Em cartaz desde outubro no teatro do SESI Vila das Mercês, o espetáculo teatral O Inspetor Geral, do Teatro Popular de Ilhéus, faz as últimas apresentações desta temporada em São Paulo. Até o dia 27 deste mês, as apresentações acontecem às 19 horas nas sextas e sábados e às 19 horas aos domingos. Além do texto em cordel, escrito por Romualdo Lisboa, a comédia é recheada por outros instrumentos como cancioneiro nordestino, xilogravura e teatro de bonecos. Para este trabalho, o grupo se inspirou no Movimento Armorial, encabeçado por Ariano Suassuna nos anos 1970.
Selecionado pelo SESI-SP no edital de montagens inéditas, O Inspetor Geral estreou no dia 13 de maio no teatro do SESI A. E. Carvalho, onde cumpriu temporada de dois meses. Sempre com sessões lotadas, o espetáculo não só agrada o público em geral, mas também tem recebido críticas positivas de especialistas. Em texto publicado no site www.teatrojornal.com.br, o crítico teatral e jornalista Valmir Santos declara que “ao apropriar-se do clássico O inspetor geral, de Nikolai Gógol, o Teatro Popular de Ilhéus exercita uma espécie de antropofagia com causa. Subverte as artimanhas do andar de cima com as ferramentas e a poética da cultura popular”.
*O Inspetor* do TPI é a segunda parte da comédia *Teodorico Majestade – as últimas horas de um Prefeito*, que estreou em novembro de 2007. Em Teodorico, o prefeito é cassado, dando lugar ao vice. *O Inspetor Geral *apresenta os eventos que ocorrem com Gilton Munheca, ex-vice prefeito, depois de receber a notícia de que um inspetor do Governo Central visitará Ilha Bela para saber a quantas andam a administração do lugar.
Após despedir-se do público paulista, o Teatro Popular de Ilhéus se prepara para estrear o seu *Inspetor* na Bahia. O espetáculo foi selecionado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia para realizar temporada todas as segundas-feiras do mês de dezembro na capital baiana. Mas, em 2012 a peça volta à terra da garoa. A convite do SESI-SP, a comédia estará em cartaz a partir do dia 1o de fevereiro no Teatro Ruth Cardoso.