Em Ilhéus, II Conferência Municipal de Cultura acontece neste final de semana
Começa nesta 4ª feira o III Encontro Baiano de Museus
Comissão que organiza simulado de incêndio realiza vistoria no IME
II Copa Coca Cola de Futsal prossegue no Ginásio de Esportes até 22 de outubro
Em Ilhéus, II Conferência Municipal de Cultura acontece neste final de semana
O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, assinou o Decreto 073, que convoca a II Conferência Municipal de Cultura, programada para acontecer nos dias 24 e 25, no Teatro Municipal (TMI). Na oportunidade, serão indicados os representantes municipais que estarão participando das conferências territorial e estadual.
Coordenada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a conferência visa propor, entre vários outros aspectos, estratégias para o fortalecimento do setor como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento também objetiva estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e de implementação de novas políticas, mediante a busca de convergências das proposições oriundas dos poderes públicos e da própria sociedade.
“Outra finalidade da conferência é apontar propostas de diretrizes para subsidiar a formulação do Plano Municipal de Cultura, através do debate coletivo e das indicações de propósitos a serem obtidos nos mais diferentes níveis de atuação do município”, diz o prefeito em exercício, Mário Alexandre.
O Decreto 073 salienta ainda que, durante o evento, deverão ser apresentados os principais resultados obtidos no setor a partir da I Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada em setembro de 2009. A II conferência, será presidida pelo prefeito em exercício Mário Alexandre, também visa estimular a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais. Outra finalidade importante, ainda de acordo com o Decreto 073, é propor estratégias para as implantações do Sistema Municipal de Cultura e do Sistema de Informações e Indicadores Culturais.
Começa nesta 4ª feira o III Encontro Baiano de Museus
Desta quarta-feira (21) até o dia 23, Ilhéus vai reunir grandes nomes da área museológica para discutir políticas públicas visando o desenvolvimento e a melhoria do setor durante o III Encontro Baiano de Museus. O encontro, inédito no interior da Bahia, que tem como tema “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural” é uma ação da Secretaria da Cultura através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
O evento será aberto às 8h30min e contará com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito em exercício Mário Alexandre, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia” será o tema da palestra que dá início ao evento e será proferida pelo superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos.
O primeiro dia do encontro também será marcado pela abertura da exposição “Museus da Bahia: Identidade e Territórios”, formação dos grupos de trabalho, por reuniões das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. Neste dia também será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, marcado para o mês novembro.
Já a programação do dia 22 terá a participação da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que possui larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida o diretor do Ibram, Mario Chagas apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. Pela tarde o professor Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas realizados na Universidade Federal de Pernambuco.
Ainda no segundo dia do encontro, a historiadora Gabriela Aidar vai ministrar minicurso sobre Inclusão Social em Museus. Já, à noite é a vez da Diretoria de Museus do Ipac apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado. No dia 23, o evento chega ao fim com palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital”, e na parte da tarde será realizada a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas.
Comissão que organiza simulado de incêndio realiza vistoria no IME
Representantes da comissão que integra o programa “MP (Ministério Público) e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de qualidade para todos” realizaram na manhã desta terça-feira (20) uma visita técnica ao Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, centro da cidade. O local foi escolhido para abrigar uma das ações propostas pelo programa, coordenado pela promotora pública Karina Cherubini, que prevê a realização de um grande simulado de incêndio.
A simulação de incêndio e todos os procedimentos que serão empregados durante a ação visam chamar atenção da população ilheense sobre a importância de saber como agir em situações emergenciais, “evidenciando a necessidade de promover mais investimentos em treinamento e na constituição de brigadas de incêndios nas escolas”, afirmou o tenente-coronel Marivaldo Elias de Sá, do 5º GBM. A vistoria teve como foco definir as estratégias de deslocamento das ambulâncias, locais onde as tendas de apoio às vítimas serão colocadas, checagem dos hidrantes mais próximos e análise da pressão da água, locais de isolamento da área, entre outros itens.
Discutir a viabilidade dos materiais e instrumentos que serão realizados durante o simulado, a exemplo de maquiagem, gasolina, material de primeiros-socorros, fitas de isolamento, entre outros, também foi outro intuito da reunião. Com previsão para ser realizado em outubro, o simulado acontecerá em uma das salas do terceiro andar do prédio do IME e vai envolver cerca de 40 alunos, além de profissionais do 5º Grupamento de Bombeiros Militares, Serviço de Atendimento de Urgência Móvel (Samu), Infraero, Coelba, Embasa, 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, Unimed e das secretarias de Segurança, Transporte e Trânsito, Educação e Saúde.
O trabalho de prevenção contra situações de pânico e de combate à incêndio vem sendo intensificadas nas unidades escolares da rede municipal, explicou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Sonaly Pimenta. “Para o simulado, os pais dos alunos participarão de reunião para obter maiores informações sobre o evento. Já os professores e coordenadores pedagógicos do município participaram nos dias 25 e 26 do último mês, de palestras ministradas por integrantes do 5º GBM”. No dia 29 deste mês, a comissão volta a se reunir na sede da 8ª Promotoria de Justiça para avaliar a visita técnica e iniciar os preparativos do simulado.
A reunião contou ainda com a presença de Clóvis da Silva Cunha (Secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito), João Lavigne (Embasa); Carlos Humberto Guimarães (Coelba); Edson Freitas Nascimento e Carla Almeida (Samu/192), João Bosco Bezerra Lopes (Infraero), José Eduardo Menezes (IME), Luciano Oliveira (Unimed Ilhéus, Renato Peixoto (Conselho Municipal de Segurança Pública do centro e adjacências de Ilhéus), além de representante do 68ª CIPM.
II Copa Coca Cola de Futsal prossegue no Ginásio de Esportes até 22 de outubro
Com jogos nas quartas-feiras e nos sábados, a II Copa Coca Cola de Futsal prossegue no Ginásio de Esportes Herval Soledade, um dos principais palcos do esporte amador de Ilhéus. No último sábado (17), a equipe do Plano Inclinado venceu o time da Princesa Isabel por 1 a zero. No outro jogo, a representação do Pontal aplicou 5 a 3 na equipe do Parque Infantil. Na opinião do superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, a II Copa Coca Cola de Futsal vem mostrando, nesta sua primeira fase, um bom nível técnico e atuações empolgadas das equipes participantes.
Ressalta o prefeito em exercício, Mário Alexandre, que o torneio representa uma bela oportunidade para que os desportistas ilheenses voltem a frequentar o Ginásio Herval Soledade, “presenciando o esporte de quadra de forma regular e não apenas em eventos esporádicos”, acrescenta. Segundo o superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky, o fato dos jogos da II Copa Coca Cola de Futsal acontecerem semanalmente atrai atletas e o público em geral.
Organizada pela superintendência municipal de Esportes e pela RC 10 Sport e Eventos Esportivos, a II Copa Coca Cola de Futsal foi oficialmente aberta no último dia 4 de setembro. O evento, que conta com o apoio da Coca Cola, é marcado pela participação de 18 equipes que, durante todo o torneio, estarão representando os bairros da cidade.
“Este é mais um importante evento que, através das nossas parcerias, conseguimos viabilizar em favor do esporte, da vida e da nossa juventude”, conclui o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky. A competição vai até o dia 22 de outubro, com jogos realizados às quartas e sábados, seguindo a proposta da Superintendência Municipal de movimentar as principais praças esportivas da cidade de Ilhéus.