PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Apresentado o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de bairros da Zona Sul de Ilhéus

Orla ilheense recebe “banho de luz”

Programação de verão tem ponto alto  neste sábado com Lavagem da Catedral

Prefeitura de Ilhéus firma parceria com o Ministério Público Estadual

Calendário de melhoria das estradas vicinais beneficia ladeira de acesso à Carobeira

Projeto “Vem Louvar Verão” completa 10 anos de existência

Apresentado o projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de bairros da Zona Sul de Ilhéus

Dezenas de autoridades, técnicos governamentais, lideranças comunitárias e representantes das comunidades beneficiadas compareceram à consulta pública realizada na noite de quinta-feira (12), na igreja do Divino Espírito Santo, localizada na praça Nourival Cardoso, no bairro Hernani Sá (popularmente conhecido como Urbis), na Zona Sul de Ilhéus. Na oportunidade, representantes da YC Engenharia Ltda – empresa de Minas Gerais vencedora da licitação – apresentaram o projeto executivo da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória.
Durante a reunião, o engenheiro da YC, Everardo Tupinambá, detalhou os principais aspectos do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros contemplados, trabalho contratado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Entre outras informações, Tupinambá adiantou que foi escolhido para a Zona Sul de Ilhéus o sistema separador, método que permite o tratamento diferenciado da rede de esgoto e da rede pluvial. “Além de melhores condições de tratamento, este sistema também possui como vantagens a redução dos custos e a não ocorrência de extravasões do esgoto nos dias de chuva”, garantiu.
Uma das principais informações apresentadas por Everardo Tupinambá dá conta de que, com o objetivo de atender aos bairros contemplados, o projeto prevê a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, que ficará localizada na rodovia Ilhéus/Buerarema (BR 251). “Com isso, a ideia é desativar a estação que atende ao Hernani Sá e transformar em elevatórias as estações do Ceplus e do Ilhéus II”, enfatizou o engenheiro da YC, acrescentando que deverão ser construídas na zona sul da cidade 12 novas elevatórias de esgoto. “Toda vez que, por algum motivo não seja possível, sob o ponto de vista técnico ou econômico, o escoamento dos esgotos pela ação da gravidade, torna-se necessário o uso desse mecanismo com a finalidade de elevar         o esgoto de um ponto para outro de cota normalmente mais elevada”, completou.
Fases – Everardo Tupinambá anunciou ainda que o projeto, que deverá ser formalmente concluído em agosto, leva em consideração a realização de estudos preliminares, estudos de concepção e viabilidade (estágio atual), projeto básico, estudos topográficos das áreas e estudos geotécnicos e geológicos. Após a exposição do projeto, técnicos e engenheiros da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) responderam aos principais questionamentos formulados pela população e pela sociedade civil organizada. Entre os representantes da Prefeitura, estiveram presentes os secretários do Desenvolvimento Urbano, Gérson Marques; do Meio Ambiente, Harildon Machado; o chefe de Gabinete do Prefeito, José Nazal; e o assessor-geral de Comunicação Social, Walmir Rosário.
A obra de saneamento básico nos bairros contemplados da Zona Sul de Ilhéus, que deverá beneficiar diretamente cerca de 45 mil pessoas, é uma antiga reivindicação das comunidades locais e uma luta permanente do prefeito do município, Newton Lima. Na visão dele, é fundamental que a cidade, através das parcerias firmadas com os governos federal e estadual, continue sendo favorecida por obras, projetos e serviços estruturantes capazes de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Saneamento – Em linhas gerais, saneamento básico é o conjunto de ações voltadas para a coleta e para o tratamento de esgoto. Todavia, também pode significar qualquer atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial e a destinação dos resíduos sólidos, visando a saúde em geral das comunidades.
Entre os procedimentos ligados ao saneamento básico, destacam-se o tratamento de água, a canalização e o tratamento de esgotos, a limpeza pública de ruas e avenidas, a coleta e o tratamento de resíduos orgânicos (gerealmente, em aterros sanitários regularizados). Com estas medidas, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, afirmam os especialistas, garante-se, também, a preservação do meio ambiente.
Efluentes – Efluentes, termo muito utilizado no bojo das políticas de saneamento básico, são produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. Podem ser tratados ou não tratados. Cabe aos órgãos ambientais a determinação e a fiscalização dos parâmetros e dos limites de emissão de efluentes industriais, agrícolas e domésticos. Para isso, segundo os especialistas, é necessária a implantação de um sistema de monitoramento confiável. Na opinião deles, as exigências da legislação ambiental levaram as empresas a buscar soluções para tornar seus processos mais eficazes. “É cada vez mais freqüente o uso de sistemas de tratamento de efluentes visando a reutilização de insumos, como água, óleo e metais, o que ameniza o descarte para o meio ambiente. Duas são categorias de efluentes líquidos: sanitários ou domésticos e industriais.

Orla ilheense recebe “banho de luz”

A partir do próximo dia 23 será iniciada a implantação de uma moderna iluminação na orla ilheense. A garantia foi dada ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, pelo Gestor Regional de Atendimento da Coelba, Carlos Morais, anunciando que a empresa empreiteira já está com a ordem de serviço para começar a obra. O“banho de luz” será iniciado pela avenida Soares Lopes, no trecho compreendido entre o Porto do Malhado ao Porto Antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho, conforme foi solicitado pelo prefeito Newton Lima.
Durante a reunião, Carlos Morais explicou que está prevista a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados. Pelo projeto, toda a extensão das áreas que receberão a nova iluminação será contemplada com os serviços, de acordo com a situação atual, sendo complementada ou implantada com os equipamentos necessários especificados.
O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos.
De acordo com o cronograma estabelecido durante o encontro mantido entre o prefeito Newton Lima, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, e o representante da Coelba, Carlos Morais, logo após a conclusão da avenida Soares Lopes, os serviços continuarão na avenida Luiz Eduardo Magalhães e Praia do Norte. ”Toda a obra tem o prazo de conclusão de 60 dias”, explica o secretário.
Entre as substituições e implantação de equipamentos está prevista a utilização de cerca de 250 postes (primários e secundários) e 370 luminárias, o que vai contribuir para a mudança no aspecto urbanístico da orla ilheense. “Serão substituídos cerca de 60% dos postes e luminárias, assim como os demais equipamentos, garantindo segurança e comodidade aos moradores e da população que utiliza a orla para a prática de atividades esportivas”, frisa Gerson Marques.
Ainda para o primeiro semestre deste ano, o prefeito Newton Lima assegurou que serão investidos recursos para a execução de mais um importante projeto de iluminação pública, que é a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse projeto de iluminação cênica é arrojado e que irá realçar, sobretudo, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima. Para isso, continua mantendo gestões junto à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para a liberação de novos recursos.
O projeto de Iluminação pública da orla ilheense que começa a ser executado envolve recursos da ordem de R$ 903 mil, oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura. A apresentação do projeto e a liberação dos recursos contou com a participação do deputado federal Josias Gomes, que desenvolveu gestões junto ao vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.  “Esse foi um compromisso assumido pelo governador Jaques Wagner com o prefeito Newton Lima e os ilheenses, que estão sendo cumprido, porem muitos outros benefícios ainda serão destinados a Ilhéus”, concluiu o deputado.

Programação de verão tem ponto alto  neste sábado com Lavagem da Catedral

Um dos pontos altos da programação de verão promovida pela Prefeitura de Ilhéus acontece neste sábado (14) com a Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, considerada símbolo da fé cristã e um dos principais cartões postais da cidade. Bastante tradicional, a festa popular costuma atrair um grande público, de nativos e principalmente por visitantes e integra a programação de homenagens a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e dos machadeiros.
O cortejo será iniciado por volta das 10 horas, tendo como ponto de concentração a frente do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho, com saída em direção à Praça Cairu. De lá, prosseguirá até o antigo Grupo Escolar General Osório, seguindo pela avenida Soares Lopes, no sentido da Catedral de São Sebastião. O cortejo será composto por representantes do Sindicato dos Estivadores, membros de sete entidades afro, entre elas Dilazenze, mini Kongo e Zambiaxé; e de sete terreiros de candomblé da cidade, além de grupos de capoeira, 6 carroças enfeitadas, e por aproximadamente 200 baianas.
Na praça Dom Eduardo, o cortejo se junta ao público que o aguarda e inicia a lavagem das escadarias da igreja. Além da àgua de cheiro utilizada pelas baianas e muitos pedidos de proteção, a lavagem dos degraus contará com o auxílio de um carro pipa, que também ajuda a refrescar os participantes do festejo. A animação da festa fica por conta do cantor Lito Cruz e banda, que comanda a festa em cima do mini trio Mini Tom.
Estacionamento – A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito informa aos condutores para não estacionar ao lado ou sob o canteiro central da avenida Soares Lopes. “A medida constitui infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito, presente no artigo 181, inciso 8”, explicou o secretário Marcelo Barreto. Desta forma, uma equipe de agentes de trânsito estará no local com o objetivo de orientar aos motoristas que se direcionem ao estacionamento localizado atrás da Estação de Bombeamento da Embasa, na avenida Soares Lopes.  
A fiscalização do estacionamento será iniciada durante a festa da Lavagem das escadarias da Catedral e prossegue durante todo o ano, com o objetivo de organizar o trânsito naquela àrea.
Programaçao religiosa – Até o próximo dia 20, a Paróquia de São Jorge promove novenário em homenagem ao santo padroeiro dos estivadores. Tendo como tema central “Por uma igreja em estado permanente de missão”, a novena é realizada, sempre a partir das 19 horas, na Catedral São Sebastião. No dia 20, dia dedicado a São Sebastião, os festejos serão iniciados às 0 hora com alvorada de fogos, missa solene às 9h30min, procissão às 17 horas com saída da Catedral, que percorrerá as principais ruas do centro,  retornando à Catedral, onde será realizada a segunda missa solene, a partir das 18h30min.

Prefeitura de Ilhéus firma parceria com o Ministério Público Estadual

Uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público Estadual (MPE) resultou na doação de computador e impressora para a Coordenação Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon). A entrega foi feita nesta quinta-feira (12), na sede do MPE, bairro Cidade Nova, pelo promotor de justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, que atua nas áreas de Defesa do Consumidor, Urbanismo e Meio Ambiente, à coordenadora Valéria da Silva Correia e ao chefe de fiscalização, José Cosme Gomes Neto.
Ao receber os equipamentos, a coordenadora disse que a doação não só beneficia o órgão municipal, mas toda a sociedade de Ilhéus, pois irá contar com um setor mais equipado e mais eficaz. “À bem da verdade, dispomos de um computador para atender ao público. O mais importante é que iniciativas como esta servem para ampliar a garantia e a defesa dos direitos do consumidor, no interesse da cidadania e para um desenvolvimento socioeconômico moderno e justo”, salientou.
Já o promotor de justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo fez um breve relato dos trabalhos desenvolvidos pela 11ª Promotoria de Ilhéus, onde atua. Ele citou que o equipamento foi adquirido por infratores ambientais que são flagradas que utilizam som veicular acima dos decibéis permitidos por lei. A “Patrulha do som” é acionada e quem está perturbando a coletividade tem o equipamento apreendido, além de escolher a opção de ser processado civil e penal ou cumprir outra medida, com a aquisição de equipamentos.
Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo contou que a parceria com a 11ª Promotoria de Ilhéus já promoveu nos últimos meses inúmeras melhorias nos equipamentos da Polícia Militar e do Ibama, como resultado das ações junto a infratores ambientais. Segundo ele, os veículos Ranger e S10 da Cipa-PM estão sendo restaurados justamente por causa deste trabalho permanente, assim como a lancha adquirida recentemente para ampliar a fiscalização do Ibama na região litorânea.
A Comdecon, subordinada à Secretaria de Administração, oferece gratuitamente a todo o consumidor como forma de garantir seus direitos de cidadania, a exemplo de informação, orientação e educação aos consumidores e fornecedores; instauração de processos administrativos para promover conciliações entre consumidores e fornecedores, além de encaminhamento de processos administrativos para o ingresso de ação judicial quando não há conciliação. O órgão conta com sete fiscais.
Valéria da Silva Correia explicou que é da competência da Comdecon fiscalizar estabelecimentos comerciais; receber denúncias através do telefone 3234-3616 ou pelo email comdecon@ilheus.ba.gov.br; receber notificações; representar no Ministério Público Estadual para adoção de medidas processuais; notificar e multar infratores; apreender produtos inadequados para o consumo ou em desacordo com as normas vigentes. O órgão mantém ainda plantão de segunda a sexta-feira, no 1º andar do Anexo de Secretarias e nos finais de semana, na Central de Abastecimento do Malhado.

Calendário de melhoria das estradas vicinais beneficia ladeira de acesso à Carobeira

A comunidade de Carobeira, zona rural de Ilhéus, está sendo beneficiada com a recuperação da estrada da localidade. Uma frente de trabalho da Secretaria de Ações Regionais vem realizando a melhoria desde o início da ladeira de acesso até a parte conhecida como “Carobeira de Baixo”. O trabalho conta com auxílio de uma máquina patrol, e de acordo com o secretário responsável pela pasta, Murilo Brito, deve seguir até a estrada de acesso ao distrito de Aritaguá.
Outra frente de trabalho iniciou na última terça-feira (10) a recuperação de dois trechos da estrada de Santana/Santaninha, onde parte da estrada foi bloqueada após queda de barranco. O secretário explicou que a intervenção se estenderá aos 12 quilômetros da estrada. “Porém, nosso objetivo é abranger a melhoria para os outros 18 km da estrada, garantindo, assim como para todas as estradas vicinais, o acesso da população aos serviços públicos, como transporte, educação e saúde, além do escoamento da produção”, disse Murilo.
A ação faz parte de um cronograma implantado pela Secretaria de Ações Regionais que tem como foco a manutenção das estradas vicinais do município. Ainda segundo o responsável pela pasta, o secretário Murilo Brito, devido aos períodos de tempo instável e chuvas intensas, muitas das obras executadas no fim do ano passado precisaram de novas ações de manutenção, como foi o caso do patrolamento realizado na estrada de acesso à Ponta da Tulha. “Com a recuperação de mais uma máquina de patrulha mecânica, o trabalho de manutenção da malha viária do município foi dinamizado”, ressaltou.
Em Acuípe do Meio, a equipe da secretaria promoveu a recuperação da ponte e colocação de manilhas na barragem. Outra ação desenvolvida pela pasta culminou com a regularização do abastecimento de água, com colocação de uma nova bomba d’água, e do esgoto da Central de Abastecimento da Zona Sul, reivindicações antigas dos comerciantes e moradores do local. Já em Ribeira, comunidade do distrito de Sapucaeira, foi realizado o manilhamento e recuperação da bancada. Vários trechos das estradas do Rio do Engenho, Maria Jape, Búzios e Retiro também foram recuperados e receberam a passagem da máquina patrol e encascalhamento.

Projeto “Vem Louvar Verão” completa 10 anos de existência

O Projeto “Vem Louvar Verão”, evento gospel realizado anualmente na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, está completando dez anos de existência. Para comemorar a importante data, informa o coordenador geral do projeto, Paulo Sérgio dos Santos (Ceo), foi elaborada uma bela programação, que irá de 26 a 28 deste mês.
De acordo com informações de Paulo Sérgio, no dia 26 (quinta-feira), o evento contará com as participações do Ministério Tocando Vidas, da Igreja Batista Memorial, e do cantor Marquinhos Gomes. No dia 27 (sexta-feira), o público regional terá a oportunidade de curtir os ministérios Nova Vida, da Igreja Cristã de Nova Vida, e Marcados por Cristo, da Igreja Batista Missionária. Finalmente, encerrando mais uma edição do “Vem Louvar Verão”, o Ministério Giom, da Igreja Batista Lindinópolis, e o cantor Irmão Lázaro.
Além de atrações musicais, prossegue Paulo Sérgio dos Santos, a 11ª edição do Projeto “Vem Louvar Verão” também contará com testemunhos e apresentações de grupos de coreografia. “Tudo isso sem falar na palavra de abertura, que será proferida pelo Pastor Pedro Chagas, presidente da Igreja Lindinópolis”, salienta.
Comunhão – Nas suas dez primeiras edições, o “Vem Louvar Verão” contou com a participação de bandas do Estado e de vários ministérios de expressão nacional, como Carlinhos Felix, David Quinlan e Nívea Soares. “Nascido no coração de Deus, com o objetivo de promover comunhão, integração e evangelização, o ‘Vem Louvar’ continua sendo um belo palco para o louvor, para a dança e para a produção de transformadores testemunhos”, comenta o coordenador geral, Paulo Sérgio dos Santos.
Segundo ele, o “Vem Louvar Verão” é um projeto dirigido à família em geral. “Durante as dez edições anteriores, fomos tendo, cada vez mais, a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o que mostra a amplitude do evento”, enfatiza. Na visão de Paulo Sérgio, a iniciativa segue sendo uma belíssima opção para os evangélicos, “mas, também, para todos aqueles que gostam de ouvir a Palavra de Deus, um testemunho ou um belo louvor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *