PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Grande público prestigia abertura do III Encontro Baiano de Museus em Ilhéus

Dia da Família na Escola será promovido nas Escolas Nucleadas de Sambaituba

Prefeitura Municipal revitaliza áreas que costumavam ser ponto de acúmulo de lixo

Grande público prestigia abertura do III Encontro Baiano de Museus em Ilhéus

Além de dar boas vindas e de reforçar o coro pela campanha de reabertura do Museu do Cacau, o prefeito interino de Ilhéus, Mário Alexandre, fez questão de lembrar o pioneirismo de Ilhéus em sediar o encontro. “Esperamos que nos próximos anos, o município possa sediar o encontro nacional”. Segundo Mário Alexandre, Ilhéus é uma cidade que tem uma história a preservar e atualmente a prefeitura está promovendo um estudo para resgatar parte do seu passado.

“Não existe futuro sem memória. Os museus são locais que guardam o passado, mas que são de suma importância para construir um futuro melhor”. Essas foram as palavras do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José Nascimento Júnior, durante a abertura do III Encontro Baiano de Museus, na manhã desta quarta-feira (21) em Ilhéus. Esta é a primeira vez que um município do interior da Bahia sedia o evento, que segue até o dia 23, com intensa programação de debates, palestras, mesas redondas e apresentações culturais.

Assim como José Nascimento Júnior, várias outras autoridades ligadas ao setor museológico estão reunidas no município ilheense para participar do evento – iniciativa do Instituto do Patrimônio Cultural em parceria com o Ibram e com a Prefeitura de Ilhéus, executada através da Fundação Cultural. Na abertura do evento, José Nascimento Júnior salientou ainda que a realização do encontro é fruto de uma ação articulada que visa a consolidação de efetivas políticas museológicas dentro da Conferência de Cultura. “Este será uma oportunidade ímpar para debater e construir políticas públicas de incentivo à memória, à história e ao futuro”.

A diretora de museus do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac-BA), Maria Célia Moura Santos, afirmou que o primeiro encontro feito fora da capital baiana marca a intenção do governo estadual em construir uma identidade museológica em integração com os núcleos e acervos espalhados por todo o estado. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, também aproveitou o evento para reforçar a preocupação dos órgãos estaduais em descentralizar o debate sobre a cultura, levando-o para cidades como Ilhéus, “que também é referência forte no cenário nacional”.

A abertura do evento também foi marcada por um apelo feito por Maurício Corso para que o Museu do Cacau, desativado há cerca de três anos, seja reaberto. “Estamos lançando publicamente a campanha “Devolvam o museu à nossa cidade”. Corso lembrou que um grande passo para a reativação do Museu do Cacau foi dado esta semana. Todo acervo do museu ficará responsável pela Universidade Estadual de Santa Cruz”.

O superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos abriu o ciclo de palestras debatendo o tema “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia”, que contou com a participação da museóloga Ana Coelho. A formação de grupos de trabalho, escolha dos delegados, reunião dos articuladores e novas palestras estão entre a programação do evento, que segue até sexta-feira (23). Um dos destaques do evento é a participação da museóloga mexicana Miriam Arroyo, membro do Conselho Internacional de Museus.

Também compuseram a mesa de abertura do evento os representantes do curso de museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Euler Oliva e Professora Sidélia Teixeira; a coordenadora do curso de Museologia da Universidade do Recôncavo, Ana Paula Pacheco; o presidente do diretório acadêmico da Universidade do Recôncavo, Jeferson Santana; e o presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Edvaldo Nascimento;

O III Encontro Baiano dos Museus também contará com programação cultural. O largo cultural, localizado em frente ao TMI, vai ser palco de diversas apresentações culturais. Nesta quinta-feira (22) os shows dos cantores Itassucy e Amanda Andrade agitam o público a partir das 19 horas. Já na sexta-feira (23), também às 19 horas, é a vez do público conferir a apresentação do Bumba Meu Boi de Urucutuca, e logo após do grupo Sambadila.

