Prefeitura Municipal de ILHÉUS

Fundação Cultural comemora aniversário de Jorge Amado com projeto 99+1

Remanejamento dos catadores e reforma de galpão marcam retomada da revitalização do Aterro Sanitário

Prefeito comemora produção de supercomputador em Ilhéus

Igreja Lindinópolis abre programação alusiva aos seus 53 anos de existência

FaegSul participa de reunião com representante territorial de cultura

Fundação Cultural comemora aniversário de Jorge Amado com projeto 99+1

Na próxima quarta-feira (10) Jorge Amado completaria 99 anos, caso estivesse vivo. Para comemorar a data, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Cultural, está organizando uma extensa e diversificada programação de eventos, que se estende até o dia 26 deste mês. Além de festejar 99º aniversário do escritor grapiúna, os eventos marcam a abertura oficial da programação alusiva ao centenário do autor de títulos mundialmente conhecidos como “País do Carnaval”, “Capitães de Areia” e “Gabriela, Cravo e Canela”.

Na opinião do presidente da Fundação Cultural e coordenador do evento, Maurício Corso, o projeto 99+1 contempla o presente sem esquecer o futuro, “sendo o projeto embasado por uma série de iniciativas que vão englobar outras esferas como a educação e o turismo, deixando um legado para as próximas gerações, além de homenagear o escritor que revelou nossa terra e todas as suas belezas e riquezas para o mundo”. A iniciativa é fruto, pontuou Maurício, de várias reuniões e encontros, iniciados há cerca de um e meio, entre representantes da Fundação Cultural, da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre outras entidades.

O ponto alto das comemorações – dia 10 – será iniciado com alvorada de fogos das 7 horas às 7h15min; seguido de culto ecumênico, com início das 7h30min, na praça Dom Eduardo. Familiares do escritor Jorge Amado, autoridades da região e comunidade em geral devem participar da celebração religiosa, que contará com representantes do catolicismo, protestantismo, espiritismo e do candomblé. Às 8h30min será realizado o Café Cultural no Bar Vesúvio e, em seguida, o Teatro Municipal de Ilhéus sedia o 9º Encontro Regional do Proler, que este ano traz o tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul-baiano”.

Durante todo o dia, estudantes e professores realizam visitas guiadas à Casa de Cultura Jorge Amado, enquanto que no Centro de Convenções serão realizados 10 minicursos do 9º encontro Regional do Proler, com ênfase nas áreas de ilustração, literatura, gastronomia, cultura e turismo, das 14 às 18 horas. No dia 11, a Fundação Cultural dá início oficial aos preparativos rumo ao centenário do escritor e o segundo dia de encontro do Proler, segue no Centro de Convenções, com a performance de dança “As mulheres de Jorge”; a conferência “O imaginário do cacau na literatura sul-baiana: da produção ficcional ao consumo”; lançamento do concurso Lápis na Mão, iniciativa da TV Santa Cruz, em parceria com o Proler e a Uesc. Também estão previstos a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região, oficinas e recital.

Receptivo diferenciado – Todos os vôos com chegada prevista para o próximo dia 10 no Aeroporto Jorge Amado serão recebidos por um receptivo formado por baianas e atores caracterizados de personagens da literatura amadiana, como Gabriela e Nacib. Graças a uma parceria com a Infraero, explica Maurício Corso, todas as pessoas que chegarem a Ilhéus pelo Aeroporto receberão ainda material informativo sobre a cidade e sobre a programação alusiva ao projeto 99 + 1.

Dona Flor e seus dois maridos – Do dia 11 ao dia 14, o Teatro Municipal de Ilhéus recebe um dos espetáculos mais premiados dos últimos anos: Dona Flor e Seus Dois Maridos. Inspirado na obra de Jorge Amado, a peça integra as comemorações do primeiro dia rumo ao centenário do escritor e abre a turnê 2011 do espetáculo, em cartaz desde 2007 e visto por mais de 600 mil pessoas.

Para contar essa história de sucesso, o diretor Pedro Vasconcelos escalou Carol Castro como Flor, Marcelo Faria como Vadinho e Duda Ribeiro como Dr. Theodoro, além de mais 11 atores de grande talento: Ana Paula Bouzas, Marcello Gonçalves, Elvira Helena, Candé Faria, Marco Bravo, Lidiane Ribeiro, Luiz Antonio do Nascimento, Lis Schwabacher, Lisieux Maia, Carla Cristina e Fabio Nascimento. Considerada um dos clássicos da literatura brasileira, a obra conquistou o público no cinema, na TV e no teatro. A história acontece na Bahia ambientada nos anos 40, com muita música, dança, comida e festa. As sessões serão realizadas sempre às 21 horas, exceto no domingo, que iniciará às 19 horas.

O projeto 99+1 conta com apoio das secretarias estadual de Cultura e de Turismo, Bahiatursa, secretarias municipais da Educação e do Turismo, TV Santa Cruz, Academia de Letras de Ilhéus, Bar Vesúvio, Proler e Infraero. Já o espetáculo Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma realização da Fundação Cultural em parceria com a Rede Globo de Televisão; Cicon Construtora e Incorporadora; Hotel Jardim Atlântico e Itapemirim.

 

Remanejamento dos catadores e reforma de galpão marcam retomada da revitalização do Aterro Sanitário

O grupo de trabalho que coordena o projeto de revitalização do Aterro Sanitário do Itariri se reuniu na tarde da última quinta-feira (5), na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, no prédio anexo de secretarias. O acompanhamento das ações empreendidas pela Prefeitura no local foi a pauta principal do encontro, assim como o planejamento de novas atividades que integram esta fase de retomada das obras. Na próxima semana, o governo municipal e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciam o remanejamento dos catadores para dar início à reforma do Galpão Provisório de Triagem de Resíduos Sólidos.

O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça explicou que a reforma vai proporcionar maior segurança e melhores condições de trabalho aos catadores, além de auxiliar na adequação para a operacionalização da coleta. “A Prefeitura de Ilhéus vem cumprindo com todos os compromissos assumidos junto com a Cooperativa dos Catadores, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e com a Conder, além de fornecer material (plástico e madeira) e iniciar a terraplanagem do terreno para remanejamento dos catadores, prevista para iniciar neste fim de semana.

As assistentes sociais Emanuela Spínola e Maria Marta Lucas de Carvalho lembraram que é um remanejamento provisório, pois, boa parte dos catadores passará a morar em suas próprias casas graças ao Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Em acordo assumido pelo prefeito de Ilhéus Newton Lima no primeiro semestre deste ano, todos os catadores sem moradia fixa tiveram seus nomes divulgados nas listas relacionadas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que coordena o projeto em Ilhéus juntamente com a Caixa Econômica Federal, gestora do projeto. A presidente da cooperativa Deizemeire Santos aproveitou a reunião para expressar sua alegria “em ver o empenho da prefeitura para que a vida dos catadores realmente mude para melhor”.

O Grupo de Trabalho realiza reuniões semanais para discutir a execução e o monitoramento das ações do Projeto e na manhã desta sexta-feira (5) realizou nova visita técnica ao local para acompanhar o processo de remanejamento dos catadores. O secretário de Meio Ambiente, Harildon Machado sinalizou que logo em breve o município de Ilhéus terá um contexto ambiental mais positivo, após conclusão da intervenção física no Aterro do Itariri.

A reunião contou ainda com a presença do diretor da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Valdemar Bonfim e do presidente Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Odailson Lelis.

 

Prefeito comemora produção de supercomputador em Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, foi informado da ampliação das atividades e da capacidade instalada do Polo de Informática, que passará a fabricar um supercomputador pessoal. O equipamento será fabricado pela empresa Accept, que escolheu Ilhéus, para montar os primeiros supercomputadores pessoais brasileiros.

Os supercomputadores que terão capacidade de processamento 100 vezes maior do que a dos computadores pessoais comuns e serão montados em parcerias com a fabricante de processadores Americana NVidia, atualmente uma das maiores fabricantes de placas de vídeos e chip sets de placas mãe, e com a consultoria da empresa paulista Sunset.

Na opinião de Newton Lima, o ingresso de novos investimentos faz parte da política de incentivos implantada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover o crescimento econômico.  “Essas medidas têm se mostrado eficientes na prospecção de empresas, que a cada dia buscam a Bahia para instalar suas plantas industriais”, reconhece o prefeito.

Os supercomputadores fabricados pela Accept são usados para cálculos sofisticados – normalmente feitos por grandes e potentes computadores – e que agora irá suprir o mercado com um equipamento do tipo pessoal, oferecido por um preço bem mais em conta. Lançados no USA há três anos, os supercomputadores pessoais poderão custar no Brasil cerca de R$ 60 mil.

 

Igreja Lindinópolis abre programação alusiva aos seus 53 anos de existência

A Igreja Batista Lindinópolis, sediada no alto da Conquista, em Ilhéus, abriu na noite desta sexta-feira (5) a programação alusiva aos seus 53 anos de existência. As conferências, que estão sendo proferidas pelo professor Manoel Neto, de Brasília, prosseguem até domingo (7). Também marcadas por coreografias, apresentações teatrais e participações musicais, as celebrações prosseguem neste sábado (6),  às 19h30min, e no domingo, em dois horários: 9h30min e 18h30min.

Durante o culto de domingo (9), na parte da manhã, haverá uma programação especial dedicada ao Dia dos Pais. Já no período da noite, a Igreja Batista Lindinópolis estará realizando batismos e celebrando a Ceia do Senhor. Presidida desde 1999 pelo pastor Pedro de Jesus Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis (IBL) possui atualmente cerca de 1.200 membros. Além de seu templo-sede localizado no alto da Conquista, a igreja coordena três congregações: uma na avenida Esperança, outra no Nelson Costa e a terceira no distrito de Couto.

O orador oficial Manoel Neto é bacharel em Teologia e Administração de Empresas e pós-graduado em Alta Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Escritor, Neto também é Mestre em Teologia, com especialização em Leitura e Ensino da Bíblia, pela Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Atualmente, além de professor universitário, Manoel Neto é diácono e diretor executivo do Ministério de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro Novo, Distrito Federal. Casado com Adriana, é pai de Emanuelle.

 

FaegSul participa de reunião com representante territorial de cultura

Agosto será marcado por uma série de conferências municipais que ocorrerão nos diversos municípios do Litoral Sul da Bahia. Pensando em apoiar, contribuir e orientar na execução de cada uma delas, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul (Faegsul) se reúne com o representante territorial de Cultura, Anderson Melo, na próxima segunda-feira (10) no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

As Conferências são instrumentos importantíssimos de articulação do Sistema Municipal de Cultura na opinião do presidente da FaegSul, Pawlo Cidade. “É a reunião de todos os integrantes dos Fóruns de Cultura, contando, também, com a participação dos agentes do Sistema Municipal, grupos culturais e cidadãos interessados”.

Para as cidades que ainda não possuem Conselho Municipal de Política Cultural, Pawlo Cidade explica que as Conferências, tendo em vista a ampla participação de todos os segmentos da sociedade, em muitos casos, vêm se tornando um foro privilegiado para a escolha de membros do Conselho e na construção de diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

Na pauta de discussão desta reunião está ainda a Caravana (Funceb) – preparatória para a Conferência Setorial; a Conferência Territorial de Cultura; Editais Abertos; Proposta de Consórcio entre municípios para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, entre outros assuntos.

“Queremos mais uma vez contar com a participação de todos os representantes dos 26 municípios do Território. Juntos podemos construir um região cultural forte, dinâmica e participativa”, declarou Pawlo Cidade.

Um comentário em “Prefeitura Municipal de ILHÉUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *