
A Faculdade de Ilhéus realizou no último domingo, das 8 horas ao meio-dia, as provas do Vestibular 2012.1 para classificar candidatos a vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito e Nutrição. Dos enunciados apresentados para a prova de redação, o tema que abordou o crescimento da cidade de Ilhéus foi a principal opção feita pelos candidatos.
O primeiro enunciado para a redação foi sobre a possibilidade de descriminalização do aborto; o segundo abordou a sustentabilidade do Planeta, que vai comportar sete bilhões de habitantes; e o terceiro enunciado: “A cidade de Ilhéus, em alguns anos, vem apresentando crescimento: mais carros, mais prédios, mais problemas. Redija uma dissertação defendendo seu ponto de vista sobre tal crescimento”, foi o preferido entre os vestibulandos.
Estarly Soares Fagundes da Silva, 47 anos, concluiu recentemente o curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ilhéus, faz pós-graduação em Gestão Tributária e agora quer fazer curso de Direito. Para ele, a prova foi difícil com relação a biologia e química. Na redação preferiu o tema do crescimento da cidade e defendeu que em relação aos “problemas de aumento de população e de veículos, a cidade não se preparou para isso e a gente tem visto as construções que estão surgindo, além do Porto Sul que vai aumentar mais ainda o problema”.
O estudante Frederick Hughes, 19 anos, prestou vestibular para Direito e escolheu o tema sobre o desenvolvimento de Ilhéus por residir na cidade, na zona sul e está preocupado com os constantes congestionamentos e a construção de uma nova ponte. O ex-vereador e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, Ivo Evangelista, prestou vestibular para o curso de Administração e declarou: “Achei o vestibular muito interessante, e a prova de redação com temas atuais. Explorei na redação o momento e os problemas vividos por Ilhéus, devido ao seu crescimento. Depois de seis anos sem estudar, voltei para fazer um curso de capacitação em gestão empresarial, o que me estimulou ao vestibular.”

Credibilidade – De modo geral, os candidatos entrevistados afirmaram ter escolhido a Faculdade de Ilhéus para tentar uma vaga no ensino superior pela credibilidade da instituição, cujos próprios alunos fazem questão de ressaltar. No caso de Sara Lúcia da Costa Moura, 24 anos, que quer estudar Direito, ela foi incentivada ao vestibular a partir do curso profissionalizante realizado na Faculdade de Ilhéus. “Gostei dos professores, da dinâmica e da instituição, por isso me interessei no vestibular. O meu marido, Eduardo de Jesus Moura também está fazendo vestibular para Ciências Contábeis”, informou.
A capixaba Priscila Tomazini Vieira, 29 anos, quer cursar Nutrição e escolheu como tema de redação a sustentabilidade do Planeta. A opção pela Faculdade de Ilhéus se deu também em virtude da credibilidade da instituição, a infraestrutura e o fato de ter sede própria. Graduado em História, o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, escolheu agora o curso de Direito. Ele disse que chamou a atenção a organização, de modo geral, do vestibular da Faculdade de Ilhéus.