Prefeitura Municipal de Ilhéus

Jornal mineiro destaca história de Ilhéus e recuperação da economia cacaueira

Secretário entrega documentos ao Derba para elaboração do projeto da nova ponte

Comitê Ilhéus Compromisso pela Educação traça diagnóstico e comemora bons resultados

Prefeitura recupera a calçada e os meios-fios da rua São José

Prefeitura segue melhorando a iluminação pública de Ilhéus

Cia de Risos apresenta dia 29 e 31 “Baianidade Baiana” em Ilhéus

Jornal mineiro destaca história de Ilhéus e recuperação da economia cacaueira

Em matéria de quatro páginas com capa no caderno de Turismo, o Jornal Estado de Minas publicou nesta terça-feira (19) uma ampla reportagem sobre Ilhéus, abordando sua história, o turismo e sua economia. Assinada pelo jornalista Alfredo Durães, a matéria com o título “Ilhéus, não adianta vir com guaraná”, numa referência à musica composta por Tim Maia e que se tornou uma referência de marketing para a lavoura de cacau e o consumo de chocolate.

Na chamada de capa, a reportagem dá um passeio pela história, descrevendo a fundação de Ilhéus e a chegada da cultura do cacau, passando pelas história contadas pelo escritor Jorge Amado e o esplendor da economia, época em que Ilhéus era conhecida como a “princesinha do Sul”. Essa época áurea foi mostrada através do bar e restaurante Vesúvio, que completa 100 anos, o Bataclan, que de cabaret frequentado pelos coronéis foi transformado em restaurante e museu e o Cine-teatro Ilheos, que disputava a apresentação de filmes e peças teatrais com grandes praças exibidoras, a exemplo de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

O jornalista também “passeia” pela principal matriz econômica e cultural da região, que tinha Ilhéus como carro-chefe: a cacauicultura. De principal porto exportador de amêndoas à produtor de cacau de qualidade e fabricante de chocolates finos, a matéria apresenta a transformação passada por Ilhéus, que soube resistir às dificuldades impostas pela introdução da vassoura-de-bruxa em 1989, quando “os produtores de cacau da região de Ilhéus, no Sul da Bahia, conheceram o terror”, apontou.

A matéria conta o drama vivido pelos fazendeiros de cacau, com a queda brusca da produção e a morte dos cacaueiros. Segundo escreveu o jornalista, parecia “o começo do fim de uma cultura centenária, que fazia girar a roda da fortuna e era a engrenagem mestre de toda uma cadeia produtiva, gerando milhares de empregos. Se da vassoura-de-bruxa, um fungo que surgiu tão inesperadamente quanto foi o flagelo que se abateu na região. Duas décadas depois e muitas fortunas reduzidas a pó, Ilhéus retoma a produção do fruto, cuja amêndoa é a matéria-prima para a fabricação do chocolate, ainda que de forma bem acanhada em relação à produção de antes da vassoura-de-bruxa”.

Além da recuperação da cacauicultura, através da produção de cacau, a reportagem apresenta Ilhéus como uma cidade que vem despertando interesse nacional e internacional como cidade turística. A história contada por Jorge Amado, a arquitetura e as belas praias completam, segundo o jornalista, o roteiro preferido por turistas do mundo inteiro, que têm a oportunidade de desfrutar de passeios pelas fazendas de cacau sombreadas pela vegetação da mata atlântica, sol o ano inteiro e uma população bastante acolhedora.

Secretário entrega documentos ao Derba para elaboração do projeto da nova ponte

O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, entregou na última quarta-feira (20) ao diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, documentos importantes que servirão como base para a elaboração do projeto de construção de uma segunda ponte ligando o centro à zona sul. No início de julho, o governador Jaques Wagner voltou a afirmar que as obras da nova ponte serão iniciadas já no próximo ano e que a Prefeitura e o Governo do Estado já estão viabilizando a elaboração do projeto.

Na lista de documentos encaminhados pelo secretário Alisson Mendonça estava uma cópia do Plano Diretor de Ilhéus, elaborado em 1969 e que já previa a necessidade de construção de uma nova ponte ligando o centro da cidade aos bairros da zona sul. Também foi entregue uma cópia do Projeto Orla, que prevê a interligação dos municípios do litoral baiano, sendo que, para isso, será necessária a construção da nova ponte.

O Derba é o órgão designado pelo governador Jaques Wagner para fazer todo o acompanhamento do projeto de construção da nova ponte do município. Na avaliação do diretor do Derba, Saulo Pontes, os documentos apresentados pela Prefeitura de Ilhéus mostram realmente a necessidade da construção do novo equipamento, “uma antiga reivindicação dos ilheenses que finalmente vai sair do papel”.

Na semana passada, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) visitaram a área da construção da nova ponte, junto com os engenheiros, arquitetos e técnicos do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura de Ilhéus. O novo equipamento, que deverá ter cerca de 520 metros de extensão, será construído ligando o Centro de Ilhéus, nas proximidades da praia do Cristo, na avenida Soares Lopes, à zona sul da cidade, na altura da praia da Maramata, no bairro Nova Brasília.

Alisson Mendonça acredita que o projeto de construção da segunda ponte centro/zona sul já é uma realidade. Segundo ele, a Prefeitura de Ilhéus e o Governo do Estado estão empreendendo todos os esforços no sentido de providenciar a toda a documentação necessária e realizar a contratação da empresa que vai elaborar o projeto do novo equipamento. O governador Jaques Wagner reafirmou que tem uma dívida com a cidade e garantiu ao prefeito Newton Lima que até o final de 2012 a obra será iniciada.

Comitê Ilhéus Compromisso pela Educação traça diagnóstico e comemora bons resultados

Realizar uma radiografia completa da atual situação do sistema educacional de Ilhéus. Foi com este objetivo que Comitê Ilhéus Compromisso pela Educação esteve reunido entre os dias 21 e 22 no auditório da Academia de Letras de Ilhéus. A construção do diagnóstico sobre a educação e seus desafios, que vai nortear as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) para Ilhéus para os próximos três anos, conta com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, dos Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e do Ministério Público.

A coordenadora do Plano de Ações Articuladas no município, Silvanna Pena, explicou que o PAR é um instrumento que visa garantir a melhoria da qualidade de ensino das escolas brasileiras, através da superação dos baixos índices de desenvolvimento da Educação Básica. “Após a construção do diagnóstico, os dados são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que analisa as demandas do município”, disse. Durante os dois dias de encontro, o grupo de trabalho faz a avaliação de quatros itens: gestão, formação de professores, práticas de eficácia e avaliação e infraestrutura.

Foi por meio do PAR que Ilhéus foi contemplado este ano com cinco novos veículos de transporte escolar, destacou a secretária de Educação Lidiney Campos. São três ônibus e dois micro-ônibus do Programa Caminhos da Escola, que vão atender, principalmente, os alunos da zona rural de Ilhéus. Sobre o início das atividades dos ônibus, a secretária Lidiney Campos explicou que “o município aguarda a chegada do quinto veículo para a aquisição do seguro, já que uma resolução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) determina que os veículos não trafeguem sem seguro”.

Recursos para a construção de duas novas creches – uma no bairro Salobrinho e outra no Nossa Senhora da Vitória, assim como uma creche, a ser construída no Teotônio Vilela, também foram pontuados pela secretária. “Isto é resultado do compromisso da atual gestão pública e da equipe que atua na construção do PAR”. Já a equipe de Levantamento da Situação Escolar (LSC), instituída no último PAR e que recentemente concluiu curso de capacitação, inicia ainda este semestre visita às unidades escolares da rede municipal. Formado por pedagogos, engenheiros e profissionais da área de informática, o grupo ficará responsável em diagnosticar todas as necessidades da rede municipal de ensino no que diz respeito à infraestrutura das escolas.

Prefeitura recupera a calçada e os meios-fios da rua São José

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, concluiu as obras de melhorias que estavam sendo realizadas na rua São José, localizada na avenida Itabuna e que dá acesso ao alto da Gamboa. De acordo com informações do secretário Carlos Freitas, o trabalho envolveu a recuperação da calçada e a reconstrução dos meios-fios.

“É importante frisar que, com a obra, além da reconstrução da calçada e dos meios-fios, também estamos buscando inibir o acúmulo de lixo, uma vez que, mesmo com a instalação de uma caixa coletora, a localidade convive com uma grande quantidade de lixo acumulada em seu acostamento”, comenta o secretário municipal, acrescentando que “essa realidade faz com que moradores tenham dificuldades para transitar pela calçada da rua São José”.

Ainda de acordo com Carlos Freitas, com o término das obras de melhoria, espera-se que o depósito de detritos no local seja reprimido. “Com isso, nosso objetivo é inibir a proliferação de lixo e entulhos, prática que atrai animais e dissemina doenças. Além da perda de qualidade de vida, uma situação como essa contribui para a desvalorização dos imóveis locais”, lembra.

Praças – Entre os vários esforços diários que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vem empreendendo nos últimos meses, destaca-se a valorização dos espaços de lazer da cidade. As praças da Mangueira, no Nelson Costa, e da avenida Candeias, no alto da Conquista, foram beneficiadas recentemente com o recebimento de diversos serviços, como colocação de bancos, conserto de pisos, reforma de canteiros, recuperação de equipamentos de iluminação, serviços de pintura, colocação de meios-fios e poda de árvores.

“São serviços de manutenção de grande importância para as comunidades locais, que continuam tendo seus espaços de lazer em boas condições, realidade que beneficia crianças, adultos e pessoas idosas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas. Ainda segundo o secretário, esse é um trabalho permanente do governo municipal com o objetivo de manter as praças da cidade, fundamentais para o convívio e para o lazer, em bom estado.

Prefeitura segue melhorando a iluminação pública de Ilhéus

A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano segue instalando novos equipamentos de iluminação pública em vários bairros da cidade. De acordo com o secretário Carlos Freitas, após a aquisição de um novo lote de materiais, a Prefeitura teve a oportunidade de retomar os serviços. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas, continuamos trabalhando para melhorar a iluminação pública de nossa cidade”, reitera o secretário.

No dia 8 deste mês, foram beneficiados, com a instalação de novos materiais de iluminação, alguns pontos da Rodovia Ilhéus/Canavieiras, a rua Graviola, no bairro Nossa Senhora da Vitória, a rua da Mangueira, no Nelson Costa, e avenida Lomanto Júnior, no bairro do Pontal. Além destes, de acordo com o secretário Carlos Freitas, também foram favorecidos o distrito de Santaninha e o bairro do Iguape, na zona norte da cidade.

Já no dia 11, foram contemplados os bairros do Banco da Vitória, do alto da Conquista e do Malhado (ruas do Cano e da Horta), além da praça localizada nas proximidades do Hospital Santa Isabel, na Cidade Nova. Prosseguindo, no dia 12, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano promoveu melhorias no sistema de iluminação pública do alto do Amparo, Teotônio Vilela, alto da Conquista, Nelson Costa e avenida Itabuna.

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, o esforço do governo municipal favoreceu diversas outras localidades, como a praça do Cacau, o alto da Tapera, o alto da Conquista, o Teotônio Vilela, o Malhado, a avenida Uberlândia e o Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. E mais: alto do Basílio, avenida Princesa Isabel, praça Castro Alves, na avenida Soares Lopes, alto Teresópolis, praça Cairu, Ilhéus II e Hernani Sá (Urbis).

170 pontos – Do dia 8 ao dia 15 de julho, de acordo com informações da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, 170 pontos de Ilhéus foram beneficiados com o trabalho. Nesta etapa, ainda segundo a Secretaria, foram utilizados 119 lâmpadas de 70 watts, 51 lâmpadas de 250 watts, 36 reatores de 70 watts, 24 reatores de 250 watts, 25 bases, 65 metros de fio, 12 luminárias e 10 braços metálicos, além de 48 fotos.

Cia de Risos apresenta dia 29 e 31 “Baianidade Baiana” em Ilhéus

O Teatro da Cia de Risos apresenta nos próximos dias 29 e 31 o espetáculo “Baianidade Baiana” no Teatro Municipal de Ilhéus. Depois de 11 anos à frente da peça Pretas por Ter, o grupo formado pelos atores Marcos Magno e Anderson Sarayva traz ao palco “Baianidade Baiana”, que tem a proposta de ser conduzido por dois personagens tipicamente baianos e através deles, contar brincando a saga dos baianos e colaborar para a mudança de percepção de quem acredita que baiano só é homem até meio dia…

O trabalho da Cia de Risos foi sempre marcado pela discussão da opressão comportamental, como porta-voz de diferentes formas de atitudes que colocam algumas minorias em desvantagens perante outras. Manifestar com arte a opressão da discriminação tem sido outro norte do grupo, que vem atuando como agente transformador de muitas cabeças, cujas falas e depoimentos nos fizeram ganhar confiança e aumentar nossa certeza e estimas artísticas e filosóficas. Um dos últimos trabalhos do grupo foi “Pretas Por Ter” foi criado para um ano de temporada e atualmente completou 11 anos de estrada. Com quase dois milhões de espectadores, o projeto foi bem absorvido por discutir discriminação racial de forma bem humorada.

‘“Baianidade Baiana” surge da necessidade de amplificação deste ideal em tornar as palavras inquietude e nossa cultura firmamento absoluto desta ampla diversidade baiana e brasileira. Aos poucos fomos percebendo que o espetáculo era a resposta que podíamos dar às piadas que aprendemos a ouvir sobre nossa baianidade e, sobretudo ao nordestino. O nativismo de nosso povo impulsionou a linha narrativa do espetáculo”, disse o diretor Marco Antônio Lucas.

O espetáculo é dirigido por Marco Antônio Lucas e Alberto Damit, que também assina o texto. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no stand do Karioca ou na bilheteira do Teatro Municipal ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *