8ª edição do jornal Eco Kids foi lançada hoje em Olivença
Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será apresentado
Seleção ilheense de futsal poderá representar o estado da Bahia nos Jogos Abertos Brasileiros
Projovem promove Desfile de Beleza Negra
8ª edição do jornal Eco Kids foi lançada hoje em Olivença
Numa parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus, foi lançada na manhã desta terça-feira (22), no Centro Cultural de Olivença, a 8ª edição do jornal Eco Kids, totalmente elaborado pelos alunos da Escola Nucleada de Olivença. O lançamento do jornal foi um evento bastante participativo, contando com a presença de dezenas de alunos, professores, diretores, pessoas da comunidade, além da promotora Karina Cherubini; do presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub; Marcelo Roncato, do Plano de Recuperação da Mata Atlântica; dentre outros.
A 8ª edição do Eco Kids foi inspirada no projeto Trilhas Ecológicas, levando os alunos a participar de várias atividades reflexivas, dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática, além de estimular o aprendizado de atitudes favoráveis ao meio ambiente. “Isso também possibilitou aos nossos educando serem multiplicadores do conhecimento universal, que é simples preservar, basta querer e acreditar que um simples gesto fará a diferença”, afirmou Maria Parecida Ferreira, diretora da escola.
A promotora pública Karina Cherubini explicou que o jornal tem os seus custos garantidos através das multas aplicadas contra os infratores do meio ambiente. “Isso permite que, aquele que mata um passarinho receba uma punição, que é revertida para a confecção desse jornal e que servirá para conscientizar todos vocês (dirigindo-se aos estudantes) a não se tornarem infratores no futuro”. Da mesma forma se expressou José Nazal, salientando que, quando criança havia matado alguns passarinhos, e que hoje se arrepende. “Mas naquela época não havia um jornal como o Eco Kids para nos ensinar a preservar a natureza”.
Em seguida aconteceram várias apresentações de palco, através de duplas e de grupos de alunos, recitando poesias, paródias musicais, balé e, ao final, um ritual indígena. “A consciência ecológica deve ser trabalhada na escola porque acreditamos que esta tem um lugar privilegiado para aprendermos e ensinarmos que nós, seres humanos, não somos os únicos habitantes deste planeta, que não temos o direito de destruí-lo, pois da mesma forma que herdamos a terra de nossos pais, deveremos deixá-la para nosso filhos”, disse a diretora Maria Aparecida.
Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será apresentado
O diagnóstico do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) será apresentado às instituições interessadas e à sociedade em geral no próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 17 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus. O Plano atende ao disposto na lei federal nº 11.428 de 22 dezembro de 2006 regula a conservação, a proteção, a regeneração e a utilização da Mata Atlântica .
No último dia 17, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) realizaram a primeira reunião de apresentação da criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) local. Com isso, Ilhéus se tornou o primeiro município da Bahia a ser escolhido e hoje a metodologia utilizada na elaboração do plano servirá de padrão para os outros 300 municípios que detém o bioma da Mata Atlântica. Com o Plano, os municípios poderão ter acesso a recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, conforme a Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006.
Durante a reunião, a representante do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Heloísa Orlando, comunicou que esteve presente à audiência pública do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na qual o Ministério Público apresentou estudo sobre a caracterização da Mata Atlântica remanescente no município de Salvador, cujo resultado deverá subsidiar o Plano Municipal da Mata Atlântica daquela localidade.
Segundo informou o presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Ilhéus (Condema), José Nazal Pacheco Soub, o último trabalho de atualização da cartografia do município de Ilhéus ocorreu nos anos 80 e que, há mais de 30 anos não temos mapas atualizados. “Daí a importância deste Plano para todo o conjunto da cidade que ajudará em decisões governamentais futuras”, afirmou. Ainda de acordo com Nazal, o município de Ilhéus perdeu 80 km2 de território, a partir da atualização dos limites, num trabalho mal desenvolvido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), passando de 1.840 km2 para 1.760 km2, conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Após a apresentação de mapas o grupo discutiu as formas de troca de informações e parcerias entre as instituições, sendo definida a data para a Oficina de Diagnóstico do PMMA (2 de dezembro, na Associação Comercial de Ilhéus). Da reunião, participaram ainda o secretário municipal do Meio Ambiente, Harildon Ferreira; Ronaldo Lima Gomes, da Uesc–Lapa; Tâmiris Lima, da Maramata; Maria Morais e Winston Meireles, da Cooperbom Turismo; Durval Mello e Cristiano Santana, do Instituto Cabruca; João Paulo Rocha e Selma Dantas, da Associação Apicultores Ambientalistas de Ilhéus; Plinio da Hora, coordenador da Defesa Civil; Maria do Socorro Mendonça, da Ação Ilhéus; Cid Edson Lima Póvoas, da Federação das Associações dos Moradores de Ilhéus, e Marcelo Roncato, do Gambá.
Seleção ilheense de futsal poderá representar o estado da Bahia nos Jogos Abertos Brasileiros
A Seleção Ilheense de Futsal, campeã dos Jogos Abertos do Interior, disputados no último dia 15, em Vitória da Conquista, deverá representar a Bahia nos Jogos Abertos Brasileiros (JABs). A 21ª edição do evento acontecerá na segunda quinzena de maio de 2012, em Vitória, no Espírito Santo, sede que já teve suas instalações esportivas vistoriadas e aprovadas.
De acordo com o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, a participação de Ilhéus será inédita, uma vez que nenhuma equipe de quadra do município disputou esta competição até hoje. “O direito a esta vaga foi pesquisado por treinadores das equipes e por representantes do município”, relata. Na homenagem feita aos atletas campeões na última sexta-feira (18) pelo prefeito Newton Lima, o superintendente municipal de Esportes apresentou a proposta, sendo esta prontamente aprovada pelo chefe do Executivo ilheense.
“É importante ressaltar que, segundo informações, a Superintendência dos Desportos da Bahia, Sudesb, disponibiliza recursos para o custeio de parte da viagem, pois os atletas estarão representando o Estado na competição. Além disso, o que estiver ao nosso alcance será oferecido, como aconteceu, inclusive, na ida das delegações de Ilhéus para Simões Filho, onde foram disputados os zonais, e para Vitória da Conquista, local que sediou as finalíssimas dos Jogos Abertos do Interior”, esclarece Alberto Kruschewsky.
Ao lembrar que os Jogos Abertos Brasileiros serão um dos eventos mais importantes até a realização das Olimpíadas de 2016, o superintendente de Esportes garante que a idéia é tentar padronizar e profissionalizar os regulamentos dos Jogos Abertos do Interior em todo o país. “Este ano, por exemplo, nos Jogos Abertos do Interior da Bahia, todas as equipes tiveram a obrigação de manter dois atletas de até 20 anos na delegação e, pelo menos, um deles em quadra durante todas as partidas. Isso incentiva a renovação. Nossa equipe possuía seis atletas de até 20 anos, extrapolando a exigência da Sudesb. Vamos continuar trabalhando desta forma. Tenho confiança nesta parceria com o Município. Comissão e atletas nunca estiveram tão próximos dos dirigentes”, afirma Márcio Brandão, técnico do Futsal ilheense.
Projovem promove Desfile de Beleza Negra
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Projovem, promove nos dias 24 e 25 próximos o Desfile da Beleza Negra, com os adolescentes que participam do programa. O evento tem o objetivo de prestar uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo passado (20 de novembro).
Os adolescentes que frequentam os coletivos da Vila Cachoeira, Teotônio Vilela e Banco da Vitória farão suas apresentações na quinta-feira (24), a partir das 14 horas, na Associação de Moradores do Teotônio Vilela. Já os jovens das Zonas Norte e Sul da cidade, farão o seu desfile na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, sexta-feira (25) das 14 ás 17 horas.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço socioeducativo de proteção social básica, ofertado aos jovens, que engloba atividades de arte, cidadania e esporte. Em Ilhéus, são 56 coletivos, localizados nas zonas urbana e rural, que contam atualmente com a participação de 1.400 adolescentes.
De acordo com a coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, as atividades desse tipo não só resgatam a autoestima desses jovens como também ensinam a valorizar a história do país. Ainda segundo ela, através das oficinas realizadas durante o ano no programa, os jovens se integram à sociedade e podem crescer como cidadãos.