Deputado Marcelino Galo garante apoio a projetos em benefício de Ilhéus
Novo sistema de iluminação pública começa a ser instalado
Centenas de turistas deverão participar das homenagens à Iemanjá nesta quinta-feira
Carnaval Cultural de Ilhéus também renderá homenagens à Jorge Amado
Deputado Marcelino Galo garante apoio a projetos em benefício de Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã desta terça-feira (31), no Palácio Paranaguá, o deputado Estadual Marcelino Galo (PT), vice-líder do Governo Estadual na Assembléia Legislativa da Bahia, para tratar de importantes obras para a cidade. Newton Lima falou das dificuldades enfrentadas pelo município e da parceria importante dos governos estadual e federal na realização de obras, serviços e programas sociais, daí a necessidade do deputado Marcelino Galo no apoio para a viabilização desses projetos.
Participaram também da reunião os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Alisson Mendonça, da Administração, Fernando Hughes, e de Ações Regionais, Murilo Brito, além de lideranças comunitárias e membros do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. Marcelino Galo falou de sua identidade com Ilhéus e colocou seu mandato à disposição da cidade na luta por projetos junto aos governos estadual e federal. Citou também projetos importantes que devem ser apresentados, como destaque para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural e a necessidade de ações efetivas para assegurar oportunidades de geração de emprego e renda para os agricultores, como forma de evitar o êxodo rural.
O prefeito Newton Lima agradeceu ao deputado pelo apoio e disse que toda ajuda é bem vinda quando o objetivo é garantir obras e melhorias para a cidade. O secretário de Governo, Alisson Mendonça, parabenizou o deputado pela iniciativa e assegurou que o Partido dos Trabalhadores, através dos seus deputados estaduais, federais e lideranças nacionais tem dado uma significativa contribuição para garantir a viabilização de projetos para a cidade. Como exemplo, Alisson Mendonça citou uma série de obras que estão sendo realizadas e outras que serão iniciadas na cidade através da parceria do município com os governos estadual e federal.
Marcelino Galo é deputado estadual pelo primeiro mandato, mas possui no seu currículo uma intensa ligação com os movimentos sociais. Foi presidente do PT na Bahia e ainda diretor da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Superintendência da Pesca e Aquicultura na Bahia (Seap/BA), onde desenvolveu um importante trabalho na promoção da participação e organização dos pescadores e marisqueiras. Na Assembleia Legislativa, além de vice-líder do governo estadual, também é titular das comissões de Saúde e Saneamento e de Agricultura e Política Rural.
Novo sistema de iluminação pública começa a ser instalado
A avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado, já está recebendo desde a última semana os primeiros postes de iluminação pública que fazem parte de uma ação do governo municipal, executada em parceria com o Governo do Estado, que visa permitir a prática de caminhadas e demais exercícios físicos nas orlas da cidade durante o período noturno com total segurança. O projeto foi aprovado no início deste mês e no último dia 19, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 903 mil para a implantação do projeto em Ilhéus.
O projeto prevê uma média de reposição de 60% dos postes e luminárias desses locais, o que vai contribuir para a mudança no aspecto urbanístico da orla ilheense. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano – pasta que está executando o serviço –, Gerson Marques, está prevista a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados. “Os postes têm características voltadas para atender a este tipo de demanda. São postes menores, com iluminação voltada diretamente para as pistas”.
O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos. Já a Baía do Pontal, considerada uma das mais belas paisagens de Ilhéus, também deverá ser contemplada com outra iniciativa na área de iluminação pública: o projeto de iluminação cênica da Baia do Pontal.
O prefeito Newton Lima afirmou que está alocando recursos para a execução da ação que deve beneficiar toda a extensão da avenida Lomanto Júnior. Além das ações voltadas diretamente para a área de iluminação pública, o governo municipal tem investido na melhoria do espaço físico das orlas sul, centro e norte. De acordo com Gerson Marques, o trabalho inclui a retirada de lixo das praias – operação deflagrada antes do início do verão e que prossegue por tempo indeterminado – e recomposição das pedras portuguesas.
Dentro desse programa integrado de recuperação das orlas centro, sul e norte estão sendo realizados serviços de roçagem, poda de árvores, a recuperação da pista de skate localizada na Soares Lopes e a colocação de 30 novos bancos e 50 novas lixeiras. O prefeito Newton Lima está negociando com o vice-governador e secretário estadual da Infraestrutura, Otto Alencar, a liberação de recursos para a implantação do projeto de iluminação cênica da baía do Pontal.
Centenas de turistas deverão participar das homenagens à Iemanjá nesta quinta-feira
Uma das festas mais importantes do calendário de eventos populares de Ilhéus acontecerá nesta quinta-feira (2) com as tradicionais homenagens à Iemanjá. Considerada uma das maiores manifestações públicas do candomblé, a festa será promovida em vários pontos da cidade e com a participação de diversos terreiros. Entre eles, o Sultão das Matas, de Mãe Carmosina, Ilé Axé Balloni, de Pai Toninho, Ilé Guauania de Oiá, de Mãe Laura, e Oxalá, de Pai Atanagildo, além de blocos afro, grupos de capoeira, nativos e visitantes. A exemplo do que já ocorreu em outros anos, as homenagens à Iemanjá serão prestadas no mesmo dia em que o município receberá a visita de 3 mil turistas, que estarão chegando a Ilhéus no transatlântico MSC Orquestra.
A programação será iniciada às 8 horas, quando devotos e admiradores terão a oportunidade de depositar suas oferendas no barracão central, que será montado na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. No local, baianas recepcionarão o público com muita água de cheiro, pedidos de proteção e banho de pipoca. De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, além de fortalecer a indústria turística e as próprias tradições religiosas do município, a Festa de Iemanjá contribui para o aquecimento da economia, uma vez que centenas de pessoas movimentam a cidade, principalmente o centro histórico e as cabanas de praia.
Por volta das 12 horas a programação contemplará duas concentrações: uma no bairro Nova Brasília, em frente à Maramata, com a participação dos terreiros da zona sul e com o show da banda Samba de Treita, e a outra na praia do Cristo, com os terreiros do centro e zona norte. Mais uma vez, o ponto alto da festa está previsto para as 16 horas, quando uma procissão marítima formada por dezenas de embarcações sairá das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar, onde as oferendas serão depositadas, bem como os inúmeros pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas. Promovida pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, a Festa de Iemanjá vem sendo realizada no município há mais de 30 anos.
Iemanjá – Na maioria de suas representações, Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. A Rainha das Águas possui diversos nomes referentes à diversidade e às profundidades dos trechos do rio “Yemoja”. Para os adeptos do candomblé, Iemanjá simboliza a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos do apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias ou a lara indígena, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a “mãe da criação”.
A lenda diz que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha para barrar sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas. Assim, Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas e chegando à Bahia, fez do exílio seu reino.
Carnaval Cultural de Ilhéus também renderá homenagens à Jorge Amado
No ano em que Jorge Amado estaria completando cem anos, caso estivesse vivo, diversas homenagens estão fazendo parte da programação do centenário do escritor. Durante o Carnaval oficial, a Prefeitura de Ilhéus, assim como fez nas últimas edições, volta a homenagear o escritor com o tema: “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Em reunião esta semana com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, afirmou que a festa será realizada dentro do calendário oficial, entre os dias 18 e 21 do próximo mês.
Tendo como palco da folia, a avenida Soares Lopes, o Carnaval de Ilhéus contará com infraestrutura semelhante a das edições anteriores. “A festa contará com ornamentação, iluminação reforçada em todo o percurso da festa, sistema de sonorização, palco para o baile da saudade, desfile de trios e da escola de samba, blocos infantis, afro, de afoxé, de arrasto e de sujo, entre outras atrações. Em parceria com a Polícia Militar, o horário da folia também será igual ao do ano passado: das 13 horas à meia-noite, todos os dias.
De acordo com o titular da pasta do turismo, Paulo Moreira, está confirmada a participação de três atrações do cenário musical baiano, atrações regionais, além de dois grandes trios elétricos. “Também contaremos com um trio regional e mais cinco mini-trios, para dar suporte, principalmente, às bandas locais e aos blocos de arrasto”. Na próxima semana, o secretário Paulo Moreira volta a se reunir com empresários para definir novas parcerias e patrocínios. A festa conta com o apoio do Governo do Estado.