PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Guardas municipais recebem novo curso de formação em Segurança Pública

Crie comemora em Ilhéus a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Programa Nossa Sopa beneficia novas entidades em Ilhéus

Instituto Planeta dos Bichos promove 3ª Feira de Adoção de animais

Guardas municipais recebem novo curso de formação em Segurança Pública

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Marcelo Barreto, e o diretor-presidente do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcus Vinícius Oliveira Júnior, deram as boas vindas aos guardas civis municipais que integram as duas novas turmas do curso de Formação em Segurança Pública. A aula inaugural foi realizada na tarde da última segunda-feira (22) no auditório do Teatro Municipal. Promovida através de um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério da Justiça, a capacitação é executada pelo Instituto Prosem e já beneficiou 80 guardas civis municipais que atuam em Ilhéus.

Os coordenadores pedagógico e militar, Glauber Guirra e Sargento Givanildo Cardoso da Cipe/Cacaueira, respectivamente, assim como parte do corpo docente do curso, também participaram da solenidade que marcou a abertura da capacitação, que tem um total de 476 horas e segue grade curricular proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O secretário Marcelo Barreto explicou que a durante a formação, com previsão de três meses de duração, os guardas municipais terão aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, uso legal e progressivo da força, primeiros socorros, segurança patrimonial, “além de participar de simulações em vias públicas, entre outras disciplinas”.

Na opinião do chefe da Guarda Municipal, Pedro Oliveira, que também é aluno do curso, o momento marca a realização de uma grande conquista para todos os profissionais da categoria, “que por muitos anos esperaram e agora passam estar mais bem capacitados para atuar como agentes de segurança pública”. Já para o Guarda civil municipal Gilvan Oliveira Carvalho, que está na profissão há quase 26 anos e ingressa em uma das novas turmas “o curso será uma ótima oportunidade de aprendizado e de crescimento profissional e pessoal”.

A capacitação é gratuita e proveniente de recursos, na ordem de R$ 680 mil, liberados pelo Ministério da Justiça e voltados para a aquisição de veículos e equipamentos, realização de diagnóstico para a formação do Plano Municipal de Segurança Pública e curso de formação de Segurança Pública para os guardas municipais. Todos os 215 guardas municipais de Ilhéus participarão do curso, que segue até o mês de novembro, com aulas práticas e teóricas, boa parte delas realizadas na sede da Cipe/Cacaueira, no bairro Iguape, zona norte de Ilhéus.

 

Crie comemora em Ilhéus a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), entidade sediada na avenida Itabuna e voltada para o atendimento educacional especializado, elaborou uma programação para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante todo o dia desta terça-feira (23), várias atividades foram realizadas, incluindo uma palestra sobre as possibilidades das pessoas portadoras de deficiências e a montagem de oficinas de arte, jogos, dança e brinquedos. O evento, que contou com a participação de pais e alunos, foi prestigiado por orientadores educacionais, diretores escolares e profissionais do Núcleo “Aprendendo Down” da Universidade Estadual de Santa Cruz.

De acordo com a coordenadora do Crie, Lucília Lopes, a programação deste dia 23 teve a proposta de conscientizar a população, em especial a comunidade escolar, para as inúmeras potencialidades de aprendizagem das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. “Na tentativa de fortalecermos ainda mais esta crença, estamos plenamente engajados na campanha da Federação Nacional das Apaes, intitulada ‘Basta Um Sopro’, que ressalta o fato de que elas só precisam de oportunidades”, comenta.

Com diversos profissionais, entre os quais pedagogos, psicopedagogos e psicólogos, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) atende, atualmente, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30min às 18 horas, cerca de 350 crianças, adolescentes e adultos. Ainda segundo a coordenadora Lucília Lopes, o espaço trabalha com portadores de deficiências visuais, auditivas e intelectuais, além de crianças com distúrbios  de aprendizagem (dislexia e transtorno do déficit de atenção por hiperatividade).

Desde 2001 – Com recursos do MEC, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) também viabiliza a doação de cadeiras de roda, bengalas, andadores e diversos materiais adaptados. “Por sua vez, o encaminhamento dos alunos é realizado pelas redes municipais da Saúde, Educação e Assistência Social”, completa a coordenadora Lucília Lopes. Vinculado à secretaria municipal de Educação e em funcionamento em Ilhéus desde 2001, o Crie está localizado na avenida Itabuna, número 1956. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3231 – 5909.

 

Programa Nossa Sopa beneficia novas entidades em Ilhéus

O Programa Nossa Sopa, que pertence ao Programa Fome Zero e que em Ilhéus é gerido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho está ampliando a sua rede de atendimento para melhor atender à população que precisa do seu serviço. Segundo o secretário Emenson Santos Silva, o objetivo é atender a maior quantidade possível de pessoas carentes.

De acordo com o coordenador do serviço em Ilhéus, Marcos Marion, novas associações estão recebendo a sopa desde julho como é o caso do Projeto Cara Nova, localizado no bairro da Conquista, que está recebendo desde o dia 27 de julho, 160 pacotes de sopa por mês. O Centro de Recuperação Cidade Refúgio no Banco da Vitória recebe semanalmente 80 pacotes da sopa e a Associação do Valão em Itariri, também está recebendo 160 pacotes mensais.

As três associações receberão sopa durante seis meses e serão acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social do município, que realiza a distribuição deste produto duas vezes por semana para as entidades devidamente cadastradas. Esse cadastramento é uma exigência das Voluntárias Sociais da Bahia, que em convênio com a secretaria, fornecem a sopa para município.

Assim como a sopa, o Programa do Leite também ampliou sua distribuição, incluindo agora o Itariri e Colégio do São José. Segundo Marcos, coordenador do programa, “Ilhéus hoje recebe mensalmente 20.040 litros de leite, sendo que são distribuídos 1.252 litros por dia que atendem um total de 42 instituições na cidade”. Ainda de acordo com ele, distribuição deste leite é feita diariamente, só não sendo realizada em dias de feriados nacionais, informou.

O Programa do Leite, também conhecido como Leite Fome Zero, tem como objetivo propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional. Os principais beneficiários do programa são famílias com renda mensal até ½ salário mínimo por pessoa e que tenham como membro crianças até seis anos, gestantes, lactantes, idosos e outros que se encaixem nas regras do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Instituto Planeta dos Bichos promove 3ª Feira de Adoção de animais

Será realizada no próximo domingo (28), a partir das 9 horas, na praça Nourival Cardoso, no bairro Hernani Sá a terceira edição da Feira de Adoção de Animais, promovida pelo Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos em parceria com a Associação de Moradores do bairro Hernani Sá Lopes. Nesta edição, o público interessado terá à disposição cerca de 20 animais, em sua maioria cachorros e sem raça definida.

A diretora do Instituto, Maria da Conceição dos Reis Barbosa, explicou que para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos e apresentar, caso queira realizar a adoção, documentos de RG e comprovante de residência. “O mais importante, porém, é que a pessoa goste e esteja disposto a dar um novo lar para o animal”, afirmou. O interessado deverá ainda assinar um termo de Posse Responsável, que traz diversas recomendações sobre o cuidado com o animal, a exemplo da importância de seguir o calendário de vacinação antirrábica e aceitar as visitas de acompanhamento que serão agendadas pelo Instituto.

A feira de adoção conta com o apoio da empresa de ração Bomguy, que estará presente no local com estandes e “cada pessoa que adotar um animal receberá um quilo de adoção”, explicou Maria da Conceição. O evento também contará com profissionais que realizarão orientações veterinárias. A maior parte dos animais disponíveis é castrada, “porém caso o animal disponível na feira de adoção não esteja castrado, o seu futuro poderá realizar o procedimento gratuitamente junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), assim que ele tiver idade suficiente”, afirmou Maria da Conceição.

O Instituto de Proteção Animal Planeta dos Bichos é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em Ilhéus em 2007, com a principal finalidade de ajudar animais abandonados a encontrar um novo lar, além de conscientizar a população visando evitar situações de maus tratos. Para obter maiores informações sobre os animais e/ou sobre a feira podem ser obtidas pelos telefones (73) 3086 – 0690 ou 8808 – 3285.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *