São Jorge” e deve contar com a participação de cerca de 800 integrantes, que estarão divididos nas alas de maculelê, capoeira, colheita, comissão de frente, ala afro, ala das crianças, baianas e bateria. O desfile da escola contará ainda com o apoio de três carros alegóricos, cujo trabalho de montagem também foi intensificado. De segunda-feira a sexta-feira, das 20 às 21 horas, na rua Campo Verde, são realizados os ensaios, que contam, principalmente, com a presença dos moradores do Vilela.
Fundada em 15 de outubro de 1978, no alto da Conquista, a escola Imperadores do Samba é coordenada atualmente por José Domingos de Araújo, conhecido como Seu Zequinha. A escola, que acumula diversos títulos de campeã em vários campeonatos nas décadas de 1980 e 1990, voltou a desfilar no Carnaval oficial há cinco anos, incentivado pelo governo do prefeito Newton Lima, na intenção de promover o resgate da cultura local. Entre as bordadeiras, estão Lindóia Pereira Lima e Maria de Lourdes Pereira Lima, que ajudaram a fundar a agremiação. “É um prazer enorme poder contribuir para que o desfile da escola seja ainda mais bonito que nos últimos anos”, disse Lindóia.