Problemas do Porto de Ilhéus são debatidos em Audiência Pública
Assistência Social inicia reforma em unidade do Centro de Referência
Parque de Exposição de Ilhéus promove leilão de animais
Espetáculo infantil Os Saltimbancos agita TMI neste fim de semana
Ilhéus sediou o VII Encontro Regional de Capacitação do TCM
Problemas do Porto de Ilhéus são debatidos em Audiência Pública
Representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, participou, na tarde desta quinta-feira (18), de audiência Pública da Câmara de Vereadores, realizada nas instalações do porto. A sessão foi provocada pelas entidades sindicais ligadas ao Porto de Ilhéus, que reclamam do atual estágio de sucateamento do porto, que vem perdendo movimentação para outros portos, principalmente os localizados na Baia de Todos os Santos (Salvador e Aratu).
Segundo o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, os investimentos para o Porto de Ilhéus sempre fez parte das preocupações do prefeito Newton Lima, nas gestões que têm feito junto aos governos Estadual e Federal. “O entendimento do prefeito Newton Lima é que a atividade portuária precisa tem muito ainda o que crescer em Ilhéus, para acompanhar o desenvolvimento da cidade e da região, que vem recebendo investimentos na área da indústria, comércio e serviços”, acentuou.
Magno Lavigne disse, ainda, que a Prefeitura de Ilhéus sempre foi uma parceira do Porto em todas as ações positivas, haja vista o potencial na geração de emprego e renda para a população ilheense. “Os investimentos no Porto de Ilhéus devem ser priorizados, até porque é a própria Codeba que ressalta as ações realizadas pela diretoria na atração de novos negócios. Enquanto deveríamos comemorar os 100 anos do porto, estamos aqui preocupados com a possível perda de um importante equipamento e Ilhéus não pode perder mais”, ressaltou.
O secretário municipal de Governo informou aos participantes da Audiência Pública que, na próxima terça-feira (23), chegará a Ilhéus uma equipe da Royal Caribbean Cruzeiros para analisar as condições de operação do porto. “A intenção da empresa é colocar Ilhéus nos seus destinos, e para isso vem conferir a estrutura existente no Porto de Ilhéus para realizar os receptivos dos transatlânticos de cruzeiros”, disse.
Segundo Magno Lavigne, o potencial marítimo e portuário de Ilhéus é enorme e são necessários investimentos para recuperar o Porto de Ilhéus, que irá trabalhar com navios médios, o Porto Sul, com grandes transatlânticos, além de um porto pesqueiro e uma marina para embarcações de passeio e esportivas. “Conhecemos nosso potencial e vamos nos unir para reivindicar os investimentos para dotar Ilhéus de uma moderna estrutura portuária”, conclamou.
Problemas e soluções – Para os portuários, o Porto de Ilhéus passa por problemas de gestão, o que vem prejudicando, sensivelmente, o desenvolvimento dos negócios na unidade portuária de Ilhéus. Eles citam o assoreamento do porto, com prejuízo da profundidade para a atracação de navios com calado acima de 10 metros e a falta de incentivos para a operação com soja e eucalipto, além do sucateamento dos equipamentos, a exemplo dos guindastes, como fatores impeditivos de crescimento do porto.
Já o membro do Conselho Portuário, Libério Menezes Filho, disse que o Porto de Ilhéus é viável, principalmente pela tendência mundial da construção de navios com capacidade de 70 mil toneladas e não os supertransatlânticos, como acontecia até há pouco tempo. Libério também ressaltou que a Codeba não vem privilegiando os investimentos para o Porto de Ilhéus, a exemplo do que tem feito nos portos de Salvador e Aratu. “É preciso entender a Bahia com “h” e não apenas com “i”, com tem sido feito ultimamente”, pontuou.
Para os dirigentes da Codeba presentes à audiência, Renato Rocha e Antônio Celso, existem os recursos para os investimentos no Porto de Ilhéus, a exemplo da dragagem de manutenção, que se encontra em fase de licitação. Já em relação à dragagem de aprofundamento do calado para 14 metros, por ser mais complexa, a obra ainda não foi realizada, pois o projeto se encontra há dois anos dependendo da análise no Ibama para a concessão da licença ambiental.
Segundo os dirigentes da Codeba, a empresa espera tornar o Porto de Ilhéus viável, economicamente, e para isso serão realizados os investimentos necessários. Eles informaram que para a dragagem de manutenção já existem recursos da ordem de R$ 4 milhões disponíveis e outros R$ 150 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverão ser aportados para a modernização do porto.
Assistência Social inicia reforma em unidade do Centro de Referência
As atividades desenvolvidas pela unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) localizada no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus, se encontram suspensas. A informação foi prestada pelo secretário da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, esta semana. O local está passando por reforma estrutural, que deve seguir durante o período de 45 dias. Até lá, a equipe da unidade segue realizando acompanhamento dos oito coletivos do Programa de Inclusão de Jovens (Projovem), entre outras atividades externas.
Na unidade foi iniciada reforma de todo o espaço físico, além de melhorias no telhado, manutenção de rede elétrica e hidráulica, troca de piso, pintura interna e externa e reconstrução de rampa de acesso da unidade. A coordenadora do Cras do Nossa Senhora da Vitória, Talita Gila, explicou que além do acompanhamento nos coletivos do Projovem, a equipe continua promovendo visitas institucionais e domiciliares. “Além disso, na sede da Secretaria da Assistência Social e Trabalho, a assistente social Bernadete Aparecida dos Santos está realizando o acompanhamento das famílias que estão interessadas pelos serviços ou que já são atendidas pelo Cras”. A secretaria está localizada na avenida Soares Lopes, nº 1024, e presta atendimento ao público das 8 às 14 horas.
Mensalmente, cerca de 500 famílias são atendidas pelos profissionais que atuam na unidade, cuja área de abrangência vai do Pontal até o distrito do Rio de Engenho. O Cras, também conhecido como “Casa da Família”, é a porta de entrada para os serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e se instala em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. Em Ilhéus, existem cinco unidades do Cras, que estão localizadas na Barra, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Olivença e Teotônio Vilela.
O Cras funciona através da Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
Novas melhorias – O secretário Emenson Silva afirmou que assim como o Cras do Nossa Senhora da Vitória, outras sedes de programas da área da assistência social também serão contemplados com melhorias, inclusive a sede da secretaria, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, cujo processo de reforma está em fase de licitação. “Nosso objetivo é adaptar tanto a sede da secretaria como os demais espaços de toda a estrutura física necessária para realizar suas funções de maneira satisfatória”.
Parque de Exposição de Ilhéus promove leilão de animais
Será realizado neste sábado e domingo (20 e 21), no Parque de exposições de Ilhéus, leilões de bovinos, muares, equinos e ovinos. O evento é uma promoção da Associação de Criadores de Ilhéus e Rancho Leilões, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Adab, EBDA e empresas privadas.
Para o presidente da Associação Ilheense dos Criadores, João Bittencourt Neto, os leilões têm o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade genética dos animais da região, aumentando a produção e produtividade no campo. Os animais são oriundos de produtores da Bahia e Minas Gerais.
No primeiro dia do leilão – sábado (21), a partir das 19 horas –, serão oferecidos 40 lotes de muares, ovinos e animais de sela de diversas raças, a exemplo de mangalarga marchador, pampa, quarto de milha, dentre outros, puros e meio sangue. Todos os lotes serão parcelados em 10 prestações iguais e sem juros.
Já no domingo (21), a partir das 13 horas, será realizado o leilão de 80 animais bovinos selecionados, das raças leiteiras Gir, Girolando, Holandesa, oriundos de planteis de criadores dos estados de Minas Gerais e Bahia. Todas as fêmeas possuem comprovação de prenhes ou paridas. Neste mesmo dia também serão leiloados cinco touros da raça Gir, de alta qualidade.
Segundo João Bittencourt, a Associação Ilheense de Criadores está mantendo contatos para realizar no Parque de Exposições de Ilhéus uma exposição e leilão da raça Mangalarga Paulista, programada para outubro próximo, bem como da raça Mangalarga Marchador, agendada para o mês de dezembro deste ano. “Vamos continuar investindo no engrandecimento da agropecuária, que é uma das maiores fontes de geração de emprego e renda de Ilhéus”, conclui Bittencourt.
Espetáculo infantil Os Saltimbancos agita TMI neste fim de semana
O Teatro Municipal de Ilhéus apresenta neste fim de semana (dias 20 e 21), às 17 horas, o espetáculo infantil “Os Saltimbancos”, que após dois anos rodando os palcos do Brasil retorna a Ilhéus para contar a história de quatro animais: um cachorro, uma galinha, uma gata e um jumento. Cansados de serem explorados por seus donos, eles fogem das fazendas onde moram e dão início a uma grande aventura em busca da realização de um grande sonho: formar um conjunto musical.
Com classificação livre, o espetáculo tem direção e produção de Cristina Barreto e explora a determinação, a coragem e a força dos personagens, encantando filhos e pais. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A peça “Os Saltimbancos” conta com o apoio cultural da NV Turismo. Ainda como parte da programação de eventos deste mês, o Teatro Municipal sedia também o show musical “Amigos na Fé”, em prol do Encontro Eucarístico com a Criança, com a participação de diversos artistas locais, a partir 20 horas. Os ingressos também custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Na sexta-feira (26) o governo municipal realiza a partir das 9 horas o “Seminário Pensar Ilhéus” com palestras com o tema “Olhar sobre a Ilhéus do sec. XXI” sobre diversos aspectos, entre eles: turismo, cultura e economia. O evento é aberto ao público.
Exposições – Paralelo a programação de espetáculos deste mês, a galeria do Municipal sedia até a próxima segunda-feira (22) a exposição da fotógrafa e comunicóloga Tacila Mendes, sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Já no segundo piso do TMI o público pode conferir até o dia 12 de setembro a exposição “Legado da Família Wildberger”, no mesmo horário.
Ilhéus sediou o VII Encontro Regional de Capacitação do TCM
Após destacar a importância de gestões públicas responsáveis, o prefeito Newton Lima abriu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, o VII Encontro Regional de Capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Estado da Bahia. Promovido pelo TCM e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com patrocínio da IPM Brasil e o apoio de associações regionais, o evento foi realizado durante todo o dia reunindo agentes públicos de mais de 80 municípios. A principal proposta do encontro é promover a melhoria da gestão pública em geral, através da orientação técnica dos gestores na elaboração das contas públicas de prefeituras e câmaras municipais.
Além do prefeito anfitrião, o encontro contou com a presença do presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, do deputado federal Geraldo Simões, do conselheiro do TCM, Ronaldo Santana (representando o presidente do órgão, Paulo Maracajá), do presidente da Amurc e prefeito de Ibicui, Claudio Dourado, do presidente do Ciapra e prefeito de Piraí do Norte, Heráclito Menezes, do presidente do Mercovale e prefeito de Planaltino, Joseval Alves, do presidente da Câmara de Ilhéus, Edvaldo Nascimento, do prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo, e do prefeito de Uruçuca, Moacir Leite, além de diversos outros chefes de executivo municipal da Bahia, presidentes de câmaras, vereadores, técnicos governamentais, assessores e secretários municipais.
O Encontro Regional de Capacitação do TCM-Bahia já passou por Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Santa Maria da Vitória, Irecê, Juazeiro e Jacobina, beneficiando mais de cinco mil e quinhentas pessoas, entre prefeitos, vereadores e servidores da administração e da contabilidade municipal. O presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, chama atenção para o fato de que, “os encontros surgiram da necessidade de passarmos a ter uma ‘fiscalização orientada’ por parte do Tribunal de Contas, uma vez que muitos prefeitos têm suas contas reprovadas ou aprovadas com ressalvas em virtude de pequenas falhas formais, ocasionadas como resultado do desconhecimento de sua equipe de alguns entendimentos dos auditores e dos inspetores do TCM”, enfatiza. Dados do TCM-BA destacam que dos 417 municípios baianos, 318 tiveram as contas municipais de 2009 aprovadas com ressalvas e 99 tiveram as contas reprovadas. Com o objetivo de mudar este quadro, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) decidiram promover 12 encontros visando à capacitação dos gestores públicos.
Para atender a essa proposta, Durante todo o dia desta sexta-feira, técnicos do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do Estado deram ênfase para alguns temas, como “Gestão Pública Responsável”, “Operacionalização do Siga – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria”, “Restos a Pagar” e “Licitações e Contratos”, gerando diversos debates e questionamentos. Os próximos encontros de capacitação acontecerão nas cidades de Vitória da Conquista (2 de setembro), Rui Barbosa (16 de setembro); Alagoinhas (30 de setembro); Jequié (14 de outubro); e Serrinha (28 de outubro).