Prefeito de Ilhéus quer solução para o receptivo a cruzeiros
Obra de construção das 272 casas populares no Vilela é retomada
Prefeitura entrega ambulância à comunidade do Salobrinho
Inscrições para participar de oficina de elaborações de projetos culturais
Operação tapa-buracos vai beneficiar ruas e avenidas
Prefeito de Ilhéus quer solução para o receptivo a cruzeiros
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã desta quinta-feira (3), vereadores e representantes de proprietários de táxis e vans que reivindicam participar, junto com os ônibus, do receptivo aos turistas de cruzeiros no Porto de Ilhéus. Segundo os dirigentes dos segmentos envolvidos na manifestação, eles estão sendo impedidos de participar, em iguais condições do transporte de passageiros.
Segundo alegaram os proprietários de táxis e vans, a Codeba, que administra o Porto de Ilhéus, teria impedido a entrada dos táxis e vans na área de desembarque dos transatlânticos, embora tenha permitido o de ônibus, o que configuraria concorrência desleal. O secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas, Alisson Mendonça, que participa do Conselho das Autoridades Portuárias (CAP), ressaltou que as questões de segurança têm que ser impostas a todos os segmentos envolvidos.
Ainda na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito Newton Lima se encontrou com o secretário estadual das Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, a quem levou o pleito dos proprietários de táxis e vans. Além desse encontro, o prefeito também ficou de agendar uma reunião com o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, que teria a participação de representantes do Executivo, Legislativo e das entidades representativas dos táxis e vans para tratar do assunto.
Newton Lima lembrou que desde o ano passado que busca uma solução para o problema, inclusive com a construção de um terminal de passageiros para abrigar os receptivos dos cruzeiros de transatlânticos. “Claro que teremos que observar as regras de segurança, mas não poderemos privilegiar um setor em detrimento de outro. Apesar de o município não ter competência para atuar no porto, esse é um assunto que diz respeito a Ilhéus e vamos buscar uma solução que beneficie a todos os envolvidos”, disse o prefeito.
A permissão para a entrada de todos os segmentos do transporte de passageiros dos cruzeiros em transatlânticos vem sendo tema de diversas reuniões com a Codeba, com a participação do secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira. Durante o encontro no gabinete do prefeito, o vereador Jailson Nascimento, que junto com seu colega Alzimário Belmonte (Gurita), acompanhava os proprietários de táxis e vans, reconheceu o esforço feito pelo prefeito para encontrar um solução para o impasse.
Obra de construção das 272 casas populares no Vilela é retomada
Na próxima segunda-feira (7) serão reiniciadas as obras de construção das 272 casas populares que estão sendo erguidas no Loteamento Bosque Verde, localizado no Teotônio Vilela, bairro da Zona Norte de Ilhéus. Com recursos de aproximadamente R$ 18 milhões, oriundos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), e em parceria com a Prefeitura e com o Governo do Estado, as obras também envolvem intervenções urbanísticas. Além da construção das casas, o projeto prevê saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e criação de uma ciclovia.
De acordo com informações do secretário municipal da Infraestrutura, arquiteto Paulo Goulart, com cerca de 67% do cronograma executado, a obra deverá ficar pronta no prazo máximo de 10 meses. “O trabalho foi paralisado em decorrência de alguns problemas técnicos, totalmente superados depois de duas reuniões realizadas esta semana no gabinete do prefeito Newton Lima e na Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo repasse dos recursos”, explica Paulo Goulart.
As unidades habitacionais serão destinadas para as famílias que atualmente residem em áreas de encostas e na Rua do Mosquito, situada em frente à Rodoviária de Ilhéus. “A idéia é fazermos, na sequência, a recuperação ambiental do local, removendo o aterro que possibilitou as invasões e providenciando, logo depois, o replantio com vegetação nativa”, informa o secretário municipal de Infraestrutura.
Casas – As 272 habitações populares estão sendo edificadas numa área total de 93 mil metros quadrados, denominada Loteamento Bosque Verde. Com 32 metros quadrados de área construída, cada unidade terá sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Para o prefeito Newton Lima, as obras de infraestrutura e saneamento básico vão melhorar muito a vida dos moradores do bairro Teotônio Vilela, principalmente nas áreas que serão contempladas pelo projeto.
Segundo o prefeito, tudo isso só foi possível graças à parceria firmada com o Governo do Estado, que garantiu a contrapartida para a realização das obras. Além de todos os serviços que estão sendo executados, Newton Lima também chamou a atenção para a importância da questão social, “já que todas as famílias que moram atualmente na rua Floresta Manguezal, conhecida como Rua do Mosquito, foram previamente cadastradas e, em função disso, serão contempladas com as casas populares”.
Prefeitura entrega ambulância à comunidade do Salobrinho
Os moradores do bairro Salobrinho, em Ilhéus, foram beneficiados com a entrega de uma nova ambulância para atender à comunidade. A iniciativa é resultado da reivindicação do vereador Tarcísio Paixão à Prefeitura, que firmou parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que cedeu o veículo para ser utilizado como ambulância naquele bairro.
O vereador Tarcísio Paixão informou que a adaptação do veículo em ambulância foi realizada pela Prefeitura de Ilhéus, que também disponibilizou os motoristas e ficou encarregada da manutenção do veículo. Agora, o serviço da ambulância será prestado durante 24 horas e estará disponível ao posto de saúde do bairro, atendendo não só aos cerca de 10 mil moradores do Salobrinho, mas também a Universidade e as comunidades circunvizinhas.
O serviço conta também com o disk ambulância (8878-4392), criado para atender exclusivamente às solicitações dos moradores. Para José Raimundo (de 62 anos), morador do bairro há 15 anos, o fato é totalmente inédito na história do local. “Como o Salobrinho é distante do centro, o povo daqui sofria para conseguir transporte adequado para ir aos hospitais. Agora vai ser tudo diferente”, afirmou o morador. A ambulância foi entregue pessoalmente pelo prefeito Newton Lima, em solenidade ocorrida na última terça-feira (1º), na praça principal do Salobrinho e que contou com a presença de centenas de moradores.
Bastante aplaudido, o prefeito Newton Lima destacou a importância da parceria com o vereador Tarcísio, que tem gerado efeitos bastante positivos. O prefeito salientou que tem conhecimento das necessidades do bairro, e que a Prefeitura tem envidados esforços no sentido de proporcionar melhores condições de vida aos moradores. Um exemplo disso é a execução do projeto urbanístico do bairro do Salobrinho, que teve início com as obras de pavimentação da rua do Ouro, uma das mais antigas reivindicações da população.
As obras da rua do Ouro incluem a manutenção da rede de drenagem pluvial, com substituição de manilhas, construção de caixas de passagem de água e também pequenas encostas. As obras de pavimentação vêm sendo realizada com recursos próprios do município, e a previsão é de que seja concluída em até 30 dias. Newton reforçou, ainda, que “o compromisso do governo é trabalhar para um bairro cada vez melhor”. O projeto urbanístico prevê ainda ações como a reforma da quadra de esportes e pavimentação de outras ruas do bairro.
Inscrições para participar de oficina de elaborações de projetos culturais
O Banco do Nordeste realiza no próximo dia 7 de novembro, às 17 horas, no auditório Sosígenes Costa, na Fundação Cultural de Ilhéus, uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. A palestra será proferida pela comunicóloga e jornalista Karine Pamponet Peixoto. Serão oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone: (73) 3634.8986, no período das 13 às 18 horas, ou ainda, encaminhadas para o e-mail carolineleal100@gmail.com. A oficina tem apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultural de Ilhéus.
Operação tapa-buracos vai beneficiar ruas e avenidas
Na última terça-feira (1º), a Prefeitura de Ilhéus deu início a um processo licitatório com o objetivo de promover a recuperação de várias ruas e avenidas da cidade, que serão beneficiadas, no prazo máximo de 15 dias, por serviços de recapeamento asfáltico e por uma ampla operação tapa-buracos. A informação é do secretário da Infraestrutura, Paulo Goulart, que chama atenção para o fato de que a intervenção deverá consumir cerca de R$ 1, 2 milhão, oriundo da receita municipal.
“Mesmo diante das dificuldades econômicas que ainda caracterizam o dia-a-dia da administração pública ilheense, o prefeito Newton Lima continua empreendendo uma série de esforços para melhorar a qualidade de vida da população. Como é do conhecimento de todos, estamos concluindo uma importante obra de drenagem pluvial na Cidade Nova, esforço que já diminuiu de forma considerável os constantes alagamentos que costumavam acontecer naquela região em tempos de chuva. Agora, já visando uma melhor organização da cidade para a próxima temporada de verão, queremos melhorar o nosso sistema viário, recuperando ruas e avenidas”, enfatiza.
Ainda segundo avaliação do secretário da Infraestrutura, intervenções como a operação tapa-buracos e como a recuperação de drenagens pluviais são de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida de ilheenses e visitantes. “O governo municipal continua trabalhando para materializar um conjunto de intervenções urbanas integradas, capaz de qualificar ainda mais a nossa cidade. O resultado desse esforço será a melhoria das condições de vida e de saúde de turistas e munícipes”, afirma Goulart.