PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Simulado de incêndio terá interdição parcial da avenida Canavieiras

Em outubro, humor, dança, poesia e música marcam programação do TMI

Em Ilhéus, ainda existem vagas no Projeto Viva Vôlei

Unidade de saúde do Basílio terá programação do dia das crianças

Simulado de incêndio terá interdição parcial da avenida Canavieiras

Com o objetivo de tornar o simulado de incêndio, marcado para o dia 19 deste mês em Ilhéus, mais próximo à realidade e de priorizar a segurança de todos os participantes da ação e do público expectador, a comissão responsável pelo evento informou esta semana que a avenida Canavieiras, nas proximidades do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, local onde será realizado o simulado, será interditada parcialmente das 12h com previsão de liberação a partir das 18h, para o evento. A interdição será coordenada pela 68ª Companhia Independente de Polícia Milita, com apoio das 69º e 70ª CIPMs, da Rondesp e da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.

O simulado de incêndio consiste numa das atividades do Programa “MP (Ministério Público) e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos”, que no município é realizado pela 8ª Promotoria de Justiça, em parceria com órgãos de controle social, poder público e sociedade civil organizada. Seu principal objetivo, de acordo com a promotora Karina Cherubini é chamar a atenção da população ilheense sobre a importância de saber como agir em situações emergenciais. O simulado também vai contribuir para a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e controle de pânico nas escolas.

A via localizada em frente à IME e toda a área utilizada como estacionamento na avenida próxima à unidade escolar serão interditadas e um comunicado com orientações sobre rotas alternativas será divulgado pela Setran nos próximos dias visando evitar maiores transtornos aos motoristas que costumam utilizar a via. O itinerário dos ônibus de transporte urbano e o percurso provisório também serão modificados e divulgados à comunidade, de acordo com a Setran.  

Equipes do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), Exército brasileiro, secretarias de educação, saúde, turismo e Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil, Infraero, Defesa Civil, conselho municipal de Saúde, entre outros órgãos, também estarão participando da ação que será realizada numa das salas do segundo pavilhão do IME, com cerca de 50 alunos. A ação também contará com a participação de alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus e de guardas municipais, alunos do curso de Formação em Segurança Pública.

Maquiagem para simular ferimentos e escoriações, apoio de psicólogos e assistentes sociais às vitimas e seus familiares, presença de atores que simularão ser parentes das vítimas, tendas para o atendimento às vitimas, fechamento de vias, deslocamento do trânsito, entre outras ações, “visam garantir que o evento se aproxime ao máximo da realidade”, explicou o Tenente Coronel Marivaldo Elias de Sá. Após o simulado, a coordenação do evento realizará um encontro direcionado à toda comunidade e à imprensa no auditório do IME para falar sobre o simulado de incêndio e sobre outras ações do Programa “MP e os objetivos do milênio”.

Em outubro, humor, dança, poesia e música marcam programação do TMI

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), entidade que tem a proposta central de incentivar, fomentar e disseminar as diversas manifestações culturais e artísticas no município, divulgou a programação de eventos definida para o Teatro Municipal durante este mês de outubro. Todos os meses, o TMI, uma das casas de espetáculos mais importantes do interior do Nordeste, elabora uma programação capaz de atender aos gostos mais variados. Além de eventos sociais, educacionais e empresariais, o espaço também contempla promoções desenvolvidas nas áreas da música, da dança, do humor e da dramaturgia.

Nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, o Teatro Municipal estará sediando os prêmios “Mulher Influente” e “Liderança da Bahia”, ambos em comemoração aos 20 anos do jornal Folha da Praia. Na sexta-feira (7), às 20 horas, o palco do TMI abrirá espaço para o Festival Acordes em Cores. O evento, que objetiva valorizar e divulgar cantores e artistas regionais, contará com a participação de Brena Gonçalves e do Grupo Soma3. Na próxima semana, dias 10, 11, 13 e 14, sempre a partir das 8 horas, o Projeto Escola apresentará “O Mágico de Oz”, espetáculo infantil que tem direção e produção de Cristina Barreto.

Dando continuidade à programação, no dia 15, a partir das 20 horas, a comunidade evangélica de Ilhéus e região terão a oportunidade de conferir a “Primavera Gospel”. Já nos dias 16 e 17, com abertura prevista para às 18 horas, o TMI sediará a Conferência Territorial de Cultura, evento que deverá reunir representantes dos 26 municípios ligados ao território Litoral Sul. No dia 18, a partir das 14h30min, será realizado o “Dia da Inclusão Digital”, espetáculo de teatro, música e dança voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Nos dias 19 e 20, sempre a partir das 20 horas, o público de Ilhéus e do Sul da Bahia poderá conferir o espetáculo “O Grande Amor da Minha Vida”, com os atores globais Thiago Martins e Paloma Bernardi. Também às 20 horas, só que do dia 21, o público terá a oportunidade de dar boas  gargalhadas com o “stand-up” do ator, escritor e comediante Márcio Américo.

Outros – A programação de outubro contemplará ainda show de música gospel, com Tuca e Banda, no dia 22, às 19h30min; nova apresentação de Márcio Américo no dia 23, a partir das 20 horas; A Fala Poética do Clow, espetáculo infanto-juvenil promovido pelo Projeto Escola, no dia 29, às 9 horas; promoção musical do Conservatório Shumann, no dia 27, a partir das 19h30min; III Festival de Dança de Salão, no dia 28, às 20 horas; e espetáculo infantil “os 3 porquinhos ou confissões de um menino levado”, no dia 29, a partir das 17h30min. Na sequência, fechando o mês de outubro, o humorista Renato Piaba volta ao TMI para apresentar “Rir para não chorar”. De acordo com a programação, no dia 29, o espetáculo começará às 21 horas e no dia 30, por volta das 20 horas.

Em Ilhéus, ainda existem vagas no Projeto Viva Vôlei

Segundo informações do superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, ainda existem cerca de 70 vagas no Projeto Viva Vôlei para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Criado e organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol, em parceria com a Empresa Queiroz Galvão, o projeto oferece material esportivo e escolinha de voleibol. As inscrições estão acontecendo no Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras, nas quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

“O ‘Viva Vôlei’ é a ‘menina dos olhos’ da Confederação Brasileira de Voleibol, entidade que há algumas semanas atrás enviou representante para acompanhar as atividades em Ilhéus. Além de local para treinar, o projeto disponibiliza coletes, bolas próprias para a idade, rede adaptada, estagiários, assistente social e professor de Educação Física”, informa Alberto Kruschewsky. Por sua vez, o coordenador do ‘Viva Vôlei’ em Ilhéus, José da Fonseca Filho, enfatiza que, além de desempenhar uma importante função social, uma vez que estimula a acessibilidade ao esporte, o projeto é um pilar importante na renovação das equipes desta modalidade esportiva. “Proporcionar a iniciação ao voleibol para crianças e adolescentes é criar o ambiente ideal para a formação de cidadãos e de novos atletas”, comenta o coordenador e professor de Educação Física.

O ‘Viva Vôlei’, que beneficia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oriundos de várias comunidades carentes do município, tem a proposta de utilizar o voleibol como um importante instrumento de educação e de socialização. O projeto será desenvolvido no Ginásio de Esportes, com duas turmas, durante 12 meses, nas quartas e sextas-feiras, sendo uma das 9 às 11h30min e a outra das 14h30min às 17 horas. Ainda segundo informações de Alberto Kruschewsky, os quatro instrutores do projeto, que trabalharão sob a supervisão do professor em Educação Física, José da Fonseca Filho, foram treinados por prepostos da Federação e da Confederação de Voleibol. “Para a efetivação das inscrições, os únicos requisitos são a idade, que deve ser de 7 a 14 anos, e a matrícula na rede de ensino do município, pública ou particular”, completa o superintendente.

 Unidade de saúde do Basílio terá programação do dia das crianças

Em comemoração ao mês da criança, os Postos de Saúde da Família (PSF) I E II do bairro do Basílio realizará no próximo dia 19 de outubro uma manhã com programação diferenciada. Serão oficinas de Shantala para mães e crianças (massagem indiana relaxante para o bebê), ministrada pela fisioterapeuta Karla Rocha, Oficina de Contos e Histórias, com a psicóloga Terezinha Zélia, Oficina de Nutrição voltada para a educação alimentar de crianças, com a nutricionista, Marjorie Bittecourt.

Além disso, serão oferecidas atividades de arte, pintura em rosto, palhaços, brincadeiras lúdicas com brindes e lanches. As atividades terão a participação de crianças do Centro comunitário do Basílio e de outras crianças do bairro. Segundo a enfermeira chefe do PSF Basílio I, Bárbara Christian, “a unidade procura sempre realizar atividades diferenciadas em datas comemorativas como dias dos pais, das mães, natal, entre outras, a fim de aproximar e estreitar a relação entre a comunidade e o posto de saúde” afirma a enfermeira.

Atendimentos- Os postos I e II do Basílio realizam atendimento diário através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista e dentistas. Os postos contam ainda com o apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), composta por educador físico, psicóloga, psiquiatra, homeopata, assistente social, terapeuta ocupacional, pediatra e ginecologista.

Nestas unidades são realizados atendimentos ligados a saúde da mulher (preventivo, pré-natal, planejamento familiar, etc.), saúde da criança e do adolescente e a saúde do idoso (programas de diabetes e hiperdia). A enfermeira chefe do Basílio II, Heliana de Souza, diz que o fluxo de atendimento é grande, e “cada profissional atende em média 200 pacientes por mês”.

Uma das principais características dessa unidade é o desenvolvimento do trabalho voltado para a educação dos pacientes, focando o auto cuidado e a questão da prevenção de inúmeras doenças. Esse trabalho é muito realizado, por exemplo, pelos dentistas da unidade, uma vez que o tratamento dentário envolve questões de mudanças e incorporações de alguns hábitos de higiene. Segundo Heliene, “os profissionais encontra por vezes resistência em alguns pacientes. Mas insistimos porque acreditamos na realização deste tipo de trabalho”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *