PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Vigilância Sanitária faz alerta sobre contaminação por alimentos

Ilhéus presta homenagens à Iemanjá

Obras do aterro sanitário dificulta descarga de lixo

Telecentro disponibiliza horário diferenciado para inscrições dos cursos da Senasp

 Assistência Social cadastra beneficiados pelo Habitar Brasil


Vigilância Sanitária faz alerta sobre contaminação por alimentos

A coordenação da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Ilhéus alerta a população para os riscos de doenças por alimentação. Uma das causas para estes frequentes, nos últimos meses, é a contratação, por empresas de transformação de alimentos que se encontram em situação irregular junto à saúde.
Locais como canteiros de obras, por exemplo, contrataram este tipo de prestação de serviço para o fornecimento de refeições para os trabalhadores. Na maioria dos casos, as construtoras contratam empresas de outros locais, que apresentam apenas o alvará da matriz, originadas de outra cidade ou até de outros estados. A situação tem se tronado cada vez ais comum, com o crescente número de construções no município.
Na última semana, a Vigilância Sanitária foi acionada pelo Hospital Luis Viana Filho, e agora investiga um caso de surto em uma construção da cidade, na qual 17 trabalhadores foram diagnosticados com doença por infecção alimentar. A Vigilância Epidemiológica e Ambiental também participam das investigações. Foram realizadas entrevistas com funcionários, verificação da estrutura do local e condições de produção, além da coleta de amostras dos alimentos e da água, para envio de análise em laboratório.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chauí, “sem o alvará do município, não temos conhecimento do funcionamento da empresa, principalmente se for em locais que legalmente não nos compete fiscalizar, como canteiro de obras. Sem fiscalização, só somos acionados quando já ocorre o surto”. Além de funcionarem sem alvará do município, algumas concessionárias de alimentos se instalam em locais inadequados, como barracões no local da construção, sem o devido cuidado como o manuseio e proveniência dos alimentos, causando risco a saúde de quem consome.
A equipe da Vigilância aguarda o resultado das análises em laboratório. A empresa, que funcionava sem alvará municipal e com irregularidades, já foi notificada e terá um prazo para apresentar as adequações. No caso de não cumprir a notificação, ou houver reincidência de irregularidades, a empresa poderá ser multada ou até interditada. A Vigilância alerta as empreiteiras para um cuidado maior na contratação destas empresas.  
“A população precisa atuar como parceiro da Vigilância. É um direito do consumidor cobrar a exposição do alvará, comprovando que o local é fiscalizado” afirma Débora. A coordenadora esclarece, ainda, que a população deve ficar sempre atenta para a existência do alvará municipal em qualquer locam em que exista comercialização de alimentos. A população pode realizar denúncias anônimas através do telefone 0800 284- 6991, ou na Vigilância Sanitária, localizada na sede da Secretaria de Saúde.

Ilhéus presta homenagens à Iemanjá

Todos os preparativos finais para a festa que rende homenagens à Iemanjá, no próximo dia 2, foram discutidos esta semana pela Secretaria de Turismo. Considerada a maior manifestação pública do candomblé em Ilhéus, o festejo acontecerá simultaneamente em diversos pontos da cidade e contará com a participação dos terreiros de candomblé de Sultão das Matas, de Mãe Carmosina; Ilé Axé Balloni, de Pai Toninho; Ilé Guauania de Oiá, de Mãe Laura; e Oxalá, de Pai Atanagildo; além de blocos afro, grupos de capoeira, nativos e visitantes. Para este ano, está prevista ainda a presença de cerca de três mil passageiros do transatlântico de luxo MSC Orquestra, que visita à cidade no dia dedicado à Orixá.
A programação da festa será iniciada a partir das 8 horas, quanto devotos e admiradores poderão depositar suas oferendas no barracão central, que será montado na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. No local, baianas recepcionarão o público com muito banho de água de cheiro, pedidos de proteção e banho de pipoca. De acordo com o secretário responsável pela pasta, Paulo Moreira, além de fortalecer as tradições religiosas e o turismo local. “A festa também ajuda aquecer a economia da cidade, uma vez que centenas de pessoas movimentam principalmente o centro histórico e as cabanas de praia”, informa.
Ao meio-dia, a programação se intensifica e segue com duas concentrações: uma no bairro Nova Brasília, em frente à Maramata, com a participação dos terreiros da zona sul e com o show da banda Samba de Treita, também a partir das 12 horas. A outra, na praia do Cristo, com os terreiros do centro e zona norte. O ponto alto da festa acontece às 16 horas, quando uma procissão marítima formada por dezenas de embarcações sairá das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde as oferendas serão depositadas, assim como centenas de pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas.
Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria do Turismo, a festa é realizada há mais de 30 anos no município. Todos os anos também é comum a participação de pessoas de outras crenças, já que Iemanjá também é cultuada em outros credos e religiões. Na igreja Católica, ela é conhecida Nossa Senhora dos Navegantes, cuja festa também tem como ponto alto no dia 2. Entre os índios, ela é chamada de Janaína e já os europeus a consideram uma sereia.
Representação – Na maioria de suas representações, Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. A Rainha das Águas possui diversos nomes referentes à diversidade e às profundidades dos trechos do rio “Yemoja”. Para os adeptos do candomblé, Iemanjá simboliza a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos do apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias ou a lara     indígena, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a “mãe da criação”.
A lenda diz que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha para barrar sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas. Assim, Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas e chegando à Bahia, fez do exílio seu reino.

Obras do aterro sanitário dificulta descarga de lixo

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informa que a coleta de lixo da cidade atravessa, momentaneamente, por problemas devido às dificuldades de descarga dos caminhões compactadores, o que deverá ser solucionado até esta quarta-feira (25). Os contratempos, segundo o secretário, têm como causa a abertura de novas áreas do aterro sanitário, resultando no atolamento dos carros compactadores.
Esses transtornos, segundo Gerson Marques, iniciaram na segunda-feira (23), após a execução de novas frentes de depósito de lixo no aterro do Itariri, que vem sendo operado pela empresa Itatiaia Engenharia, responsável pela requalificação do aterro. “A abertura de novas áreas, aliada com as chuvas que vêm caindo na cidade está dificultando a operação”, ressalta.
O secretário do Desenvolvimento Urbano informa que, apesar da retenção dos carros no atoleiro, estão sendo tomadas providências para acelerar a coleta de lixo nas ruas da cidade, através da contratação de caminhões do tipo caçamba para promover a retirada, regularizando o serviço em toda a cidade. Segundo Gerson Marques, a coleta de lixo está normalizada e esse contratempo já se encontra sob controle.
Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se encontra com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Vilas-Boas, para tratar de assuntos relativos ao aterro sanitário do Itariri. Na mesma reunião, o prefeito também irá solicitar à Conder a cessão de dois caminhões compactadores para melhorar a qualidade da coleta de lixo.
Gestão do aterro – De acordo com o resumo do contrato de nº 133/11, a Itatiaia Engenharia é, atualmente, a empresa responsável pela execução das obras no aterro. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Conder – órgão que junto com o Município – ficará responsável pela fiscalização das obras, cujo prazo de execução é de 21 meses.
Segundo a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação, a requalificação do Aterro abrange reforma do galpão de armazenamento, melhorias no sistema de drenagem de chorume e na lagoa de estabilização de tratamento de chorume, recuperação da balança de resíduos, calçamento, iluminação e construção de uma “cerca verde”, entre outras ações.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, a disponibilidade de atender esta antiga reivindicação do município reafirma o fortalecimento da parceria política existente entre os governos estadual e municipal. “Com o recondicionamento do aterro Sanitário esperamos aumentar sua vida útil, criando novas áreas para o descarte do lixo”. Já no que diz respeito à coleta, Gerson Marques explicou que o trabalho vem avançando e que novas ações serão implantadas visando melhorar as condições de trabalho para os catadores.

Telecentro disponibiliza horário diferenciado para inscrições dos cursos da Senasp

Agentes de segurança pública interessados em ingressar nos cursos à distância oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública através dos diversos telecentros espalhados pelo Brasil devem estar atentos ao novo período de inscrições para o ciclo de nº 24, que será iniciado na próxima quinta-feira (26) e segue até o dia 30. Ao todo, são oferecidas 140 mil vagas para diversos cursos. Em Ilhéus, as aulas são disponibilizadas pelo Telecentro Luzinete Alves Aragon, localizado em uma das salas anexas ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, centro da cidade.  
Neste novo ciclo estão disponibilizadas vagas para cerca de 60 cursos, entre eles “Busca e Apreensão”, “Crimes ambientais”, “Uso diferenciado da força” e “Educação para o trânsito”. As inscrições serão divididas em duas etapas, segundo informou o gerente do órgão em Ilhéus, Robson Magalhães. “Na primeira etapa, de 26 a 28, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se no final do dia 18 não forem alcançadas as 140 mil inscrições previstas, será aberta a segunda etapa entre os dias 29 e 30 para completar as vagas disponíveis”. Nessa 2ª etapa, os alunos já cadastrados e não evadidos no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo curso até completar o limite de vagas.
O gerente Robson Magalhães recomenda, entretanto, que os interessados efetivem a inscrição do curso desejado no primeiro dia de abertura das inscrições, “já que as vagas estarão disponíveis para agentes da segurança pública de todo território nacional e são bastante concorridas”. As inscrições serão feitas através do site http://ead.senasp.gov.br, em qualquer computador ou no espaço do Telecentro das 8 às 18 horas, e ainda pelo link disponível no blog do telecentro: telecentroilheus.wordpress.com
Devido a grande procura pelos cursos, o Telecentro Luzinete Alves Aragon decidiu realizar as inscrições em horário excepcional, de 00h01min do dia 26 às 2 horas da mesma madrugada, retornando suas atividades no período normal de expediente no dia 26, das 8 às 18 horas. Para acompanhar as vídeoaulas é necessária a utilização de fone de ouvido que deverá ser providenciado por cada aluno. Dúvidas e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-1228 ou pelos e-mails: telecentrosenasp@ilheus.ba.gov.br ou robsonmagalhaes@ilheus.ba.gov.br
Em Ilhéus, cerca de 200 agentes de segurança pública – boa parte deles guardas municipais – já foram beneficiados com cursos da rede EAD/Senasp. O Telecentro Luzinete Alves Aragon, em parceria Guarda Civil Municipal, oferece, ainda, como parte do processo de formação continuada qualificação do Grupamento Turístico composto por guardas municipais, que serão inscritos nos cursos de Inglês e Espanhol disponibilizados pela Rede EAD/Senasp.

 Assistência Social cadastra beneficiados pelo Habitar Brasil

 A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus está visitando as pessoas cadastradas e que foram contempladas pelo projeto Habitar Brasil. Cerca de 50 pessoas já foram contatadas nos dias 23 e 24 de janeiro, na sede da secretaria.
O motivo para esse cadastramento é colher a documentação dessas pessoas que haviam sido selecionadas previamente para a elaboração do termo de posse das casas, que já se encontram em fase de entrega.
O Programa Habitar Brasil (HBB) é desenvolvido pelo Banco Mundial e o governo Federal, e gerenciado pela Caixa Econômica Federal, com a finalidade da geração de renda e o desenvolvimento em favelas ou áreas de risco, através de ações como construção de novas moradias, infraestrutura urbana e saneamento básico. Em Ilhéus, as obras estão sendo realizadas no bairro Teotônio Vilela, onde é a prevista a construção de 126 novas moradias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *