Faculdade de Ilhéus completa nove anos com conclusão da obra da sede própria

Fundada em 2002, a Faculdade de Ilhéus iniciou suas atividades nas dependências do Colégio Vitória, na Conquista. Ao completar nove anos de existência, a instituição comemora esse marco histórico com a conclusão da obra de construção da sede própria, localizada na rodovia Ilhéus-Canavieiras, zona sul da cidade, com base no projeto do arquiteto Rui Cores, cumprindo o prometido à comunidade de Ilhéus e da região na época de lançamento da Faculdade. Com cerca de dois mil alunos, a Faculdade é reconhecida pela competência, seriedade e ensino de qualidade.

Tendo como entidade mantenedora o Centro de Ensino de Ensino Superior de Ilhéus (Cesupi) – fundada pelas sócias Fátima Frisso e Sandra Milanesi, a Faculdade de Ilhéus já se consolidou no contexto do ensino superior no Sul da Bahia, tendo adquirido rapidamente um conceito de credibilidade formado por seus alunos, egressos, professores e representantes da sociedade em geral. Criada com os cursos de Administração e Ciências Contábeis (dez turmas graduadas), já reconhecidos pelo Ministério da Educação, atualmente oferece também os cursos de Direito, Enfermagem e Nutrição, além de vários cursos na área de pós-graduação.    

Segundo o diretor-geral Almir Milanesi, o esforço para realizar as etapas de construção da sede própria resultou da determinação de toda a diretoria, a fim de garantir os propósitos de seriedade no projeto da Faculdade de Ilhéus e de oferecer à comunidade acadêmica instalações adequadas e de qualidade. A primeira etapa foi concluída em 2005. Além disso, Milanesi destaca o trabalho realizado com a finalidade de produzir conhecimentos e qualificar a mão de obra local e regional, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais capacitados e estimulados através da cultura empreendedora. “O investimento que fizemos ao construir nosso campus foi porque sempre acreditamos nas potencialidades de nossa cidade e na força de nossa gente”, afirmou.   

Infraestrutura – A Faculdade de Ilhéus foi construída com 50 salas de aula. Nesse contexto, foram instalados 12 laboratórios, a exemplo de Anatomia, Centro Cirúrgico, Práticas de Enfermagem, Química, Biologia, Informática, Nutrição (cozinha industrial), Escritório Modelo e Central de Esterilização, todos com o objetivo de respaldar as atividades de ensino e pesquisa. Além de salas para atendimento administrativo e financeiro, para professores e coordenações de cursos.

O prédio dispõe de biblioteca, elevador, lanchonete ampla, almoxarifado, depósitos, área de convivência de 700 m² e conjuntos de sanitários com torneiras automáticas e sensores de presença que controlam a iluminação. No segundo andar, foi construído o auditório com 597 m² e capacidade para 450 pessoas, dotado de camarim, palco modular e sala técnica de apoio à sonoplastia, projeção e iluminação. As salas de aula são dotadas de ar condicionado e todo o piso é em granito. Além disso, a Faculdade possui suporte de gerador próprio de energia e sistema wireless que permite conexão livre à internet.

O campus da Faculdade ocupava inicialmente uma área de 9.042 metros quadrados, mas ela foi duplicada, com a aquisição uma área contígua, com a finalidade de proporcionar maior espaço para o estacionamento de veículos. Segundo o arquiteto Rui Córes, o projeto priorizou aspectos como conforto, segurança e beleza. “Para melhor iluminação e ventilação, foram criados espaços verdes entre os módulos de salas de aula, minimizando a influência sonora com uso de ventilação natural”, explica ele.

 Pós-graduação – Além de realizar diversas atividades de extensão, como a participação permanente no Projeto Rondon, a Feira de Negócios e Oportunidades, Núcleo de Assistência Jurídica, entre outros, a Faculdade de Ilhéus também oferece cursos de pós-graduação, nível de especialização, em Auditoria Fisco-Contábil, Análises Clínicas e Diagnóstico Laboratorial, Direito Empresarial e Relação de Consumo, Direito Municipal, Fisiopatologia Clínica, Gestão e Planejamento Estratégico da Comunicação, Nutrição Clínica, Gestão Pública, Gestão Tributária e Gestão de Pessoas.

Conforme informação do diretor Almir Milanesi, no próximo mês de dezembro, será inaugurada na Faculdade de Ilhéus uma unidade do Damásio, conceituado instituto de educação dirigido pelo professor Damásio de Jesus, a fim de oferecer cursos preparatórios para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para a carreira jurídica de modo geral, para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e para diversos concursos. “O Damásio é hoje uma referência em todo o país, e para nós é uma honra estar associado a um projeto como esse, sério e de qualidade”, acrescentou Milanesi.  

 

    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *