Prefeitura Municipal de Ilhéus

Bamin fecha acordo deapoio à Santa Casa de Misericórdia

Disque 100 se consolida como importante aliado no combate à violência e exploração sexual em Ilhéus

Obra de revitalização da praça da avenida Candeias é concluída

Bamin e Prefeitura de Ilhéus consolidam projetos de parceria

Bamin fecha acordo deapoio à Santa Casa de Misericórdia

Em reunião realizada na manhã destaquinta-feira (4), o presidente do grupoENRC, do qual a Bahia Mineração(Bamin) faz parte, José Francisco Viveiros, anunciou uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José e Maternidade Santa Helena. A diretoria da empresa, juntamente com o provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, acompanhado do vice-prefeito, Mário Alexandre, realizaram uma reunião para a definição dos últimos detalhes do acordo.

Segundo o presidente Viveiros, o objetivo é fazer com que a Santa Casa volte a funcionar satisfatoriamente. Ele afirma, ainda, que “esta parceria trará um aspecto positivo para o hospital e que espero colher bons frutos já nos próximos dois meses”. A empresa fará um aporte financeiro inicial e, posteriormente,manterá contribuições mensais pelo período de um ano, além de auxilio institucional para um processo de reestruturação administrativa.A Bamin já havia realizado reuniões e visitas anteriores a Santa Casa, se informando das dificuldades por que atravessa a instituição.

Para o provedor da Santa Casa, o médico Eusínio Lavigne, “este acordo proporcionará uma melhoria na situação do hospital, com a possibilidade de desenvolvimento e ampliação dos serviços”.Segundo ele, “a Santa Casa está à disposição de outras empresas que queiram apoiar a entidade, e espera que esta ação da Bamin possa sensibilizar outras instâncias da sociedade’’. O médico salientou, também, a importância da parceria com a deputada Ângela Souza e com a Prefeitura de Ilhéus, que prestaram todo o apoio neste processo.

Para o vice- prefeito Mário Alexandre, “o apoio da prefeitura tem sido não só financeiro e de gestão, mas, também, no sentido de captar ajuda de empresas. Neste caso, fortalecemos os laços entre a Santa Casa e a Bamin, para que esta parceria seja uma das soluções para superar as dificuldades existentes.”. A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus é uma instituição filantrópica, fundada em 1913, possuindo, portanto, quase 100 anos de fundação. O local atende a população de Ilhéus e de cidades circunvizinhas.

Disque 100 se consolida como importante aliado no combate à violência e exploração sexual em Ilhéus

Ilhéus, assim como vários outros municípios do Brasil amarga uma triste realidade: a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Porém, todos os brasileiros contam com uma importante ferramenta para realizar a denúncia contra os agressores de maneira segura e anônima: o Disque 100. O serviço disponibilizado pelo Governo Federal é gratuito e funciona das 8 às 22 horas, inclusive finais de semana e feriados. Após o registro da denúncia, que é feita por uma central de atendimento em Brasília (DF), o caso é encaminhado ao Ministério Público Estadual, que a repassa a cada município. Aqui em Ilhéus as denúncias são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

O órgão, vinculado à secretaria municipal de Assistência Social e Trabalho, integra uma rede de apoio tanto às vitimas como aos agressores. Para isso, Ilhéus oferece dois serviços especializados nesta área: o Creas/ Violência, que realiza o acompanhamento com as vítimas de agressão ou violência e o Creas/Medidas Socioeducativas, destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas determinadas pela Justiça para os agressores. A coordenadora do Creas/Violência em Ilhéus, Vânia Darri, explicou que esta rede é composta ainda por “postos e hospitais, escolas, secretaria de educação, Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Vara da Infância e da Juventude, entre outros órgãos, que trabalham na prevenção e no combate à violência e à exploração sexual”.

Além de crianças e adolescentes, o Creas/Violência também atende às demais faixas etárias, porém, o crescimento do número de denúncias – muitas delas feitas através do Disque 100, pontuou Vânia Darri – colocou as crianças e adolescentes como foco do atendimento prestado pelo órgão. “Do fim de julho até o início deste mês já foram encaminhados ao Creas/Violência cerca de 50 denúncias de casos envolvendo tanto situação de abuso como de exploração com crianças e adolescentes, o que é um número considerado alto e vem mostrando a eficiência do serviço prestado pelo Disque 100”.

Segundo Vânia Darri o número de denúncias envolvendo situação de abuso e maus tratos contra idosos também aumentou. “Somente neste primeiro semestre, recebemos cerca de 20 denúncias, contra apenas três em 2010”. O aumento das denúncias é atribuído, na avaliação do secretário municipal de Assistência Social, Emenson Silva, não só à divulgação do Disque 100, como por seu efetivo funcionamento. “Muitas pessoas ainda acreditam que o Disque 100 não funciona e por isso não ligam e deixam de denunciar. Mas hoje essa realidade está começando a mudar e o Disque 100 vem se tornando um importante instrumento para os órgãos da rede de assistência social”.

Atendimento integrado – No Creas, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e assistência jurídica e administrativa, a principal tarefa é fazer com que a vítima de abuso ou exploração sexual retome seus laços com a sociedade, explica Vânia Darri. “Primeiramente, é realizado o processo de triagem junto à assistente social e depois segue para atendimento”. Além do acompanhamento psicológico às vitimas, a família também recebe assistência e uma vez por mês participa do grupo da família, uma das atividades promovidas pelo órgão, que realiza ainda outras atividades como prevenção, panfletagem, busca ativa e visitas domiciliares.

Atualmente, o Creas está localizado na ladeira da Vitória, ao lado da Maternidade Santa Helena. Todos os meses o Creas/Violência realiza cerca de 250 atendimentos e possui cerca de 180 usuários fixos, que recebem acompanhamento e participam de outras atividades promovidas pela entidade, como oficinas e palestras. Esta semana o Creas realizou oficina de cinema, que contou com a presença de crianças e adolescentes atendidos no local. Maiores informações sobre os serviços prestados pelo Creas/Violência podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231 – 8353.

Obra de revitalização da praça da avenida Candeias é concluída

O governo municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, concluiu a obra de revitalização da praça localizada na avenida Candeias, no alto da Conquista, na esquina entre as ruas Aliança e Pio XII. Além de um projeto paisagístico, com pintura e criação de uma área verde, o espaço também foi beneficiado com assentamento de um novo piso, colocação de meios-fios, construção de rampa, reforma da escadaria de acesso, implantação de poste de iluminação e construção de bancos em alvenaria.

A revitalização da praça da avenida Candeias, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, integra um conjunto de intervenções que a Prefeitura vem colocando em prática com o objetivo de melhorar a estrutura física de Ilhéus, com ênfase para a valorização dos espaços de lazer da cidade. “São serviços de grande importância para as comunidades locais, uma vez que possibilitam o resgate de inúmeros espaços de lazer, beneficiando, com isso, crianças, adultos e pessoas idosas”, comenta Freitas. Ainda segundo o secretário, esse é um trabalho permanente do governo municipal com a finalidade de recuperar ou manter em bom estado as praças da cidade, fundamentais para o convívio social e comunitário.

Outro espaço importante recuperado recentemente pela Prefeitura de Ilhéus foi a praça da Mangueira, localizada no Nelson Costa, zona sul da cidade. De acordo com o secretário Carlos Freitas, o espaço foi beneficiado, entre diversas outras melhorias, com a colocação de novos bancos, a reforma dos canteiros e a recuperação dos equipamentos de iluminação, além de serviços de pintura e poda de árvores. Ainda segundo Carlos Freitas, a obra de revitalização da Praça da Mangueira, concluída no mês passado, era uma antiga reivindicação da comunidade local.

Bamin e Prefeitura de Ilhéus consolidam projetos de parceria

O presidente da Bahia Mineração, José Francisco Viveiros, foi recebido na tarde desta quarta-feira (3), no Palácio Paranaguá, pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Acompanhado do gerente de Recursos Humanos e Administração, Mauro Barbosa; do gerente de Relações Institucionais, Frederico Souza; e do membro do Conselho da Presidência da Bamin, Armando Santos; e dirigente apresentou, formalmente, o gerente-geral de Logística da Bamin em Ilhéus, Aildo Mendes Fonseca.

Durante o encontro, Viveiros fez um balanço das atividades e reafirmou ao prefeito Newton Lima o compromisso da Bamin com os projetos que a empresa desenvolve em Ilhéus. Para o dirigente, todas as etapas do processo de implantação do Porto Sul estão sendo transpostos, inclusive com a capacitação de pessoal, sendo que dentre muito em breve as obras deverão ser iniciadas.

A relação institucional entre a Bamin e a Prefeitura de Ilhéus também foi objeto da conversa, e o prefeito Newton Lima relatou o apoio dado pela empresa em projetos sociais, a exemplo da construção de uma mini-indústria de doces na comunidade de Vila Olímpio. Pelo acordo, a Bamin arcará com a construção do prédio e aquisição dos equipamentos, enquanto o Município doará a área à Associação de Moradores.

Outro projeto comum entre o Município de Ilhéus e a Bamin é a construção de uma escola municipal de primeiro grau na comunidade da Ponta da Tulha. De acordo com a parceria estabelecida, a prefeitura disponibilizará uma área de 40 mil metros quadrados, enquanto a Bamin construirá o prédio. Nesta mesma área também está prevista a construção, pelo Governo do Estado, de uma escola de segundo grau e de um posto policial.

Ainda está prevista a implantação de um posto de saúde e uma área de lazer, com quadras poliesportivas. Na mesma área também foi planejada a construção de uma biblioteca, projeto que a Bamin está intermediando junto ao Serviço Nacional da Indústria (Senai). Segundo explicou o prefeito Newton Lima, os procedimentos para efetivar a desapropriação da área estão em fase final.

Outros projetos futuros também foram apresentados à direção da Bamin pelo secretário de Governo, Magno Lavigne, e pelo diretor de Planejamento Estratégico, Gerson Marques, que solicitaram o apoio da empresa para a revitalização do centro de Ilhéus e a construção de um centro de recepção turística na Mata da Esperança. Uma segunda rodada de negociação foi agendada para a próxima semana, quando deverão ser finalizados os acordos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *