JUSTIÇA COBRA À UNIÃO PROJETO DEFINITIVO CONTRA AVANÇO DO MAR NO LITORAL NORTE

No programa O Tabuleiro da Conquista FM desta terça-feira (27) um morador  do bairro São Miguel alertou para a invasão da maré no litoral Norte de Ilhéus. “ Antes tínhamos medo da maré de março, agora temos medo da maré de setembro”. Segundo Tarcísio , ontem o mar invadiu as ruas dos bairros São Miguel e São Domingos.

Desde o início do mês a União, por meio da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba)   está pagando R$ 1.000 de multa/dia por atraso na apresentação do projeto definitivo para conter o avanço do mar. A Justiça Federal acatou ação civil pública, ajuizada pela Associação de Moradores do Bairro São Miguel, que provou por estudos técnicos que a erosão em 16 quilômetros de praias foi provocada pelas obras de ampliação do Porto do Malhado.

Atualmente moram cerca de 1.200 famílias no local, número que duplica com a chegada de veranistas, embora muitos tenham abandonado as casas, ameaçadas pelo mar. “Os problemas são graves e já entrei em casa com água acima do joelho para salvar crianças”, conta Andhrea Nascimento Carvalho, vice presidente da Associação de Moradores do Bairro São Miguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *