Prefeitura Municipal de Ilhéus

Definida a ordem do desfile de 7 de setembro

Orientadores e facilitadores sociais discutem pauta da Conferência Municipal de Juventude

Projeto de revitalização do centro chega à avenida Soares Lopes

Prefeito discute com administradores distritais ações para  a zona rural

Seleção de Ilhéus conquista classificação para a próxima fase do Intermunicipal

Estudantes do colégio Objetivo Júnior-Fênix lançam jornal Eco Kids

Ilhéus sedia copa evangélica de futebol de areia

Definida a ordem do desfile de 7 de setembro

Centenas de pessoas estão sendo esperadas nesta quarta-feira (7 de setembro), a partir das 8 horas, para acompanhar o desfile cívico que comemora a Independência do Brasil. Este ano, o desfile coordenado pela Secretaria de Educação de Ilhéus, vai homenagear os brasileiros que se destacam em todos os setores da sociedade com o tema “Brasil:Terra da gente. Nossa Pátria, nosso Orgulho”. Durante o desfile, o palco da festa cívica estará interditada desde a sede da Codeba até a praça Dom Eduardo, das 7 às 12 horas.

A programação oficial do Desfile cívico de 7 de Setembro em Ilhéus será aberta às 8  com hasteamento das Bandeiras e revista das tropas e grupamentos, realizada pelas autoridades militares e pelo prefeito Newton Lima. O desfile cívico terá início após a revista e a execução do hino nacional, que será realizado pela banda marcial da Polícia Militar. O desfile, que terá como palco a avenida Soares Lopes, será dividido em pelotões e contará com o apoio de sistema de sonorização, além de suporte da equipe da Secretaria de Saúde, presente no local com ambulâncias e profissionais de saúde. Banheiros químicos e barracas para a comercialização de bebidas e comidas, espalhados pelo circuito, também fazem parte da infraestrutura do evento.

O Grupamento Militar, composto por 681 participantes, será o primeiro a desfilar pela avenida Soares Lopes. O grupamento segue a seguinte ordem de desfile: Marinha do Brasil, 18ª Circunscrição de Recrutamento e do Exército Brasileiro, Colégio da Polícia Militar, 2° Batalhão da Polícia Militar, Cipe/ Cacaueira/ Rondesp/ Coppa, 5º Grupamento de Bombeiros Mirins e Guarda Municipal. O segundo grupamento contará com 920 membros e representantes de entidades e clubes de serviço. Assim como os demais, o segundo bloco será acompanhado por um dos carros de som com o objetivo de permitir que o público acompanhe a apresentação do histórico das entidades.

Deste grupo, fazem parte a Associação dos Pré-idosos do Sul da Bahia, Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso, Escola Sonho Meu, Escola Flor de Cacau e Associação de Pais e Amigos dos excepcionais (Apae), Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), Igreja Adventista e o Clube dos Desbravadores, Lions Clube Centro, São Jorge, Pontal e Norte.

Rotary Clube Jorge Amado e de Ilhéus, Ordem Demolay, Programa de Erradicação e Inclusão de Jovens (Peti), Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), Grupo Jesus em Minha Casa, Conselho Tutelar e Núcleo de Apoio à Família (Nasf) também integram o segundo batalhão. Já o terceiro grupamento será formado pelos colégios particulares de Ilhéus e contará com 540 integrantes, entre professores e estudantes. A Escola Impacto será a primeira a desfile pelo pelotão e virá acompanhada por sua banda marcial. Em seguida, desfilam Escola Joana D’Arc, Escola D. Pedro II, Escola Ruy Barbosa e Colégio Nossa Senhora da Vitória.

Com um total de 1.180 integrantes, o quarto grupamento será formado por alunos e professores das escolas da rede estadual. O primeiro a desfilar será o Centro Educacional Álvaro Melo Vieira, Colégio Paulo Américo, Colégio do Iguape, Colégio Estadual Fábio Araripe, Colégio Moysés Bohana, Colégio Indígena Tupinambá de Olivença. Já o quinto o grupamento virá com 697 integrantes e será aberto pelos integrantes do Projeto Arte Dança, EMTA (acompanhada com banda), Escola Princesa Isabel, Aritaguá I e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne.

 

Orientadores e facilitadores sociais discutem pauta da Conferência Municipal de Juventude

Na última sexta-feira (2), o secretário de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, se reuniu com os orientadores e facilitadores sociais para o planejamento da 1ª Conferência Municipal da Juventude, que vai se realizar no dia 16 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus, das 8 às 17 horas.

Até o fim desta semana, os espaços destinados ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), realizarão pré-conferências, que tem como objetivo debater e atualizar os  jovens acerca do que irá acontecer no evento principal. O planejamento é uma articulação entre o Programa e o Conselho Municipal da Juventude. Os grupos de trabalho que serão formados durante a conferência, vão se reunir nas salas da Fundação Cultural de Ilhéus para trabalhar os temas da conferência.

O Projovem Adolescente tem suas atividades voltadas exclusivamente à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos que atuam tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.400 adolescentes.

De acordo com a presidente da União dos Estudantes secundaristas de Ilhéus (Uesi) e membro do Comitê de Entidades Sociais (Coeso), Kaliny Viana, a parceria com o ProJovem para a organização de evento é válida. Segundo ela, “é preciso que esses jovens e adolescentes participem da conferência, para que se saiba a relação entre eles e os programas do governo, bem como esses serviços estão chegando até os mesmos”.

Segundo o secretário Emenson Silva, “esses jovens precisam do serviço para compreender que eles podem ser mais do que eles imaginam e através do esporte podem alcançar seus objetivos enquanto cidadãos”.  Vitor Sousa, organizador do evento por parte da Secretaria de Saúde do município, afirma que “é preciso massificar a ideia de participação direta dos jovens nos conselhos e conferências, pois é necessário saber que eles saibam são as políticas públicas para a juventude”, informou.

 

Projeto de revitalização do centro chega à avenida Soares Lopes

O grupo de Trabalho do programa de Revitalização do Centro de Ilhéus (PRC), formado pela Secretaria de Governo e Ações Estratégicas (Segov); Indústria, Comércio e Planejamento; Infraestrutura; Segurança, Transporte e Trânsito; Meio Ambiente; e Procuradoria Geral, entregou ao prefeito Newton Lima o relatório da primeira etapa do projeto. O programa prevê é dividido em duas etapas: a primeira é um conjunto de ações preparatórias para o verão, enquanto a segunda, que implica em obras físicas e estruturais se encontra na fase de elaboração de projeto de engenharia.

O trabalho inicial prevê uma série de ações na organização do centro da cidade que compreende mudanças na legislação ambiental (poluição sonora e visual), obras físicas e reordenamento no trânsito. Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da Segov, Gerson Marques, após essa fase, a prefeitura iniciará outras obras, conforme consta no projeto de reabilitação do centro da cidade, elaborado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP).

Segundo o prefeito Newton Lima, os estudos e as ações estão a cargo de diversas secretarias, com a finalidade de abranger as diversas áreas envolvidas, a exemplo do comércio e serviços, inclusive o turismo cultural. “É um projeto que poderemos executar por etapas o que facilita a alocação de recursos para a realização das obras, com isso deveremos concluir todo o trabalho até o aniversário de 100 anos do escritor Jorge Amado”, disse o prefeito.

Para viabilizar as mudanças no centro de Ilhéus, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito iniciou algumas intervenções na avenida Soares Lopes, que receberá obras de reurbanização com a finalidade de abrigar alguns serviços. Segundo o titular da Pasta, Marcelo Barreto, da área em frente à Catedral de São Sebastião até as imediações da praça Ruy Barbosa, será construído um estacionamento com capacidade para receber 600 veículos, em área demarcada e sinalizada.

O equipamento tem o objetivo de receber os veículos que antes eram estacionados nas ruas do centro da cidade e que dificultavam a mobilidade urbana. Segundo o secretário Marcelo Barreto, algumas dessas ruas serão reurbanizadas e reequipadas para receber estacionamentos de bicicletas e motocicletas. “Ao lado desses estacionamentos, também será implantado um projeto paisagístico, que compreende peças de mobiliário urbano, floreiras, com a finalidade de tornar o centro da cidade uma área de negócios com todos os requisitos de modernidade, conforto e bem-estar”, explicou.

 

Prefeito discute com administradores distritais ações para  a zona rural

Com o objetivo de traçar um plano de ação visando buscar melhorias para minimizar a situação das comunidades da zona rural de Ilhéus, as secretarias de Ações Regionais e de Governo e Ações Estratégica organizaram reunião com administradores distritais. Durante o encontro, que aconteceu no Palácio Paranaguá, foram elencados diversos problemas enfrentados por moradores, a exemplo da dificuldade com escoamento da produção agrícola, manutenção da malha viária rural e de equipamentos do município, deficiência na iluminação pública, além de questões relacionadas com a segurança da população das localidades.

Ao ouvir as reivindicações dos administradores distritais, o prefeito Newton Lima disse que mesmo com a falta de recursos financeiros que atualmente vivencia o município, provocado pela falta de compromisso de governos passados, assegurou que não pode cruzar os braços diante da realidade financeira. Na oportunidade, Newton Lima afirmou que tem ciência dos problemas discutidos e contou que após estabelecer novo diagnóstico pretende implantar parcerias envolvendo o município, os administradores e as comunidades através de mutirões. O prefeito lembrou que no distrito de Inema esta experiência tem dado resultado positivo e atualmente serve de modelo para outras localidades rurais.

Segundo o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, que coordenou o encontro, a reunião serviu para buscar num curto espaço de tempo ações para melhorar esta realidade. Ele disse que vai se reunir ainda esta semana com o secretário de Ações Regionais, Angelito Dias, para estabelecer novos critérios visando iniciar os trabalhos. Nessa reunião, serão traçadas diretrizes para estabelecer um programa de trabalho, no sentido de executar as obras necessárias para o restabelecimento das condições de funcionamento dos serviços públicos.

Já o vereador Alcides Kruschewsky – que esteve à frente da secretaria –, lembrou que a prefeitura vem minimizando parte desse problema porque a senadora Lídice da Mata (PSB) conseguiu para Ilhéus a viabilização de uma motoniveladora (Patrol), via orçamento da União e também o prefeito Newton Lima obteve na justiça, como fiel depositário, a guarda e uso das três máquinas que se encontravam desativadas no pátio do Batalhão de Polícia Militar. Segundo o vereador, outra ação da senadora foi incluir novamente o município de Ilhéus em emenda parlamentar para ser contemplado em cerca de R$ 500 mil, que serão aplicados em obras de infraestrutura na zona rural.

Presenças – A reunião contou com a presença de administradores das localidades rurais de Mamoan, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, São José, Castelo Novo, Couto, Rio do Braço, Aritaguá, Itariri, Rio do Engenho, Maria Jape, Serrado, Santo Antonio, Areia Branca, Repartimento e Banco da Vitória.

 

Seleção de Ilhéus conquista classificação para a próxima fase do Intermunicipal

A Seleção de Ilhéus conquistou sua passagem para a próxima fase do Campeonato Intermunicipal ao golear, por 5 a 0, a representação de Mascote. Com isso, o selecionado ilheense ficou em primeiro lugar no Grupo 14, com 14 pontos ganhos. Até o momento, em seis jogos disputados, o time acumula 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota.

No Grupo 14, São José da Vitória ficou em segundo lugar, com 10 pontos; Camacan, em terceiro, com 6 pontos; e Mascote, em quarto lugar, com apenas 2 pontos conquistados. Na próxima etapa do Intermunicipal, a Seleção de Ilhéus enfrentará as representações     dos municípios de Prado, Porto Seguro, Belmonte e Ubaitaba.

O superintendente municipal de Esporte, Alberto Kruschewsky, lembra que o Intermunicipal de Futebol é uma competição regional com equipes de diversos municípios da Bahia. Disputado desde 1946 e organizado pela Federação Bahiana de Futebol, o certame é considerado uma das maiores competições amadoras do mundo.

Marcada por grandes rivalidades, a competição já revelou importantes jogadores para o futebol nacional, como Bobô, Edilson (Capetinha), Liédson e Charles Fabian, entre vários outros. O município de Ilhéus chegou às finais pela última vez na década de 80. “Agora, com um time jovem sob comando do experiente Clodoaldo, irmão do craque Aldair e recordista de gols em Intermunicipais, a nossa cidade começa a brilhar neste Intermunicipal”, chama atenção Alberto Kruschewsky.

 

Estudantes do colégio Objetivo Júnior-Fênix lançam jornal Eco Kids

Depoimentos de estudantes-mirins sobre questões socioambientais, dengue e alimentação saudável, trabalho na sala de aula mostrando as atividades a respeito da biodiversidade, alerta para a escassez de água e informações sobre o tratamento de água potável, além de entrevista com o chefe do escritório regional do Ibama, Sandoval Mendes. Estas são algumas das principais matérias que estão na sexta edição do jornal Eco Kids, lançado por alunos do ensino fundamental do colégio Objetivo Júnior-Fênix. Na oportunidade, eles apresentaram ainda a obra “A história da árvore e o machado”, do poeta grapiúna Sherney Pereira, em forma de literatura de cordel.

Voltado para divulgar as ações em defesa do meio ambiente, o jornal, confeccionado por estudantes das redes pública e particular de ensino teve no seu projeto a participação dos próprios alunos e apoio dos professores. A ação, em parceria com o Ministério Público da Bahia, Secretaria de Educação de Ilhéus, conselho gestor do Fundeb, Centro de Apoio de Medidas Alternativas e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), aconteceu na tarde desta sexta-feira (2). A edição anterior teve a responsabilidade de estudantes do Centro Educativo Fé e Alegria.

Além de destacar a importância do trabalho dos estudantes-mirins em cada edição, o presidente do Comdema, José Nazal Pacheco Soub, falou sobre o empenho e o interesse pela preservação ambiental por crianças em ajudar a preservação do planeta e voltou a lembrar de que as edições do jornal são impressas com recursos provenientes de cobranças de infrações ambientais. A promotora de justiça Karina Cherubini se mostrou satisfeita com os resultados positivos do jornal Eco Kids. Afirmou que em 2012 o Ministério Público da Bahia deve lançar edições voltadas para o público adolescente, com o Eco Kids Teen.

A secretária da Educação, Lidiney Campos, falou sobre a preocupação da Promotoria de Justiça de Ilhéus em consolidar o projeto que recebe também o envolvimento da família. Já Arléo Barbosa, diretor do colégio Objetivo Júnior-Fênix fez um breve relato sobre as atividades desenvolvidas na elaboração do jornal e o apoio do Ministério Público da Bahia. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que não existe diferença entre escolas pública e privada, pois todas têm um único compromisso que é formar cidadãos.

 

Ilhéus sedia copa evangélica de futebol de areia

Doze equipes representando congregações cristãs de Ilhéus vão disputar a XI Copa Evangélica de Futebol de Areia. O evento será realizado nesta quarta-feira (7), a partir das 8 horas, na areia situada na avenida Soares Lopes. Podem se inscrever jogadores com idade de 16 anos em diante. O encerramento está previsto para as 16 horas.

Coordenada pela Liga Evangélica Desportiva de Ilhéus, a copa irá premiar a equipe classificada em primeiro, segundo e em terceiro lugares, além de goleiro menos vazado e artilheiros com troféus, medalhas e outros brindes. A inscrição é feita com o servidor público municipal Ronaldo da Fé, através do telefone 8801-7990.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *