O secretário do Meio Ambiente, Harildon Machado Ferreira, é o novo presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) do Município. Harildon substitui José Nazal Pacheco Soub, que ficou a frente da entidade por dois anos, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus. A eleição, que aconteceu no auditório da Fundação Cultural (Fundaci), durante a última reunião ordinária da entidade, contou com a participação de 18 instituições. Além de Harildon Machado Ferreira, a eleição também consagrou como novo vice-presidente o representante da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Cid Edson Lima Póvoas.
No seu pronunciamento de despedida, José Nazal Pacheco Soub fez um breve balanço de seus dois mandatos consecutivos, destacando a realização, no ano passado, do Seminário “O Meio Ambiente e a Integração Social”. O evento, lembrou o ex-presidente, contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, além de diversas autoridades, personalidades e técnicos ligados ao segmento.
Outras ações destacadas por José Nazal, durante a sua gestão, incluem o lançamento de seis edições do Projeto Eco Kids, a participação no “Seminário Integrador do Ministério Público Estadual e os Objetivos do Milênio” e a aprovação do Código Ambiental de Ilhéus, que se encontra em regulamentação. Na visão dele, esta ação permitiu ao município a regularização de sua situação perante o Estado, que homologou o licenciamento pleno dos empreendimentos dentro da competência municipal. Na oportunidade, o ex-presidente do Condema agradeceu a confiança de todos, fazendo, na sequência, a entrega dos certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos conselheiros que tiveram participação acima de dois terços nas 21 reuniões realizadas em 2011.
Licenciamentos – Durante a reunião, foram analisados os processos de licenciamento ambiental de projetos da Cicon Construtora e de Jamildo Conserva, tendo sido ambos aprovados após discussões e sugestões aos pareceres apresentados. O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus, que possui 21 conselheiros, aprovou o calendário de reuniões para 2012 e volta a se reunir no dia 16 de janeiro vindouro.
O novo presidente do Condema, Harildo Ferreira, é graduado em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, onde também possui mestrado em Zoologia. Antes de ser nomeado secretário do Meio Ambiente, trabalhou em projetos de conservação ambiental e ocupou, na própria Secretaria, a Coordenação de Licenciamento Ambiental.
Condema – Criado nos termos da Lei nº 2.853, de 11 de maio de 2000, o Condema é um órgão deliberativo e formulador da política municipal de meio ambiente, nas áreas da preservação, conservação e recuperação ambiental. O órgão integra os sistemas Nacional e Estadual de Meio Ambiente, com o apoio dos serviços administrativos da Prefeitura de Ilhéus.