Prefeitura Municipal de Ilhéus

Settran segue melhorando a sinalização horizontal de Ilhéus

Políclina da Conquista atenderá diversas especialidades médicas

Ilhéus sedia encontro setorial promovido pela Funceb

Programa de Coleta Seletiva lança campanha para arrecadar embalagens longa vida

Settran segue melhorando a sinalização horizontal de Ilhéus

Com o objetivo de melhorar a fluidez e o ordenamento do trânsito em Ilhéus, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Settran) continua recuperando e ampliando a sinalização horizontal da cidade. O trabalho, que conta com a utilização de uma máquina de demarcação viária, inclui a pintura de faixas de pedestre, faixas contínuas e faixas para divisão de fluxo de tráfego, entre várias outras possibilidades.

De acordo com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, já foram beneficiadas diversas localidades, como a avenida Esperança, avenida Vereador Amílton de Castro, na Barra de Itaípe, rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade, e parte da avenida Itabuna. Segundo o secretário, a próxima etapa do trabalho, que também atende a solicitações de vários órgãos públicos, será a avenida Soares Lopes.

A sinalização de trânsito é um sistema formado por dispositivos de controle que obedecem às convenções previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo da intervenção, que instala instrumentos nas vias públicas com a finalidade de orientar, advertir e regulamentar, é proporcionar segurança e ordenamento no trânsito.

De forma específica, a sinalização horizontal de trânsito promove a utilização de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações que envolvam problemas de geometria ou topografia; e complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.

Políclina da Conquista atenderá diversas especialidades médicas.

A partir do mês setembro, a Policlínica Municipal Halil Medauar, localizada no bairro da Conquista em Ilhéus, será o centro de referência para o atendimento de diversas especialidades médicas, além do atendimento básico de saúde. Essas especialidades eram anteriormente oferecidas no CMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado), no bairro Cidade Nova.

Segundo Manuela Mesquita, diretora do departamento de Alta e Média complexidade da Secretaria de Saúde, “essa mudança tem como objetivo concentrar os serviços especializados de saúde, antes descentralizados, em um só lugar, criando uma referência única para a população”. A policlínica da Conquista passa agora a atender especialidades médicas variadas, através de uma equipe de profissionais multidisciplinar.

Neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, cardiologista, dermatologista, urologista, pneumologista, oncologista, hematologista, angiologista e infectologista, são algumas das especialidades oferecidas pela Policlínica a partir de setembro. As consultas para o atendimento a essas especialidades serão marcadas através da Central de Regulação do Sus, no bairro do Malhado.

O CMAE continuará funcionando no bairro Cidade Nova como Referência de Atenção Especializada a Mulher, atendendo nas seguintes especialidades: Mastologia, com Dr. José Slaib, Ginecologia, com Dr. Carlos Lira, Ginecologia Oncologica, Dra. Fátima Trajano, Pré Natal de Alto Risco, com Dr. Ernesto Leite e Dra. Márcia Quadros, e enfermagem com Andrea Vivas.

Funcionará também no CMAE, o Núcleo de Apoio a Doença Falciforme, que conta agora com uma nova equipe de profissionais como a Hematologista Dra. Fábia Rodrigues, o clínico geral, Valdir Espírito Santo, a enfermeira Caroline Dórea, a assistente social Janaína de Lima e a nutricionista Ana Lúcia Costacurta. A anemia falciforme é uma doença genética, caracterizada pela má formação dos glóbulos vermelhos. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando problemas como anemia e diversos outros sintomas.

A diretora Manuela Mesquita explicou que “essas duas referências de atendimento continuarão no CMAE temporariamente, mas que a intenção é unificar os atendimentos especializados em um só lugar, facilitando inclusive o acesso a estes serviços pela população”. Os atendimentos no CMAE são realizados através do encaminhamento via unidades e postos de saúde. O centro funciona na rua Major Homem Del Rey, s/n, no bairro Cidade Nova, e atende das 7 às 17 horas. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (73) 3234-5147.

Ilhéus sedia encontro setorial promovido pela Funceb

Na última semana, Ilhéus recebeu toda a equipe técnica da Fundação Cultural do Estado, que vem realizando o projeto Funceb Itinerante. Uma reunião no auditório Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne marcou o encontro entre a equipe do Governo do Estado, artistas, gestores e produtores culturais de Ilhéus e demais municípios do Sul, Baixo Sul e Extremo Sul. Assim como discutir políticas públicas para as manifestações artísticas de um modo geral, o encontro setorial serviu para que a equipe da Funceb pudesse conhecer in loco a realidade cultural dessas cidades.

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo discutir as propostas da Fundação Cultural da Bahia até 2014, a Conferência Estadual Setorial, que será realizada no dia 5 de novembro em Salvador, e o lançamento dos próximos editais ligados à área. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a descentralização desse debate, deixando-o mais próximos das comunidades interessadas é fundamental para a construção de políticas públicas que realmente possam contribuir de maneira efetiva. “Ilhéus caminha para se tornar referência com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, que está em fase de elaboração e deve ser validado durante a conferência municipal”.

Além de Ilhéus, também foram realizados encontros setoriais em Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Barreiras e Vitória da Conquista. As reuniões são realizadas por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural da Bahia e as entidades em nível municipal. Até o mês de outubro a cidade vai sediar mais dois importantes eventos ligados à promoção e discussão de políticas públicas para a área de cultura: as conferências municipal e territorial. A Conferência Municipal será realizada nos próximos dias 24 e 25, com abertura prevista para às 19 horas do dia 24, no Teatro Municipal de Ilhéus, e realização das atividades das 8 às 18 horas no dia 25, também no TMI.

Já nos dias 16 e 17 de outubro políticas públicas voltadas para a cultura voltam a ser debatidas, desta vez contando com a participação de 26 municípios, em Ilhéus, durante a Conferência Territorial de Cultura, que assim como a municipal, também terá a finalidade de eleger delegados para representar os municípios do litoral sul na Conferência Estadual. O evento será realizado no Teatro Municipal, sempre das 9 às 18 horas.

Programa de Coleta Seletiva lançar campanha para arrecadar embalagens longa vida

Um programa de coleta seletiva está sendo desenvolvido em Ilhéus por meio da realização de uma Micro Aliança Público Privada (Micro APP) entre o governo municipal, a iniciativa privada e organizações de catadores. A Micro APP é um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de fomento em âmbito local de alianças colaborativas entre o setor público e o privado. O Programa conta ainda com a participação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio de contrato firmado com o Instituto Brasileiro para a Administração Municipal (Ibam) e com ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Juntas, estas entidades estão atuando em estreita cooperação com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, que por meio do decreto municipal 067/2011, instituiu um Grupo de Trabalho, constituído especialmente para acompanhar, desenvolver e validar as ações do programa de coleta seletiva. O GT é formado ainda pela Cooperativa Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), Câmara de Vereadores, Grupo Ação Ilhéus, Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e secretarias municipais de Educação, Indústria, Comércio e Planejamento, Meio Ambiente, Assistência Social e Trabalho, Desenvolvimento Urbano e Saúde

Uma das ações que o programa vai promover em Ilhéus é o lançamento da campanha de coleta de embalagens Tetra Pak (caixinhas Longa Vida) no próximo dia 23 na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, às 9 horas. Segundo explicou a assistente social e uma das coordenadoras da iniciativa, Manuela Spínola, no período de 26 a 30 de setembro estará disponíveis em todas as escolas da zona sul um recipiente para armazenamento das embalagens para que alunos, funcionários e pais levem o material limpo e seco para estes locais. “Outras pessoas da comunidade que tenham interesse em participar poderão encaminhar o material diretamente para a Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá que também será um ponto de coleta”.

O objetivo da campanha, além de sensibilizar a população para a importância de segregação de seus materiais recicláveis secos, é a doação de todas as embalagens arrecadadas para a Coolimpa, que através de uma parceria com a Tetra Pak a vai trocar as embalagens por telhas feitas do mesmo material para colocação no futuro galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa que está sendo construído no Aterro Sanitário do Itariri. “Além do apoio à estruturação da Coolimpa, a iniciativa vai servir para auxiliar um programa piloto de coleta seletiva que envolve a zona sul da cidade e os catadores que ali atuam”, explicou o secretário Alisson Mendonça.

A iniciativa será gradualmente estendida às demais regiões da cidade que, posteriormente, também serão convidadas a aderir à campanha de coleta de embalagens Tetra Pak. “O sucesso deste projeto depende largamente da adesão da comunidade que, juntamente com os catadores de materiais recicláveis, será beneficiada com ganhos de ordem ambiental e social”, reiterou o secretário Harildon Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *