Sedes do Peti e do ProJovem são inauguradas no Banco do Pedro

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria da Assistência Social e Trabalho, inaugurou no último domingo (28), no distrito de Banco do Pedro, as sedes locais do ProJovem Adolescente e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As inaugurações contaram com a presença do vice-prefeito do município, Mário Alexandre, do secretário de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, e da deputada estadual Ângela Sousa, além de diversas lideranças comunitárias e da população em geral.

Um dos pontos altos do evento, que contou com a animação da Banda Top Gun, foi a realização de uma partida de futebol envolvendo os adolescentes do ProJovem do Teotônio Vilela e do ProJovem do Banco do Pedro. O time local venceu o desafio, goleando a representação visitante por 4 a 1. Para o vice-prefeito Mário Alexandre, a inauguração das sedes do Peti e do ProJovem no Banco do Pedro ratificam a preocupação da administração municipal em seguir levando para a Zona Rural de Ilhéus projetos e intervenções capazes de melhorar o dia-a-dia das populações interioranas. “E esses esforços, sempre em parceria com os governos estadual e federal, também passam pela saúde, educação e infraestrutura”, completou Mário Alexandre.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, a instalação do Peti e do ProJovem no Banco do Pedro foi motivada pelo alto índice de vulnerabilidade social das crianças e dos jovens que residem na localidade. “Todavia, uma vez incluídos nestes programas, eles ganharão a oportunidade de criar seus próprios projetos de vida visando à construção de expectativas futuras”. Ainda segundo Emenson Silva, “é importante ressaltar que o governo Newton Lima vem colaborando, de forma direta, para uma real mudança na realidade social do município”.

Desenvolvimento – Para a coordenadora do ProJovem em Ilhéus, Aleide Amorim, a instalação de um serviço como este no Banco do Pedro é uma grande vitória e uma oportunidade inigualável para os jovens, “que passarão a dispor de oficinas de dança, esportes, artes e cidadania, instrumentos de imensa relevância, através dos quais eles poderão crescer e buscarem um maior desenvolvimento como cidadãos”.

O Projovem Adolescente (ProJovem) integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos, tanto na zona urbana, como na zona rural, contando, atualmente, com a participação de 1.400 adolescentes.

Já o Peti faz parte de um conjunto de ações que visa à retirada de crianças e adolescentes, de 6 até 15 anos, do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *