Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres

Aula inaugural

Ilhéus continua trabalhando para ser um dos centros de treinamento de seleções em 2014

Secretaria de Educação, MP e Direc-06 lançam concurso para escolher melhor escola pública do ano

Teotônio Vilela sedia pré-conferência da Assistência Social neste sábado

Seminário propõe uma reflexão sobre a Ilhéus dos próximos 50 anos

Ilhéus realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na manhã desta sexta-feira (26) da solenidade de abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, fato que ele considera ser um marco na luta pela consolidação dos direitos das mulheres. “Um momento como este marca o compromisso do governo municipal em discutir e construir, junto com toda a sociedade, políticas públicas que realmente se traduzam em benefício direto para as mulheres, e desta forma, para toda a sociedade”. Diversas outras autoridades participaram do evento e também reiteraram a relevância da ocasião.

Á frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ilhéus, a delegada Ângela Regina, afirmou que a violência a mulher vai muito além da agressão física. “É somente por meio das políticas públicas que as mulheres se afastarão dessa realidade. Porém, elas necessitam de melhores condições de trabalho, de acesso à escola, de creches para seus filhos, entre outros avanços”. Já a secretária Lidiney Campos reforçou a importância da mulher na família e na sociedade. “A força e a sensibilidade femininas tem ditado novos rumos, sendo preciso que políticas públicas estejam atreladas para amparar e consolidar essas conquistas”.

O secretário da Assistência Social e Trabalho e coordenador do evento, Emenson Silva, parabenizou a presença de representantes dos grupos e entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres e lembrou que Ilhéus está dando o primeiro e mais importante passo nessa discussão e que é preciso que todos os segmentos estejam afinados no mesmo foco: o de discutir e deliberar a cerca de políticas públicas que beneficiem a mulher, exaltando sua garra, sua força e sua contribuição em busca de uma melhor qualidade de vida para o local onde atua.

Também presente ao evento, a deputada estadual Ângela Souza parabenizou os governos do Estado pela criação de uma secretaria estadual das mulheres e Municipal pela realização do evento. “Na Câmara Legislativa temos lutado e atuado para aprovar projetos que possam mudar a realidade das mulheres, a exemplo do projeto de Lei que prevê a gratuidade da cirurgia plástica reparadora para as mulheres que sofreram agressão física, entre outras propostas”. A presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, Paula Soares afirmou “que o Brasil tem se tornando menos desigual, mas que a luta deve continua intensa e firme”.

Também fizeram parte da mesa de abertura da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres a vereadora Carmelita Ângela, a representante do Movimento Negro e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Raquel Oliveira, representante dos Povos de Terreiros, Glauce Souza, presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José, e representante das mulheres remanescentes de quilombos e assentadas oriundas de reforma agrária, Bernadete Ferreira.

Programação do evento – Após a solenidade de abertura, o público participou da palestra “Os desafios e Conquistas de Políticas para mulheres”, proferida pela chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as mulheres, Rita Maria Souza, que na oportunidade lembrou que toda a sociedade deve estar mobilizada em busca da consolidação das políticas, que devem ser debatidas, formuladas, legitimadas e fiscalizadas para que a luta pela melhoria de vida e igualdade da mulher avance”.

Oficinas temáticas de saúde, educação, autonomia, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, e comunicação e cultura também fizeram parte da programação matutina do evento, que na parte da tarde se voltou à finalização das atividades das oficinas e da plenária de resultados dos trabalhos. O secretário Emenson Silva explicou que as propostas apresentadas durante a Conferência farão parte de um documento a ser apresentado durante a plenária estadual.

Aula inaugural

O Núcleo de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia promove, neste sábado (27), a partir das 8 horas, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, Aula Inaugural no Curso de Especialização em Administração Hospital e Sistemas em Serviços de Saúde.

A aula, intitulada “Gestão Hospitalar na Sociedade do Conhecimento, será proferida pela professora-doutora Vera Lúcia Peixoto S. Mendes, que também é coordenadora do CPA/NPGA/EAUFBA. Participam do curso servidores público da área da saúde de Ilhéus e regiões circunvizinhas.

Ilhéus continua trabalhando para ser um dos centros de treinamento de seleções em 2014

Uma reunião foi realizada esta semana no Palácio Paranaguá, envolvendo representantes das secretarias municipais de Governo e Ações Estratégicas, Turismo, Superintendência municipal de Esportes, administradores do Estádio Mário Pessoa e prepostos do Hotel Jardim Atlântico. A proposta do encontro foi debater algumas questões ligadas à candidatura de Ilhéus a Centro de Treinamento de Seleções (CTS), bem como iniciar o preenchimento do questionário de diagnóstico exigido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), através do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

No momento, a cidade de Ilhéus possui dois possíveis centros de treinamento de seleções inscritos na Fifa: o Hotel Canabrava, que deverá construir um campo de futebol, e o Hotel Jardim Atlântico, que usará o campo do Estádio Mário Pessoa. Recentemente, o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgou a lista dos potenciais candidatos a servirem como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) no Mundial do Brasil. A relação, que leva em conta requisitos como distância para o aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves e distância para hotéis oficiais, apresenta 145 locais que já estão recebendo a visita dos organizadores do evento.

Durante as visitas, os técnicos do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 promovem inspeções semelhantes ao trabalho que é feito nos Campos Oficiais de Treinamento. A primeira relação de CTS para o Mundial do Brasil será elaborada até o fim do ano. Segundo informações divulgadas pela Fifa, apesar da idéia inicial de relacionar 64 locais, a tendência atual é que o Comitê acabe definindo 90 centros que estarão à disposição das seleções nacionais daqui a três anos. A escolha definitiva dos países, entretanto, só ocorrerá em dezembro de 2013, logo após o sorteio final.

Secretaria de Educação, MP e Direc-06 lançam concurso para escolher melhor escola pública do ano

Estão abertas a partir da próxima segunda-feira (29) as inscrições para o concurso que vai escolher a “Melhor Escola Pública do Ano” em Ilhéus. A iniciativa da Secretaria da Educação de Ilhéus e da Diretoria Regional de Educação (Direc-06), em conformidade com a Minuta de Planejamento Estratégico Interinstitucional de autoria do Ministério Público Estadual, visa premiar as escolas que apresentarem melhores estratégias na conservação dos prédios escolares, na aplicação mais eficiente dos recursos, através de projetos de trabalho que promovam uma melhor estruturação do ambiente escolar com a participação da comunidade.

Todas as escolas pertencentes à rede pública de ensino de Ilhéus poderão participar do concurso dentro das categorias “Melhor Escola Estadual”, “Melhor Escola Municipal” e “Escola Destaque”. Segundo edital lançado pela Secretaria da Educação, as escolas serão analisadas nos aspectos ensino-aprendizagem e ambiente físico escolar, por um corpo de jurados que procederá à comparação fotográfica e análise dos relatórios e resultados de desempenho nas avaliações externas, podendo haver visita específica, no caso das escolas municipais. As escolas estaduais que entraram no programa em 2011 participarão com a elaboração de projetos de conservação das escolas, para aplicação em 2012.

Maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2007 e 2009, nota mais alta obtida no Ideb de 2009, escola mais conservada fisicamente e melhor projeto de conservação serão os principais critérios a serem analisados para definir quais serão as unidades escolares escolhidas. Ainda de acordo com o edital, originalidade e criatividade, viabilidade pedagógica, vinculação do projeto aos objetivos do concurso e interdisciplinaridade da proposta também serão levados em consideração pela comissão julgadora.

As escolas interessadas devem preencher formulário que será disponibilizado pela Secretaria da Educação e pela Direc-06 e as inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de setembro. As escolas municipais deverão apresentar registro fotográfico descritivo que comprove as ações de conservação, até o dia 18 de novembro; já as unidades escolares pertencentes ao Estado deverão apresentar projeto até o dia 21 de outubro. Os três primeiros projetos, as três melhores escolas municipais e a escola destaque serão contemplados com notebooks, com exceção do terceiro lugar que receberá um netbook de 10’. A divulgação e premiação das escolas vencedoras estão previstas para o dia 8 de dezembro.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3231 – 7030 com Sonaly na sede da Secretaria de Educação ou (73) 3231 – 7170, na sede da Direc-06.

Teotônio Vilela sedia pré-conferência da Assistência Social neste sábado

A Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus realiza nos dias 30 e 31 próximos a 8ª Conferência Municipal da Assistência Social no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Com o tema “Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores”, a conferência pretende esclarecer e debater com profissionais do serviço social, estudantes da área e sociedade civil as dificuldades que este setor enfrenta na cidade e trazer soluções para que estes possam ser sanados.

Na próxima segunda-feira (29), o governo municipal está finalizando a realização das pré-conferências que antecedem a conferência municipal. Nesta sexta-feira (25), as comunidades do bairro Nossa Senhora das Vitórias, na zona sul e do Couto, na zona rural participaram de pré-conferência. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do N. S. da Vitória, Talita Gila, foi possível debater os principais problemas das comunidades e eleger representantes que levaram os assuntos até a plenária municipal.

Neste sábado (27), é a vez dos moradores do bairro Teotônio Vilela participar da pré-conferência, que será realizada às 8 horas, na sede do coletivo do Cras. Na segunda-feira (29), a Secretaria da Assistência Social realiza a última pré-conferência na Barra de Itaípe na sede do Cras, no mesmo horário. Outro bairro que já promoveu conferência, também com o apoio do Cras local, foi o Banco da Vitória. O secretário responsável pela pasta, Emenson Silva, acredita que as pré-conferências “marcam o ponta pé inicial da discussão das políticas públicas voltadas a atender a demanda do município, fortalecendo e ampliando a rede dos serviços oferecidos em consonância com o que propõe o Sistema Único da Assistência Social”.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada à famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O secretário Emenson Silva reitera que a “conferência, realizada a cada dois anos, vem para criar reflexões sobre a necessidade específica da cidade e bem como sensibilizar e valorizar o trabalhador da área social”. Ainda de acordo com ele, é preciso que sejam debatidas coma população as políticas públicas voltadas para o trabalhador e também para os usuários do Suas,informou.

Seminário propõe uma reflexão sobre a Ilhéus dos próximos 50 anos

A Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural e da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, promoveu na manhã desta sexta-feira (26), no Teatro Municipal (TMI), o Seminário: Pensar a Ilhéus Amada. Uma das propostas do evento foi estimular os diversos órgãos, entidades e instituições do município, como escolas, associações e clubes de serviço, a darem suas contribuições, visando ampliar, diversificar e enriquecer as comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Prestigiado por personalidades ligadas às mais diversas áreas de atuação da sociedade ilheense, o evento foi marcado pela abertura, na galeria do teatro, da Exposição “O Legado da Família Wildberger”. A montagem fotográfica, que poderá ser visitada até meado de setembro, retrata a Ilhéus dos anos 40, com ênfase para a monocultura do cacau. Cedidas por Gilberto e Ricardo Wildberger, as fotos foram recuperadas pelo Goethe-Institut/ICBA, um dos principais parceiros da Fundaci. Na oportunidade, a família suíça, que já foi uma das maiores exportadoras de cacau do país, foi representada por Roberto Wildberger: “Se Ilhéus teve um passado glorioso, com certeza, continua tendo um presente e um futuro bastante promissores”, disse.

O presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, explicou que o seminário nasceu com o objetivo de estimular uma ampla reflexão sobre os últimos 50 anos de Ilhéus, lançando, também, um novo olhar sobre os próximos 50. “E isso, obviamente, utilizando, entre outras possibilidades, a vertente cultural, mais especificamente a obra de Jorge Amado, tão identificada com a história deste município”, enfatizou. Maurício Corso chama atenção para o fato de que, em Ilhéus, as comemorações pelo centenário de nascimento do escritor começaram com o Projeto “99+1”, evento que promoveu uma ampla programação cultural.

Durante o Seminário Pensar a Ilhéus Amada, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, e o diretor especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo, Gerson Marques, apresentaram o Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus. Dividido em duas etapas, o trabalho promoverá, além de iniciativas culturais, diversas intervenções físicas até junho de 2012. Entre as ações planejadas para a área central da cidade, que estarão retomando o Projeto Shopping a Céu Aberto e a própria valorização do Quarteirão Jorge Amado, destacam-se a realização de uma grande operação de recomposição do pavimento e a substituição do mobiliário urbano, incluindo bancos, lixeiras e vasos de plantas. Também se encontram agendadas a criação de estacionamentos, a troca do piso de passeios e calçadões, a reurbanização da praça do Cristo e a execução de um pacote de melhorias físicas na avenida Dois de Julho.

Outra novidade importante anunciada durante o Seminário: Pensar a Ilhéus Amada foi a capacitação de 120 professores da rede municipal e particular de ensino, prevista para ser ministrada em outubro, na sede da Fundaci, pela Companhia das Letras. O gerente de projetos especial da entidade, Jefferson Zanqui, informou que a idéia é fazer com que os professores capacitados tornem-se agentes multiplicadores da obra do escritor junto aos alunos com vistas ao resgate do universo amadiano. Marcado por uma programação especial, o ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Jorge Amado acontecerá no período de 5 a 12 de agosto de 2012.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *