PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Árvores das praças são podadas e vão receber decoração de Natal

Bairro Nossa Senhora da Vitória será pólo de uma usina cultural

Operação tapa-buracos é iniciada em Ilhéus

Assistência Social convoca cadastrados do Benefício de Prestação Continuada

Saúde realizará faxinaços pra combate a dengue em Ilhéus

Várias atividades marcaram I Semana da Família do Centro Educativo Fé e Alegria

Árvores das praças são podadas e vão receber decoração de Natal

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus iniciou, domingo (27), o serviço de poda das árvores localizadas nas praças do centro da cidade. O trabalho, além de atender aos requisitos agronômicos e biológicos, também tem o objetivo de proporcionar segurança aos frequentadores das diversas praças da cidade. Assim que o trabalho for sendo concluído, cada um desses equipamentos públicos receberá as peças de decoração natalina.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, nesta terça-feira (29) os prepostos da sua secretaria iniciaram a montagem da decoração natalina nas praças onde o serviço de poda foi realizado e a apresentação e inauguração está prevista para às 18 horas de sexta-feira (2). “Neste horário, o prefeito Newton Lima irá acionar o sistema de iluminação, o que dará um aspecto todo especial ao centro da cidade”, informa.

Na decoração do centro da cidade, que foi concebida pelos técnicos da Prefeitura, no que concerne à parte feérica, estão sendo utilizados oito mil metros de mangueira de iluminação com leds, que serão colocadas nas árvores das praças. Já nas ruas e nos calçadões serão colocadas 200 estrelas e 40 árvores de natal, estas confeccionadas através de adorno em palmeiras.

Além da decoração natalina que está sendo implantada nas praças e ruas do centro da cidade, Gerson Marques disse que o prefeito Newton Lima autorizou a pintura externa do Palácio Paranaguá, o que completaria o projeto de decoração do centro da cidade. “Inicialmente, vamos realizar os serviços de limpeza e pintura do Paranaguá, que é um dos prédios históricos do patrimônio histórico de Ilhéus e que desperta a atenção de turistas, arquitetos e historiadores, para em seguida promovermos esse tipo de ação no interior do prédio”, revela o secretário.

Além do centro da cidade, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano também vai decorar a avenida Lotus, no bairro Nelson Costa, bem como outras áreas comerciais localizadas nos diversos bairros. Na zona sul, a decoração utilizada será a mesma que adornava o centro da cidade nos anos anteriores, mas que será montada com nova concepção artística. “Estamos trabalhando em parceria com as instituições representativas do comércio e esperamos surpreender os clientes do comércio ilheense, com um uma decoração que estabeleça um clima bastante propício às festividades do Natal e Ano Novo”, prometeu Gerson Marques.

Bairro Nossa Senhora da Vitória será pólo de uma usina cultural

Depois de um amplo trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural (Fundaci) junto ao Ministério da Cultura (MinC), o município de Ilhéus acaba de ser contemplado com o Programa Usinas Culturais. De acordo com um estudo prévio, o local mais adequado para realização inicial do Programa em Ilhéus é o bairro Nossa Senhora da Vitória, localizado na zona sul da cidade, no espaço onde hoje funcionam algumas atividades do Pró-Jovem, na rua Nossa Senhora Aparecida, na rodovia Pontal-Buerarema.

Proposta pelo MinC no âmbito do Fórum Direitos e Cidadania da Presidência da República, a iniciativa tem o objetivo de promover a realização de investimentos em infraestrutura e em programação cultural nas áreas marcadas por uma alta vulnerabilidade social. “Com isso, o desejo do Ministério da Cultura é fortalecer o exercício dos direitos e destacar os valores da cidadania e da diversidade cultural, promovendo, consequentemente, um maior desenvolvimento local e regional por meio da chamada economia criativa”, enfatiza o presidente da Fundaci, Maurício Corso.

Já batizado de “Usina Cultural da Vitória”, o programa obedecerá a três etapas: a primeira inclui ações de adequação do local, a exemplo de pintura, melhoria nos banheiros, rampas de acessibilidade e serviços elétricos e hidráulicos, entre outras ações; a segunda consiste na mobilização social para melhor utilização do espaço, gestão e programação; e a terceira envolve ações de usinagem e produção cultural.

Oficinas – Para Maurício Corso, esta parceria com o Ministério da Cultura é excelente, uma vez que possibilitará a realização de um sonho antigo do bairro por meio da criação de um pólo cultural voltado para o desenvolvimento de ações consistentes. “E tudo isso visando o fortalecimento da nossa cultura em geral”, acrescenta. Ainda segundo ele, serão desenvolvidas as seguintes oficinas: Oficina de Ecoteatro, que consiste em aulas práticas de Educação Ambiental através de jogos teatrais para crianças, jovens e adultos, e Oficina de Pintura em Tecido, que oferece aulas práticas de pintura em tecido para adultos, como forma de incremento do processo de geração de renda local.

De acordo com informações do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, também está prevista a realização de oficina de Reciclagem em Papel, através de técnicas de marchê e papietagem para jovens, crianças e adultos, oficina de Introdução à Informática e Redes Sociais para todas as idades e oficina de Gastronomia para profissionalização de cozinheiras e chefes de cozinha. Maurício Corso lembra que, além da oficina de Hip Hop, uma das mais esperadas pelos jovens, o programa disponibilizará ainda as oficinas de Dança Afro, para mulheres de todas as idades, e Costura de Adereços e Acessórios, que abrangerá aulas práticas voltadas para a confecção de bolsas, fuxicos e cobertores visando à geração de emprego e renda.

Contempladas – O Ministério da Cultura afirma que recebeu 77 propostas de entes interessados em participar do Programa. Após a análise do MinC, foram habilitadas 58 propostas, sendo que, na Bahia, de acordo com a informação de Mônica Trigo, Representante do Ministério da Cultura em Salvador, “apenas dez cidades foram contempladas: Alagoinhas, Camaçari, Dias D´ávila, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador, Valença e Vitória da Conquista.

Operação tapa-buracos é iniciada em Ilhéus

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus reiniciou a operação tapa-buracos. Conforme justificativa do secretário Marcelo Barreto, o recapeamento foi paralisado em função das chuvas que ocorreram nas últimas semanas na cidade e também por problemas acontecidos na refinaria que produz material para as usinas de asfalto. “Além do Teotônio Vilela, a proposta do governo é beneficiar toda a cidade. O serviço que deve consumir cerca de R$ 1,5 milhão que será aplicado na avenida Itabuna e nos bairros Malhado, Pontal e São Miguel, dentre outras localidades”.

Marcelo Barreto assegura que “o convênio firmado entre as prefeituras de Ilhéus e de Itabuna visa utilizar a usina de asfalto de Itabuna para processar mil toneladas de concreto betuminoso, material suficiente para tapar todos os buracos da cidade. Um dos objetivos é deixar a cidade mais organizada para a alta estação”. Os serviços contam com recursos da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito.

Assim que a Operação Tapa-buracos for concluída no bairro Teotônio Vilela a equipe encarregada desses serviços será deslocada para a avenida Itabuna, iniciando pelas proximidades da estação rodoviária. “Estamos aproveitando os períodos de estiagem para realizar os trabalhos com mais rapidez, pois o verão está se aproximando e temos que deixar a cidade pronta para receber os turistas e proporcionar o bem-estar à população”, ressaltou Marcelo Barreto.

Com o governo do estado – Já o secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart, lembra que o governo de Ilhéus também se mobiliza para iniciar nas próximas semanas um trabalho de recapeamento asfáltico. “Esta intervenção que deve contar com recursos próprios e do governo do estado, complementa em Ilhéus a operação tapa-buracos”.

Assistência Social convoca cadastrados do Benefício de Prestação Continuada

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus convoca todos os idosos e deficientes beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para se inscreverem no Cadastro Único do Governo Federal. Os beneficiários devem comparecer à Cruzada do Bem pelo Bem, das 8 às 11h30min, levando todos os seus documentos, bem como os documentos dos familiares que r com ele.

Esse cadastramento é uma exigência do Governo Federal e será iniciado nesta quinta-feira (1º) e encerrado no dia 31 de dezembro próximo. O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento do Governo Federal de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A possibilidade de utilização do Cadastro Único para o registro dos dados das famílias dos beneficiários do BPC facilitará no conhecimento mais aprofundado deste público, pois o CadÚnico possui informações amplas acerca das famílias, domicílios, despesas mensais, escolaridade e perfil socioeconômico das famílias brasileiras.

O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem ser comprovados não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Além disso, a renda mensal familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

 Saúde realizará faxinaços pra combate a dengue em Ilhéus

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias, vem realizando um planejamento estratégico para o combate da dengue em Ilhéus. Segundo a diretora do departamento de Vigilância a Saúde, Cássia Virgínia, a cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti e, com a chegada do verão, há iminência de epidemia. “Dessa forma, estamos nos antecipando e reforçando os trabalhos de combate”, afirma a diretora.

Entre as ações articuladas, está a programação de “faxinaços” nos bairros que possuem maior índice de infestação. Serão realizados mutirões até o final de mês de dezembro no Alto do Coqueiro, Alto do Carvalho, Nelson Costa, Basílio, Princesa Isabel, Novo Vilela e Ilhéus II. Atualmente, o bairro com maior índice de infestação predial é o Salobrinho, com 19,9%, e que irá realizar o grande mutirão de limpeza no próximo dia 10 de dezembro.

Além disso, a coordenação de endemias prossegue realizando o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que entre as suas ações está a implantação de trabalho por zonas da cidade, tendo um grupo de agentes responsável por cada área. Semanalmente são realizadas reuniões com os supervisores no intuito de avaliar os resultados alcançados, além de programar ações e estratégias para o combate ao vetor.

Outra ação que está sendo realizada para o bloqueio ao vetor da doença é o uso da Maquina Costal (fumacê transportado por agentes). Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas, que são acompanhadas semanalmente pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Até o dia 19 e novembro foram registradas no município um total de 1.742 notificações de casos da doença.

Ações específicas – A equipe da educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão a visitação das casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, sonorização nas localidades, blitz educativa (distribuição de panfletos informativos em sinais de trânsito e barracas de praia), feiras de saúde e organização de mutirões de limpeza em diversos bairros.

As ações do município poderão contar, ainda, um aporte financeiro para auxilio e implantação de novas ações. Segundo a portaria de nº 2.557 do Ministério da Saúde, será realizada uma assistência financeira aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Ilhéus é um desses municípios prioritários e aptos a receber o repasse.

Para que isto aconteça, todos esses municípios deverão elaborar um plano de contingência para enfretamento das formas graves e óbitos por dengue. Técnicos da Secretaria da Saúde do município se reuniram na tarde nesta terça-feira (29), para planejar as ações, que serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para posterior liberação da verba.

Várias atividades marcaram I Semana da Família do Centro Educativo Fé e Alegria

Com o intuito de aproximar as famílias e interagir com toda a comunidade, o Centro Educativo Fé e Alegria, realizou entre os dias 24 e 26 deste mês, a I Semana da Família. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a atividades culturais, de  lazer, além de serviços de saúde e cidadania. O evento contou com participação efetiva da comunidade do bairro Nossa Senhora da Vitória e entorno, assim como pela secretária municipal de Educação, Lidiney Campos e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás).

Dentre a programação se destacou a apresentação da peça teatral A Filha do Coronel, encenada pela Cia de Teatro Casa Aberta e as palestras sobre “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes” com o Corpo de Bombeiros de Ilhéus e “Educação e Limites” realizada pelo professor Pascoal. A programação da Semana da Família contou ainda com aula de aeróbica com o professor Talisson; atendimento com orientações e encaminhamentos ao cidadão para a emissão de documentos, realizado pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC); atendimento odontológico na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), além de bingo e sorteio de vários brindes.

Na opinião da secretária de Educação do município, Lidiney Campos, o evento ajuda a fortalecer os laços de integração entre professores, alunos e pais, “motivando à todos na busca por uma educação de qualidade”. A I Semana da Família também foi marcada pela entrega dos certificados referentes ao curso de corte e costura realizado no bairro, pela realização de campeonato de futebol e de aula de alongamento ao ar livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *