CARRO ELÉTRICO DA UESC SE DESTACA NA MARATONA UNIVERSITÁRIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2011

O Carro Elétrico da Bahia, (Cel da Bahia), projeto multidisciplinar da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC para participar da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, entre os dias 12 e 14 de outubro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo, ficou na 11º lugar na classificação da sua modalidade.

Na avaliação da professora Adélia Pinheiro, vice-reitora da UESC “Os alunos e professores integrantes do projeto estão de parabéns. A estréia da UESC na competição aconteceu dentro das expectativas da equipe. Destaco a participação, o trabalho coletivo com o seu fundamento multidisciplinar e complementar para os estudantes.”

 

“Para chegarmos até aqui, investimos um ano de trabalho. Criamos um grupo multidisciplinar na UESC e executamos um projeto sustentável e alinhado com os recursos naturais da Bahia, como a fibra de coco. Valeu a pena. Fomos muito bem recebidos e aprendemos bastante”, ressalta a professora Luciana de Paula.

A meta era manter o carrinho rodando na pista o maior tempo possível, utilizando a menor quantidade de energia. O professor doutor Celso Fornari Junior explica que “o Carro Elétrico da Bahia, além de ser um veículo de performance, é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, portanto, voltado para o fortalecimento da consciência social e ambiental.

A Maratona – Nos dias da Maratona, o Kartódromo de Interlagos se tornou o maior laboratório de pesquisa energética do país a céu aberto. Cerca de 500 professores e alunos, representando sete estados brasileiros e 22 instituições de ensino superior, deram uma aula de sustentabilidade e economia durante a oitava edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética. A prova foi marcada pela qualidade dos projetos e duas quebras de recordes.

Na categoria dos veículos movidos à gasolina, a mais tradicional da competição, a vitória ficou com os catarinenses da Universidade da Região de Joinville, com a marca de 594,394 km/l. Superaram por larga margem o antigo recorde da pista, os 367,050 km/l obtidos pela Unicamp em 2007. Foram seguidos pela equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (com 420,293 km/l) e pelos antigos recordistas de Campinas, que alcançaram 211,953 km/l.

Nos carros a etanol, os paranaenses da Unioeste superaram todas as expectativas e outro recorde ficou no passado. O consumo que alcançaram, de 736,395 km/l, é uma referência em qualquer prova de eficiência energética do mundo, ainda mais diante do relevo e traçado da pista. Os estudantes da Univille de São Bento do Sul ficaram em segundo lugar (com 113,044 km/l) e os gaúchos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria foram os terceiros, atingindo 89,591 km/l.

Campeã em 2007 e 2008, a equipe da Universidade Federal de Santa Maria voltou a dominar a competição dos elétricos. Seu modelo percorreu 13,668 km com uma bateria de moto (12V 4Ah). A Universidade Federal de Itajubá, imbatível em 2009, conquistou o vice com a distância de 12,256 km. A Unioeste completou o pódio com 12,060 km.

Na avaliação dos melhores projetos, os paulistas se destacaram. Os engenheiros do Instituto Mauá ficaram em primeiro e os alunos da Escola Politécnica da USP foram os terceiros. Novamente, a Unioeste surpreendeu e ficou em segundo lugar, além de ser a única equipe a compensar suas emissões de gases de efeito estufa.

A Melhor Premiação – Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. A oitava edição teve o patrocínio da Fiat Automóveis, Fiat Powertrain, NSK Rolamentos e Radix Engenharia e Software, além de apoio da Tramontina Pro, Baterias Heliar e VZAN.

É a prova estudantil com a melhor premiação do país. As duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria) ganharam veículos para uso didático. As terceiras colocadas receberam três motores cada. Todos os alunos integrantes das três equipes que desenvolveram os melhores projetos levaram conjuntos de ferramentas profissionais para casa e as universidades ganharam carrinhos completos com centenas de itens.

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