Campanha de coleta de embalagens será ampliada para diversos bairros
Condema se reúne para discutir Código Ambiental do Município
Assistência Social chama inscritos com pendências do Minha Casa, Minha Vida
Professores da Rede Municipal conhecem o Pacto pela Educação
Saúde realiza pré-oficina para avaliar ações de departamentos
Campanha de coleta de embalagens será ampliada para diversos bairros
A campanha de arrecadação de embalagens longa vida, que serão trocadas por telhas para a cobertura do galpão do aterro sanitário do Itariri, desenvolvida inicialmente na zona sul da em Ilhéus, será ampliada e realizada agora nos mais diversos bairros da cidade. Além dos 19 postos de recebimentos que já existem desde o lançamento da campanha, no dia 23 de setembro, agora serão colocadas unidades de recolhimento em escolas das redes municipal, estadual e particulares, associações de moradores, igrejas e órgãos públicos, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde e Direc-06.
O primeiro recolhimento de embalagens longa vida doadas pelos moradores para a campanha de implantação do sistema de coleta seletiva já foi feito pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus. Todo o material recolhido foi depositado inicialmente no Parque de Exposições de Ilhéus, para que sejam higienizados e doados à primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), que através de uma parceria com a empresa Tetra Pak vai trocar por telhas que serão direcionadas ao galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa que está sendo construído no aterro sanitário do Itariri.
O objetivo principal da campanha é arrecadar as embalagens longa vida, que antes eram jogadas no lixo, para dar uma nova destinação a esse material, além de conscientizar a comunidade para a necessidade de se implantar em Ilhéus o sistema de coleta seletiva. Inicialmente foi desenvolvido um projeto piloto nos bairros da zona sul e graças ao envolvimento dos órgãos, instituições e entidades, a participação popular e o apoio das secretarias municipais, Direc-06, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Cabaneiros e associações de moradores será levada agora para os diversos bairros.
Para participar, basta a comunidade levar as embalagens longa vida a um dos pontos de coleta espalhados pela cidade, que contam com recipientes de depósito para esse tipo de material. O secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, lembra que é importante higienizar as embalagens antes de entregar num dos pontos de coleta. O presidente da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Odaílson Lélis, acrescenta que nas unidades de coleta existem também materiais informativos sobre a campanha, a exemplo de kits sobre cultura ambiental, que servem não somente para orientar os alunos, como também conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação da natureza.
Com a proposta de garantir a melhor eficiência do projeto de Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri, o prefeito Newton Lima criou, através do decreto municipal 067/2011, um Grupo de Trabalho (GT) constituído especialmente para acompanhar, desenvolver e validar as ações do programa de coleta seletiva. O GT é formado é Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Coolimpa, Câmara de Vereadores, Grupo Ação Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e secretarias municipais da Educação; Indústria, Comércio e Planejamento; Meio Ambiente; Assistência Social e Trabalho; Desenvolvimento Urbano; e Saúde.
Condema se reúne para discutir Código Ambiental do Município
O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) realizou na tarde de quarta-feira (16), no salão nobre do Palácio Paranaguá, mais uma reunião extraordinária, desta vez com a finalidade de contribuir na discussão da regulamentação do Código Ambiental do Município – Lei nº 3.510/10. Além dos conselheiros, participaram do encontro o promotor público ambiental da comarca de Ilhéus, Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e da Procuradoria Geral do Município, além de visitantes e representantes da sociedade civil.
A regulamentação do código possibilitará ao município fiscalizar com maior eficiência as infrações ambientais, além da aplicação de punições aos infratores, aplicando as multas de acordo com a tipificação prevista na regulamentação. O novo código também permitirá a atualização do Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma), inclusive permitindo ao município cobrar pelos serviços de licenciamentos e estudos dos impactos provenientes dos empreendimentos que se vislumbram num futuro próximo.
Segundo o presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, a discussão do Código Ambiental do Município, sendo feita de maneira democrática, ouvindo a sociedade, deixa patente a preocupação do Poder Executivo em governar respeitando os mecanismos de controle social e a busca da preservação de nossas riquezas naturais, permitindo os avanços econômicos através de mecanismos que garantam o desenvolvimento sustentável. “A discussão não se encerrará nessa reunião, e outras pessoas interessadas poderão participar dos próximos encontros para conclusão do trabalho, que deverá acontecer até meados do mês de dezembro vindouro”, concluiu Nazal.
Assistência Social chama inscritos com pendências do Minha Casa, Minha Vida
A Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Sast) está convocando as pessoas inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida – do Governo Federal – que possuam pendências de documentos com a secretária. Essas pessoas deverão comparecer, até a próxima segunda-feira (21), à sede da Secretaria da Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, nº 1.724, centro, munidas dos documentos, para regularizar suas situações junto ao programa.
Segundo o secretário municipal da Assistência Social e Trabalho, Ari Santos, a irregularidade junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida, acarretará no cancelamento da inscrição, daí a necessidade e a urgência na regularização dos processos. “Quem analisa os processos e procedimentos é a Caixa Econômica Federal, que aponta quais os documentos necessários e, no caso de falta de qualquer um deles, nos remete correspondência para que os problemas sejam solucionados”, ressalta Ari Santos.
Além de divulgar, através dos diversos meios de comunicação, a necessidade urgente da regularização da documentação, Ari Santos informa que os prepostos da Secretaria da Assistência Social e Trabalho estão envidando esforços no sentido de contatar pessoalmente as pessoas com essas pendências. “Todas essas pessoas já foram notificadas, mas, infelizmente, até agora não voltaram para apresentar os documentos solicitados e correm o risco de serem excluídos do programa”, concluiu o secretário.
Professores da Rede Municipal conhecem o Pacto pela Educação
A Secretaria Municipal da Educação de Ilhéus promoveu quarta-feira (16), no auditório da Justiça Federal, um encontro com professores do ensino fundamental da rede de ensino, para a explanação do Pacto pela Educação. Esse pacto, firmado entre os governos Estadual e Municipal, tem como objetivo melhorar a qualidade da educação na Bahia garantindo aos estudantes o direito de aprender.
A principal meta do programa é alfabetizar todos os estudantes até os oito anos de idade. Através deste pacto, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mas precisamente para o primeiro ano, quando se inicia o processo de alfabetização. Além disso, os orientadores, gestores e supervisores também terão formação garantida.
Ao município de Ilhéus cabe garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação, ofertar reforço escolar e a montagem dos cantinhos de leitura. De acordo com a coordenadora municipal do pacto, Fabiana Bezerra, tentar extinguir o analfabetismo é uma das prioridades do programa, e através de acompanhamento dos professores e sensibilização dos gestores, o fortalecimento da escola pública pode ser possível.
O pacto faz parte do programa Todos pela Educação, que visa ampliar o acesso à Educação, fortalecer a inclusão educacional, combater a repetência e o abandono escolar, valorizar o profissional da educação e promover sua formação além de estimular o uso das tecnologias como instrumentos pedagógicos e de gestão escolar. Cada professor e aluno receberão um kit contendo o material que será trabalhado durante o ano letivo, para que o aluno tenha base alfabética para o bom desempenho escolar, sobretudo em Língua Portuguesa e Matemática.
O pacto foi firmado até o ano de 2014 e será iniciado em Ilhéus já em 2012, com as turmas de 1º e 2º ano da rede municipal. Para a secretaria municipal da Educação, Lidiney Campos, essa é uma iniciativa que deve ser apoiada pois é muito grande o número de alunos das séries iniciais que mal sabem ler, interpretar ou resolver cálculos de matemática. “É nosso dever investir na formação continuada dos profissionais para que eles saibam como trabalhar e facilitar a aprendizagem desses alunos”, concluiu.
Saúde realiza pré-oficina para avaliar ações de departamentos
Coordenadores dos departamentos de Vigilância a Saúde e Atenção Básica do município de Ilhéus se reuniram na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria da Saúde, para a realização da pré-oficina de avaliação técnica dos indicadores da Programação Anual de Vigilância à Saúde (PAVS). A pré-oficina tem como objetivo avaliar os indicadores pactuados entre os dois departamentos no primeiro semestre de 2011. Nesta etapa, a avaliação é realizada pelos próprios coordenadores municipais.
Os indicadores referem-se às áreas da saúde, como por exemplo, índices de mortalidade infantil, imunizações de doenças e agravos, vacinação, números e tratamentos para doenças como a dengue, entre outros. Muitos desses indicadores, por sua vez, são de execução e responsabilidade da atenção básica, por isso a importância do trabalho conjunto. A atenção básica promove a assistência aos casos identificados através da promoção, prevenção e proteção à saúde.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virginia, a avaliação consiste em realizar o levantamento de quais indicadores foram alcançados, quais as facilidades e dificuldades do município para alcançar determinadas pactuações, e elaborar estratégias para alcançar esses indicadores. Já a oficina, próxima etapa que será realizada no dia 24 de novembro, contará com a participação de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que estarão analisando estes indicadores do município no primeiro semestre e avaliando as resoluções da pré-oficina.