PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Obras do bairro Nossa Senhora da Vitória vão ser retomadas em fevereiro de 2012

  Médicos e Enfermeiros participam de seminário sobre Saúde da Mulher

Prefeito assina escritura de doação de terreno para escola estadual

Jovens do Peti encerram ano letivo com atividades culturais

Ilhéus recebe a exposição “Rodin Itinerante”

Projeto promove o plantio de mudas na sede e na zona rural de Ilhéus

Obras do bairro Nossa Senhora da Vitória vão ser retomadas em fevereiro de 2012

A partir de fevereiro de 2012 as obras de drenagem pluvial, pavimentação e urbanização do bairro Nossa Senhora da Vitória, situado na zona sul de Ilhéus, vão ser retomadas, conforme afirmou o superintendente de Obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Luiz Jean Kins. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (13), durante reunião com os moradores da localidade, que contou com a presença do prefeito Newton Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), dos secretários Paulo Goulart (Infraestrutura) e Jorge Bahia (Planejamento, Indústria e Comércio), e representantes da associação de moradores.

Na oportunidade, o superintendente de Obras da Conder garantiu que o processo licitatório tão logo será retomado, uma vez que o projeto está aprovado e já se encontra em poder de técnicos da Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro das obras do bairro, assim como a Embasa, que cuidará da implantação dos serviços da rede de esgoto e de água potável. Luiz Jean Kins explicou que a verba é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e que a outra parte dos recursos é oriunda do Governo do Estado da Bahia.

Por sua vez, o prefeito Newton Lima afirmou que as obras foram paralisadas por conta de alguns entraves causados pela empresa responsável pelos serviços, ressaltando que agora o problema será superado, com a presença em Ilhéus de técnicos da Conder. O prefeito lembrou que a partir de fevereiro de 2008 esteve na sede da instituição, em Salvador, para buscar informações acerca da sua suspensão e ao mesmo tempo solicitar celeridade das obras. Newton Lima contou que desde aquela época vem lutando para o seu reinício, que sempre é objeto de cobrança de melhoria em saneamento e infraestrutura por parte dos moradores do bairro.

Já o vereador Edivaldo Nascimento – um dos moradores do bairro – disse que a obra é de vital importância para principalmente quem mora no alto Nossa Senhora da Vitória que tem locomoção limitada, sobretudo para encaminhar doentes, idosos ou pessoas portadoras de necessidades especiais às unidades de saúde do município. Segundo ele, a situação torna-se difícil quando ocorre intensa chuva na região ou durante a noite.

 

Médicos e Enfermeiros participam de seminário sobre Saúde da Mulher

A Secretaria da Saúde de Ilhéus, através do departamento de Atenção Básica, reuniu nesta quarta-feira (14), médicos e enfermeiros da rede municipal da saúde para o primeiro Seminário Saúde da Mulher. O evento teve início às 8 horas, no auditório da Justiça Federal, no centro da cidade. A palestras relacionadas a temática foram ministradas por profissionais que atuam no Centro de Referência de Saúde da Mulher, em Ilhéus.

As palestras dadas durante a manhã trataram sobre Assistência ao Pré-natal de Alto Risco e Referência e Contra Referência do Pré-natal de Alto Risco, com a obstetra Márcia Quadros; Critérios de Encaminhamento à Maternidade, com a enfermeira obstetra Daiane Silveira; e conhecendo a Rede Cegonha, com a enfermeira Cecília Alves.

À tarde os temas foram: Prevenção e Controle do Câncer de Colo de Útero, com o ginecologista Carlos Lira; Método de Coleta do Exame Preventivo de Colo de Útero, coma enfermeira Andréa Vivas; Propedêutica do Câncer de Mama, com o mastologista José Slaib; e Definição dos Fluxos para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, com as enfermeiras Daniela Pereira e Andréa Silva.

Segundo a coordenadora dos Serviços de Saúde da Mulher no município, Cecília Alves, o seminário tem como objetivo realizar uma sensibilização para médicos e enfermeiros sobre o tema, ampliando e divulgando o conhecimento sobre o Centro, o que facilita os encaminhamentos por parte das unidades e, consequentemente, melhora a qualidade do atendimento. A demanda de atendimento do Centro funciona via encaminhamento das Unidades Básicas e de Saúde da Família dos casos mais graves e complexos.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher possui especialidades como Ginecologia e Obstetrícia, Ginecologia Oncológica, Mastologia, além de equipe composta por enfermeiros, nutricionista e psicólogo. O centro funciona desde outubro de 2011 para atendimentos a pré-natal de alto risco e prevenção e controle de câncer de mama e de colo de útero. O Centro funciona no bairro Cidade Nova, na rua Major Homem Del Rey, antigo Cemae.

 

Prefeito assina escritura de doação de terreno para escola estadual

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus realiza nesta quarta-feira (14) a na sexta-feira (16), uma série de atividades para os grupos de convivência que participam das reuniões e atividades propostas pelo Cras. Na manhã desta quarta-feira os participantes assistiram à palestra com assistentes sociais do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), acerca das questões relacionadas ao auxílio-doença, auxilio-acidente, aposentadoria e pensão. Na parte da tarde, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II promoveram uma confraternização de Natal na sede do Cras.

Na sexta-feira (16), pela manhã, o Cras, em parceria com o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro vai realizar um café da manhã como encerramento das atividades de 2011 para os idosos que participam dos grupos de convivência. Durante a tarde, haverá a confraternização para o grupo de gestantes que frequentam e recebem as orientações do Cras.

Segundo o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Santos Silva, o Cras é a “porta de entrada” para os serviços prestados pela secretaria e oferece serviços de orientação e proteção básica em áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras, localizadas nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Barra, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.

Além da oferta de serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

De acordo com Talita Gila, coordenadora do Cras do Nossa Senhora da Vitória, a parceria com outros programas e projetos traz benefícios para a população, garantindo a os direitos e deveres como cidadãos. Ainda segundo ela, “a integração com a própria rede de assistência social e saúde no bairro, estimula e auxilia a população a procurar os serviços ofertados pelo CRAS”.

 

Jovens do Peti encerram ano letivo com atividades culturais

Diversas atividades culturais marcam o encerramento do ano letivo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O evento será realizado no dia 16 deste mês, no Clube Social de Ilhéus, com início previsto para as 9h30min. Na pauta, consta de dramatização focada na literatura de cordel, dinâmica sobre a catequização dos índios pelos jesuítas e alerta para a importância da água como fonte de vida. Para o encerramento, programado para as 13 horas, tem ainda desfile de beleza negra, com a participação de jovens de 6 a 11 anos e de 12 a 15 anos de idade.

As integrantes da coordenação, Rosana Muniz e Márcia Filgueiras, destacam que o secretário Ari Silva dos Santos decidiu incluir na programação grupos de dança formados por crianças e adolescentes do Peti, assim como parte da banda afro Mini Congo que fará evoluções de expressão corporal. Segundo elas, na confraternização cada participante do evento irá receber brinde como reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles nas atividades do programa.

São 18 unidades – Com 18 núcleos instalados nas zonas urbana e rural, as unidades do Peti em Ilhéus são mantidas com verbas enviadas por meio de convênios firmados com o governo Dilma. O objetivo de cada um é retirar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade do trabalho infantil, sob a organização da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

 

Ilhéus recebe a exposição “Rodin Itinerante”

A partir desta quinta-feira (15) o Palacete das Artes Rodin Bahia inaugura, no Teatro Municipal de Ilhéus, a exposição Rodin Itinerante. Em sua quinta edição, o evento será aberto às 19 horas e segue até o dia 15 de janeiro. A exposição itinerante de Auguste Rodin é aberta gratuitamente ao público e já foi visitada por milhares de pessoas nos municípios de Santo Amaro, Porto Seguro, Feira de Santana e Itabuna. Em 2012, ela prossegue com uma nova edição entre meados de janeiro e fevereiro, em Maragogipe.

O Projeto, desenvolvido pelo Palacete das Artes Rodin Bahia, faz parte do programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Bahia. A mostra tem o objetivo de promover um diálogo constante de arte e cultura com a população do interior, através de atividades culturais e sócio–educativas desenvolvidas com as escolas, centros culturais e universidades de cada município, desta vez tendo como base a arte do maior escultor francês de todos os tempos.

Na exposição itinerante são expostos 30 painéis em fotos plotadas das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas “O Pensador”, “Eva”, “Homem que Anda”, “Avareza e Luxúria”, “O Beijo”, “A Meditação”, “A Mártir”, produzidas pelos fotógrafos Solange Rossini, Adam Rezpka, Jean de Calan, Nelson Kon e Roberto Nascimento.

Mais sobre Auguste Rodin – René-François-Auguste Rodin foi um importante escultor francês, cuja obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo. Nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840 e faleceu em Meudon em 17 de novembro de 1917. Desde criança demonstrou grande interesse por esculturas. Aos 18 anos de idade, começou a trabalhar como modelador e ornamentista e especializou-se na elaboração de esculturas em bronze.

Na década de 1880, Rodin criou quatro das suas mais famosas esculturas: “O Pensador” (1880), ”O Beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O Filho Pródigo” (1889). Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

 

Projeto promove o plantio de mudas na sede e na zona rural de Ilhéus

Dando continuidade ao projeto “Solidariedade e Cidadania: Uma Revolução Socioambiental”, a Central de Associações Comunitárias de Ilhéus (Ceac) promoveu no último final de semana, no bairro Nelson Costa e nos distritos de Japu e Maria Jape, o plantio de mudas de açaí, cacau, cupuaçu, goiaba e graviola, além de espécies ameaçadas de extinção, como Ipê, Pau Brasil e Jacarandá-Da-Baía. De acordo com o presidente da Ceac, Celso da Silva, o trabalho conta com o apoio de estudantes, educadores, assistentes sociais, líderes comunitários de várias associações e pequenos produtores familiares ligados a diversos assentamentos de reforma agrária estabelecidos no município de Ilhéus.

Celso da Silva informa que a Ceac pretende realizar o plantio dessas espécies em diversas outras localidades, como Hernani Sá, Teotônio Vilela, Salobrinho, Malhado, Barra de Itaípe, Conquista, alto do Basílio, Japu, Couto, Inema, Aritaguá e Pimenteira, alcançando cerca de 10 mil famílias. “É importante salientar que esta iniciativa, de grande responsabilidade socioambiental, está ganhando a simpatia de pequenos comerciantes da cidade, que seguem se colocando à disposição para a doação de mudas e, até mesmo, para o financiamento de premiações mensais para as famílias que realizarem plantios, viabilizando, com isso, a multiplicação desta atividade de cidadania”, enfatiza Celso.

Durante o plantio, as famílias são orientadas sobre seus direitos sociais, bem como sobre suas responsabilidades com a preservação do meio ambiente e com o controle das doenças endêmicas e parasitárias, especialmente a dengue. “Com os quintais produtivos, as famílias, principalmente as de baixa renda, recebem um reforço nutritivo de vitaminas, através da introdução, nas suas dietas, das frutas produzidas em seus sítios e quintais”, esclarece Celso da Silva. O presidente da Ceac informa ainda que o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), efetuou uma doação para o Projeto “Solidariedade e Cidadania: Uma Revolução Socioambiental” de cerca de vinte mil mudas (sendo que, destas, 10 mil já foram plantadas). “No período de cinco anos, pretendemos plantar 1 milhão de mudas no Sul da Bahia. Só em Ilhéus serão 100 mil”, espera Celso.

Curso – Está programada para o dia 22 de dezembro, a partir das 18 horas, na Câmara Municipal de Ilhéus, a entrega dos certificados de conclusão do curso de conscientização comunitária “Globalizando a Cidadania”, com foco especial na “Formação Política para a Mulher”. O referido curso, que contou com inúmeras palestras, foi iniciado em setembro de 2010 e concluído em outubro deste ano. Entre as palestras realizadas, “Direitos Fundamentais e Garantias Constitucionais”, com a juíza federal Karina Carlos Rhen da Silva; “Relações de Consumo do Direito do Consumidor”, com o advogado Fábio Santos; “Direito Político e Privado”, com o advogado Sanzio Peixoto; “A Câmara Municipal e o Papel do Vereador”, com o presidente da Ceac, Celso da Silva, e “O Município e a Seguridade Social”, com o coordenador do Setor de Convênios da PMI, Carlos Moraes. O curso de conscientização foi coordenado pela professora Mônica Campos, assessorada pelas assistentes sociais Hilda Sobrinho, Maria do Carmo e Eliene Marques, todas da Seac.

 

Um comentário em “PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *