Maramata implanta estação meteorológica
Em Ilhéus, obra de drenagem pluvial está em fase de conclusão
Candidatos aos cargos de salva-vidas realizam provas práticas dias 19 e 20
Prefeitura intensifica programa de manutenção de iluminação pública
Maramata implanta estação meteorológica
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) está implantando em sua sede, no bairro Nova Brasília (Pontal), em Ilhéus, uma estação meteorológica digital. O objetivo é registrar dados sobre precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar, além de informações sobre a temperatura, velocidade e direção dos ventos, dentre outros resultados climatológicos importantes para tomada de decisões.
Segundo o presidente da Fundação Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, a estação é um equipamento importante no fornecimento de subsídios para uma série de atividades industriais, agropecuárias, profissionais e acadêmicas. “A estação também tem a finalidade de gerar conhecimento, notadamente para os estudantes de escolas públicas e privadas”, revelou.
Informa o arquiteto e biólogo da Maramata, Adilson José Sitta, especialista em gestão ambiental, que a estação meteorológica é composta por um pluviômetro, que fornecerá informações sobre a precipitação pluviométrica, no período de 10 a 40 segundos, a depender da regulagem; um anemômetro, para aferir a velocidade e direção dos ventos; e um termômetro conjugado que informa a temperatura e a umidade relativa do ar.
Explica Adilson José, que a estação meteorológica é um conjunto digital ligado a um computador dedicado, no qual serão armazenadas as informações aferidas. Esses dados vão permitir que os profissionais das diversas áreas do conhecimento possam utilizar esses dados para a elaboração de projetos. “Com isso, as empresas poderão planejar a execução de suas obras através de um cronograma adequado”, informa.
A geração de energia alternativa e sustentável, a realização de obras de pavimentação asfáltica, drenagem, dentre outros serviços poderão utilizar esses subsídios, no seu planejamento e eliminar custos desnecessários. “Várias empresas já estão usando energia limpa, bem como essas informações podem ser destinadas a modificar técnicas de construção, através do uso de materiais capazes de proporcionar o conforto térmico em prédios residenciais e de trabalho”, apontou.
Conscientização ambiental – O presidente Antônio Olímpio, ressalta que as informações disponíveis na Fundação Maramata são disponibilizadas com as diversas instituições da comunidade, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Para isso, a Maramata pretende ampliar os encontros em escolas das redes pública e privada, no sentido de demonstrar aos jovens e adolescentes a responsabilidade social.
Neste sentido, a Maramata elabora projetos e propostas, iniciando com a limpeza de canais dos manguezais ilheenses, a começar pelo Canal do Jacaré, localizado nos fundos da avenida Princesa Isabel (e não o canal do Malhado, como foi publicado anteriormente). Outra proposta da Maramata envolve o Ministério Público, com a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as diversas prefeituras regionais, para evitar a contaminação dos rios Colônia e Salgado, pelos despejos de esgotos sem tratamento e os diversos curtumes e outras atividades poluidoras que funcionam às margens desses rios e seus afluentes.
Para o presidente da Maramata, esse TAC teria importância fundamental no meio ambiente, sobretudo na revitalização dos manguezais, que são importantes berçários da fauna marinha. “Como os recursos estão cada vez mais escassos, seria de bom alvitre que, pelo menos, fossem diminuídos os índices de poluição nos rios e lençóis freáticos”, explicou Antônio Olímpio.
Em Ilhéus, obra de drenagem pluvial está em fase de conclusão
Após a realização de uma importante obra de recuperação de drenagem pluvial, a Prefeitura de Ilhéus está concluindo o serviço de recomposição do pavimento em paralelos do cruzamento existente entre a travessa Manoel da Nóbrega, na avenida Soares Lopes, e o início da avenida Vereador Marcus Paiva, na Cidade Nova. O trabalho, que era uma antiga reivindicação dos moradores, vai possibilitar um melhor escoamento das águas, diminuindo, por via de consequência, os alagamentos que costumam ocorrer naquela área.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart, a intervenção incluiu a troca de 250 metros de manilhas e a construção de caixas de passagem para limpeza e manutenção da rede local de drenagem. Trabalho semelhante está sendo realizado no cruzamento da avenida Canavieiras com a avenida Osvaldo Cruz. “Lá, além da recuperação da calçada, estamos executando a substituição da rede defasada por uma rede com uma capacidade de drenagem pluvial maior”, informa o engenheiro civil Hermano Fahning, da Secretaria de Infraestrutura.
Na avaliação do secretário Paulo Goulart, as obras de drenagem pluvial são de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população. “O governo municipal continua trabalhando para materializar um conjunto de intervenções urbanas integradas capaz de qualificar ainda mais a nossa cidade. O resultado desse esforço será a melhoria das condições de vida e de saúde dos moradores de Ilhéus”, afirma Goulart. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é de que a obra da drenagem pluvial da esquina da avenida Canavieiras com a avenida Osvaldo Cruz seja concluída em 15 dias.
Candidatos aos cargos de salva-vidas realizam provas práticas dias 19 e 20
Os candidatos classificados no concurso promovido pela S&R Concursos e Pesquisas para preencher as vagas para os cargos de salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus estão sendo convocados pela empresa para participar de mais uma etapa do certame: a prova prática. A atividade será realizada nos dias 19 e 20 deste mês e o candidato será avaliado em duas etapas, corrida e natação. A prova prática de corrida será realizada no Estádio Mário Pessoa no dia 19, com fechamento dos portões às 7h30min e largada às 7h50min.
Já a prova prática de natação será realizada na baía do Pontal (praia próxima do Boca du mar) no dia 20, e os candidatos deverão se apresentar para o credenciamento entre às 7 horas e 7h40min, com início da prova marcado para às 8 horas. De acordo com a convocação, é necessário que todos os candidatos apresentem no primeiro dia de prova prática documento original com foto, atestado médico expedido há menos de 30 dias e com carimbo, comprovando estar apto a realizar as provas físicas.
No dia 15 deste mês, os candidatos deverão entregar cópia do documento de identidade com foto autenticada no setor de Recrutamento, no terceiro andar do prédio Anexo de Secretarias, localizado na Rua Santos Dumont, s/n, centro de Ilhéus, no período das 12 às 18 horas. Ainda de acordo com a convocação, os candidatos com idade superior a 41 anos estarão desclassificados para a realização das provas práticas, segundo prevê o edital. Já os demais candidatos com idade máxima prevista pelo edital deverão comparecer às provas, caso contrário serão eliminados do concurso.
Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3378-6756 / (71) 3363-6455 / (71) 3232-1719, pelo site: srconcursosepesquisas@yahoo.com.br ou ainda no setor de Recrutamento da Prefeitura Municipal. O documento de convocação está disponível no site da empresa www.srconcursosepesquisas.com.br e no mural do prédio anexo das secretarias.
Prefeitura intensifica programa de manutenção de iluminação pública
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem dando seguimento ao programa de manutenção da iluminação pública, que vem beneficiando vários bairros no município. No mês de agosto, foram realizadas trocas de lâmpadas e de braços de iluminação no centro, assim como nos bairros do Jardim Pontal, Sapetinga, Pontal, São Francisco, Santo Antônio de Pádua, Hernani Sá, Olivença, além de Sapucaeira, na zona sul. Ainda no centro, na avenida Soares Lopes, os serviços da secretaria também se estenderam à roçagem e limpeza.
As avenidas Dois de Julho, Paulista, Princesa Isabel, Bahia e Belmonte, assim como os altos do Formoso, Pacheco, Tapera também foram alvo da ação de manutenção da iluminação pública neste mês de agosto. De acordo com os técnicos da pasta, o trabalho vem seguindo uma pauta solicitada pela população. Também de acordo com os técnicos a secretaria recebeu recentemente mais duas mil lâmpadas, que vão auxiliar neste trabalho de manutenção. Os bairros da Conquista, São Miguel, Ladeira do Jacaré, Rua do Cano, Cidade Nova, Rua do Cuminho (Barra de Itaípe) e Rua do Centro de Zoonozes também foram beneficiados, totalizando a manutenção de 670 pontos de luz.