Audiência pública debateu regularização de extração de areia pelo Grupo Guanabara
Prefeitura de Ilhéus realiza as provas práticas do concurso para salva-vidas
Sociedade discute políticas públicas para os jovens durante conferência
Dia Municipal de Conscientização à Aids e a Homofobia será nesta quarta-feira
Audiência pública debateu regularização de extração de areia pelo Grupo Guanabara
Na última sexta-feira (16), no salão nobre do Palácio Paranaguá, foi realizada mais uma audiência pública visando a regularização ambiental dos empreendimentos de extração de areia no município de Ilhéus. Nesta reunião, promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), como requisito para o processo de licenciamento ambiental, foram apreciados três solicitações através do estudo de impacto ambiental do Grupo Areal Guanabara.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do respectivo estudo de impacto ambiental pela consultoria contratada pelo empreendedor, tendo posteriormente sido colocado em discussão para que os representantes da sociedade pudesse dirimir dúvidas e realizar questionamentos. Todos os itens abordados pelos presentes foram anotados e registrados em ata, para que a Sema possa dar o parecer técnico final, o qual será em seguida encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
É importante ressaltar, diz o secretário de Meio Ambiente, Harildon Ferreira, que além do apoio dos diferentes segmentos da sociedade ao processo de licenciamento, também ocorreram manifestações para intensificar a fiscalização dos demais empreendimentos de extração de areia que estão sendo licenciados, assim como de outros que continuam funcionando na clandestinidade. “Para esse trabalho ser eficiente faz-se necessário a parceria da Sema com outras órgãos municipais, estaduais e até federais, e isso já estamos providenciando”, afirmou.
Da audiência pública, além do presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, e outros conselheiros, também participaram os vereadores Marcos Flávio, Alzimário Belmonte e Jailson Nascimento, assim como, indígenas da etnia Tupinambá e inúmeros moradores residentes próximos ao empreendimento. Ainda estiveram na audiência pública dois professores da FTC (coordenador de pós-graduação e de graduação em engenharia ambiental), acompanhando vários estudantes da área e o diretor de Licenciamento do Município de Itabuna.
Prefeitura de Ilhéus realiza as provas práticas do concurso para salva-vidas
As avaliações práticas do Concurso Público da Prefeitura de Ilhéus para o cargo de Salva-Vidas foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (19), com a prova de corrida, na pista de atletismo do Estádio Mário Pessoa, na avenida Canavieiras. Esta última fase do concurso, que avalia os primeiros 236 candidatos classificados, será completada na terça-feira (20), com a prova de natação, prevista para acontecer às 8 horas, na Baía do Pontal, nas proximidades do Restaurante Boca Du Mar.
De acordo com o edital do concurso público, cujas provas teóricas aconteceram no último dia 8 de maio, a corrida e a natação são eliminatórias e classificatórias. Ao todo, a corrida possui um trajeto máximo de 2.400 metros, que deverá ser cumprido em 12 minutos, mas levando em consideração a faixa etária dos candidatos (18 a 24, 25 a 33 e 34 a 40 anos). Já a natação, que tem percurso de 1.800 metros, distribui a seguinte pontuação: 50 pontos (até 24 minutos), 40 (de 25 a 27), 30 (de 28 a 30), 20 pontos (de 31 a 35 minutos) e, eliminado, acima de 35 minutos.
O Concurso Público da Prefeitura de Ilhéus destina-se ao preenchimento de 548 vagas no quadro de servidores públicos do município, incluindo postos de geógrafos, professores, motoristas, vigilantes, nutricionistas, merendeiros, agentes administrativos, engenheiros ambientais e engenheiros agrônomos. Ao todo, o Município de Ilhéus está oferecendo 50 vagas para Salva-Vidas, cujos aprovados deverão ser juntar aos 35 que já integram o quadro da administração ilheense.
De acordo com o secretário de Administração, Gabriel Fonseca, o objetivo do governo, com a futura convocação dos novos salva-vidas, é fortalecer a segurança e a fiscalização nas diversas praias da cidade. “Em virtude de sua vocação turística, Ilhéus precisa se preparar cada vez melhor para receber os milhares de turistas que nos visitam todos os anos, principalmente na alta estação”, comenta o secretário.
Sociedade discute políticas públicas para os jovens durante conferência
A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Ilhéus foi realizada sexta-feira (16) no Teatro Municipal de Ilhéus. Com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, a conferência que acontece das 8 às 17 horas, teve como objetivo principal debater temas voltados a consolidação das políticas públicas que servem como base para a relação entre jovens e governo.
O evento contou com a presença de estudantes da rede pública do município, além de adolescentes do ProJovem e membros da sociedade civil. Os jovens e adolescentes apontaram suas dificuldades, principalmente no tocante às oportunidades de emprego, daí o interesse em se criar uma conferência em que seja possível debater assuntos que envolvam o futuro.
O secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, explicou à platéia que era de extrema importância a participação de todos, pois “os direitos não chegam como deveriam aos jovens por si só, por isso é preciso que os jovens lutem por eles e estejam sempre participando de fóruns, debates, conselhos e conferências”. Ainda, de acordo com ele, serão criadas, através da secretaria, cursos de informática com 150 vagas para adolescentes do ProJovem, para que eles participem da inclusão digital e possam concorrer a vagas no mercado de trabalho.
Para o prefeito em exercício, Mário Alexandre, essa “primeira conferência é um marco para a história da cidade e os participantes devem se valer dela para efetivarem seus direitos e unidos trazerem para o município um futuro melhor”. Para o secretário, é preciso que essas idéias sejam tiradas do papel junto com as comunidades e levadas ao Governo do Estado para que sejam viabilizadas.
Dia Municipal de Conscientização à Aids e a Homofobia será nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (21) será comemorado em Ilhéus o Dia Municipal de Conscientização à Aids e à Homofobia. As atividades realizadas neste dia serão promovidas pela coordenação do DST/Aids da Secretaria da Saúde, pelos grupos do movimento LGBT, Eros e Saphos, e pelo Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi).
Um estande será montado na praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, onde serão realizadas palestras, distribuição de preservativos e de material informativo. Além disso, ainda serão feitos o teste rápido para diagnóstico de HVI, e nos casos positivos o aconselhamento e encaminhamento. O estande funcionará durante todo dia.
O objetivo desta ação é, além de manter a população informada sobre as doenças sexualmente transmissíveis, nos âmbitos da prevenção e tratamentos adequados, sensibilizar a sociedade para a questão da homofobia, principalmente nos casos de agressão moral e física. O Dia Municipal de Conscientização à Aides e a Homofobia faz parte da programação da sétima edição da Parada Gay de Ilhéus, com o tema principal “Homofobia fora daqui!”.
A parada gay de Ilhéus será realizada no dia 25 de setembro, na avenida Soares Lopes, das 13 às 19 horas. A animação ficará por conta do trio do grupo Saphos, que terá como atrações a Banda Capricho e DJ Michel, e convidados como a vereadora e dançarina de Salvador, Léo Kret, e o apresentador do programa Universo Axé da TV Aratu, Alex Lopes. O grupo Eros também desfilará com trio animado pelo DJ Del Mário, Gogo Boys de Salvador e convidados da Parada Mix.
A fim de realizar um evento com caráter solidário, o grupo Saphos também realizará uma ação. Ao doar dois quilos de alimentos as pessoas ganham camisas personalizadas da Parada Gay. A troca será realizada no dia 23, no Auditório do CTA, a partir das 13 horas. Os alimentos arrecadados serão doados a pacientes com HVI. Com a parada gay, o movimento LGBT espera selar solidariedade com pessoas portadoras de HIV e Aids; intensificar as campanhas de prevenção das DST’s e Aids; estimular o uso da camisinha e reforçar os direitos e a autoestima dos homossexuais.