V Primavera dos Museus – O III Encontro Baiano dos Museus é realizado paralelamente à 5ª Primavera de Museus, que reúne 18 museus e memoriais de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Una e Barro Preto. Os acervos estão à disposição da população na Fundação Cultural de Ilhéus. Professores e estudantes de escolas da rede pública e privada de Ilhéus visitam o espaço até a próxima sexta-feira. Além da Fundação Cultural, o primeiro e o segundo andares do Teatro Municipal abrigam as exposições “Museus da Bahia: Identidade e Territórios” e “Jardim das Flores”, respectivamente. Na Rua Jorge Amado também é possível apreciar diversos trabalhos de artistas locais. Ilhéus está sediando ainda os encontros da Rede de Técnicos de Museus Universitários e de Educadores em Museus – REM (BA), no mesmo período.

 

Dia da Família na Escola será promovido nas Escolas Nucleadas de Sambaituba

Com o tema central “Família: alicerce no desenvolvimento humano”, o projeto “Dia da Família na Escola” será promovido na manhã desta quinta-feira (22) nas Escolas Nucleadas de Sambaituba. O objetivo da iniciativa, que se dará através do oferecimento de palestras e oficinas voltadas para a arte, lazer e cultura, é estimular uma maior interação das unidades escolares com os pais dos alunos.

Segundo informações da secretária de Educação, Lidiney Campos, o “Dia da Família na Escola” já beneficiou a Escola Municipal do Pontal, as Nucleadas de Santo Antônio, a Creche e a Escola Dom Eduardo e o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). As próximas unidades a serem favorecidas, ainda de acordo com a secretária, serão o IME-Centro, o Odete Salman e a Pequeno Davi.

Além de reforçar a importância da família, sempre de forma lúdica e prazerosa, o projeto também propõe a análise de problemas locais e estimula a coparticipação da célula familiar no dia-a-dia da escola. “Tudo disso, partindo do pressuposto de que a integração contribui para o processo de aprendizagem e, consequentemente, para o próprio desenvolvimento educacional”, diz Lidiney.

Entre as oficinas previstas para o “Dia da Família na Escola” das Escolas Nucleadas de Sambaituba destacam-se as de maquiagem, dança, corte e escova, estética, massagem e arte e artesanato. O evento será dividido em três momentos: uma dramatização, uma palestra sobre o tema “Família: alicerce no desenvolvimento humano” e uma apresentação sobre o trabalho da escola.

 

Prefeitura Municipal revitaliza áreas que costumavam ser ponto de acúmulo de lixo

A Rua Santarém, no centro de Ilhéus, está beneficiada com a construção de uma praça, uma antiga reivindicação da comunidade, já que o local costumava ser ponto de despejo de lixo. A praça, localizada em frente à Escola Estadual Eduardo Catalão, vai receber ainda bancos de madeira, nova iluminação, mudas de árvores, entre outras benfeitorias. Esta semana, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano finalizou a construção de 500 grades de madeira que vão auxiliar na proteção das mudas de árvores que já estão sendo plantadas em locais com área verde na cidade.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, o trabalho de colocação das grades de proteção e das mudas foi realizado, semana passada, na rua Severiano Vieira, no Malhado e na Cidade Nova, onde outra frente de trabalho vem promovendo a limpeza, roçagem e poda de árvores da praça Barão do Rio Branco. Já na avenida Litorânea Norte – zona norte – e na avenida Lomanto Júnior – zona sul –, foram realizados poda ornamental e de limpeza de árvores e de coqueiros.

Os divisores de rua também receberam atenção especial, sendo beneficiados com serviços de manutenção que incluiu roçagem e poda ornamental. Na manhã desta segunda-feira (19) uma parte da equipe finalizou o trabalho de limpeza na avenida ACM, no Malhado. Outro ponto da cidade contemplado com os serviços da pasta foi o largo localizado no cruzamento entre a rua Candeias e a rua Pio XII, na Conquista, cuja área foi revitalizada, com nova pintura, escadas, novos bancos e nova iluminação vertical. O local, que também servia como ponto de acúmulo de lixo, já está de cara nova.

Já no Alto do Formoso, a prefeitura iniciou a construção de um novo mirante, pedido antigo desta comunidade. O local vem sendo contemplado com serviços de terraplanagem e roçagem e também vai abrigar um jardim. A técnica responsável pelo Setor de Parques e Jardins da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Kátia Farias, explicou que o local já é considerado um lugar de contemplação da cidade, por possuir uma bela vista de Ilhéus, e que a construção do novo mirante também virá acompanhada da revitalização do sistema de iluminação vertical.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *