Bahia adere ao horário de verão

O governador Jaques Wagner anunciou, oficialmente, na coletiva de imprensa realizada na Governadoria, na manhã desta segunda-feira (3), a entrada da Bahia no horário de verão, que começa a partir do próximo dia 16, quando todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Segundo o governador, a decisão foi tomada após estudo realizado sobre a luminosidade do dia, segundo o qual o sol nasce, no período de vigência do horário de verão, em média, entre 25 e 35 minutos mais cedo. Esse estudo indica, ainda, que no ápice do verão, por um período de 15 dias, o sol nasce exatamente uma hora antes. “Na média, o sol nasce 25 minutos mais cedo, então eu não vejo sentido de a Bahia ficar de fora, até porque o prejuízo para quem acorda muito cedo é compensado à noite”.

O ingresso do estado, após sete anos de fora do horário de verão, visa manter o governo baiano alinhado ao horário de Brasília e evitar os transtornos causados em razão das diferenças de horários com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A decisão é muito mais de ficar alinhado ao horário de Brasília do que de economia de energia”, disse o governador, uma vez que a economia, no Estado, é muito pequena com o adiantamento da hora.

Sobre a questão da segurança para os trabalhadores que precisam sair de casa ainda no escuro, Wagner ressaltou que a criminalidade nas primeiras horas da manhã é mínima. As estatísticas, segundo ele, indicam o período das 19 às 2 horas da madrugada como mais crítico para quem circula nas ruas. “O mundo inteiro emprega o horário de verão, então, não vejo porque a Bahia deva ficar de fora do horário nacional”, disse o governador.

O horário de verão é baixado no país por meio do decreto presidencial. Com a decisão do governador Wagner, apenas a Bahia, dentre os estados do Nordeste, passa a estar formalmente vinculada ao horário de Brasília. A última vez que o Estado participou do horário de verão foi em 2002/2003. Desde então, ficou de fora.

3 comentários em “Bahia adere ao horário de verão”

  1. Esse ordinário não tinha coisa melhor pra resolver não, com essa cara de cachaceiro
    não podia vir nada de bom pros baianos…

  2. Adorei o posicionamento da Bahia. Os dados sao corretos, a economia economica existe, a noite se pode aproveitar para voltar do trabalho com major segurança, ou aproveitar para um passeio gostoso!

  3. Ele bota, e nos tiramos ele na proxima eleição . em frente de uma urna eletronica nao pedimos a opiniao de nimguem.A liberdade dos baianos durou bem pouco , mas nos podemos torna-la a trazer .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *