Operação Tapa-buracos chega ao bairro Teotônio Vilela
Ilhéus sediará no dia 23 de setembro o IV Fórum Regional da Copa Bahia 2014
Concurso vai escolher a Boneca Símbolo de Ilhéus
Artista plástica Jane Hilda lança exposição Jardim das Flores dia 16
Operação Tapa-buracos chega ao bairro Teotônio Vilela
A avenida Princesa Isabel é uma das vias de Ilhéus que está sendo contemplada com as ações da Operação Tapa-buracos. A iniciativa, de acordo com o prefeito de Ilhéus em exercício, Mário Alexandre, não se estende apenas à recuperação asfáltica, ampliando os serviços oferecidos pela prefeitura. “Nosso objetivo é fazer com que cada local beneficiado com a operação, recebe simultaneamente outras benfeitoras, como manutenção da rede pública de iluminação, roçagem, limpeza, poda, pintura de meio-fio, reforço da sinalização horizontal, entre outros serviços básicos, realizados em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Urbano”.
Na manhã desta sexta-feira (9), Mário Alexandre, acompanhado dos secretários Magno Lavigne (Governo e Assuntos Estratégicos), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), do presidente da Câmara Municipal, Edivaldo Nascimento e do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela), visitou a avenida Princesa Isabel, onde a operação tapa-buracos está em fase final. Segundo o secretário Marcelo Barreto, a operação segue para o bairro Teotônio Vilela, onde já foram iniciadas a limpeza geral da rua principal e a preparação para receber o recapeamento asfáltico.
Por se tratar de uma ação conjunta, a operação será realizada em sistema de mutirão, garantindo outras ações, que já foram iniciadas. O vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela), lembrou que além da recuperação asfáltica de toda a avenida principal, o governo municipal está investindo com recursos próprios em diversas obras no bairro, a construção de um espaço de lazer, “uma antiga reivindicação dos moradores, que graças ao empenho do governo municipal está começando a se tornar uma realidade”. Já o secretário Carlos Freitas reiterou que outras ações devem integrar o projeto de revitalização de sua entrada. “O bairro do Vilela está localizado numa das principais entradas da cidade e por isso merece uma atenção maior”.
Ainda de acordo com Carlos Freitas, segue até a próxima semana a manutenção da rede pública de energia, que inclui a área de bambuzal, localizada após a ponte que liga o bairro T. Vilela ao centro da cidade. O bairro São Miguel, na zona norte da cidade, é o próximo a ser contemplado com a operação, segundo informou o secretário Marcelo Barreto. “Nossa expectativa é que a cada dia sejam enviadas, no mínimo, duas caçambas de asfalto, para dessa forma, atingir toda a cidade até o fim deste ano”.
Modernização do sistema semafórico – Os recursos para a aquisição do asfalto investidos na operação tapa-buraco são provenientes da secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, que também vem empregando novos investimentos na modernização do sistema semafórico da cidade. Ao todo serão adquiridos 34 novos conjuntos semafóricos, a ser instalados nos locais de grande movimentação de veículos e pedestres. “Os conjuntos que forem substituídos serão colocados em outros pontos da cidade”.
Ilhéus sediará no dia 23 de setembro o IV Fórum Regional da Copa Bahia 2014
No dia 23 de setembro, o município de Ilhéus, que é candidato a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante o próximo Mundial de Futebol, sediará o IV Fórum Regional da Copa Bahia 2014. A exemplo dos anteriores, realizados em Porto Seguro, Vitória da Conquista e Morro de São Paulo, o evento será promovido pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), desta vez em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. O principal objetivo da iniciativa, que mais uma vez deverá ser marcada pela apresentação das ações executadas até o momento pela Secopa, bem como pela divulgação de ações e projetos prioritários, é dar continuidade à discussão dos temas preparatórios ligados à realização da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, que participou de reuniões na Secopa, em Salvador, nos últimos dias 5 e 6, o IV Fórum Regional da Copa Bahia 2014 será marcado por uma visita aos hotéis Cana Brava e Jardim Atlântico, candidatos a abrigarem o Centro de Treinamento de Seleções de Ilhéus. “Além disso, o evento contará com palestras proferidas por diversas autoridades, entre elas o secretário extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campelo, e o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli”, informa. Ainda segundo Paulo Moreira, o IV Fórum também contará com uma palestra sobre a “Missão Técnica na África do Sul 2010 e a Interiorização da Copa do Mundo 2014 na Bahia”, proferida por Marco Costa, coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa.
O secretário de Turismo da Prefeitura de Ilhéus acrescenta que representantes dos municípios que integram a chamada Costa do Cacau, como Maraú, Itacaré, Itabuna, Canavieiras e Santa Luzia, estão sendo convidados para o evento. “Além destes, também estamos convidando as diversas autoridades da cidade, a imprensa regional, a Atil, o Sebrae, a Câmara de Turismo da Costa do Cacau e os diversos clubes de serviço do município, entre outros”, afirma Paulo Moreira, ressaltando que a coordenação trabalha para contar com a presença dos tetra-campeões mundiais Aldair e Bebeto.
Após reafirmar mais uma vez sua convicção de que Ilhéus reúne todas as condições para sediar um dos quatro centros de treinamento de seleções da Bahia, Paulo Moreira anunciou que, durante o IV Fórum Regional da Copa Bahia 2014, será realizada uma minuciosa exposição sobre o potencial turístico da cidade. “Em virtude de tudo que Ilhéus possui e representa, acredito que seremos escolhidos como um dos centros de treinamento, o que será extremamente positivo para o nosso município”, completa.
Secopa – A Secopa foi criada com as funções de coordenação, acompanhamento e fiscalização das ações e projetos do Governo do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo e hotelaria, segurança, construção da nova arena (Arena Fonte Nova) e outras correlatas, com vistas a preparar a cidade de Salvador, a região metropolitana e municípios do entorno, para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Somando-se a estas funções, a Secopa também articulará e compatibilizará as ações no âmbito estadual com as responsabilidades dos outros entes federados (Prefeitura e União). De igual modo, exercerá ainda papel articulador junto às entidades esportivas, especialmente a FIFA, junto à iniciativa privada e demais órgãos estatais, para-estatais e da sociedade civil organizada. De forma resumida, a Secopa tem a missão de assegurar, em nome do Governo do Estado, a realização, com pleno êxito, da Copa das Confederações Fifa 2013 e da Copa do Mundo da Fifa 2014 na Bahia, por meio da coordenação das ações entre os entes federativos e a sociedade civil.
Concurso vai escolher a Boneca Símbolo de Ilhéus
Encontram-se abertas, em horário comercial, na Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata), localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade, as inscrições para o concurso público que vai selecionar a Boneca Morena de Ilhéus, que passará a ser um dos símbolos do município. Segundo Antônio Olímpio, diretor-presidente da instituição, uma das propostas do concurso é mostrar a história do município por meio de um simbolismo capaz de representar as qualidades concernentes ao seu potencial histórico e turístico.
De acordo com o regulamento, que anuncia o resultado final para o dia 15 de dezembro, o primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 5 mil. O julgamento do certame, que receberá propostas até o dia 31 de outubro, será realizado por uma comissão previamente instituída e levará em consideração critérios como criatividade, originalidade, aplicabilidade e relação com a história do município.
Antônio Olímpio reitera que o trabalho vencedor será utilizado, por tempo indefinido, em materiais variados, a exemplo de cartazes, mídias digitais e impressos em geral. “Com esta iniciativa, poderemos estimular, por exemplo, uma ampla reflexão sobre as contribuições de Ilhéus para o desenvolvimento geral do Estado da Bahia”, comenta Olímpio, acrescentando que os projetos que não estiverem de acordo com as regras do edital serão desconsiderados.
Ainda de acordo com o regulamento divulgado pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata), a criação da logomarca deverá observar diversos parâmetros. Entre eles, a beleza da mulher ilheense, a hospitalidade da população e a representatividade do cacau na economia baiana. Outro aspecto que deve ser levado em consideração, durante a criação da Boneca Símbolo de Ilhéus, é a descaracterização etno-social, visando a propagação de uma mensagem de repúdio a todo e a qualquer preconceito.
Impedimentos – Aberto ao público em geral, o concurso possibilita o recebimento de uma única proposta por concorrente. Não poderão participar do certame os membros da Comissão Julgadora, bem como os parentes até o 2º grau dos integrantes da Comissão, da Fundação Maramata e da Administração Municipal.
O regulamento determina que as propostas deverão concentrar-se nos objetivos propostos, devendo ser apresentados em meio eletrônico, na forma impressa e em modelo com 30 centímetros de altura. O arquivo em meio eletrônico, prossegue o regulamento, deverá estar em formato compatível para que o acesso seja feito em programas abertos ou comumente utilizados para computação gráfica. A proposta em meio impresso também deverá ter o original apresentado em tamanho mínimo de 210 x 297 milímetros (formato A4) visando o oferecimento das condições necessárias para uma perfeita reprodução gráfica.
O regulamento do concurso enfatiza ainda que o envio da proposta implicará na aceitação plena das condições estabelecidas. Além disso, só poderão participar propostas originais e inéditas, produzidas em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos e técnicas de escultura. Por outro lado, a proposta da boneca símbolo não deverá ou trazer qualquer marcação de identificação do participante em nenhuma das peças apresentadas (CDS, arquivo digital, modelo e material impresso). No ato de conferência da caixa, deverá ser criado um código único para cada proposta que será anotado no envelope, na folha com os dados do participante, no Termo de Cessão de Direitos de Uso em cada peça.
Julgamento – A Comissão Julgadora será integrada por seis membros: um representante da Universidade Livre do Mar e da Mata; um da Fundação Cultural (Fundaci), um da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), um da secretaria municipal de Educação, um da Direc e um da Procuradoria Geral do Município.
A Comissão Julgadora selecionará as propostas conforme os seguintes critérios: criatividade (inovação conceitual e técnica), 100 pontos; originalidade (desvinculação de outras marcas existentes), 70 pontos; comunicação (concisão e universalidade), 80 pontos; aplicabilidade (diferentes aplicações em modelos digitais e impressos), 80 pontos; e, finalmente, relação com o conceito, tema e objetivo geral, 100 pontos.
Premiação – O resultado do concurso será anunciado no dia 15 de dezembro na página www.ilheus.ba.gov.br e nos murais da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata, do Palácio Paranaguá, do Anexo de Secretarias e da Câmara Municipal de Ilhéus. Será premiado somente o primeiro colocado, que receberá o valor de R$ 5 mil.
O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar será licenciado em favor da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata, realidade que permitirá a sua livre utilização e modificação. Em virtude disso, o autor do trabalho selecionado concordará em realizar a cessão de seus direitos dentro das condições estipuladas pelo regulamento e da assinatura do Termo de Cessão de Direitos de Uso. Além disso, ainda segundo determinação do regulamento, a decisão da comissão será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo quaisquer recursos por parte do participante.
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) tem o objetivo de promover a educação e a consciência ambientais. Para isso, desenvolve uma série de ações e projetos, muitos deles executados com alunos da rede pública de ensino, participantes do ProJovem e comunidade que vive no entorno da instituição. Dentre as inúmeras atividades realizadas, destacam-se os vários cursos de educação ambiental. A iniciativa tem a proposta central de oferecer conhecimentos básicos, com ênfase na prática do trabalho de campo, visando à participação dos estudantes nas complexas transformações sociais, políticas e econômicas da comunidade escolar.
Futuro – Segundo Antônio Olímpio, a discussão desses e de outros temas é fundamental para a formação do educando, bem como para sua contribuição, enquanto agente multiplicador, cobrando em casa o que aprende no ambiente escolar. “O trabalho de Educação Ambiental possibilita a construção da consciência ecologicamente correta, podendo-se dizer que do seu bom desenvolvimento depende o futuro”, assevera.
Artista plástica Jane Hilda lança exposição Jardim das Flores dia 16
A artista plástica Jane Hilda abre no próximo dia 16 de setembro, às 18h30min, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, a exposição Jardim das Flores. Primitivista e detentora de traços naif, Jane Hilda realiza sua primeira exposição individual que se estenderá até o dia 29.
Suas telas, ao todo 40, levam o público por caminhos distintos e individuais, subjetivos e específicos,assim como, por estradas largas e coletivas onde todos se encontram. Usando simbologia, Jane Hilda pinta a natureza coma beleza que seu coração enxerga. A espiritualidade é marcante.
Uma de suas telas, “O Menino Jesus nas mãos de Nossa Senhora”é tocante. Em “Morada da Lua”, a suavidadee o conforto da natureza. O encanto se manifesta sob os traços de Jane Hilda, carioca de nascimento, mas, filha de tradicionais famílias de Ilhéus.
A tradição, os fundamentos religiosos do povo brasileiro se encontram em meio a flores que dançam e conversam. É para chamar essa sensibilidade e reforçar o inconsciente coletivo que ela pinta. “Todas essas forças estão dentro de nós mesmos e na própria natureza” – garante. “As pessoas poderão se ver nas telas”.E é essa mesma natureza que se transforma em ballet nos pincéis da artista. “A Rosa Encantada” saúda a “Mãe D’Água” “Quando Gira o Sol”.
O artista plástico e ator grapiúna José Delmo, comentou: “Que bom que a primavera chegou carregada de flores e cores pelo pincel da primorosa artista plástica”.Também o artista plástico, músico e professor de Direito, Sérgio Ramos, avalizou: “as pinturas de Jane Hilda apresentam forte tendência emotiva, sentimentalista e com unidade de estilo. A depuração das formas concretas transforma os elementos do imaginário humano em amadurecimento no trato artístico. Cria no expectador a vontade de apreciar simultaneamente todo o conjunto da obra”.
Trajetória
Jane veio para Ilhéus (BA) aos nove meses. Adolescente,participou do movimento teatral da cidade, na época, efervescente.Chega pelas mãos dodiretor Pedro Matos, protagonizou a Mãe Dágua, na peça “Lampiaço, o Rei do Cangão”, e performance em “Máscaras em Procissão”. A música e a poesia também a atraem. Tem participações em shows e coletâneas regionais. Em 1983 integracoletiva “Janelas Abertas” na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Pintava em preto e branco. Dedicava-se também ao jornalismo como uma das editoras da Ilhéus Revista, patrimônio da família, ao lado da mãe Jane Hilda atuou ainda como assessora de Imprensa da Fundação Cultural de Ilhéus, sob coordenação de Raymundo Pacheco Sá Barreto.Formada em Direito em 1991, obteve o título de Mestre em 2003. Hoje é coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica/Escritório Modelo da UESC. Antes atuou como coordenadora do Colegiado do Curso de Direito da UESC e foi coordenadora editorial da Revista Jurídica DIKÉ. Por 10 anos tais atividades a mantiveram distante das tintas, telas e pincéis.
A inspiração contida explode em 2011 ao reiniciar a série “Jardim das Flores”, título dessa exposição. Autodidata, sua arte é livre, pura.Mergulha no imaginário, no místico e no espiritual, legítimas fontes de inspiração. Usa cores fortes e vibrantes, traços primitivos e estilo figurativo. As telas de Jane Hilda são, antes de tudo, a expressão de seu espírito.
A exposição tem o apoio cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, Arte Digital, Delícias Caseiras e Biboca Master.
a Costa do Cacau é composta por :Luzia, Canavieiras, Una, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré Itabuna e Pau Brasil