Comemoração pelos 99º aniversário de Jorge Amado recebe presença de seu neto
Ilhéus abre atividades do 9º Encontro local do Proler com novas homenagens a Jorge Amado
Jovens de dezoito colégios participam dos jogos estudantis da rede pública
Novo lote de materiais de iluminação já começou a ser instalado em Ilhéus
Festa em homenagem à N. S. das Vitórias acontecerá na próxima 2ª feira em Ilhéus
Comemoração pelos 99º aniversário de Jorge Amado recebe presença de seu neto
A abertura oficial dos festejos alusivos ao 99º aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado, em Ilhéus, nesta quarta-feira (10), foi comemorada com alvorada de fogos e culto ecumêmico na praça Dom Eduardo. A celebração religiosa contou com a participação do padre José Alvino de Cristo; Mãe Carmosina, do terreiro Sultão das Matas, e o representante do Centro Espírita Porto da Esperança, José Augusto, e foi bastante prestigiada pelas autoridades locais, entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre; o presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e coordenador do evento, Maurício Corso.
Um dos pontos altos do culto foi a presença do neto do escritor, Jorge Amado Neto, que fica em Ilhéus até esta quinta-feira (11), dia que marca a abertura da programação rumo ao centenário de Jorge Amado. Bastante emocionado, Jorge Amado Neto fez questão de parabenizar a iniciativa da Prefeitura e “lembrou que seu avô foi uma pessoa muito simples, que sempre buscou estar perto de Deus”. Durante a celebração o padre Cristo pediu bençãos à família Amado. “Que outros “Jorges” surjam e representem nossa terra tão bem quanto Jorge Amado fez”.
O respeito às religiões e o entrosamento com o povo foram algumas das marcas do escritor lembradas pelo representante do Centro Espírita Porto da Esperança, José Augusto. “Jorge Amado indentificou-se mais com a religiosidade do que com determinada religião”. Natural do Rio de Janeiro, José Augusto disse ainda Ilhéus sempre foi citado pelo escritor como centro afetivo de identidade. “Ilhéus é um dos locais na Bahia onde sua figura está mais viva”. Mãe Carmosina também falou sobre a importância da literatura jorgeamadiana e fez reverências ao escritor ao som de atabaques. “Jorge Amado ajudou a fincar e reconhecer nossas raízes”.
Autoridades e convidados participaram ainda de um café cultural no bar e restaurante Vesúvio, onde baianas e atores caracterizados de personagens das obras do escritor recepcionaram o público. Enquanto que na parte externa a cantora Amanda Andrade interpretava grandes sucessos da Música Popular Brasileira presentes nas adaptações de suas obras, na parte interna do local foi servido um café da manhã com bolos, mingaus, cocadas e mais delícias da comida baiana.
Tanto o culto ecumêmnico quanto o Café da manhã cultural integram a abertura do projeto 99+1, que celebra os 99 anos do escritor, caso ainda estivesse vivo e dá o pontapé inicial rumo aos 100 anos de aniversário de Jorge Amado. Também estiveram presentes os secretários Magno Lavigne (Governo e Ações Estratégicas), Lidiney Campos (Educação), Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano); os vereadores Marcus Flávio e Tarcísio Paixão, o representante da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Nadja Argolo, entre outras autoridades.
Ilhéus abre atividades do 9º Encontro local do Proler com novas homenagens a Jorge Amado
Na manhã desta quarta-feira (10), data em que o escritor Jorge Amado estaria comemorando 99 anos de vida, Ilhéus deu início a uma série de eventos para homenageá-lo. Após a realização de culto ecumênico na Praça Dom Eduardo e do café cultural no Bar Vesúvio, autoridades e convidados seguiram para o Teatro Municipal de Ilhéus para a abertura do 9º Encontro local do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), realizado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O evento, que traz o tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano”, conta com uma programação intensa e diversificada voltada a discutir e refletir sobre a relação da obra amadiana com o Sul da Bahia. Na abertura, o público, que lotou o auditório do TMI, pode conferir as apresentações da Companhia de Dança Soanne Marry, que trouxe ao palco coreografias inspiradas em músicas que embalaram adaptações de suas obras. Na abertura, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre deu as boas vindas aos participantes do evento e lembrou a importância da valorização da literatura e do incentivo à leitura. “Uma cidade sem iniciativas efetivas voltadas ao estímulo à leitura é uma cidade sem perspectiva de desenvolvimento”.
Ainda pela manhã foi realizada a Conferência “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano” com o Dr. Jorge Araújo, assim como debate e exposição de livros e lançamentos. À tarde, no auditório do Centro de Convenções o público pode participar de 10 minicursos de temáticas distintas. Na mesma tarde a Academia de Letras sediou o 4º Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que conta com palestras, formação de grupos de debates com representantes das secretarias de Educação e Cultura do Estado e da diretoria regional da educação, e documento de intenções.
Nesta quinta-feira (11), a programação do 9º Encontro regional do Proler recomeça com a apresentação de dança “A mulheres de Jorge” e segue às 8h30min com a segunda conferência “O imaginário do cacau na Literatura Sul Baiana: da produção ficcional ao consumo”. Ás 10 horas, representantes do município, da TV Santa Cruz, da Uesc e do Proler lançam o Concurso Lápis na Mão. Ainda no dia 11, o evento prossegue às 10h30min, com a Vitrine da Leitura, através a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região sul baiana. Assim como no primeiro dia do encontro, a programação vespertina do evento será realizada no Centro de Convenções, que dessa vez sediará 10 oficinas, todas com temas ligados à literatura.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e coordenador do evento, Maurício Corso; a representante da reitoria da Uesc e diretora da Editus, Baísa Nora; o diretor do Departamento de Letras e Artes, Samuel Marques; a representante do Proler, Glória Santos; o representante da Direc-6, Edinei Mendonça; representante da Direc-7, Miralva Coutinho; o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, o escritor Cyro de Matos; a secretária de Educação de Ilhéus, Lidiney Campos e o neto do escritor Jorge Amado, Jorge Amado Neto.
O 9º Encontro Regional do Proler é uma realização do Comitê do Proler e tem como parceiros a Biblioteca da Uesc, as direc 06 e 07, as secretarias de educação de Ilhéus e de Itabuna, Fundação Itabunense de cultura e Cidadania (Ficc) e Fundação Cultural de Ilhéus e das editoras Editus, Via Literarum e Saraiva. O evento tem ainda como parceiros a Academia de Letras de Ilhéus e a TV Santa Cruz.
Jovens de dezoito colégios participam dos jogos estudantis da rede pública
Cerca de 400 alunos de dezoito colégios de Ilhéus prestigiaram na tarde desta terça-feira (9), no ginásio de esportes Herval Soledade, a abertura dos Jogos Estudantis da Rede Pública. Até sábado (13), os atletas vão atuar em handebol, vôlei de quadra, vôlei misto de areia, futsal, basquete, futebol de campo, atletismo, skate, surfe, xadrez, judô, karatê, Jiu Jitsu, taekwondo e capoeira. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes Herval Soledade, Centro Estadual de Educação Profissional e estádio Mário Pessoa.
Organizado pela Diretoria Regional de Educação (Direc-6), em parceria com a Superintendência de Esportes, Secretaria de Educação de Ilhéus e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o evento tem a participação de jovens de 12 a 17 anos que representam os colégios da Polícia Militar, Estadual de Educação Profissional, Santa Ângela, Horizontina Conceição, Estado do Ceará, Rotary e IME-Centro, Pontal e Princesa Isabel.
Também estão engajados no certame, alunos dos colégios do alto do Basílio, Salobrinho, Fábio Araripe Goulart, Moysés Bohana, Paulo Américo de Oliveira, Modelo Luís Eduardo Magalhães, Padre Luís Palmeira, Jorge Calmon e do Iguape. Antes da abertura, cadeirantes que participam de projeto de inclusão social coordenado pelo Departamento de Educação Física da Uesc jogaram basquete no ginásio de esportes Herval Soledade.
Ao representar o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre afirmou que “a parceria visa principalmente promover a integração entre alunos em outro ambiente fora da escola e é uma ação importante para a formação do jovem”. O evento contou com a presença de Lidiney Campos (secretária de Educação), Edinei Mendonça (gerente da Direc-6), Josley Viana (Departamento de Educação Física da Uesc) e Alberto Kruschewsky (superintendente de Esportes), além de supervisores, coordenadores e professores em educação física de escolas das redes estadual e municipal de ensino.
Novo lote de materiais de iluminação já começou a ser instalado em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus adquiriu um novo lote de equipamentos elétricos que já estão sendo instalados em vários pontos da cidade. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, que ressalta que o trabalho foi iniciado na última quarta-feira (3). De acordo com o secretário, mesmo com todas as dificuldades econômicas do município, o governo segue trabalhando para melhorar a iluminação pública da cidade.
Entre outros, ainda segundo Carlos Freitas, foram utilizados na semana passada diversos materiais, tais como lâmpadas, reatores, bases, fotos, contadores e luminárias. “Com a chegada desses equipamentos, estamos contemplando, em função das dificuldades, os locais mais deficitários. No entanto, continuamos trabalhando para levarmos essas melhorias para todos os pontos do nosso município”, comenta o secretário.
Julho – No dia 8 de julho, foram beneficiados, com a instalação de novos materiais de iluminação, alguns pontos da Rodovia Ilhéus/Canavieiras, a rua Graviola, no bairro Nossa Senhora da Vitória, a rua da Mangueira, no Nelson Costa, e avenida Lomanto Júnior, no bairro do Pontal. Além destes, de acordo com o secretário Carlos Freitas, também foram favorecidos o distrito de Santaninha e o bairro do Iguape, na zona norte da cidade.
Já no dia 11, foram contemplados os bairros do Banco da Vitória, do alto da Conquista e do Malhado (ruas do Cano e da Horta), além da praça localizada nas proximidades do Hospital Santa Isabel, na Cidade Nova. Prosseguindo, no dia 12, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano promoveu melhorias no sistema de iluminação pública do alto do Amparo, Teotônio Vilela, alto da Conquista, Nelson Costa e avenida Itabuna.
Nos dias 13, 14 e 15 de julho, o esforço do governo municipal favoreceu diversas outras localidades, como a praça do Cacau, o alto da Tapera, o alto da Conquista, o Teotônio Vilela, o Malhado, a avenida Uberlândia e o Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. E mais: alto do Basílio, avenida Princesa Isabel, praça Castro Alves, na avenida Soares Lopes, alto Teresópolis, praça Cairu, Ilhéus II e Hernani Sá (Urbis).
170 pontos – Do dia 8 ao dia 15 de julho, de acordo com informações da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, 170 pontos de Ilhéus foram beneficiados com o trabalho. Nesta etapa, ainda segundo a Secretaria, foram utilizados 119 lâmpadas de 70 watts, 51 lâmpadas de 250 watts, 36 reatores de 70 watts, 24 reatores de 250 watts, 25 bases, 65 metros de fio, 12 luminárias e 10 braços metálicos, além de 48 fotos.
Festa em homenagem à N. S. das Vitórias acontecerá na próxima 2ª feira em Ilhéus
Com o tema central “A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, teve início no último sábado (6) uma novena em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras do Município de Ilhéus. O ponto alto da festa ocorrerá na próxima segunda-feira (15), com a celebração da Missa das Intenções, às 7 horas, Missa Solene, às 9h30min, e grande Caminhada de Fé, a partir das 16h30min, seguida da Bênção do Santíssimo Sacramento. O evento, que todos os anos atrai dezenas de devotos e acontece na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, localizada no alto Teresópolis, é promovido pela Diocese de Ilhéus, através da Paróquia de São Jorge.
A novena em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, que será encerrada no próximo domingo (14), está trazendo como subtemas as seguintes reflexões: “Deus Pai: Fonte e Origem das Sagradas Escrituras”, “Jesus Cristo, Palavra Eterna do Pai” e “As Sagradas Escrituras e a Tradição na Vida da Igreja”. E mais: “A Liturgia como Lugar Privilegiado da Palavra de Deus”, “Leitura Orante da Palavra de Deus na Família e na Comunidade” e “Maria, Modelo de Discípula e Servidora da Palavra”.
O dia 15 de agosto é comemorado pela tradição católica como o dia da Assunção de Maria, mãe de Jesus. Nesta data, é comemorado em Ilhéus o Dia de Nossa Senhora das Vitórias, uma das padroeiras da cidade. “Mais uma vez, estamos convidando todo o povo de Deus para participar, com júbilo e muita fé, da festa em honra à nossa Padroeira”, conclama o padre Ednilson Viva Batista, coordenador-geral do evento.