PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus terá novo sistema de limpeza e coleta durante a temporada de verão

Prefeitura e pais de alunos procuram imóvel para escola

Escola Sonho Meu realiza projeto Somando Talentos

Educação avalia desempenho do Programa Escola ativa

 Feira de Adoção de animais será neste sábado em Ilhéus

Ilhéus terá novo sistema de limpeza e coleta durante a temporada de verão

Ilhéus vai ganhar nesta temporada de verão um novo sistema de coleta de lixo, garantindo mais limpeza da cidade, melhorando o aspecto visual e resolvendo os antigos problemas registrados nessa época, em anos anteriores, quando aumenta o volume de resíduos. O novo trabalho de coleta de lixo vai começar no dia 30 de novembro com a limpeza das praias da Ilhéus e se estenderá durante toda a temporada de verão, período em que aumenta a população da cidade.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Gerson Marques, durante três dias, – 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro –, equipes da Prefeitura de Ilhéus vão estar com equipamentos pesados nas praias, como tratores, caçambas e caminhões compactadores, recolhendo todo o lixo que fica acumulado na areia e ainda retirando a sujeira que permanece alojada na vegetação de restinga. Na área da praia o lixo será recolhido pelos tratores e colocado nas caçambas e caminhões. Já na parte de restinga, por se tratar de uma área de preservação ambiental, a coleta será feita manualmente pela equipe da Prefeitura. A proposta é fazer a limpeza de todas as praias da cidade.

Gerson Marques informou ainda que, por solicitação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o novo sistema de coleta de lixo vai se estender por toda a temporada de verão. Após esse serviço emergencial será feita a coleta regular diária nas praias, garantindo a limpeza do local. Na praia do Sul, por exemplo, através de uma parceria firmada com a Associação dos Cabaneiros, serão colocadas quatro carroças que farão a coleta diária do lixo. Esse material recolhido será depositado inicialmente em um espaço do Parque de Exposições de Ilhéus e depois será retirado e levado para o Aterro Sanitário do Itariri. Alguns dos resíduos serão comercializados, como é o caso dos cocos, responsável por grande parte do lixo recolhido nesse período do ano. Em Ilhéus, por exemplo, cerca de cinco mil cocos são consumidos diariamente durante o período da alta estação.

Serviços abrangem toda a cidade – Mas o trabalho de limpeza, conforme explicou o secretário Gerson Marques, não vai ficar restrito às praias de Ilhéus. Para isso a empresa que realiza o sistema de coleta ampliou de três para 12 o número de caminhões compactadores que realizam o serviço na cidade. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus, através de uma parceria com o Governo do Estado, está adquirindo, em caráter emergencial, novos compactadores para melhorar ainda mais o serviço de coleta.

Tudo isso faz parte do novo sistema de planejamento que está sendo implantado para garantir uma coleta mais eficiente em toda a cidade. No centro, por exemplo, serão colocados caminhões de menor porte que durante todo o dia estarão realizando a coleta do lixo, resolvendo os pequenos problemas que vinham sendo registrados. Já nos bairros, com o aumento da frota de caminhões, será feita a coleta diária em todas as ruas. O horário de coleta será modificado, mas a comunidade será informada sobre as alterações, podendo assim colaborar cada vez mais com o serviço de limpeza.

Já os bairros da zona Sul ganharão um sistema ainda mais eficiente de coleta. De acordo com Gerson Marques, nesses bairros, a partir do dia 20 de dezembro, amanhecerão seis caminhões compactadores que farão a coleta durante todo o dia e de lá seguirão para o aterro sanitário do Itariri. Explica o secretário que nos anos anteriores a coleta de lixo ficava prejudicada nos bairros da zona sul por conta do trânsito intenso e dos engarrafamentos e que através desse novo planejamento o serviço ficará muito mais eficiente.

Prefeitura e pais de alunos procuram imóvel para escola

Um grupo de trabalho coordenado pela secretária Lidiney Campos, diretores e pais de alunos da escola Pinóquio iniciou sexta-feira (25), no bairro do Malhado, a procura de imóvel para abrigar temporariamente os alunos da unidade. O prefeito Newton Lima que determinou a interdição dos dois imóveis onde funciona o colégio, afirmou que é uma situação de emergência e o governo está atento ao problema. Ele prevê que em 90 dias seja feito o processo licitatório. Este foi o resultado da reunião nesta quinta-feira (24), no Palácio Paranaguá, com o prefeito, secretários Lidiney Campos (Educação), Paulo Goulart (Infraestrutura) e Jorge Bahia (Planejamento) e pais de alunos.

A secretária Lidiney Campos contou que a dificuldade está em encontrar um imóvel que possa abrigar toda a escola que tem cerca 416 alunos, nos turnos matutino e vespertino, dos anos iniciais até educação infantil. Ela disse que a finalidade é causar o menor transtorno possível na vida dos alunos e familiares, ressaltando que é preciso encontrar um local no bairro do Malhado, enquanto ocorrem os trâmites legais para a abertura de nova licitação pública e a empresa execute a obra. A secretária lembrou que as anteriores apenas atrapalharam todo o processo gerou o problema porque desistiram de iniciar os serviços.

Lidiney Campos solicitou a participação da comunidade, para que mantenha contato com proprietários de imóveis que tenham condições de abrigar salas de aula e áreas funcionais e administrativas. “Precisamos contar com a ajuda da população para encontrar rapidamente um prédio que sirva de alternativa, no sentido de não prejudicar o processo de aprendizado dos alunos”, ressaltou.

Já o secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart, lembrou que a prefeitura já possui projeto para a reforma do prédio da escola Pinóquio, que funciona na avenida Conselheiro Antonio Badaró, bairro Malhado, e que atende às novas necessidades, pois foi concebido dentro do conceito de reforma.

Escola Sonho Meu realiza projeto Somando Talentos

Alunos da Escola Sonho Meu, situada no bairro do Jardim Savóia, em Ilhéus, participaram durante toda esta semana do projeto “Somando Talentos com a Diversidade”, onde os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver atividades esportivas, jogos e brincadeiras com escolas públicas e particulares da cidade. “Com essa integração tivemos a oportunidade de desenvolver o social de todos, para que eles possam adquirir o seu lugar de respeito na sociedade como cidadãos ilheenses”, explicou a presidente da Associação Sonho Meu, Isabel Cristina Tavares.

O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal da Educação, promoveu atividades de atletismo, vôlei, futebol de salão e natação, envolvendo todos os alunos da Escola Sonho Meu. A secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, destacou a importância do projeto “Somando Talentos com a Diversidade”, que possibilitou, através de jogos e brincadeiras, o estabelecimento de conceitos e valores que buscam contribuir para a formação de um cidadão ético e responsável socialmente.

As atividades do projeto foram iniciadas na segunda-feira (21), com a disputa na modalidade vôlei entre as escolas municipais de Ilhéus e os alunos do Sonho Meu, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Na terça-feira (22) foi a vez do campeonato de futebol de salão, no Colégio São Jorge dos Ilhéus. Já na quarta-feira (23) a disputa foi na modalidade vôlei, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, envolvendo também as escolas municipais de Ilhéus e os alunos do Sonho Meu. Na quinta-feira (24) foi a vez do campeonato de natação nas piscina do Sesi. A sexta-feira (25) foi reservada para a solenidade de encerramento das atividades e a premiação dos atletas.

A presidente da Associação Sonho Meu, Isabel Cristina Tavares, informou que o objetivo do projeto “Somando Talentos com a Diversidade” foi construir jogos e brincadeiras que comportassem papeis diversificados envolvendo todos os alunos, independente de suas condições físicas, mental ou a sua habilidade motora. “Criamos um repertório de acordo com a realidade e a intenção dos alunos e a participação efetiva de todos foi o foco maior da nossa preocupação”, acrescentou a presidente.

 Educação avalia desempenho do Programa Escola ativa

Os membros da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenação Estadual de Educação do Campo realizaram quinta-feira (24), na Academia de Letras de Ilhéus um encontro para monitorar e avaliar o programa Escola Ativa. O programa tem o objetivo de proporcionar a melhoria da qualidade e do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Em Ilhéus o programa Escola Ativa existe há 10 anos e agora está passando por um processo de reestruturação de conteúdo e metodologia. Essas mudanças acontecem para que novas políticas públicas possam ser formuladas para subsidiar, com suporte técnico pedagógico, os profissionais que atuam nas classes multisseriadas, com a finalidade de promover uma melhoria do trabalho.

Uma parte da reunião foi direcionada aos diretores e supervisores das escolas da zona rural e de difícil acesso do município onde o programa atua. Em outra parte do encontro, os professores desses mesmos locais responderam a questionários sobre a situação das escolas em que trabalham.

Segundo a professora e multiplicadora do Programa Escola Ativa em Ilhéus, Taís da Glória, é preciso garantir que esses alunos estudem na comunidade, pois além de se fortalecerem e se tornarem referencial, eles garantem a educação na localidade. De acordo com ela, o programa auxilia a desenvolver a autonomia do aluno com o suporte técnico e os instrumentos de trabalho que o programa envia às escolas, informou.

Para a coordenadora estadual Guacira Maciel, o objetivo do monitoramento é saber se existe dificuldade na execução do programa entre os professores. A identificação é feita através de questionários preenchidos por eles, e que são levados ao MEC e à Secretaria Estadual da Educação, em forma de relatório, para que possam ser introduzidas melhorias no trabalho desses profissionais.

 Feira de Adoção de animais será neste sábado em Ilhéus

Cerca de 35 cães e gatos, entre filhotes e adultos, estarão a espera de um novo dono durante a quarta edição da Feira de Adoção de animais, que será realizada em Ilhéus neste sábado(26). A feira é promovida pelo o Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos, e ficará a disposição para visita gratuita da população a partir das 9 horas.

A presidente do Instituto, Maria da Conceição dos Reis Barbosa, solicita que as pessoas fiquem atentas quanto à localização da feira, divulgada anteriormente no estacionamento da Catedral. “A feira neste sábado acontecerá ainda na avenida Soares Lopes, só que agora será no estacionamento em frente a praça Castro Alves, ao lado da lanchonete Subway”, confirmou a presidente.

A maioria dos animais expostos já foi castrada, processo que melhora a qualidade de vida do animal, prevenindo contra doenças e controle populacional. Se algum animal que for exposto na feira ainda não tiver idade suficiente para passar pelo processo de castração, o seu futuro dono receberá um ‘vale-castração’, para realizar o procedimento, junto ao Centro de Zoonoses(CCZ), assim que ele tiver idade suficiente.

A quarta Feira de Adoção de animais terá o apoio da empresa Pedigree, que doará 1 kg de ração a quem adotar os animais; da Basken, que disponibilizarámedicamentos e orientações para a vermifugação. A feira conta também com o apoio do CZZ e do vereador Edvaldo Nascimento (Dinho Gás).

Os interessados em adotar qualquer um dos animais deve ser maior de 18 anos e apresentar, caso queira realizar a adoção, documentos de RG e comprovante de residência. Além disso, a pessoa deve assinar um termo de Posse Responsável, que traz diversas recomendações sobre o cuidado com o animal, a exemplo da importância de seguir o calendário de vacinação antirrábica e aceitar as visitas de acompanhamento que serão agendadas pelo Instituto.

A presidente do instituto afirma que “o mais importante, porém, é que a pessoa goste e esteja disposto a dar um novo lar para o animal”, disse ela. O Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em Ilhéus em 2007, com a principal finalidade de ajudar animais abandonados a encontrar um novo lar, além de conscientizar a população visando evitar situações de maus tratos. Para obter maiores informações sobre os animais e/ou sobre a feira podem ser obtidas pelos telefones (73) 3086 – 0690 ou 8808 – 3285.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *