Prefeitura Municipal de Ilhéus

Divulgada 2ª lista do Programa Minha Casa, Minha Vida

Rio do Engenho homenageia Senhora Santana, sua padroeira

Secretaria de Assistência Social estuda parceria para disponibilizar novo espaço para o Projovem

Candidatos do concurso público da prefeitura fazem teste prático

Obra de recuperação de drenagem pluvial deve ser concluída em 15 dias

Divulgada 2ª lista do Programa Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria da Assistência Social e Trabalho, divulgou na tarde desta terça-feira (2), a segunda lista dos candidatos ao Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, em Ilhéus. A relação contém 887 nomes e pode ser conferida no site da prefeitura de Ilhéus www.ilheus.ba.gov, na sede da Secretaria da Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, 1.724, e no prédio Anexo de Secretarias, rua Santos Dumont s/n, centro.

Na primeira lista divulgada pela secretaria foram divulgados 600 nomes, e desse total apenas 325 se encontram habilitadas a participar do programa. Em vista disso, participarão de uma nova etapa de checagem de documentos junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com o responsável pela pasta, Emenson Silva, a nova lista possui mais nomes do que a primeira divulgada, no sentido de suprir a demanda e facilitar o trabalho de triagem da Caixa, e desta forma contemplar as famílias inscritas no programa. “Por isso, é importante que a pessoa contemplada com o nome nesta lista compareça o quanto antes para a entrega dos documentos”.

A partir da próxima segunda-feira (8), uma equipe da secretaria iniciará o recolhimento dos documentos dos possíveis contemplados no programa habitacional. Para tanto, as pessoas deverão comparecer à sede da secretaria da Assistência Social, no período das 8 às 14 horas, munidos de documentos pessoais como RG, CPF, comprovantes de renda e residência de todos os moradores da residência. “Toda a documentação será enviada à Caixa Econômica Federal, que dará prosseguimento às etapas necessárias para a inserção da pessoa no programa”.

Na área da antiga Fazenda Porto Novo estão sendo construídos os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488 e o Moradas do Porto, com 316 unidades. Juntos, os três condomínios vão abrigar 1.300 unidades habitacionais, sendo que destas 986 já estão em fase de construção, enquanto que 493 aguardam a liberação. Os empreendimentos serão mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas.

As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço e os condomínios contarão com uma grande infraestrutura dotada de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, e demais equipamentos.

Rio do Engenho homenageia Senhora Santana, sua padroeira

A comunidade do Rio de Engenho encerrou, domingo (31), as comemorações da festa em homenagem à Senhora Santana, padroeira daquele distrito. Todos os anos, nesta data, os festejos à Santa é o ponto alto de um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso de Ilhéus, que é iniciado com a realização de alvorada festiva, procissão e missa solene. Com o tema central “A palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, a festa foi iniciada no último dia 22, com uma novena, e é uma promoção da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, vinculada à Diocese de Ilhéus.

Presentes às cerimônias religiosas, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a primeira-dama Inez Tavares, o vice-prefeito Mário Alexandre e família, os secretários de Governo, Magno Lavigne; de Planejamento, Alisson Mendonça; o vereador Alcides Kruschewsky, além de assessores, políticos, servidores públicos e moradores do Rio do Engenho e comunidades vizinhas. O Padre Ademir agradeceu a colaboração do prefeito e dos secretários na organização dos festejos, inclusive com a realização de obras e serviços na Igreja de Nossa Senhora Santana.

A missa solene foi celebrada pelo Padre Ademir (pároco) e concelebrada pelo Padre Aldo, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do bairro do Malhado. Durante o sermão, os dois sacerdotes abordaram a passagem bíblica da multiplicação dos pães e dos peixes, estimulando os fiéis a praticar um modelo de vida em sociedade, através da ajuda mútua. “Não faz sentido se trabalhar tanto com a finalidade de comprar o que não se come, não se alimenta, ou não realiza o ser humano”, pregaram.

Segundo o Padre Ademir, a palavra de Deus precisa está no dia-a-dia e precisa ser analisada, criticada, com o objetivo de se distinguir a realidade ideal e a realidade real. De acordo com o Padre, a cada dia fica mais evidente o distanciamento entre as pessoas de uma mesma comunidade, e até mesmo entre irmãos, o que torna o mundo e as pessoas desiguais. “Não foi essa a mensagem que Cristo nos legou quando, ao invés de dispensar a multidão, multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentá-los”, lembrou.

Informou, ainda, o Padre Ademir, que a Festa de Santana faz parte do triênio preparatório para a comemoração do centenário da Diocese de Ilhéus. O Padre também anunciou a elevação da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias à condição de paróquia e convidou os presentes para a solenidade que será realizada na segunda-feira (15), com missa festiva, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnolli e concelebradas pelos padres das diversas paróquias de Ilhéus.

História – A Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na comunidade do Rio do Engenho, considerada a segunda capela rural mais antiga do Brasil. Segundo os estudiosos, Santa Ana ou Sant’Ana (do latim Anna ou do hebraico Hannah), esposa de São Joaquim, foi a mãe de Maria, portanto, avó de Jesus Cristo.

Antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, o Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Nos dias de hoje, entretanto, a maior atração da localidade é a Capela de Nossa Senhora de Santana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Tanto as ruínas do engenho, quanto a capela de N. S. de Santana, se encontram tombadas pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Secretaria de Assistência Social estuda parceria para disponibilizar novo espaço para o Projovem

O secretário da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, participou na manhã desta quarta-feira (2) de reunião na sede da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, na zona sul. O objetivo do encontro, que contou com a presença do presidente da entidade, Odailson Lelis, e de diretores, foi discutir uma possível parceria para garantir a implantação de uma nova sede para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que atualmente funciona no Alto do Mambape.

A ideia, explicou Odailson Lelis, é disponibilizar o espaço da sede da Associação de Moradores para a realização de atividades de programas voltados para adolescentes de 15 a 17 anos e que contempla cerca de 30 jovens, somente na zona sul.

Na próxima quinta-feira (4) Emenson Silva, acompanhado dos secretários Paulo Goulart (Infraestrutura) e Lidiney Campos (Educação), participam de nova reunião na associação, às 10 horas, visando analisar parceria para garantir que parte do espaço, ainda inacabada passe por reforma, “que poderá ser realizada por meio de mutirão, já que a associação já conta com boa parte do material”, explicou o presidente da entidade Odailson. Após a reforma, o objetivo é alocar o programa, ajudando o município a diminuir custos no que diz respeito a aluguel de imóveis.

Atualmente, o local já é utilizado para sediar eventos culturais e de cunho social, como a gincana da Primavera, que está programada para os 21, 22, 23 e 24 de setembro e que vai reunir dezenas de adolescentes da zona sul para discutir e promover ações sobre meio ambiente e sustentabilidade. O secretário Emenson Silva assegurou que o evento também contará com mutirão do Bolsa Família, dentre outros serviços.

Candidatos do concurso público da prefeitura fazem teste prático

A empresa S&R Concursos e Pesquisas, empresa responsável pela realização do concurso público da Prefeitura de Ilhéus, irá colocar a partir da primeira quinzena deste mês, no seu site, o resultado final do teste prático para motorista (categoria D). Até esta quinta-feira (4), das 14 às 18 horas, os 92 candidatos farão provas no Distrito Industrial, no bairro do Iguape, divididos em grupo de 24 concorrentes. O teste é em caráter classificatório e eliminatório. Na segunda-feira (1) foram registrados oito faltosos.

De acordo com informação da coordenação de organização do concurso o não comparecimento do candidato no dia do teste implica desistência e não ocorrerá outra chamada. O certame visa preencher três vagas para o cargo de motorista.

Além da secretária de Educação, Lidiney Campos, que integra a comissão de coordenação de organização do concurso, o teste foi acompanhado por Elba Karla Leão Silva e pelo capitão João Carlos da Silva, da Secretaria de Administração de Ilhéus, e por Ednaldo Lopes e outros prepostos da banca examinadora da 13ª Ciretran.

Obra de recuperação de drenagem pluvial deve ser concluída em 15 dias

A secretaria municipal de Infraestrutura deve concluir no prazo de 15 dias a obra de recuperação da rede de drenagem pluvial localizada no cruzamento entre a travessa Manoel da Nóbrega, na avenida Soares Lopes, e o início da avenida Vereador Marcus Paiva, na Cidade Nova. O trabalho, que era uma antiga reivindicação dos moradores, vai possibilitar um melhor escoamento das águas, diminuindo, por via de consequência, os alagamentos que costumam ocorrer naquela localidade. De acordo com o secretário Paulo Goulart, a intervenção inclui a troca de 250 metros de manilhas, a construção de caixas de visita e de passagem de águas e a recuperação do pavimento em paralelos.

“É importante lembrar que para entrarmos nesta fase de conclusão da obra, tivemos que trabalhar bastante para contornar diversos problemas e dificuldades, uma vez que neste local passam rede de esgoto, rede de águas, rede de drenagem pluvial e rede de fibras óticas de telefonia”, comenta Goulart.

O mesmo trabalho de recuperação de drenagem pluvial também vem beneficiando a avenida Canavieiras. A intervenção está ocorrendo, inicialmente, no trecho compreendido entre o cruzamento com a avenida Itabuna e a área localizada nas proximidades da 6ª Dires. Segundo o secretário de Infraestrutura, a ação conta com a parceria da secretaria municipal da Segurança, Transporte e Trânsito, responsável pelo ordenamento do tráfego durante toda a obra.

Envolvendo cerca de 300 metros de rede pluvial, o trabalho consiste na substituição de manilhas, construção de caixas de visita, recomposição do pavimento asfáltico e correção de fuga de materiais visando evitar o surgimento de depressões. “Vale dizer que esta intervenção também conta com o apoio da Embasa, que estará solucionando problemas que, porventura, aconteçam e estejam relacionados à sua área de atuação”, explica o secretário, acrescentando que serviços semelhantes também já beneficiaram outras áreas da cidade, como as localizadas na avenida Osvaldo Cruz e na avenida Soares Lopes.

 

Um comentário em “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *