Prefeitura Municipal de Ilhéus

Servidores da Prefeitura de Ilhéus participam do Curso do TCM-UPB

Ilhéus se transforma em pólo de discussão de políticas públicas para a cultura

Projeto de Conservação ambiental será apresentado ao Condema

Bombeiros Militares comemoram os 14 anos do 5º Grupamento

Ginásio de Esportes recebeu a elite do Jiu Jitsu baiano no último final de semana

Oito anos depois, o Campeonato Interbairros de futebol está de volta

Servidores da Prefeitura de Ilhéus participam do Curso do TCM-UPB

Buscar informações e tirar dúvidas acerca de questões técnicas relacionadas à prestação de contas, com destaque para alguns temas, a exemplo de “Gestão pública responsável”, “Operacionalização do sistema integrado de gestão e auditoria”, “Restos a pagar” e “Licitações e contratos”. Este foi o ponto de vista de secretários e funcionários da Prefeitura de Ilhéus que participaram do VII Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento foi realizado em Ilhéus, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães.

O secretário de Infraestrutura de Ilhéus, Paulo Goulart, crê que por meio desta capacitação a maioria dos gestores municipais vai começar a mudar alguns critérios no âmbito da prestação de contas e reduzir ao máximo qualquer equívoco que ocorria com esta problemática. O secretário de Infraestrutura considera que seguindo as normas mostradas por técnicos do TCM os prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores estarão fazendo melhor uso de verbas públicas.

Quem comunga com a opinião de Paulo Goulart é o secretário-interino de Saúde de Ilhéus, Uildson Henrique Nascimento. Ele entende que diante da exposição de motivos feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios e com base nos questionamentos do público a expectativa é que as possíveis falhas ocorridas anteriormente agora serão sanadas. O supervisor de Licitações de Ilhéus, Silvan Oliveira, conta que agora, as prováveis margens de erros nas prestações de contas enviadas ao TCM devem mudar de forma efetiva porque as dúvidas foram tiradas.

Diagnóstico do TCM – De acordo com recente diagnóstico elaborado pelo TCM, dos 417 municípios baianos, 318 tiveram as contas municipais de 2009 aprovadas com ressalvas e 99 tiveram as contas reprovadas. O presidente da UPB, Luiz Caetano, disse que o objetivo da capacitação é mudar este quadro. Ressaltou que numa ação com o TCM, decidiu promover encontros regionais visando capacitar gestores públicos.

Ilhéus se transforma em pólo de discussão de políticas públicas para a cultura

No dia 3 de setembro Ilhéus vai reunir artistas, gestores, produtores culturais e demais interessados no encontro setorial promovido pela Fundação Cultural da Bahia, o Funceb Itinerante 2011. O evento será realizado no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, das 8 às 18 horas e o município foi escolhido como polo do macro território que integra os municípios do Sul, Baixo Sul e Extremo Sul. Até o mês de outubro a cidade vai sediar mais dois importantes eventos ligados à promoção e discussão de políticas públicas para a área de cultura: as conferências municipal e territorial.

Assim como discutir políticas públicas para as artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, dança, literatura, música e teatro, o encontro setorial visa estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação dos agentes, grupos e instituições culturais. Na opinião do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o Funceb Itinerante se constitui como um importante instrumento de diálogo e de fortalecimento “do fazer artístico” nessas cidades.

Ilhéus encerrará o ciclo dos encontros setoriais que será iniciado por Alagoinhas (no dia 24 de agosto), Senhor do Bonfim (dia 26 de agosto), Itaberaba (dia 28 de agosto), Barreiras (dia 30 de agosto) e Vitória da Conquista (dia 1º de setembro). Durante o evento, que contará com a participação da equipe da Fundação Cultural do Estado, serão escolhidos delegados para representar o macro território em Salvador, no dia 5 de novembro, durante a conferência estadual.

Já nos dias 24 e 25 de setembro Ilhéus sedia a Conferência Municipal de Cultura, com abertura prevista para às 19 horas do dia 24, no Teatro Municipal de Ilhéus, e realização das atividades das 8 às 18 horas, no dia 25, também no TMI. A conferência municipal tem como principal objetivo a consolidação do plano municipal de Cultura e a implantação do Sistema Municipal de Cultura, que entre outros pontos avanços “vai credenciar o município a captar recursos diretamente no Fundo Nacional de Cultural, permitindo a promoção efetiva da arte e da cultural, capacitação de agentes culturais, entre outras ações”, explicou o presidente do Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul, Pawlo Cidade.

A Conferência Municipal de Cultura vai formar um grupo de trabalho, com a participação de membros do Conselho, do governo municipal e da sociedade civil organizada, que ficará responsável em formatar o plano municipal de cultura, visando sua aprovação pela Câmara de Vereadores ainda neste ano. Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Gilsoney Rodrigues, a aprovação do plano vai iniciar um novo modo de “fazer cultura” em Ilhéus, dando maior autonomia tanto aos gestores quanto aos agentes. “As conferências são um importante instrumento de consulta pública para a formatação de políticas públicas na área de cultura e são fruto do incessante trabalho desenvolvido pelos agentes culturais de Ilhéus e de outros municípios baianos”, ressaltou.

Nos dias 16 e 17 de outubro, políticas públicas voltadas para a cultura voltam a ser debatidas, desta vez contando com a participação de 26 municípios, em Ilhéus, durante a Conferência Territorial de Cultura, que também terá a finalidade de eleger delegados para representar os municípios do litoral sul na Conferência Estadual. O evento será realizado no Teatro Municipal, sempre das 9 às 18 horas.

Projeto de Conservação ambiental será apresentado ao Condema

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus participa nesta terça-feira (23) de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), no salão nobre do Palácio Paranaguá. Na reunião, o coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha, fara a apresentação do projeto para a elaboração do 1º Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Estado da Bahia.

O trabalho é resultado de articulação do secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Harildon Machado, com diversas organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas, participando de reuniões com essa finalidade. Após reunir farta documentação, o secretário comprovou de que o município de Ilhéus apresenta as características fundamentais para servir de modelo desse projeto no estado da Bahia.

O projeto foi elaborado pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), com recursos do Ministério do Meio Ambiente, e tem o objetivo de executar a “Capacitação para Implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Nordeste e Elaboração de Planos Demonstrativos na Região”. A partir daí, será elaborado o plano de conservação da Mata Atlântica nesses municípios, e posteriormente seguido de um processo de capacitação dos atores sociais para multiplicação de práticas de preservação da Mata Atlântica.

Na Bahia, 12 cidades demonstraram interesse em participar do projeto, e outros sete municípios de Pernambuco atenderam à chamada. Dentre eles, os municípios de Ilhéus (Bahia) e Glória do Goitá (Pernambuco) foram selecionados na chamada pública realizada pelo Gambá para participar do projeto. A escolha foi feita a partir de uma avaliação conjunta do Conselho Gestor do Projeto, composto pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Prefeitura Municipal de João Pessoa, Fundação SOS Mata Atlântica e ONGs filiadas à Rede de Mata Atlântica (RMA) na Região (Iesb-BA, Flora Brasil-BA), SNE-PE, Apan-PB, Aspoan (RN), Instituto Ambiental de Estudos e Assessoria (CE).

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica deve identificar, planejar e ordenar as ações e medidas que visam a conservação e a recuperação da Mata Atlântica, promovendo a conectividade das áreas conservadas e em recuperação.

Bombeiros Militares comemoram os 14 anos do 5º Grupamento

Na ultima sexta-feira (19) foi comemorado em Ilhéus o 14° aniversário do 5° Grupamento de Bombeiros Militares do município. O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou do evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares de Ilhéus e de cidades circunvizinhas.

Segundo o vice-prefeito Mário Alexandre, a instituição tem importância fundamental na segurança da população, por executar diversos serviços na defesa da vida, a exemplo de salvamentos em terra e água, bem como atuar na área de prevenção. “A cada dia que passa temos visto o trabalho preventivo feito por essa corporação, nas diversas áreas da comunidade”, ressaltou.

Instalado desde 1997 em Ilhéus, 5° grupamento é composto hoje por 116 bombeiros sob o comando do tenente-coronel BM Marivaldo Elias de Sá e tem como missão a execução de atividades educativas e operacionais de Defesa Civil, Prevenção e o combate à incêndios, bem como ações de busca e salvamento.

O 5º GBM cobre uma área territorial que abrange os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Uma, Itacaré, Maraú, Camamu, Ituberá, Aurelino Leal, Ubaitaba, Igrapiúna e Uruçuca. O Grupamento oferece ao público ações de prevenção para o trânsito, para os banhistas e também para os perigos de acidentes domésticos. Com peças teatrais, com a Semana do Bombeiro e vistorias é possível levar ao conhecimento da população o real trabalho dos bombeiros.

Em caso de incêndios e afogamentos, através do número 193 é possível entrar em contato com a central para que seja devidamente notificado e atendido o pedido de ajuda. É preciso também que se os trotes e brincadeiras sejam evitados, para que reais vítimas possam ser socorridas.

Ginásio de Esportes recebeu a elite do Jiu Jitsu baiano no último final de semana

Neste último final de semana (20 e 21), o Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras, foi palco da quinta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu. O espaço, um dos mais importantes do esporte amador de Ilhéus, já havia recebido este ano outras competições de artes marciais, como o baiano de Judô e o campeonato de Tae kwon Do. Além disso, segundo informações do superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, o Ginásio de Esportes também deverá receber no próximo mês de dezembro o Encontro Nacional de Capoeira.

Ainda de acordo com Alberto Kruschewsky, a Superintendência de Esportes do Município de Ilhéus segue empreendendo esforços no sentido de estimular e movimentar a seara esportiva da cidade. “Em linhas gerais, estamos promovendo, sempre em parceria com a iniciativa privada, mais de uma competição por mês, o que representa uma média bastante razoável”, diz Kruschewsky. Na visão dele, modalidades esportivas como o Judô e o Jiu Jitsu possuem um público diferente. “O Ginásio de Esportes, um dos nossos principais palcos, também precisa ser aberto para as artes marciais, uma vez que elas defendem valores importantes, sendo, em função disso, muito admiradas por crianças, jovens e adultos”, enfatiza o superintendente.

Oito anos depois, o Campeonato Interbairros de futebol está de volta

O Campeonato Interbairros de Futebol, um dos eventos mais tradicionais do esporte amador de Ilhéus, foi oficialmente aberto no último sábado, dia 20 de agosto. Promovido pela Liga das Associações Desportivas dos Bairros, o certame conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Esportes.

Ao todo, o tradicional evento será disputado por oito equipes: Nossa Senhora da Vitória, Seleção Júnior do Nossa Senhora da Vitória, ABC de Juerana, Ajax do alto do Coqueiro, Salobrinho, Novo Ilhéus, São José e o Bahia do Banco da Vitória. O Campeonato Interbairros de Futebol, cujas partidas acontecerão sempre nos dias de sábado, no Estádio Mário Pessoa, na avenida Canavieiras, já possui seus dois primeiros resultados: Ajax 6X1 ABC e Seleção Júnior 3X2 Novo Ilhéus. A primeira rodada será complementada no próximo dia 27, com Salobrinho e São José, às 14 horas, e Nossa Senhora da Vitória e Bahia do Banco da Vitória, às 16 horas.

Na opinião do Superintendente de Esportes do Município, Alberto Kruschewsky, que esteve presente à abertura do torneio, é fantástico o interesse da população pelo futebol. “Fiquei impressionado com o público registrado na abertura do interbairros. Em função da força do esporte, bem como de todas as suas conseqüências positivas, a iniciativa de alguns abnegados deve contar sempre com o nosso apoio” afirma.

Ainda de acordo com Alberto Kruschewsky, a Superintendência de Esportes do Município de Ilhéus segue empreendendo esforços no sentido de estimular e movimentar a seara esportiva da cidade. “Em linhas gerais, estamos promovendo, sempre em parceria com a iniciativa privada, mais de uma competição por mês, o que representa uma média bastante razoável”, diz Kruschewsky, acrescentando que modalidades não tão populares também se encontram na pauta da Superintendência. “Modalidades como o Jiu Jitsu, a exemplo do que acontece com o Judô, trazem um público diferente ao ginásio. O palco esportivo também precisa ser aberto para as artes marciais, uma vez que estas defendem valores importantes, sendo, em função dessa realidade, muito admiradas por crianças, jovens e adultos”, enfatiza o superintendente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *