Projetos de urbanização beneficiam povoados e distritos de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza e iluminação da avenida Soares Lopes
Casas do Programa HBB no Vilela serão entregues às famílias inscritas
Prefeito Newton Lima discute Emendas do deputado Popó
Newton Lima se reúne com indígenas e garante melhorias para a comunidade
Projetos de urbanização beneficiam povoados e distritos de Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus inicia nesta segunda-feira (23) a construção de uma praça no entroncamento localizado entre o povoado de Santo Antônio e o distrito de Rio do Engenho, zona rural de Ilhéus, nas proximidades da BR 251. A obra atende a uma antiga reivindicação da população local, que passará a contar com espaço público adequado para lazer e entretenimento. A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (19) pelo prefeito Newton Lima, em seu gabinete, que contou com a presença do chefe de Gabinete, José Nazal, do vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) e o secretário da Infraestrutura, Paulo Goulart.
O secretário da Infraestrutura, Paulo Goulart, cuja pasta ficará responsável pela execução da obra, explicou que o projeto da praça foi concebido pelos profissionais de engenharia e arquitetura do Município, lotados no Escritório de Gerenciamento de Projetos da Secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento, e contemplará a construção de canteiros com áreas verdes, áreas de circulação, passeio e colocação de conjuntos com mesas e bancos de cimento. “A área da nova praça fica localizada sob um trevo, que agora passa a contar com toda a infraestrutura necessária para atender à população”.
Executada com recursos próprios, a obra integra uma série de iniciativas implementadas pelo governo municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que reside nos distritos, povoados e zona rural. Além da nova praça, também consta na ordem de serviço a pavimentação à paralelos do entorno da praça e colocação de meio-fio. “A construção da praça, assim como a melhoria do seu entorno, fazem parte de uma licitação de obras voltadas para o interior e que prevê ainda a pavimentação de diversas vias, sendo o distrito de Castelo Novo, a primeira localidade do cronograma de obras a ser beneficiado”, disse Paulo Goulart.
Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza e iluminação da avenida Soares Lopes
A avenida Soares Lopes já está sendo totalmente recuperada para voltar a ser um dos principais cartões postais de Ilhéus. No local, equipes da Prefeitura de Ilhéus estão realizando todo o serviço de limpeza, roçagem, capinagem e recuperação não somente da praia, como também da área verde e da pista de cooper. A proposta do prefeito Newton Lima é devolver à cidade um dos locais mais bonitos de Ilhéus, fazendo com que ilheenses e turistas possam fazer suas caminhadas, voltar a freqüentar a praia e desfrutar das belezas naturais do município.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Gerson Marques, no local está sendo feita a retirada do mato que cobre a pista de cooper, a limpeza de toda a área verde, como também a retirada do lixo da praia. Segundo ele, essa é a primeira vez, desde que a avenida foi reformada e que se faz uma limpeza geral nesse espaço. A segunda pista de caminhada, que deixou de ser frequentada pelos esportistas, estava completamente tomada pelo mato e a vegetação já impedia a visão da praia da avenida. O serviço, ainda segundo Gerson Marques, vai contemplar toda a avenida, do Catedral de São Sebastião ao Porto, inclusive com a retirada do mato, da sujeira e a melhoria do acesso à Praia do Espigão.
Os trabalhos de limpeza e recuperação geral da avenida Soares Lopes foram iniciados no dia 2 de janeiro com um grande mutirão. Nesse serviço estão sendo utilizados 10 caminhões e de duas pás carregadeiras. A intervenção também conta com a participação de cerca de 80 trabalhadores. Até agora, segundo informou o secretário Gerson Marques, já foram retiradas cerca de 120 caçambas de lixo da Praia da Avenida. “Uma característica interessante desta ação é a limpeza geral que estamos fazendo na praia da avenida Soares Lopes, trabalho que não era realizado há cerca de 10 anos, é que além de baronesas, estamos retirando todo o lixo que se acumulou neste período”, informa Gérson Marques.
Banho de Luz – Mas a avenida Soares Lopes não será contemplada apenas com a limpeza. A partir desta segunda-feira, dia 23, será iniciada a implantação de uma moderna iluminação na orla ilheense. A garantia foi dada ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, pelo Gestor Regional de Atendimento da Coelba, Carlos Morais, anunciando que a empresa empreiteira já está com a ordem de serviço para começar a obra. O “banho de luz” será iniciado pela avenida Soares Lopes, no trecho compreendido entre o Porto do Malhado ao Porto Antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho, conforme foi solicitado pelo prefeito Newton Lima.
Como parte desse trabalho de iluminação da orla ilheense está prevista a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados. Pelo projeto, toda a extensão das áreas que receberão a nova iluminação será contemplada com os serviços, de acordo com a situação atual, sendo complementada ou implantada com os equipamentos necessários especificados.
O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos. Logo após a conclusão da avenida Soares Lopes, os serviços continuarão na avenida Luiz Eduardo Magalhães e Praia do Norte. O prefeito Newton Lima informou que toda a obra tem o prazo de conclusão de 60 dias.
Casas do Programa HBB no Vilela serão entregues às famílias inscritas
O secretário da Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus, Ari Silva Santos, informa que a partir desta segunda-feira (23) os técnicos da secretaria iniciarão a visita nos domicílios das famílias inscritas no programa de construção de casas populares do Projeto Habitar Brasil (HBB), do Banco Mundial e Governo Federal. O objetivo é regularizar a documentação para possam apresentar todas as condições legais para receberem as casas, localizadas no bairro Teotônio Vilela.
Segundo Ari Silva Santos, inicialmente serão entregues 62 das 126 casas constantes do HBB, cuja transferência está prevista para quinta-feira (26), dependendo apenas da confirmação da Caixa Econômica Federal. O secretário informa, ainda, que outras 48 residências estão com as obras adiantadas e deverão compor o segundo lote a ser entregue, para em seguida concluir e transferir as 16 restantes do projeto. Além das primeiras 62 unidades que estão concluídas, aos moradores também receberão o Centro Comunitário, que é parte integrante do programa.
Explica o secretário da Assistência Social e Trabalho, parte das casas populares do Programa Habitar Brasil foi ocupadas por algumas famílias, porém mesmo antes de receber a obra, ainda sob a responsabilidade das empresas Montanha Aluguel de Máquinas e Equipamentos (construção) e Diretrizes Consultoria (cadastramento), a Prefeitura buscou resguardar o interesse público e a segurança dos imóveis, procedendo a entrega às famílias inscritas e que foram aprovadas.
Prefeito Newton Lima discute Emendas do deputado Popó
Nesta quinta-feira (19) o prefeito Newton Lima se reuniu em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, com assessores do deputado federal Acelino “Popó” Freitas, Everaldo Júnior e Ronaldo Mesquita, com o propósito de analisar as propostas que o deputado tem para o município. Também participou do encontro o superintendente de Esportes do Município, Alberto Kruschewsky, e o diretor-presidente do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcus Vinícius de Oliveira Junior.
De acordo com Everaldo Júnior, o deputado demonstrou um grande interesse em apoiar o desenvolvimento de regiões como o Sul da Bahia, especialmente a cidade de Ilhéus, apresentando Emenda ao Orçamento da União para a execução de projetos sociais e saneamento básico. O deputado destinou R$ 400 mil para obras de saneamento público na cidade, além de outras verbas de crédito orçamentário. O prefeito de Ilhéus recebeu a comitiva com expectativa de que as ações desenvolvidas pelo deputado possam ser concretizadas o mais breve possível.
O deputado Popó – cuja trajetória de vida é um exemplo a ser seguido – tem se destacado pela defesa de projetos que envolvem esportes e a defesa de programas voltados à crianças e adolescentes. Um deles é o projeto “Bate Papo com Popó nas Escolas”, no qual os adolescentes se sentem à vontade para fazer perguntas e debater sobre diversos assuntos como bullying, drogas, violência, dentre outros problemas que atingem a fase da adolescência. Outros projetos como a Regulamentação do MMA no Brasil, o Programa Viver Bem e o Projeto de Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos para atletas que representarem o país em competições internacionais.
Para o superintendente de Esportes do Município, Alberto Kruschewsky, o encontro foi importante para o desenvolvimento do esporte em Ilhéus. “Na política, existem poucos que realmente trabalham o esporte, e Popó é um desses exemplos a ser seguido, porque têm sensibilidade, viveu as dificuldades e pretende promover políticas sociais para desenvolver essa importante atividade”, concluiu.
Newton Lima se reúne com indígenas e garante melhorias para a comunidade
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu, na última quinta-feira (19), em seu gabinete, uma comissão com cerca de 20 lideranças de Olivença, entre eles representantes da comunidade Tupinambá e da Estância Hidromineral de Olivença. A reunião foi agendada pela vereadora Carmelita, que foi representada pelo vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), e também contou com membros das secretarias municipais da Saúde e da Educação.
Entre as principais reivindicações dos indígenas estão a mudança da escola localizada no Acuípe de Baixo, que agora vai passar a ser de responsabilidade do Estado, bem como a possibilidade de demolição de um prédio escolar e uma unidade de saúde, por uma empresa privada. A comunidade indígena alega que os moradores estão sendo coagidos por um grupo de pessoas que querem ocupar o local para construir um empreendimento na área onde funcionam os prédios.
Outra reivindicação das lideranças indígenas é que sejam realizadas obras de melhorias nas estradas e vias que dão acesso as escolas, pois no período chuvoso o trajeto das crianças torna-se perigoso e arriscado. A criação de uma creche indígena em Olivença e a inclusão de um passeio turístico para as aldeias indígenas na rota feita pelos turistas que chegam à cidade também constaram dos pedidos da população.
Segundo o prefeito Newton Lima, os técnicos da prefeitura irão dialogar com os empreendedores para buscar uma solução pacífica para o impasse, no sentido de não causar nenhum prejuízo para a população. O prefeito adiantou, ainda, que a patrulha mecânica que faz manutenção das estradas já está disponível para ser utilizada na comunidade. “Essa é uma função do Município, atendendo as reivindicações das diversas comunidades, garantindo, portanto, os direitos da população”, ressaltou.
De acordo com o cacique Sival Tupinambá, que faz parte do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba), a reunião foi importante para entregar ao governo municipal as demandas das 22 comunidades indígenas, considerando que foi o início de um diálogo entre as lideranças e os governantes.
TODO BRASILEIRO TEM DIREITO A EDUCAÇÃO E SAUDE .
MAS NÃO DÁ O DIREITO DA POPULAÇÃO INDIGENA , RECEBER INDENIZAÇÃO , PRIVILEGIOS, SALARIOS POR QUE É INDIO.
TODOS NÓS SOMOS IGUAIS ..
TEMOS TODOS OS DIREIROS E DEVERES .