Encontro Regional do Proler será realizado no aniversário de Jorge
Quarta edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública será aberta nesta terça-feira
Projeto “Mãos à Obra” beneficia jovens do Creas/Medidas Socioeducativas
Coordenação de Comunicação é premiada durante 10ª edição do Feijão Companheiro
Encontro Regional do Proler será realizado no aniversário de Jorge
Nesta quarta-feira (10), durante as comemorações pelos 99 anos de Jorge Amado, caso ainda estivesse vivo, e pela abertura da programação do centenário de vida do escritor grapiúna, Ilhéus sedia o 9º Encontro local do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que em Ilhéus é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. Tendo como tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano”, o evento contará com uma programação intensa e diversificada voltada a discutir e refletir sobre a relação da obra amadiana com o Sul da Bahia.
Após o credenciamento, marcado para as 8 horas, o encontro começa com a apresentação da coreógrafa Soanne Marry e segue com a formação da mesa de abertura do evento, que será formada por diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Às 9h30min será aberta a Conferência “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano”, que precederá debate e exposição de livros e lançamentos. À tarde, no auditório do Centro de Convenções o público poderá participar de 10 minicursos de temáticas distintas.
Na mesma tarde, a Academia de Letras de Ilhéus sedia o 4º Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com palestras, formação de grupos de debates com representantes das secretarias da Educação e Cultura do Estado e da Diretoria Regional da Educação (Direc-6), e documento de intenções. No dia 11, a programação do 9º Encontro regional do Proler recomeça com a apresentação de dança “A mulheres de Jorge”, e segue às 8h30min com a segunda conferência “O imaginário do cacau na Literatura Sul Baiana: da produção ficcional ao consumo”. Às 10 horas, representantes do município, da TV Santa Cruz, da Uesc e do Proler lançam o Concurso Lápis na Mão.
Ainda no dia 11, o evento prossegue às 10h30min, com a Vitrine da Leitura, com a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região sul-baiana. Assim como no primeiro dia do encontro, a programação vespertina do evento será realizada no Centro de Convenções, que dessa vez sediará 10 oficinas, todas com temas ligados à literatura.
O 9º Encontro Regional do Proler é uma realização do Comitê do Proler e tem como parceiros a Biblioteca da Uesc, as Direc 6 e 7, as secretarias da Educação de Ilhéus e de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Fundação Cultural de Ilhéus e das editoras Editus, Via Literarum e Saraiva. O evento tem ainda como parceiros a Academia de Letras de Ilhéus e a TV Santa Cruz.
Quarta edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública será aberta nesta terça-feira
Será aberta às 16 horas desta terça-feira (9), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, a quarta edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), que se prolongará até o próximo sábado (13). O evento é organizado pelo Governo do Estado, através da secretaria estadual de Educação e da Direc – 6 (Diretoria Regional de Educação), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Esportes e secretaria municipal de Educação. Programados para acontecerem no Estádio Mário Pessoa, Ginásio de Esportes, IME-Centro, Praia do Sul e Praia da Soares Lopes, os jogos contarão com a participação de escolas da rede pública estadual.
Entre as modalidades que estarão presentes no evento, handebol, vôlei de quadra, vôlei misto de areia, futsal, basquete, futebol de campo, atletismo, surf, skate, surfe, xadrez, judô, karate, Jiu Jitsu, capoeira e Tae kwon do. De acordo com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) representam mais uma bela parceria do esporte com a educação “visando o aperfeiçoamento do processo geral de formação do alunado”, acrescenta.
Fazendo coro com Kruschewsky, os demais organizadores afirmam que os Jogos Estudantis da Rede Pública refletem o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola, constituindo-se, em função disso, em um importante instrumento de formação educacional. “Neste evento, como resultado de uma grande parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ilhéus, teremos competições em várias modalidades, envolvendo jovens de 12 a 14 e de 15 a 17 anos”, informa Alberto Kruschewsky. Ainda segundo ele, “neste primeiro momento, teremos apenas a participação da rede pública. Contudo, em outubro, realizaremos os Jerppi, Jogos Estudantis da Rede Pública e Privada de Ilhéus, com convites também para as escolas particulares”, completa.
Projeto “Mãos à Obra” beneficia jovens do Creas/Medidas Socioeducativas
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)/ Medidas Socioeducativas realizou na ultima sexta-feira (5) o encerramento do curso Mãos à Obra para os jovens que cumprem medidas socioeducativas. O Creas Medidas trabalha com adolescentes e jovens em conflito com a lei e está localizado na avenida Uberlândia, nº 555, no bairro Malhado, contando hoje com cerca de 150 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
O curso teve duração de duas semanas e contou com a participação de 14 jovens de 16 a 19 anos, sendo realizado em parceria com a CMAR Construções Alternativas, empresa que atua há seis anos em Ilhéus e trabalha com a utilização do bambu, prezando a sustentabilidade ambiental. De acordo com Carlos Maia, representante da empresa e monitor do curso, “houve bastante interação e principalmente interesse do grupo em aprender o conteúdo do curso”. Ainda de acordo com Carlos Maia a assiduidade dos jovens foi um fator que impressionou durante o curso de noção básica de construção civil. Ao final, todos os jovens receberam certificação.
O Creas é um programa do Governo Federal que oferta serviços especializados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. De acordo com Maria Aparecida Souza, coordenadora do Creas/Medidas Socioeducativas, “os adolescentes que participaram do curso, estão motivados em busca de mais conhecimento nessa e em outras áreas.” Ainda segundo ela, “a vontade de aprender, transpondo os limites das dificuldades e a esperança de conseguir um emprego, é que levam esses garotos a tentarem fazer a diferença”. Para o adolescente C.S.S., de 16 anos, o curso foi ótimo e existe o interesse em participar de mais cursos e projetos que o Creas possa oferecer. O próximo passo para essa turma é participar do curso Doutores da Construção, também oferecido gratuitamente pela Cmar.
De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Emenson Silva, a efetivação das medidas socioeducativas preconizadas no artigo 112 da lei 8.069/90 é um Direito dos adolescentes autores de atos infracionais. O município de Ilhéus tem o dever de executar a medida de liberdade assistida (LA) e a prestação de serviço a comunidade (PSC), pois estas têm a finalidade de elevar a estima dos adolescentes infratores, responsabilizando-os acerca dos seus atos bem como contribuindo diretamente para a formação da quinta fase do atendimento socioeducativo que é a formação do projeto de vida, possibilitando ao sujeito a sua inserção na sociedade de maneira digna”, informou o secretário.
Coordenação de Comunicação é premiada durante 10ª edição do Feijão Companheiro
Tradicionalmente, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus premia os profissionais da comunicação local que mais se destacaram pelos serviços prestados à sociedade. Este ano, a homenagem foi promovida no último sábado (5) durante a realização da 10ª Edição do Feijão Companheiro, na casa de shows Boca Du Mar. O ponto alto da festa foi a entrega do troféu Jornalista Otávio Moura, que abrange várias categorias da imprensa, como rádio AM e FM, jornal impresso, TV e profissionais da àrea. Este ano, pela segunda vez consecutiva, a coordenação de fotografia da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus foi contemplada com o prêmio.
Com mais de 12 anos de atuação em Ilhéus, a fotógrafa Mary Melgaço foi escolhida como representante de sua categoria e recebeu das mãos de um dos diretores da CDL, o prêmio como melhor fotógrafo. Esta é a segunda vez que Mary Melgaço é lembrada pela diretoria da entidade como uma das profissionais mais renomados da região. Ano passado, outro integrante da coordenação de fotografia da Assessoria de Comunicação do governo municipal, o fotógrafo Clodoaldo Ribeiro, também foi homenageado com a premiação.
Várias autoridades prestigiaram o evento, a exemplo dos secretários Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Magno Lavigne (Governo e Ações Estratégicas) e Paulo Moreira (Turismo) e do vereador Marcus Flávio.