PREFEITURA MUNICIPALDE ILHÉUS

Ilhéus comemora a publicação do edital para elaboração do projeto da nova ponte

Ilhéus cria Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

Mutirão de serviços prepara Olivença para a alta estação

Abrigo Renascer promove festa de Natal para as crianças

Ilhéus comemora a publicação do edital para elaboração do projeto da nova ponte

A publicação do edital para a contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal significa, na avaliação do prefeito Newton Lima, um importante passo para que essa obra, fruto de uma antiga reivindicação dos ilheenses, possa de fato se tornar realidade. Newton Lima foi informado sobre a publicação do edital pelo próprio governador da Bahia, Jaques Wagner, na última terça-feira (22), quando estava em Salvador reivindicando obras e melhorias para a cidade. Ao saber da notícia o prefeito comemorou e disse que sempre confiou na promessa feita por Wagner durante a campanha eleitoral, no ano passado.

Orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, a nova ponte Ilhéus-Pontal terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte, nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao  nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal. 

A publicação do edital, segundo Newton Lima, é apenas o começo de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que será responsável pelo pleno desenvolvimento de Ilhéus. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”, declarou.

Newton Lima lembra que a construção da ponte foi reafirmada pelo governador Jaques Wagner durante a realização do Festival do Chocolate, em julho passado. “Essa é mais uma demonstração de que a ponte, uma das maiores reivindicações dos ilheenses, não seria apenas uma promessa de campanha. O que era apenas um sonho, agora passa a ser uma realidade”, ressalta o prefeito.

Segundo Newton Lima, a segunda ponte ligando o centro à zona sul da cidade é um dos mais importantes vetores de desenvolvimento de Ilhéus, já que a zona sul é um dos setores da cidade que mais vem recebendo investimentos imobiliários. “Além disso, é uma importante via de acesso ao aeroporto e outras cidades turísticas do litoral Sul”, pontuou. as de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima.

Para o deputado federal Josias Gomes, existe um compromisso assumido pelos governos do Estado e Federal em alocar recursos – sobretudo em infraestrutura – no desenvolvimento de Ilhéus, no sentido de proporcionar melhores condições de vida à população. “Como a iniciativa privada está investindo maciçamente em Ilhéus, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, os governos do Estado e Federal estão fazendo sua parte, no sentido de garantir emprego, obras e serviços que assegurem uma vida digna aos ilheenses”, concluiu o deputado.

 

Ilhéus cria Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

Preocupada em promover o estímulo e o fortalecimento da produção rural por meio de ações pautadas pelo desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Ilhéus criou o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. A iniciativa tem como foco as áreas rurais localizadas próximas aos locais onde está previsto a implantação de grandes investimentos por parte do governo federal e iniciativa privada, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul. Entretanto, as ações do Plano serão estendidas para toda zona rural.

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, em Brasília, no mês passado, o prefeito Newton Lima e o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, externaram a preocupação do município em criar mecanismos que estimulem o produtor rural a permanecer no campo. Na opinião do prefeito Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços. “Desta forma é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento na zona rural que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo”, ressaltou.

O município se comprometeu em manter um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município, e elaborar e ingressar com um projeto no Portal de Convênios do Governo Federal (Sincov), com o objetivo de ampliar a frota de veículos e máquinas destinados à manutenção das estradas no interior do município.

Elaboração de propostas – Após o encontro com o ministro, o governo municipal iniciou uma série de debates entre representantes da prefeitura, Ceplac, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Banco do Nordeste, técnicos em agropecuária, entre outros órgãos. Os encontros culminaram com a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e de acordo com o secretário Murilo Santos, será a escolha de uma área localizada no entrono do complexo Intermodal Porto Sul para servir de projeto piloto.

O local escolhido será ainda foco de uma visita dos representantes da comissão e do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilian Sanches, que foi convidado pelo secretário Murilo Brito para conhecr a iniciativa in loco. “A Venezuela é referência na produção agrícola e na adoção de técnicas modernas no cultivo de cacau, dendê, entre outros produtos e já demonstrou interesse em realizar possíveis parcerias, visitas de intercâmbio e de conhecimento técnico”, afirmou Murilo Brito. Outro objetivo da comissão que coordena as ações do Plano é a realização da Feira de Agricultura Familiar, que terá o intuito de reunir, promover e fortalecer a produção agrícola local, e deve contar com novas instituições como parceiras do projeto.

 

Mutirão de serviços prepara Olivença para a alta estação

Com o objetivo de preparar a Estância Hidromineral de Olivença para o Reveillon e, principalmente, para a chegada da alta estação, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou no último sábado (17) um grande mutirão de serviços de melhoria na localidade. A ação, que visa organizar ainda mais a Estância, beneficiando moradores e visitantes, inclui a execução de roçagem, capinagem, poda de árvores e pintura de meios-fios, entre várias outras intervenções.

Além de um grande movimento de turistas na alta estação, realidade que contribui para o aumento da ocupação de hotéis e pousadas, bem como para o incremento da freqüência de cabanas de praia, o réveillon é um dos mais tradicionais eventos locais. A exemplo dos anos anteriores, mais uma vez, a Estância contará com várias festas de virada de ano tanto nos hotéis, quanto nas cabanas. Um dos destaques é o Réveillon 2011/2012 do Batuba Beach, que comemorará a passagem de ano com as bandas Psirico e Cheiro de Amor. Antes, o complexo de lazer terá Jau e Paula Fernandes, no dia 28; Cláudia Leitte e Trio da Huanna, dia 29; e Tomate e Timbalada, dia 30 deste mês.

Para garantir a segurança e a tranquilidade de nativos e turistas, o comandante da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar da Zona Sul de Ilhéus, Major Perdiz, se reuniu na quarta-feira (21) com várias autoridades ligadas ao setor para finalizar os últimos detalhes do trabalho. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, capitão Marcelo Barreto, o capitão do 5º GBM, Alex Ricardo Fonseca, o capitão Aguiar, da Companhia Rodoviária, a titular da Delegacia de Proteção ao Turismo, Adriana Peternostri, o administrador de Olivença, Carlos Alberto, a representante da Secretaria de Saúde, Alexandra Brandão, o representante da São Miguel, Josemir Sobrinho, e o representante do Sindtaxi, Francisco Santos, entre outros.

Durante o encontro, ficou definido o papel de cada instituição para que o final de ano transcorra de forma tranquila. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito vão realizar, em conjunto, blitz com a utilização de bafômetros. A idéia é que Olivença conte com um planejamento especial, no qual, os taxistas atuem em um local especifico e bem sinalizado. Além da criação de um estacionamento iluminado e sinalizado, as barracas e os ambulantes serão fiscalizados. Será montado ainda um posto de atendimento para primeiros socorros e pequenas lesões pela Secretária de Saúde que ficará ao lado do posto da Polícia, além de uma ambulância para encaminhar os casos mais graves ao Hospital Geral Luis Viana Filho.

Olivença – Localizada a 16 quilômetros da sede, a Estância Hidromineral de Olivença é um dos mais importantes pontos turísticos de Ilhéus. Balneário localizado à beira mar, é muito procurado por ilheenses e visitantes durante todo o ano. A Estância conta com pousadas, bares e com o famoso balneário de Tororomba, dotado de piscina pública para adultos e crianças e do tradicional “véu de noiva”, uma cortina artificial de água que é excelente para tirar o sal depois da praia. A localidade também possui parque hoteleiro com considerável número de leitos e uma importante festa cultural: a Puxada do Mastro, uma mistura de ritual indígena e cristão, realizada há muitos anos no mês de janeiro, durante os festejos realizados em homenagem a São Sebastião.

Abrigo Renascer promove festa de Natal para as crianças

O Abrigo Renascer realizou na última quarta-feira (21) uma festa de Natal para as crianças que lá residem. Com a presença de Papai Noel e distribuição de doces, as crianças puderam brincar, fazer apresentações de teatro e música. A festa teve apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Conselho Tutelar, entidades assistenciais e voluntários.

A equipe do abrigo é formada por três psicólogos e dois assistentes sociais, além de 18 profissionais que reforçam o cuidado que essas crianças precisam ter. Localizado na avenida Princesa Isabel, nº 1554, em Ilhéus, o abrigo, funciona desde 2006 e conta hoje com cerca de 22 crianças e adolescentes que utilizam dos seus serviços.

Essa atividade está cumprindo com o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde diz que “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

A secretaria trabalha sempre de acordo com as normas estabelecidas pelo sistema Único da Assistência Social (Suas). É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Ari Santos, a causa dessas crianças deve ser abraçada por toda comunidade e a realização de atividades lúdicas como estas, alivia um pouco da difícil realidade que essas crianças vivem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *