Prefeito defende em Brasília projeto de desenvolvimento sustentável para Ilhéus
Representantes da Sesab vistam Secretaria da Saúde de Ilhéus
Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada até o dia 7 de dezembro
Um dos mais importantes eventos esportivos do Nordeste acontece neste fim de semana em Ilhéus
Prefeito defende em Brasília projeto de desenvolvimento sustentável para Ilhéus
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado do secretário Municipal de Ações Regionais, Murilo Brito – foi recebido em audiência, segunda-feira (21), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na pauta, dentre outros temas, a necessidade de elaboração de um projeto conjunto de desenvolvimento sustentável para a zona rural do município. O encontro foi agendado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT), que tem prestado apoio nas ações no município junto aos governos Federal e Estadual.
Segundo Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços, porém é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento no campo que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo. “Temos o Porto Sul, que já é uma realidade, e uma gama de projetos a serem implantados, mas temos que contemplar todos os segmentos produtivos”, ressalta o prefeito de Ilhéus.
De acordo com o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, o ministro Afonso Florence ficou bastante interessado na proposta apresentada pelo prefeito Newton Lima e disse que está em perfeita sintonia com a política de desenvolvimento implantada pelo Governo Federal. Para Murilo, a proposta se encaixa perfeitamente no Programa Brasil Sem Miséria, que tem a finalidade de elevar a renda e as condições de bem-estar da população mais carente.
Na proposta apresentada pelo prefeito de Ilhéus ao ministro Afonso Florence, ficou enfatizada a manutenção de um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município. Com isso, Newton Lima espera manter os agricultores no seu “habitat natural”, evitando o êxodo rural, o que poderia criar “bolsões de miséria” na área urbana.
Para o secretário Murilo Brito, o fortalecimento da agricultura familiar pode ser conseguido com a criação de linhas de crédito com juros diferenciados, infraestrutura adequada, a exemplo da construção e manutenção de estradas, ampliação da eletrificação rural, educação, saúde, dentre outros serviços. Outro ponto destacado por Murilo é a implantação de ações específicas e desburocratizadas na reforma agrária, além de uma política voltada para a assistência técnica, que atenda os agricultores desde a extensão rural até a prospecção de novos mercados.
De imediato, o ministro Afonso Florence sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de levantar um diagnóstico e elaborar propostas concretas para atingir os objetivos. Florence, que já residiu em Ilhéus, ressaltou que conhece bem a região, e que envidará esforços para firmar um acordo de cooperação técnica e econômica com o município, assim que o grupo de trabalho apresente o projeto executivo.
Representantes da Sesab vistam Secretaria da Saúde de Ilhéus
A secretaria da Saúde de Ilhéus recebeu nesta quarta-feira (23) a coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, e a diretora da Atenção Especializada, Ledívia Espinheira – ambas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O encontro teve como pauta a rede de Urgência e Emergência do município de Ilhéus, com destaque para a questão do Serviço de Urgência e Emergência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), e a organização da rede de prestadores e de serviços próprios.
Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Ilhéus, Alexandre Simões, a diretora da Média e Alta Complexidade (MAC) de Ilhéus, Manuela Mesquita, além de coordenadores e técnicos da secretaria municipal da Saúde. Segundo Ledívia Espinheira, a visita a Ilhéus atende a uma solicitação do secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, após reivindicação do secretário Alexandre Simões.
Em conjunto, os técnicos da Sesab e da Saúde do município analisaram situações complexas em relação a contratações, convênios, ausência de locais para atendimento de emergência e estruturação da atenção básica. A diretora afirma, ainda, que a visita representa um esforço conjunto do Estado, inclusive para formular o planejamento e financiamento de ações necessárias para adequar a rede de urgência e emergência de Ilhéus.
A coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, salientou que essas reuniões têm a finalidade de realizar um levantamento da situação do município e apontar os caminhos a serem tomados. “Uma das prioridades é destravar o processo de implantação das Upas e tratar sobre a regionalização do Samu”, afirmou a coordenadora. As três Upas previstas para Ilhéus seguirão o modelo tipo 2 e algumas parcelas dos recursos destinados à construção das unidades já foram recebidos.
Segundo o secretário, Alexandre Simões, o objetivo, agora, é centralizar esforços para a adequação do município e obtenção do terreno para o inicio das obras das Upas. Alexandre salientou, ainda, que o Samu também precisará passar por algumas adequações, inclusive de mudanças de sede, para que a regionalização possa ocorrer. “Com a regionalização do Samu, Ilhéus passará a atender a sua microrregião e com isso passará a receber também mais recursos”, afirmou ele. Como parte da programação da visita, as equipes da Sesab, juntamente com coordenadores de Ilhéus, deverão visitar as instalações do Samu, o Hospital Regional e o Posto 24 horas do bairro Teotônio Vilela.
Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada até o dia 7 de dezembro
Os donos de cães e gatos que ainda não levaram o seu animal para tomar vacina contra a raiva terão mais alguns dias para imunizar o seu bichinho de estimação. O encerramento da campanha antirrábica animal foi prorrogado em Ilhéus e em toda a Bahia. A campanha, que teve início no dia 23 de outubro, e o “Dia D da Vacinação” realizado no dia 12 de novembro, seguirá imunizando cães e gatos até o dia 7 de dezembro.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus já articula a continuidade das suas estratégias para prosseguir com a vacinação. Segundo o coordenador do Centro, Aloísio Correia, já foram imunizados cerca de 60% de animais da zona rural e 65% da zona urbana. A meta é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.775 animais. Aloísio afirma, ainda, que, com a continuidade dos trabalhos já realizados, a meta poderá ser alcançada o quanto antes.
Para facilitar o atendimento aos donos dos bichos de estimação, estão disponíveis três pontos fixos extras de vacinação: no CAE III (antigo Sesp) na avenida Canavieiras; na sede da Associação de Moradores da Urbis; e no Hospital Veterinário da Uesc, no bairro do Salobrinho. Estes pontos funcionam diariamente, das 8 às 12 horas. As equipes de vacinação também continuarão a percorrer neste período a zona rural da cidade, vacinando os animais.
Outro importante serviço que continuará a ser prestado é o atendimento em domicilio. Através do telefone (73) 3234-5441, as pessoas que possuem animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda aqueles que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa, podem realizar agendamento e assim receberão a visita da equipe de vacinação em sãs residências.
Aloísio Correia salienta, ainda, a importância de se vacinar cães e gatos: “Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Portanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos” afirmou. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida, e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez devem voltar para receber uma segunda dose após 30 dias, independente da idade.
Um dos mais importantes eventos esportivos do Nordeste acontece neste fim de semana em Ilhéus
Um dos maiores eventos esportivos do Nordeste acontecerá neste final de semana em Ilhéus (26 e 27). Com a participação de dezenas de atletas, a “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” terá percurso de 160 quilômetros, incluindo passagens por rios, trilhas, cachoeiras e estradas vicinais. A exemplo das sete oportunidades anteriores, a prova estará utilizando diversas modalidades, como corrida, natação, trekking, canoagem, montain bike e técnicas de escalada.
Prevista para acontecer às 7h30min deste sábado, nas proximidades da Cabana Gabriela, localizada na praia do Sul, a largada da Corrida de Aventura Carrasco será marcada por uma prova de Beach Cross. Reunindo corrida e caminhada, o evento paralelo contará com a participação de moradores, corredores e praticantes de caminhada. “A ideia é que eles acompanhem os competidores, da Cabana da Gabriela até a praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, num total de 6 quilômetros”, informa Alberto Kruschewsky, superintendente de Esportes de Ilhéus.
Representantes da Caatinga Trekkers, empresa que está organizando o evento, com apoio da Superintendência Municipal de Esportes, entendem que a participação da população nesta etapa inicial é importantíssima para o evento. “Este primeiro momento é uma das características da Corrida de Aventura Carrasco, uma vez que atrai a participação de pessoas da comunidade local”, dizem os coordenadores.
O lançamento oficial da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” aconteceu no último dia 7, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense. Uma das maiores e mais importantes promoções esportivas do Nordeste, a corrida é considerada um canal de divulgação das riquezas naturais e potencialidades esportivas da Bahia. “Um dos aspectos mais fascinantes desta corrida é que os competidores não conhecerão o percurso com antecedência, mas, apenas, ao longo do desenvolvimento da prova, utilizando, sempre, conhecimentos de orientação por meio de mapa e bússola”, destaca Alberto Kruschewsky.
Programação – O congresso técnico da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” acontecerá nesta sexta-feira, 25, na Aldeia da Praia, localizada na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Por volta das 16 horas, a coordenação fará o check-in, a entrega dos kits e a foto oficial. Já para às 20 horas estão previstos o jantar, a cerimônia de abertura, o briefing técnico e um grande show para o público. No sábado, dia 26, a concentração será iniciada a partir das 7 horas, com a largada acontecendo por volta das 7h30min. Por fim, no domingo, dia 27 de novembro, está prevista para às 7 horas a chegada das primeiras equipes, para às 11 horas, a chegada dos últimos atletas e para às 13 horas, a festa de premiação e o encerramento.
O regulamento da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” prevê premiação para as categorias ‘dupla’ e ‘quarteto’. O quarteto campeão vai faturar troféus e 4 mil e 400 reais, enquanto que a dupla vencedora ficará com troféus e mil reais. O quarteto vice-campeão ganhará troféus e 2 mil e 400 reais, enquanto que a dupla vice-campeã levará troféus e um prêmio de 600 reais. A corrida premiará ainda os quartetos que ficarem em terceiro lugar (troféus e 1.400 reais) e em quarto lugar (troféus e 800 reais) e a dupla que figurar na terceira posição (dois troféus).