UESC participa de encontro e discute metas para projeto CID na região do Mercosul

A professora Mônica de Moura Pires, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, participou, nos dias 05 e 06 de dezembro, em Mendonza, Argentina, do “Encuentro Región MERCOSUR”. O evento realizado pela Fondazione CRUI (Conselho de Reitores das Universidades Italianas) teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os parceiros do projeto CID (Conocimiento, Inclusión e Desarrollo), na área do MERCOSUL, sobre as atividades e ações desenvolvidas durante o ano de 2011 e definir as metas para o ano de 2012.

A UESC é a única representante brasileira a fazer parte desse consórcio e a participação é uma iniciativa pioneira no processo de internacionalização da Universidade. O CID/UESC tem a coordenação científica da Professora Mônica Pires e coordenação administrativa da Professora Zelina Beato. Além do Brasil, participaram do Encontro representantes de universidades parceiras de quatro países que debateram sobre a importância da formação de redes universitárias para a promoção de desenvolvimento socioeconômico e transferência de conhecimento.

Objetivos

O CID tem como objetivos específicos divulgar um modelo de coesão social e territorial visando identificar e desenvolver intervenções educativas adequadas, bem como unir o contexto territorial de tal modelo de consulta ao sistema de governo das universidades, a fim de assegurar uma ligação constante entre território, economia, sociedade e universidade. Melhorar as políticas de desenvolvimento local e a coesão social através da introdução de ferramentas para desenvolvimento de habilidades e adaptação às exigências da competitividade das empresas através da parceria com os PACs como um modelo sistêmico de programação de ofertas.

Realizar, no âmbito do PAC, intervenções educativas relacionadas às características dos grupos alvo e sistemas de alternância universidade, família e trabalho e promover também as políticas de igualdade de oportunidades no território. Ajudar a construir uma concorrência saudável e benéfica entre as instituições do ensino superior na América Latina e na EU, assim como uma comunidade de aprendizagem e de trabalho capaz de trabalhar com temas e instrumentos para melhorar as políticas de coesão social na ALC e fomentar o desenvolvimento da economia e conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *