Prefeito inaugura decoração de natal e iluminação das ruas de Ilhéus
Para secretário parceria entre Prefeitura e Ifba é positiva
Saúde elabora Plano de Contingência para combate a dengue em Ilhéus
Evento da Uesc abrirá o ano de corridas em Ilhéus
I Copa Gabriela de Futebol Feminino começa neste domingo
Instituto Planeta dos bichos faz balanço positivo de feiras e pede mais apoio da população
Prefeito inaugura decoração de natal e iluminação das ruas de Ilhéus
Ilhéus já está em clima de natal. O prefeito Newton Lima inaugurou na noite da última quinta-feira (8) a nova decoração da cidade para comemorar uma das mais importantes festas do ano. Na decoração do centro da cidade, que foi concebida pelos técnicos da prefeitura, foram utilizados 8 mil metros de mangueiras de iluminação com leds, colocadas em 240 árvores das ruas e praças. Além disso, foram ornamentadas com as lâmpadas as árvores das avenidas Soares Lopes, no centro, e Lomanto Júnior, no bairro do Pontal, valorizando os principais pontos turísticos e dando um aspecto todo especial à cidade.
Nos calçadões e demais ruas do centro foram colocadas 200 estrelas e 40 árvores de Natal confeccionadas através de adorno em palmeiras. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano também decorou importantes áreas comerciais dos bairros, como a avenida Lotus, no bairro Nelson Costa. Na zona sul, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, a decoração utilizada foi a mesma que adornava o centro da cidade nos anos anteriores, mas que foi montada com uma nova concepção artística.
Ao inaugurar a decoração de Natal, o prefeito Newton Lima informou que essa iniciativa da prefeitura tem como principal objetivo criar o clima natalino na cidade, incentivando os consumidores a fazer as compras no comércio de Ilhéus. Ele explicou que a decoração, comemorando uma das datas mais significativas do ano, também vai deixar a cidade mais bonita para os ilheenses e turistas nesse período de festas, quando o município recebe milhares de visitantes. Já o secretário Gerson Marques falou das dificuldades e dos desafios para realizar a decoração do centro e dos bairros, que antes era feita pelas entidades do comércio, mas graças ao esforço conjunto do governo municipal e dos servidores foi possível iluminar e garantir o clima de natal em Ilhéus.
O prefeito Newton Lima também autorizou a pintura externa e melhorias no Palácio Paranaguá, sede do governo municipal. O prédio está recebendo uma nova pintura, conservando as linhas originais, que está sendo realçada com a colocação de lâmpadas da decoração de natal. Além da pintura, conservando as cores anteriores e destacando os detalhes do antigo prédio, o prefeito autorizou a realização de reparos no telhado e outros serviços que garantirão uma melhor conservação da sede da Prefeitura de Ilhéus.
Para secretário parceria entre Prefeitura e Ifba é positiva
O secretário Municipal da Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Marcelo Barreto, ressalta que a parceria firmada entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ifba contribuiu decisivamente para a implantação de novos cursos técnicos na região. Ainda esta semana, a reitora do Ifba, Aurina Santana, e o diretor-geral do Campus de Ilhéus, José Roberto, se reuniram com os professores e alunos matriculados para esclarecer dúvidas sobre o início das aulas.
Segundo Marcelo Barreto, para a implantação desse importante equipamento Município de Ilhéus doou uma área de 40 mil metros quadrados para a construção do prédio, além de instalar toda a iluminação em volta do campus, arcando com os custos da aquisição de postes, fios e lâmpadas, além da mão-de-obra. “Agora, resta apenas a colocação das placas de sinalização e a implantação de quebra-molas”, diz o secretário da Segurança, Transporte e Trânsito.
Assegura, Marcelo Barreto, que a Prefeitura de Ilhéus está em dia com suas obrigações assumidas com o Ifba, e que não procede as notícias veiculadas em alguns veículos de comunicação de que a Prefeitura estaria atrasando a colocação dos quebra-molas. “Somente às 17 horas desta quarta-feira (7) recebemos a autorização do Derba para a intervenção na BR-415”, diz o secretário.
Nesta segunda-feira (12), a Secretária da Segurança, Transporte e Trânsito inicia a colocação das placas de sinalização, considerada como pré-requisito para a colocação de quebra-molas em qualquer rodovia. “Temos que obedecer a legislação, que somente permite a colocação de quebra-molas numa rodovia federal ou estadual após 20 dias de implantada a sinalização”, observou Marcelo Barreto.
Saúde elabora Plano de Contingência para combate a dengue em Ilhéus
Diretores de departamento e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus se reuniram na tarde de quinta-feira (8) para mais uma etapa da construção do Plano de Contingência para enfrentamento da epidemia de dengue. Participaram da reunião o secretário da Saúde, Alexandre Simões, além de representantes da Secretaria de Serviços Urbanos, do Hospital Regional e da 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde). Na oportunidade do encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria, foram discutidos e apresentados os projetos elaborados por cada setor.
O plano de Contingência indica a estrutura organizacional e de apoio planejada pela Secretaria da Saúde do município para o caso de uma situação de epidemia. Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, a elaboração desse projeto envolve todos os departamentos porque foi elaborado um plano de ação para a epidemia de acordo com o nível assistencial, que abrange a atenção básica, apoio diagnóstico, necessidade de internação hospitalar, necessidades de leitos de UTI e estratégias de mobilização e divulgação.
Após a construção do plano de contingência, elaborado pelo desencadeamento das ações propostas de acordo com as áreas e seus componentes de atuação, ele deverá ser submetido, aprovado e publicado pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), para que posteriormente possa ser apresentado à população. Além disso, o plano de contingência é uma das exigências feitas pelo Ministério da Saúde para o envio de um aporte financeiro para auxilio e implantação de novas ações.
Segundo a portaria de nº 2.557 do Ministério da Saúde, será realizada uma assistência financeira aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Ilhéus é um desses municípios prioritários, estando apto a receber o repasse, após a elaboração e entrega do plano de contingência. A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e de acordo com os casos notificados pela Vigilância Epidemiológica do município, há iminente risco de epidemia, justificando assim a relevância da elaboração deste plano de ação.
Faxinaço- O departamento de Vigilância a Saúde e da coordenação de endemias continuam realizando ações com o objetivo de combater a situação da dengue no município. Uma dessas ações é o processo de mobilização nos bairros com altos índices de infestação, realizando atividades como faxinaços, com o intuito de combater o vetor da doença. Neste sábado (10), será o realizado um faxinaço no Salobrinho, bairro em Ilhéus com maior índice de infestação predial, 19,9%.
Os agentes de endemia distribuíram, sexta-feira (9), para os moradores, centenas de sacos de lixos, que serão recolhidos no sábado durante o mutirão. Segundo a equipe da Vigilância a Saúde, a ação terá uma cobertura de 2.400 imóveis e está sendo articulada em parceria com o Conselho local de saúde. Realizarão mutirões de limpeza até o final de mês de dezembro os bairros: Alto do Coqueiro, Alto do Carvalho, Nelson Costa, Basílio, Princesa Isabel, Novo Vilela e Ilhéus II.
Evento da Uesc abrirá o ano de corridas em Ilhéus
Um evento anual da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediada no Salobrinho, zona oeste da cidade, abrirá no próximo dia 14 de janeiro o calendário de corridas de ruas de Ilhéus. Com cinco quilômetros a serem percorridos dentro do próprio campus da instituição, a corrida vem contando, ano após ano, com a adesão de corredores de todo o Sul da Bahia. A iniciativa, já consolidada no calendário esportivo do município, faz parte de disciplina que trata do conhecimento sobre Administração Esportiva.
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, que também é professor da Uesc, considera importante o alinhamento da Administração com a Universidade. “Trata-se de uma parceria importante. A corrida de rua da Uesc já tem tradição e conta com a participação dedicada dos alunos da Universidade, que são avaliados durante o evento. Consequentemente, isto se reflete na organização da prova, que vem sendo acima da média. Quero participar como corredor desta vez”, disse Alberto.
Diversamente do que ocorre com a grande maioria das provas desta modalidade, a Universidade Estadual de Santa Cruz realiza suas corridas de rua aos sábados. “Por isso, todos devem ficar atentos ao dia da largada”, chama atenção Alberto Kruschewsky, acrescentando que o evento é apenas o início de um atraente e extenso calendário de grandes promoções esportivas.
I Copa Gabriela de Futebol Feminino começa neste domingo
A I Copa Gabriela de Futebol Feminino de Ilhéus, promovida pela Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desportos e com o apoio da Prefeitura Municipal, terá início neste domingo (11), às 16 horas, no Estádio Mário Pessoa, com a partida entre os times do Salobrinho e o Real Madri. Em seguida, às 18 horas, entram em campo as equipes do Atlântico e do São José. Para o dia 17 de dezembro já estão programadas as partidas entre Ilhéus II e Ponta do Ramo, às 16 horas, e Paulista contra o Nossa Senhora da Vitória, às 18 horas.
De acordo com o regulamento elaborado pela Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desportos, a competição foi dividida em dois grupos. No grupo A estão os times do Atlântico, Real Madri, Paulista e Ponta do Ramo. Já o grupo B é formado pelas equipes do Salobrinho, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória e São José. Pela regra, um grupo enfrentará o outro, passando para a próxima fase da competição os dois primeiros colocados de cada um, formando o quadrangular que disputará a final da I Copa Gabriela de Futebol Feminino.
O regulamento da competição foi decidido em reunião realizada na última segunda-feira (5), contando com a participação de dirigentes da Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desportos e representantes dos times que participam do torneio, onde foram discutidos os grupos e os detalhes da Copa. Na oportunidade, foram distribuídos aos times kits contendo 35 camisas do evento e ainda uma bola de futebol de campo. Também foram apresentados aos times os troféus e medalhas para os quatro primeiros colocados.
A Liga Ilheense de Futebol Feminino e Desportos, responsável pela competição, tem como presidente Carlos Augusto; vice-presidente a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos; diretor de Esportes Néo Bastos; diretora financeira, Daniela Freitas; diretora social, Nádia Argolo e presidente do conselho deliberativo, Almerindo Martins. O presidente de honra da Liga é Carlos Massarolo.
Já a I Copa Gabriela de Futebol Feminino conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Governo, Educação e Superintendência de Esportes, Câmara de Dirigentes Lojistas, Café Mascote e empresa Esporte Lazer.
Instituto Planeta dos bichos faz balanço positivo de feiras e pede mais apoio da população
Fundado em 2007, com o intuito de ajudar cães e gatos abandonados a encontrar um novo lar, além de conscientizar a população visando evitar situações de maus tratos, o Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos é uma entidade de utilidade pública que ajudando a diminuir o sofrimento desses animais em Ilhéus e aproximando-os de novos donos.
Este ano, uma das ações promovidas pela entidade foi a Feira de Adoção, que devido a grande procura por animais foi realizada em quatro edições. Ao todo, foram doados 60 animais, entre cães e gatos, porém muitos ainda aguardam por um lar. Atualmente, a entidade não possui sede própria e por isso os animais que se encontram disponíveis para a adoção recebem moradia, alimentação e demais cuidados na casa da diretora da instituição, Maria Conceição dos Reis. “Necessitamos de doações para a aquisição de uma sede própria, que, com certeza, será um local mais apropriado para cuidar dos animais”, apela.
A entidade sobrevive de doações e Maria Conceição aproveita para sensibilizara população ilheense. “Precisamos de pessoas que possam fazer um trabalho voluntário, ou queiram abrigá-los em lares provisórios, e de doações que podem ser tanto de ração, remédios ou de vitaminas ou em dinheiro”. Contribuições podem ser depositadas na agência 3519-0 do banco Bradesco, conta 0035292-6 (Instituto de Proteção Animal Proteção dos Bichos). Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3086-0690 ou 8808-3285.
Outra solicitação feita por Maria Conceição é para que os proprietários não abandonem seus animais. “Com a convivência cães e gatos passam a ter carinho e confiança em seus donos. Após o abandono, eles ficam tristes, muitos adquirem doença e até morrem. Por isso é necessário uma reflexão bastante consciente antes de adotar ou adquirir um animal”, acentua.
As ações realizadas pelo Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos contam com apoio das Lojas Plasvet, Dog e Cia; das empresas de ração Pedigree, Bomguy e Nutriave; e dasempresas de vermífugos Ouro Fino e Basken, além do apoio de veterinários e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus.