Prefeitura Municipal de Ilhéus

“Dona Flor e Seus Dois Maridos” em cartaz esta semana no TMI

Ilhéus promove seminário sobre mobilização social pela educação

Oficina de Planejamento Urbano foram realizadas em Ilhéus

Gestores escolares participam de palestra sobre prevenção e combate a incêndios

“Dona Flor e Seus Dois Maridos” em cartaz esta semana no TMI

O público regional terá a oportunidde de conferir no decorrer desta semana (11, 12, 13 e 14), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, inspirado em um dos romances mais conhecidos do escritor Jorge Amado. A montagem, que traz no elenco os atores Marcelo Faria, Carol Castro e Duda Ribeiro, integra a programação do Projeto “99 + 1”, iniciativa da Fundação Cultural do Município (Fundaci) que marca em Ilhéus a abertura do centenário de nascimento do escritor grapiúna. Na noite de estréia (11), a peça teatral será apresentada em dois horários: 18 horas (apenas para convidados) e às 21 horas (para o público em geral). Ja nos dias 12 e 13, o espetáculo, que tem ao todo 14 atores em cena, começa às 21 horas, e, no dia 14, a partir das 19 horas.

Sucesso de público e de crítica, a nova montagem de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” já ganhou prêmios importantes, a exemplo, do “Prêmio Qualidade Brasil”. Dirigido por Pedro Vasconcelos, o espetáculo conta com uma belíssima trilha sonora, marcarda por várias canções de Dorival Caymmi.

Alternando palavras e descrições extremamente realistas da vida boêmia da Salvador dos anos 40, com passagens mais amenas sobre comida e remédios, o romance “Dona Flor e Seus Dois Maridos” é um nostálgico painel do passado da vida baiana. O romance se inicia com a morte de Vadinho, um boêmio, jogador e alcoólatra que morre subitamente, vestido de baiana, em pleno carnaval de rua. Deixa viúva Dona Flor, a quem explorava, mas que, apesar da vida desregrada do marido, era completamente apaixonada por ele. Na primeira parte do livro são contados os excessos de Vadinho e dos companheiros que lhe cercavam.

Em contraste com esse ambiente, na segunda parte do livro, é a vida pacata de Dona Flor que passa a ser retratada. É descrito como ela ganha a vida ensinando culinária na escola de sua propriedade “Sabor & Arte”. Intercalando as aulas de culinária, estão registrados os suspiros da viúva pelo marido morto, suscitados pelas lembranças do ótimo amante. Ao mesmo tempo, ela é cortejada por Teodoro, um farmacêutico pacato e religioso. Os dois acabam se casando. Mas, bastante conservador e de idade um pouco avançada, ele não consegue satisfazer Dona Flor, que, com frequência cada vez maior, se lembra de Vadinho.

Na terceira parte da história, os acontecimentos se atropelam e assumem o estilo do realismo fantástico, quando o espírito de Vadinho (que era filho de Exu) retorna e passa a atormentar Dona Flor. Somente ela vê Vadinho, que quando está ‘na sua presença’ parece ser capaz de realizar as mesmas coisas que fazia na cama quando estava vivo. Tomada por sentimentos conflitantes, Dona Flor fica dividida entre se manter fiel ao novo marido ou ceder ao espírito do primeiro.

Sucessos – Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no dia 10 de agosto de 1912, falecendo em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Além do teatro e do cinema, Amado é o escritor com o maior número de adaptações para a televisão brasileira, incluindo grandes e inesquecíveis sucessos como “Tieta”, “Tenda dos Milagres” e “Gabriela, Cravo e Canela”. Seus livros, que venderam mais 20 milhões de exemplares, foram traduzidos em 55 países e em 49 idiomas.

Ilhéus promove seminário sobre mobilização social pela educação

Nesta quinta-feira (11), das 14 às 17 horas, será realizado em Ilhéus um Seminário voltado para comemorar o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, tendo como temas o “Acesso, permanência e sucesso escolar”, sob a responsabilidade da palestrante Gilvânia Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Educação, e “Violência Escolar”, com o capitão Adriano Jácome. O evento está agendado para o auditório do Escritório Local da Ceplac, na Praça Cairu, centro.

O seminário faz parte do Programa MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação para Todos, numa parceria do Ministério Público e o Conselho do Fundeb, e ainda com a participação do Comitê de Mobilização Social pela Educação, Prefeitura de Ilhéus, Direc-6, Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal da Educação e Conselho da Alimentação Escolar.

O seminário seguirá o seguinte roteiro: 13 horas, acolhimento com apresentação dos músicos Luciano e Sérgio Nogueira; 14 horas, mesa de abertura; 14h20min, formação da primeira mesa de debates; 15h30min, formação da segunda mesa de debates; 16h40min, encerramento dos trabalhos, com professora Gilvânia Nascimento; 16h50min, apresentação de hip-hop; 17 horas, cofee-break.

Paralelo ao seminário, no mesmo dia acontecem várias atividades de saúde e prevenção nas escolas das redes municipal e estadual, com apresentação do Plataforma da Solidariedade (do Gapa Bahia), e o grupo de teatro Fala Sério, do Nepsi.

Oficina de Planejamento Urbano foram realizadas em Ilhéus

Ilhéus sediou nesta segunda e terça-feiras (8 e 9) a 2º Oficina do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária (Planehab), no Hotel Barravento, no bairro do Malhado. Promovido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Planehab funciona como um instrumento de planejamento urbano com a finalidade de estabelecer princípios e diretrizes para a criação de habitações de interesse social.

O objetivo da oficina é, após explanação e debates em grupo, estabelecer diagnóstico da região no tocante ao ponto de vista quantitativo e qualitativo das cidades, para posterio implementação dessas moradias. A oficina é voltada à sociedade civil, gestores municipais e programas assistenciais ligados à moradia.

Participam dessas oficinas representantes dos municípios localizados nos território de identidades: Litoral Sul – Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Barro Preto, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Baixo Sul – Aratuípe, Cairú, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valênca e Wenceslau Guimarães.

O evento contou com a participação de vários prefeitos e representantes de programas habitacionais como Caixa Econômica Federal, Minha Casa Minha Vida e pessoas que participam de projetos sociais. O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, elogiou o evento e acrescentou que é de extrema importância eventos dessa magnitude na cidade. Ainda participou do evento o secretário da Assistência Social e Trabalho, Emenson Santos.

Gestores escolares participam de palestra sobre prevenção e combate a incêndios

Professores e diretores da rede municipal de ensino de Ilhéus participaram na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, centro, de palestra sobre prevenção e combate a incêndios. Ministrada pelos sargentos do 2º Grupamento de Bombeiros Militares, Viveiros e Marco Antônio, a palestra faz parte das ações do plano geral de prevenção contra incêndios e combate a situação de pânico nas escolas, elaborado por meio de uma parceria entre a 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus e as secretarias municipais da Educação, Planejamento e Segurança, Transporte e Trânsito, com apoio do Corpo de Bombeiros.

Após as visitas empreendidas pela equipe do programa “O MP e os objetivos do Milênio – Saúde e Educação para todos” o município vem implantando uma série de medidas nas unidades escolares visando ampliar a segurança e o bem-estar de alunos e educadores. “Palestras sobre prevenção, treinamento e constituição de brigadas de incêndio nas escolas e aquisição de novos extintores de incêndios são algumas das ações que já estão sendo aplicadas”, explicou a secretária Lidiney Campos, que também participou da palestra.

Tipos de combustão, os cuidados na utilização do gás de cozinha (GLP) e a importância de manter os ambientes arejados foram algumas das recomendações feitas durante a palestra. De acordo com o sargento Marco Antônio, “os diretores e professores estão na linha de frente nas salas de aula e após a palestra, poderão interceder de maneira correta tanto na retirada dos alunos, evitando situações de pânico, tanto no combate ao incêndio”. Na opinião da diretora da Escola Odete Salma, Eliane Oliveira da Silva, é de extrema importância que os professores conheçam de que maneira podem colaborar para evitar tragédias e salvar vidas.

Além dos gestores escolares, os estudantes também serão alvo da palestra. No dia 25 deste mês, o Corpo de Bombeiros realiza palestra para os alunos das quintas e sextas séries do IME Eusínio Lavigne em dois horários: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Já no dia 26, será a vez dos alunos das sétimas e oitavas séries da escola participarem da palestra nos mesmos horários. Ainda segundo a secretária Lidiney Campos também está prevista a aplicação de um evento que vai simular uma situação de incêndio e que já está sendo organizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *